Sei sulla pagina 1di 5

Ayubi Escrito por Central Dana do Ventre Ayubi o nome de uma rdio show no Cairo, que deu origem

m ao nome deste ritmo. um ritmo de compasso 2/4. Pode ser cantado ou no, lento ou rpido. Em sua verso lenta ele mais utilizado para uma dana folclrica chamada Zaar (ver link modalidades). Em sua verso acelerada est presente em msicas clssicas, modernas, solos de derbak e folclricas, que so as verses mais utilizadas pra Dana do Ventre. Nas msicas clssicas aparece geralmente nas entradas e finalizaes, e tambm em momentos de transio. um ritmo linear, curto, constante, sem modificaes, portanto no leva muito inspirao, diversificao. Pode ser cantado assim: KA DUM KA DUM. Baladi Escrito por Central Dana do Ventre Ritmo de compasso 4/4. Em rabe baladi significa meu povo, minha terra, terra natal, meu pas, urbano, minha cidade, ou seja, tudo que tenha origem popular. Conhea melhor o ritmo Baladi assistindo o vdeo didtico com a bailarina argentina Saida:
um ritmo em homenagem terra, ao campo. importante e bem conhecido no Lbano. Pode ter diferentes velocidades (mais lenta ou mais rpida). Presente em msicas modernas, clssicas e folclricas (dana baladi), assim como em solos de derbak. Para cant-lo: DUM DUM TAKATA DUM TAKATA.

Falahi Escrito por Central Dana do Ventre Ritmo de compasso 2/4. a verso rpida do maqsoum, por isso um ritmo constante e acelerado.

Segundo a bailarina e professora Hayat El Helwa, falahi vem de Falahim, nome dado aos camponeses egpcios que para amenizar o rduo trabalho, costumam danar e cantar durante a preparao do solo para nova semeadura e novas colheitas. Estes camponeses geralmente moram no interior do Egito e exercem atividades de agricultura ou de pastoril de cabras e camelos. um ritmo geralmente tocado em danas folclricas egpcias, principalmente aquelas ligadas s colheitas, como a dana do Jarro, a dana Gawazi e a dana dos pescadores. Pode ser cantado assim: DUM TATA DUM TA. Conhea melhor o ritmo Falahi, assistindo bailarina Njua danando neste vdeo:

Malfuf Escrito por Central Dana do Ventre Compasso 2/4. Ritmo de origem egpcia, em que a palavra malfuf significa enrolado ou embrulhado. um ritmo constante e curto, porm pode ser acelerado ou calmo. Em sua verso acelerada usado na entrada e na sada de cena da bailarina, principalmente nas msicas clssicas rabes. Neste caso, a bailarina pode abusar dos giros e deslocamentos. Na verso acelerada aparece tambm em msicas modernas e em msicas folclricas, como o caso da dana Hagalla, Dabke, Meleah Laff. Em sua verso mais lenta pode ser usado na dana do candelabro. Pode aparecer ainda em alguns momentos no solo de derbak. Para cant-lo: DUM TATA. Maqsoum Escrito por Central Dana do Ventre Compasso 4/4. O nome do ritmo significa algo que foi partido pela metade. Parecido com o ritmo Baladi, mas possui apenas um Dum no incio da frase, enquanto que o Baladi inicia-se com dois Duns. um ritmo muito utilizado no Egito, e mais acelerado que o Baladi. Possui uma verso lenta e uma rpida. Tocado geralmente em msicas modernas, podendo aparecer tambm em solos de

derbak. Pode ser cantado assim: DUM TAKATA DUM TAKATA. Masmudi Ritmo de compasso 8/4. Parecido com o Baladi, porm mais longo, pois seu compasso de 8/4, enquanto o Baladi 4/4. Teve origem em Andaluzia. Uma de suas verses inicia-se com dois duns e a outra com trs duns. Assim, podem ser chamadas respectivamente de Masmudi 2 duns, e Masmudi 3 duns. muito utilizado em msicas clssicas, e s vezes em solos de derbak. Geralmente lento, o que favorece movimentos de braos, mos e movimentos ondulatrios. Para cant-lo: DUM DUM DUM TAKA DUM TAKA TAKA. Said Escrito por Central Dana do Ventre Ritmo de compasso 4/4. Said o nome de uma regio ao norte do Egito, onde originouse tal ritmo. um ritmo muito importante no pais, bem marcado e alegre, com batidas fortes. No Said h dois Duns no meio da frase, ao contrrio do Baladi onde os dois Duns so no incio. Presente em msicas clssicas, solos de derbak, msicas folclricas e na maioria das msicas modernas (cantadas ou no). Nas folclricas ele ideal para a dana da bengala ou do basto masculina (Tahtib). Nestes dois casos geralmente acompanhada pela flauta mizmar. Ritmo tambm usado na dana Dabke e tocado ainda para a dana dos cavalos, em que estes marcam as batidas mais fortes do ritmo com batidas de suas patas no cho. Pode ser cantado assim: DUM TAK DUM DUM TAKATA. Soudi Escrito por Central Dana do Ventre Compasso 2/4. Ritmo surgido na Arbia Saudita e nos pases do Golfo Prsico (Jordnia, Iraque, Emirados rabes Unidos, etc). Pode ter velocidade mais rpida ou mais lenta. caracterstico da dana folclrica khaleege, originria dos mesmos pases de onde surgiu o ritmo.

Esta dana geralmente est presente em festas femininas, casamentos, festas familiares. Tem como alguns cantores mais populares: Mouhammad Abdo, Taalaal Maadah e Abdel Majeed Abdallah. tambm tocado em solos de derbak. Para cant-lo: TAKATA DUM TA DUM. Soudi Tschifftitilli Escrito por Central Dana do Ventre Ritmo de compasso 8/4. Parecido com o ritmo Whada wa noz, mas seu final diferente, pois termina com DUM TAKATA. um ritmo turco, usualmente lento e moderado. Presente geralmente em taksins (ver texto sobre instrumentos), em solos de derbak e em msicas clssicas. Pode ser cantado assim: DUM TAKA TAKA DUM TAKATA. Zaffe Escrito por Central Dana do Ventre Ritmo de compasso 4/4. um ritmo lento, especfico para casamentos, usado geralmente para a dana do candelabro. Nesta dana geralmente a bailarina entra como num cortejo em casamentos antes dos noivos. Pode ser cantado assim: DUM TAKATATA DUM TATA. Whada Wa Noz Escrito por Central Dana do Ventre Ritmo de compasso 8/4. O nome significa um e meio. Parecido com o ritmo Tschifftitilli, mas seu final diferente, pois termina com DUM DUM TA. Ritmo lento, s vezes tocado em solos de derbak, s vezes em msicas clssicas, s vezes em taksins. Em taksins aparece geralmente junto com instrumentos de sopro ou corda. Em solos de derbak aparece como um incio lento. J nas msicas clssicas aparece como um preparo para algo mais, geralmente para uma parte mais grandiosa da msica.

um ritmo que possibilita movimentao mais lenta da bailarina, como ondulaes, redondos, oitos, movimentos de mos e braos. E como ele incita movimentos lentos, geralmente possvel realizar a dana da espada, dana no cho, dana com taas, dana com vu, etc. Para cant-lo: DUM TAKA TAKA DUM DUM TA.

Potrebbero piacerti anche