Sei sulla pagina 1di 7

AVALIAO DE PROCESSO E RESULTADO EM PSICOTERAPIAS: UMA REVISO

Ana Carolina Peuker # Lusa Fernanda Habigzang Silvia Helena Koller Lisiane Bizarro Araujo
RESUMO. A avaliao em psicoterapia constitui um desafio para pesquisadores e clnicos. Esta reviso crtica sobre possibilidades de avaliao de processo e resultado em psicoterapia estimula o debate sobre a incorporao da prtica clnica baseada em evidncias como meio de obter informao cientfica quanto adequao da interveno teraputica. Atravs de estudos sobre a avaliao do processo psicoterpico possvel elucidar conexes entre o tratamento psicolgico e seus efeitos. Desta forma, torna-se possvel identificar mecanismos de ao teraputica e estratgias que podem potencializar o processo de mudana. Este debate poder favorecer a aproximao entre pesquisa e prtica clnica. Identificar variveis das quais pode depender a eficcia/efetividade do tratamento psicoterpico repercute no aprimoramento do treinamento de psiclogos em formao e no delineamento de intervenes custo-efetivas.
Palavras-chave: Tratamento psicoterpico, eficcia e efetividade, prtica baseada em evidncia.
*

ASSESSMENT OF PSYCHOTHERAPY PROCESS AND OUTCOME: A REVIEW


ABSTRACT. Assessment of psychotherapy is a challenge to both researchers and clinical psychologists. This critical review about assessment of process and outcomes in psychotherapy stimulates the debate on how evidence-based clinical practice can provide scientific information about the relationship between therapeutic intervention and clinical outcome. This allows to identify therapeutic mechanisms and strategies to enhance the process of change in psychotherapy. This debate might narrow the gap between research and clinical practice. The improvement on clinical psychology training and the choice of costeffective interventions might depend on the identification of variables that influence efficacy and effectiveness of psychotherapy.
Key words: psychotherapeutic treatment, efficacy and effectiveness, evidence-based practice.

EVALUACIN DEL PROCESO Y RESULTADO EN PSICOTERAPIAS: UNA REVISIN


RESUMEN. La evaluacin en psicoterapia constituye un desafo para investigadores y clnicos. Esta revisin crtica sobre posibilidades de evaluacin de proceso y resultado en psicoterapia estimula la discusin sobre la incorporacin de la prctica clnica basada en evidencia como medio de obtener informacin cientfica para la adecuacin de la intervencin teraputica. Con base en estudios sobre evaluacin del proceso psicoterpico es posible aclarar conecciones entre el tratamiento psicolgico y sus efectos. De esta forma, se hace posible identificar mecanismos de accin teraputica y estrategias que pueden potencializar el proceso de mudanza. Esta discusin podr favorecer la aproximacin entre la investigacin y prctica clnica. Identificar variables de las cuales puede depender la eficcia/efectividad del tratamiento psicoterpico repercute en el aprimoramiento del entrenamiento de psiclogos en formacin y en el delineamiento de intervenciones custoefectiva.
Palabras-clave: Tratamiento psicoterpico, eficacia y efectividad, prctica basada en evidencia..

*
#

Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Professor Convidado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul , Brasil.. Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Doutorado em Educao pela Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul, Brasil. Professor Associado II da Universidade Federal do Rio Grande do Sul , Brasil. Doutorado em Psicologia pelo Institute of Psychiatry King's College London, Gr-Bretanha. Professor Adjunto II da Universidade Federal do Rio Grande do Sul , Brasil.

Psicologia em Estudo, Maring, v. 14, n. 3, p. 439-445, jul./set. 2009

440

Peuker et al.

