Sei sulla pagina 1di 5

Colaborador: Tatiana Santos CL Portas Abertas em Jaboato dos Guararapes/PE

NADA PODER NOS SEPARAR DO AMOR DE DEUS Uma dramatizao sobre a perseguio aos cristos na Eritreia baseada em relatos e testemunhos fornecidos pela Misso Portas Abertas Personagens: Narrador (a) Famlia: pai, me, duas filhas e um irmo Helen Berhane 4 Cristos (prisioneiros) 3 Soldados Narrao: Durante os ltimos cinco anos, uma brutal campanha tem acontecido na Eritreia contra as minorias crists. Casamentos, batismos, cultos em igrejas ou lares e encontros de orao tm sido invadidos pelas foras de segurana. Visitantes ou membros das congregaes tm sido perseguidos e detidos em grande nmero. Sem julgamento ou acusao legal e apenas por causa da religio, entre os prisioneiros esto dezenas de pastores e sacerdotes, detidos em delegacias e campos militares em 14 cidades diferentes, sujeitos falta de higiene e tortura fsica e psicolgica. Muitos so mantidos em masmorras ou contineres de metal sofrendo queimaduras pela temperatura elevada do sol durante o dia e temperaturas congelantes noite. As torturas, sempre presentes, assumem diversas formas e tm levado alguns morte. Conhea agora a histria de Helen Berhane, uma cantora crist eritreia que pagou um alto preo por expressar sua f naquele pas. Cena: Famlia crist reunida Filha 1: Pai vem logo! Vamos comear nosso culto domstico. Me: , querido. Precisamos acordar bem cedo amanh, voc sabe. Pai: Calma, estou indo. Estava procurando o CD da irm Helen para ouvirmos juntos depois do culto. Filha 2: Boa ideia, pai. Ela canta to bem e o CD est lindo mesmo. Pai: Ento, vamos comear. Outro dia, na igreja, lembro-me de um texto da Bblia que o pastor leu. Infelizmente no temos uma Bblia, e por isso mesmo no sei dizer onde o versculo se encontra, mas ele dizia mais ou menos assim: Pela misericrdia de Deus devemos nos oferecer como sacrifcio vivo, santo e agradvel a Ele. Isso me faz pensar na situao que estamos enfrentando em nosso pas. Parece que a perseguio a ns que servimos a Jesus fica cada dia mais intensa e devemos orar, mas tambm estar preparados. Me: Sim, concordo. Se o Senhor Jesus se entregou por ns naquela cruz e sofreu as nossas dores e pecados louvvel que saibamos suportar as dores

Colaborador: Tatiana Santos CL Portas Abertas em Jaboato dos Guararapes/PE

que vierem sobre ns por amor a Ele. Mais importante do que a nossa vida a certeza de que o Senhor est conosco mesmo nos momentos de dor. Por isso, termos foras para nos oferecer como sacrifcio vivo e santo algo agradvel a Deus. Filha 2: Mas pai, isso quer dizer que todos ns morreremos porque temos f em Jesus? Seremos todos presos e torturados? Pai: No filha. Nem sei como seria para mim ver qualquer uma de vocs em uma situao assim, mas certamente meu corao enxergaria o alvo que est alm daquilo que os nossos olhos podem ver. Se alguns de ns nos encontrarmos numa situao difcil como esta, o importante nunca, mas nunca, negar o nome do Senhor. para isso que devemos estar preparados. Filha 1: S que no podemos esquecer aqueles que esto vivendo isso agora. O pai da minha colega de classe morreu depois de passar algum tempo preso num continer. Ele foi torturado tantas vezes que no suportou. Ele foi at obrigado a assinar um documento declarando que no queria mais seguir a Jesus, mas ao invs disso, manteve sua f e disse que jamais negaria o nome de Jesus e seu amor e fidelidade a Ele. Filha 2: , a famlia sofreu muito, mas eles se sentem felizes porque como se tivessem vencido um combate. No cederam aos desejos do inimigo. Pai: E isso mesmo. O importante ser fiel at o fim e depois que tudo isso acabar nos encontraremos com o Senhor e viveremos com Ele para sempre. A Bblia tambm diz que a morte foi derrotada pela vitria; a vitria da cruz de Jesus. Todos: Amm! Pai: Vamos orar, ento? Voc pode orar querida? Me: Claro! (Todos se ajoelham e do as mos enquanto oram.) Me: Querido Senhor, te agradecemos pela f que o Senhor tem nos dado. Mas pedimos que possas a cada dia aperfeio-la, pois queremos ser fieis a ti at o nosso ltimo flego. Queremos alegrar o teu corao com a nossa vida e testemunho. Ajude-nos a combater o bom combate e sermos vencedores em teu nome. Pedimos ainda por nossos amados irmos que esto presos agora, e at mesmo pelas famlias de cada um deles. Renove suas foras e faa-os experimentar o carinho dos teus braos, e ponha nos coraes de cada um a certeza de que no esto sozinhos. Seja a fora e a justia do teu povo. Amm. Todos: Amm! Filha 1: E ento, podemos ouvir o CD da Helen Berhane?