AVALIAO DE PROCESSO E RESULTADO EM PSICOTERAPIAS

A avaliao do processo psicoterpico e o conseqente efeito das intervenes psicolgicas tem sido um desafio para pesquisadores e clnicos. A articulao de conhecimentos tericos, tcnicos, metodolgicos e ticos fundamental para avaliar o processo teraputico e verificar seu efeito. Embora exista consenso na literatura quanto aos benefcios gerados pela psicoterapia (Roth & Fonagy, 2005), ainda se faz necessrio conhecer em profundidade quais aspectos desta prtica favorecem resultados positivos. Isto se d, em especial, no cenrio contemporneo, no qual implicaes sociais, polticas e econmicas exigem a demonstrao concreta de que os tratamentos em sade mental so efetivos e necessrios. Os objetivos do presente artigo so: apresentar e discutir possibilidades de avaliao do processo e dos resultados da psicoterapia; e debater sobre a incorporao da prtica clnica baseada em evidncias como uma alternativa para obter informao cientfica quanto adequao da interveno psicolgica. Os avanos mais significativos no mbito da pesquisa em psicoterapia esto direcionados compreenso do contexto das interaes teraputicas atravs de mtodos que creditem cientificidade ao conhecimento produzido no campo. Para tanto, necessrio que sejam conhecidos em profundidade os fatores que podem estar relacionados ao processoresultado da psicoterapia.
VARIVEIS ASSOCIADAS AO PROCESSORESULTADO DA PSICOTERAPIA

A psicoterapia pode resultar em benefcios como reduo de problemas sociais, emocionais e comportamentais (Ex.: ideao suicida, depresso e pnico), alterao de condies fsicas (Ex.: dor, presso arterial), potencializao do processo de recuperao de cirurgias ou doenas e melhora na qualidade de vida (Roth & Fonagy, 2005). O efeito de uma interveno psicoterpica pode ocorrer pela interao de variveis relacionadas ao paciente, ao terapeuta e relao estabelecida entre eles (aspecto interpessoal do processo). Considerando as variveis relacionadas ao paciente, pode-se destacar a natureza do transtorno que ele portador, sua histria de vida e clnica pregressa, a presena de rede de apoio social e afetiva e a motivao para o processo de mudana (Cordioli, 2003; Habigzang & Koller, 2006). Dentre os aspectos

associados ao quadro psicopatolgico, que podem repercutir no processo e no resultado da interveno, destacam-se: severidade e durao da doena, prejuzos de ordem cognitiva, dficits comportamentais graves, problemas interpessoais, familiares e conjugais. Alm disso, as co-morbidades, como uso de substncias psicoativas e transtornos de personalidade, tambm podem configurar-se como dificuldades para o sucesso do tratamento. De forma oposta, o comprometimento do paciente com a mudana, a confiana nos procedimentos e resultados da psicoterapia, podem contribuir para o sucesso teraputico (Ito, 2001). As variveis relacionadas ao terapeuta, que podem repercutir tanto no processo como na resposta interveno psicoterpica, so: a sua competncia tcnica, a sua experincia clnica e seu estilo pessoal. O estilo pessoal do terapeuta compreende caractersticas, tais como autenticidade, capacidade emptica, entre outras. Tais variveis contribuem para o desenvolvimento de hipteses diagnsticas e da avaliao detalhada da queixa e dos problemas vivenciados pelo paciente. Alm disso, essas variveis possibilitam o escrutnio dos fatores que representam obstculos e/ou facilitadores ao tratamento (Ito, 2001). Dessa forma, a conceituao precisa do caso possibilita o planejamento adequado do processo de interveno. O plano de tratamento deve incluir os aspectos individuais do paciente, as caractersticas do quadro psicopatolgico apresentado por ele e a utilizao de tcnicas efetivas (Arajo & Shinohara, 2002; Caminha & Habigzang, 2003). A aplicao correta das tcnicas indicadas para o tratamento tambm importante. A definio destas tcnicas pode ser dar a partir de estudos clnicos que avaliam sua efetividade ou eficcia para cada tipo de transtorno psicolgico (David, 2004). Estes aspectos relativos ao terapeuta, podem ser estimulados e desenvolvidos no decorrer da sua formao e assim, aumentar os ndices de melhora dos pacientes atravs do estabelecimento de uma boa relao teraputica. A percia de um terapeuta est vinculada a sua capacidade de estabelecer um contexto propcio para a realizao de intervenes efetivas e para a troca de feedbacks (Oliveira, Nunes, Fernndez-lvarez, & Garcia, 2006). Alm das variveis especficas associadas ao paciente e ao terapeuta, o resultado de uma interveno psicoterpica tambm depender da relao de trabalho estabelecida entre eles, a aliana teraputica (AT). O termo AT compreende o vnculo de confiana entre terapeuta e paciente, bem como a capacidade da dupla para realizar as tarefas

Psicologia em Estudo, Maring, v. 14, n. 3, p. 439-445, jul./set. 2009

Avaliao em psicoterapias

441

psicoterpicas (Cordioli, 2003; Safran, 2002). Enquanto a definio de natureza e de funo da aliana teraputica vem sendo desenvolvida com o passar dos anos, sua importncia no processo de mudana indiscutvel. A AT tem sido considerada um importante preditor de resultados teraputicos em diferentes abordagens psicoterpicas (Marcolino & Iacoponi, 2001; Oliveira et al., 2006; Serralta, Nunes & Eizirik, 2007). Focalizar a pesquisa no estabelecimento da aliana teraputica e reparao de rupturas na aliana pode constituir uma linha de investigao promissora. Tais investigaes podem ser teis para melhorar a efetividade e a eficcia da psicoterapia e reduzir as taxas de abandono. Pois, a ruptura da AT pode desempenhar papel decisivo no abandono da terapia. Neste sentido, a detalhada anlise das interaes paciente-terapeuta pode prover conhecimentos especficos sobre o estabelecimento e a reparao de rupturas na aliana teraputica (Muran, Segal, Samstag, & Crawford, 1994; Oliveira et al., 2006). De forma geral, investigaes sobre efetividade, eficcia, tratamentos focalizados e avaliaes que combinaram efetividade e eficcia confirmam os efeitos positivos da psicoterapia, culminando no reconhecimento de que muitos tratamentos tm fortes evidncias a seu favor. Apesar disso, depois de dcadas de pesquisa em psicoterapia, ainda no h uma explicao baseada em evidncia de como ou porque a maior parte das intervenes produz mudana, isto , o que importante para que um tratamento funcione (Kazdin, 2007). Conhecer como estes efeitos se do pode elucidar conexes entre o que feito (tratamento) e os diversos resultados, permitindo direcionar estratgias que podem desencadear o processo de mudana em psicoterapia.
A INVESTIGAO DO PROCESSO DE MUDANA EM PSICOTERAPIA

mudanas no processo cognitivo contribuem para a mudana teraputica, o status pr-tratamento dos processos relacionados devem ser considerados (p.ex. raciocnio abstrato, resoluo de problemas), uma vez que, tais processos, podem moderar quem responde ou falha em responder ao tratamento (Kazdin, 2007). A demonstrao de uma forte associao entre a interveno psicoterpica (A) e um mediador de mudana hipottico (B) um requisito primordial para que se conhea o mecanismo que precipita a mudana teraputica (C). Por exemplo, um ensaio clnico randomizado (ECR) pode demonstrar que um determinado tratamento quando comparado ao placebo leva mudana. Isto , pode-se dizer que o tratamento causou a mudana. Mas, demonstrar a causa no significa dizer por que a interveno ocasionou a mudana ou como a mudana ocorreu. Para tal, necessrio que se evidencie uma forte associao entre as variveis A, B e C. Do contrrio, o mediador de mudana hipottico se torna enfraquecido, passvel de ser eliminado (Kazdin, 2007). A demonstrao de que a associao encontrada entre interveno, mediador proposto e resultado especfica se atende ao critrio da especificidade. Ou seja, deve-se buscar identificar conexes especficas mais do que mltiplos mediadores que contribuem para a mudana teraputica. Caso seja demonstrado que muitos construtos plausveis no interferem na mudana teraputica, com exceo de um, a hiptese de que este ltimo media a mudana fortalecido (Kazdin, 2007). A identificao de variveis das quais pode depender a eficcia/efetividade de um tratamento pode contribuir para o delineamento de estratgias teis para a obteno da mudana teraputica. Desta maneira, estudos experimentais podem favorecer a construo de evidncias cientficas que subsidiaro a prtica psicoteraputica.
CONSTRUO DE EVIDNCIAS NA AVALIAO DE PROCESSO-RESULTADOS

Atravs de estudos sobre o processo teraputico possvel compreender como se d a mudana no decorrer do tratamento e identificar os mecanismos de ao teraputica. Para isso, podem ser empregados mtodos qualitativos e quantitativos para investigar padres de relacionamento e comunicao entre a dupla terapeuta/paciente ao longo das sesses de terapia, fazendo relaes com eventos teraputicos positivos e negativos, assim como a mudana clnica (Serralta, Nunes & Eizirik, 2007). Alm disso, compreender como o trabalho teraputico ocorre pode ajudar a identificar variveis das quais pode depender a eficcia de um dado tratamento. Por exemplo, se