Colaborador: Tatiana Santos CL Portas Abertas em Jaboato dos Guararapes/PE

Todos: Claro! (Colocam num pequeno aparelho de som uma msica da Helen e ficam ouvindo com expresso de alegria.) (Algum bate porta.) Pai: Irmo, a paz do Senhor! Irmo: A paz a todos. Esto ouvindo a Helen Berhane? Pois vim aqui falar-lhe sobre ela. Foi presa hoje. (Todos se espantam.) Irmo: Ainda no temos detalhes de como possa estar, mas sei que tudo aconteceu devido ao CD que gravou e sua alta popularidade entre os jovens cristos. Precisamos orar por ela. Isso muito triste. Alguns irmos marcaram um encontro secreto para orarmos pela Helen. Querem vir comigo? Pai: Sim, claro, vamos todos. (Saem.) Cena: Priso da Helen (Soldados a tratam com violncia.) Soldado: Levem-na daqui. J sabem o que fazer. (Helen levada para um local oculto, mas de onde se pode ouvi-los. Devem emitir sons de espancamento e gritos.) (Em seguida, Helen trazida ao palco principal, onde deve ser refletida a imagem de um continer. Ela jogada ali, enquanto chora muito.) Msica: Esprito Santo (Fernanda Brum). (A msica deve ser cantata por algum que vem at o palco principal e se ajoelha como em orao. Deve ter boa expresso.) Soldados: (Levando em mos uma caneta e uma folha de papel). E ento, vai assinar ou prefere morrer aqui? Helen: No vou assinar! Amo a Jesus Cristo e jamais negarei o Seu nome, mesmo que isto custe a minha vida. Soldado: Voc quem sabe! (Helen mais uma vez levada para ser torturada em um lugar oculto.)

Colaborador: Tatiana Santos CL Portas Abertas em Jaboato dos Guararapes/PE

Msica: Ser Fiel (Toque no Altar). (A msica cantada enquanto acontecem as cenas abaixo:) Helen trazida numa cadeira de rodas e levada de volta ao continer onde violentamente jogada (Fundo Musical). Em seguida, outros cristos tambm so jogados no continer. Um deles colocado fora e amarrado em posio de helicptero (a vtima amarrada com uma corda pelas mos e pelos ps, deitada de bruos). Os cristos dentro do continer do as mos em orao. (As luzes apagam e as personagens saem de cena.) Narrao: Helen Berhane ficou presa e incomunicvel em condies desumanas e degradantes, dentro de um continer de metal que era usado como cela, sem acusao ou julgamento por dois anos e meio. Ela se recusou a renunciar sua f em Jesus e sofreu as consequncias disso. At hoje tem problemas no fgado e nos rins, e passou bom tempo andando com alguma dificuldade. Helen: (Usando muletas). Ainda h muito a fazer para ajudar os mais de dois mil cristos que esto presos por causa da sua f na Eritreia. A maioria deles mantida em pssimas condies e so repetidamente submetidos a espancamentos e tortura. Alguns esto presos em celas subterrneas ou em contineres metlicos. A comida insuficiente para manter os prisioneiros, e cuidados mdicos so fornecidos somente em casos extremos. Neste instante, essas pessoas no tm voz e nem direitos de dizer nada. E no apenas meus amados irmos presos esto sofrendo seus queridos tambm! Portanto, todos vocs, fora da Eritreia, que conhecem o sofrimento de nossos irmos na cadeia: motivo vocs a serem seus porta-vozes, fora e esperana de todas as maneiras possveis. (Os outros personagens entram e alguns dizem um trecho do texto de Romanos 8.31-39.) 1: Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus por ns, quem ser contra ns? 2: Aquele que no poupou seu prprio Filho, mas o entregou por todos ns, como no nos dar juntamente com ele, e de graa, todas as coisas? 3: Quem far alguma acusao contra os escolhidos de Deus? Deus quem os justifica. 4: Quem os condenar? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e est direita de Deus, e tambm intercede por ns. 5: Quem nos separar do amor de Cristo? Ser tribulao, ou angstia, ou perseguio, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?

Colaborador: Tatiana Santos CL Portas Abertas em Jaboato dos Guararapes/PE

6: Como est escrito: Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro 7: Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. 8: Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demnios, nem o presente, nem o futuro, nem quaisquer poderes... 9: ...Nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criao ser capaz de nos separar do amor de Deus que est em Cristo Jesus, nosso Senhor. Todos: Nada poder nos separar do amor de Deus que est em Cristo Jesus, nosso Senhor. Msica: Quem nos separar? (Cantada por toda a Igreja). Orao

Potrebbero piacerti anche