Os estudos experimentais, como os ensaios clnicos randomizados, constituem uma ferramenta essencial na construo de evidncias cientficas para a prtica clnica (Coutinho & Cunha, 2005; Coutinho, Huf, & Bloch, 2003). Embora os termos eficcia e efetividade sejam utilizados como sinnimos, estes apresentam diferenas significativas quanto aos objetivos e aos mtodos dos ensaios clnicos (Silva & Formigli, 1994). Os estudos de eficcia tm como objetivo avaliar a existncia de uma relao causal entre o tratamento e

Psicologia em Estudo, Maring, v. 14, n. 3, p. 439-445, jul./set. 2009

442

Peuker et al.

a resposta. O foco est na validade interna e, em uma avaliao modelo, as amostras se caracterizam pela homogeneidade, com critrios de incluso e excluso altamente definidos, retirando, por exemplo, os participantes que apresentam co-morbidades. O delineamento deve ser experimental com alocao aleatria dos participantes nos grupos experimental e controle. O setting teraputico precisa ser controlado e a interveno claramente definida, baseada em manual, seguindo protocolos padronizados. Os clnicos so rigorosamente treinados, monitorados e supervisionados (Nash, McCrory, Nicholson, & Andrasik, 2005). Os estudos de efetividade objetivam avaliar a resposta ao tratamento em um setting semelhante ao mundo real. O foco est na validade externa e as amostras so heterogneas, incluindo participantes que apresentam comorbidades tpicas. O delineamento destes estudos quase-experimental, incluindo a randomizao dos participantes. A interveno visa adaptao ao setting natural, sendo que o setting de pesquisa menos controlado e representativo da prtica clnica. Os clnicos possuem nveis variados de treinamento, monitoramento e superviso (Nash et al., 2005). Considerando as distines apontadas, pode-se concluir que os estudos de eficcia contribuem para o estabelecimento de relao causal entre tratamento e resultado. Contudo, ensaios clnicos que visam verificao da eficcia do tratamento so metodologicamente mais difceis de serem realizados e apresentam maiores custos. De acordo com o exposto, importante verificar em que medida os tratamentos que demonstraram ser bem-sucedidos na reduo de sintomas, dito eficazes, apresentam significncia clnica (Kendall, 1999). No cerne da discusso pela a busca da eficcia, os ensaios clnicos controlados geram controvrsias entre os pesquisadores que os defendem (e privilegiam a evidncia cientfica) e aqueles que o criticam. Estes ltimos o fazem por no encontrar sentido em resultados oriundos de um contexto artificial, altamente controlado e, portanto, sem utilidade clnica. Neste ponto, emerge a discusso sobre a significncia clnica e a significncia estatstica, a segunda priorizada pelas terapias sustentadas empiricamente (Enas, 2007). Os estudos de efetividade apresentam como vantagem a generalizao dos resultados, uma vez que estes buscam reproduzir ao mximo as condies de atendimento encontradas na rotina dos psicoterapeutas, tendo maior utilidade no campo da clnica. Os ensaios clnicos de eficcia e de efetividade

no devem ser considerados antagnicos, mas complementares na produo de evidncias sobre intervenes em sade (Coutinho, Huf, & Bloch, 2003). Outro aspecto importante sobre os ensaios clnicos que estes baseiam sua avaliao na comparao de resultados do pr e ps-testes, que se constituem em medidas quantitativas de sintomas psicolgicos. Contudo, o resultado da interveno no ocorre apenas no final do tratamento. Evidncias de sucesso teraputico comeam a se acumular j no incio da terapia, uma vez que mudanas teraputicas significativas podem estar concentradas em sesses crticas especficas (Dobson, 2001). Portanto, no contexto de pesquisa, os delineamentos que analisam a correlao de variveis em uma amostra aleatria de sesses podem ser inadequados, pois eventos cruciais para a evoluo do tratamento podem ser omitidos da anlise. Os mtodos de pesquisa aplicados psicoterapia tornaram-se mais objetivos, padronizados e rigorosos a partir da dcada de 1950. Isto gerou a expectativa de que fatos empricos e observaes objetivas ocupariam o lugar de especulaes como base para os avanos na rea. Contudo, observa-se ainda hoje uma distncia entre as constataes cientficas e a prtica psicoterpica (Dobson, 2001; Goldfried & Wolfe, 1996).
DISTNCIA ENTRE PESQUISA PRTICA

Embora a pesquisa de resultados fornea dados com importantes implicaes para a prtica clnica, ainda h uma defasagem na incorporao destas informaes cientficas como base para delinear ou atualizar a prtica psicoterpica. A desconsiderao dos achados cientficos pode implicar em srias questes ticas (Dobson, 2001; Goldfried & Wolfe, 1996; Williams, Beutler, Wakefield, & Entwistle, 1995). Em geral, h uma distncia entre a natureza global dos achados de pesquisa e a natureza especfica dos dilemas clnicos. Muitas vezes, os dados obtidos atravs de ensaios clnicos sobre eficcia tambm no oferecem alternativas de como resolver impasses e dilemas clnicos caractersticos da psicoterapia, independente de sua natureza especfica ou do transtorno que est sendo tratado. Apesar disso, tentativas tm sido feitas para traduzir os achados de pesquisa em recomendaes para a prtica clnica, com o objetivo de sustentar intervenes teraputicas em uma base emprica confivel (Por exemplo,

Psicologia em Estudo, Maring, v. 14, n. 3, p. 439-445, jul./set. 2009

Avaliao em psicoterapias

443

Bernardo, Nobre, & Jatene, 2004; Goldfried & Wolfe, 1996; Lima, Soares, & Bacaltchuk, 2000). O paradigma de pesquisa adotado atualmente em psicoterapia deve ser ampliado para que se dissipe a distncia entre pesquisa e prtica psicoterpica. Este novo paradigma de pesquisa em psicoterapia deve elucidar os diversos processos de mudana e individualizar as intervenes em investigao. Alm disso, a colaborao entre clnicos e pesquisadores deve ser otimizada (Goldfried & Wolfe, 1996; Hoshman & Polkinghorne, 1992; Peterson, 1991; Piccinini, 1996; Stricker, 1992). Terapias padronizadas que foram testadas e revelaram eficcia necessitam ser aplicadas em mais de um local, tais como centros de ateno primria, clnicas ambulatoriais e centros comunitrios de sade mental. Dessa forma, estes estudos poderiam fornecer informaes mais precisas sobre os efeitos do tratamento, uma vez que seriam aplicados em contextos distintos, mais prximos da vida real. Eventos vitais, caractersticas de personalidade, assim como outras variveis que possam estar implicadas na etiologia ou manuteno dos sintomas referentes ao transtorno em estudo devem ser investigados atravs de ensaios clnicos sobre efetividade (Goldfried & Wolfe, 1996). A distncia entre a pesquisa em psicoterapia e a prtica clnica pode ser superada se estas reas forem compreendidas como complementares desde a formao do psicoterapeuta. Os cursos de formao em psicoterapia podem contribuir para a integrao da pesquisa e da prtica, articulando-as em seus programas de ensino. A pesquisa e a prtica tm uma mtua dependncia no conjunto do conhecimento em psicoterapia (Hoshman & Polinghorne, 1992; Peterson, 1991; Piccinini, 1996; Stricker, 1992). Geralmente, os psicoterapeutas necessitam tomar decises complexas que incluem a escolha do tratamento mais adequado, considerando a efetividade, tolerabilidade e a relao custo-benefcio de sua escolha. A complexidade dessa escolha remete avaliao crtica dos resultados de pesquisas sistemticas, baseadas em cuidadosa reviso de artigos cientficos (Bernardo, Nobre, & Jatene, 2004; Lima, Soares, & Bacaltchuk, 2000). importante que o trabalho psicoterpico esteja associado pesquisa e seja fundamentado em uma teoria pautada por evidncias cientficas. Contudo, isto no significa que esta prtica orientada limite a forma como a psicoterapia conduzida e seja ditada somente por resultados empricos. De forma similar, igualmente necessrio, que as concluses sobre o efeito teraputico no se distanciem da realidade

clnica. Ou seja, a integrao entre teoria-pesquisa deve ser estabelecida (Goldfried & Wolfe, 1996; Hoshman & Polkinghorne, 1992; Peterson, 1991; Piccinini, 1996; Stricker, 1992).
O USO DE ESCALAS E INSTRUMENTOS PSICOLGICOS NO CONTEXTO DA AVALIAO DE PROCESSO-RESULTADO

O uso de instrumentos padronizados pode contribuir de muitas maneiras para a avaliao de intervenes e tratamentos e, assim, auxiliar na identificao das variveis que podem estar atreladas ao sucesso e/ou fracasso do tratamento psicoterpico. No que concerne pesquisa cientfica, o emprego de instrumentos de medida garante que a coleta de dados seja realizada de forma padronizada. Assim, informaes acerca de sintomas especficos (em geral, freqncia e intensidade) podem ser comparadas entre indivduos de forma fidedigna (Ito & Ramos, 1998). Registros objetivos do processo teraputico (por exemplo, uso de udio ou de vdeo) favorecem uma compreenso mais precisa do que ocorreu na sesso. Alm disso, podem ser estudados, exaustivamente, pelo terapeuta ou por juzes independentes. Quando estes ltimos realizam as avaliaes, deve-se utilizar categorias de anlise operacionalmente definidas a fim de se obter bons ndices de preciso dos julgamentos efetuados. Assim, torna-se possvel identificar fatores que tenham valor preditivo e que possam ser generalizados (Greenberg & Newman, 1996). A utilizao de medidas que avaliam a intensidade e freqncia dos sintomas, bem como a avaliao qualitativa do engajamento do paciente no processo de mudana fornecem estimativas acerca do impacto da interveno (Yoshida, 1998). Alm disso, o procedimento de incluir em uma mesma investigao medidas oriundas de fontes distintas (triangulao) tambm compe as orientaes metodolgicas referentes s pesquisas em psicoterapia. Atravs da triangulao medidas fornecidas pelo terapeuta, por juzes independentes e pelo paciente podem ser comparadas, complementando-se, confirmando-se ou mesmo contrapondo-se. Medidas fornecidas pelos prprios pacientes, atravs de instrumentos de avaliao auto-administrados (selfreport), permitem investigar vrios aspectos do processo psicoterpico. Entre eles, a percepo do sujeito quanto: remisso do sintoma, ao grau de satisfao obtido com o processo, ou adequao da ajuda prestada pelo terapeuta em relao ao motivo da consulta (Yoshida, 1998).

Psicologia em Estudo, Maring, v. 14, n. 3, p. 439-445, jul./set. 2009

444

Peuker et al.

J no mbito da prtica clnica, o uso de escalas e de instrumentos psicolgicos pode contribuir na avaliao da evoluo clnica do paciente antes, durante e ao trmino da interveno. Uma reviso de literatura sobre os ensaios clnicos pode orientar a escolha de tcnicas mais adequadas para o problema apresentado pelo paciente, tendo como base a conceituao do caso. A aplicao de medidas repetidas que avaliem a intensidade e freqncia dos sintomas, bem como a avaliao qualitativa do engajamento do paciente no processo de mudana podem contribuir para que o clnico tenha conhecimento do impacto da interveno. O uso de escalas permite que as informaes colhidas na avaliao inicial sejam transformadas em um escore numrico que indica a freqncia e a gravidade dos sintomas. Essa informao tambm pode ser relevante na escolha do tipo de tratamento mais adequado, dependendo da caracterstica da sintomatologia. Pode-se repetir a avaliao em mais de um momento para avaliar a resposta teraputica. Esta reavaliao atravs de escalas fornece dados objetivos a respeito da evoluo do paciente. Alm disso, ao discutir com o paciente sobre suas respostas s escalas torna-se vivel analisar objetivamente seu estado clnico e o progresso do tratamento (Ito & Ramos, 1998). A partir desta breve reviso obervou-se que o campo da pesquisa em psicoterapia progrediu. Ademais, constatou-se que, de um modo geral, certos protocolos de tratamento psicoterpico possuem eficcia comprovada. Contudo, isso no significa dizer que a teoria como um todo eficaz. A rea ainda carece de maior preciso considerando a complexidade do objeto de estudo em anlise.
CONSIDERAES FINAIS

ltimas dcadas. Por isso, esforos devem ser direcionados para consolidar a colaborao entre os campos da pesquisa e da prtica em psicoterapia. Identificar variveis das quais pode depender a eficcia/efetividade de um determinado tratamento favorece estratgias que podem servir como catalizadores do processo de mudana. Tais investigaes contribuem rea de ensino, fomentam a discusso terica-tcnica e auxiliam no aprimoramento de terapeutas em formao. Alm disso, geram conhecimento que favorece o atendimento adequado das demandas dos pacientes e repercute no sistema pblico de sade, no momento em que intervenes custo-efetivas podem ser implementadas. O respeito s peculiaridades de cada caso, considerando as singularidades do paciente e do terapeuta, seus potenciais e limitaes e as caractersticas do vnculo estabelecido entre eles podem refletir em maior resposta teraputica. Portanto, variveis associadas ao processo psicoterpico, incluindo aquelas relacionadas ao terapeuta, ao paciente e relao teraputica que esto implicadas no fracasso e/ou no sucesso devem continuar sendo exploradas. Neste sentido, tanto delineamentos quanti como qualitativos podem produzir dados que permitam responder s complexas questes advindas do processo teraputico.
REFERNCIAS
Arajo, C. F. & Shinohara, H. (2002). Avaliao e diagnstico em terapia cognitivo-comportamental. Interao em Psicologia, 6(1), 37-43. Bernardo, W. M., Nobre, M. R. C. & Jatene, F. B. (2004). A prtica clnica baseada em evidncias: Buscando as evidncias em fontes de informao. Revista Associao Mdica Brasileira, 50(1), 104108. Caminha, R. M. & Habigzang, L. F. (2003). Conceituao cognitiva comportamental. Em: R. M. Caminha, R. Wainer & N. Picolotto (Orgs.), Psicoterapias cognitivo comportamentais: teoria e prtica (pp.29-37). So Paulo: Casa do Psiclogo. Cordioli, A.(2003). Carta aos editores. Revista Brasileira de Psiquiatria, 25(1), 56-58. Coutinho, E. S. F. & Cunha, G. M. (2005). Conceitos bsicos de epidemiologia e estatstica para a leitura de ensaios clnicos controlados. Revista Brasileira de Psiquiatria, 27(2), 146-251. Coutinho, E. S. F, Huf, G. & Bloch, K. V. (2003). Ensaios clnicos pragmticos: Uma opo na construo de evidncias em sade. Caderno de Sade Pblica, 19(4), 1189-1193. David, D. (2004). Special issue on the cognitive revolution in clinical psychology: Beyond the behavioral approach conclusions: Toward an evidence-based psychology and psychotherapy. Journal of Clinical Psychology, 60(4), 447-451.

No contexto brasileiro, as pesquisas sobre psicoterapia ainda so incipientes. Existem poucos estudos sistemticos sobre o processo psicoterpico e as medidas disponveis para os pesquisadores desta rea so escassas. A avaliao do processo psicoterpico e o conseqente efeito das intervenes psicolgicas permanece sendo um importante desafio para pesquisadores e clnicos. Os grandes focos de discusso da rea concentram-se na busca de evidncia cientfica e a articulao entre a pesquisa e a prtica clnica. A discrepncia entre pesquisa e prtica ainda persiste, apesar do maior rigor metodolgico empregado na pesquisa em psicoterapia em relao s

Psicologia em Estudo, Maring, v. 14, n. 3, p. 439-445, jul./set. 2009

Avaliao em psicoterapias

445

Dobson, K. S. (2001). Handbook of cognitive-behavioral therapies. New York: Guilford. Enas, M. L. E. (2007). Pesquisas em psicoterapia: sesses especiais de peridico (1995 a 2005). Psicologia: Teoria e Pesquisa, 23, 333-340. Goldfried, M. & Wolfe, B. E. (1996). Psychotherapy practice and research: repairing a strained alliance. American Psychologist, 51(10), 1007-1016. Greenberg, L. S. & Newman, F. L. (1996). An approach to psychotherapy change process research: Introduction to the special section. Journal of consulting and clinical psychology, 64(3), 435 - 438. Habigzang, L. F. & Koller, S. H. (2006). Terapia cognitivocomportamental e promoo de resilincia para crianas e adolescentes vtimas de violncia sexual intrafamiliar. Em: D. DellAglio, S. Koller & M. A. M. Yunes (Orgs.), Resilincia e psicologia positiva: interfaces do risco proteo (pp.233-258). So Paulo: Casa do Psiclogo. Habigzang, L. F., Hatzenberger, R., Dala Corte, F., Stroeher, F. & Koller, S. H. (2006). Grupoterapia cognitivo-comportamental para meninas vtimas de abuso sexual: Descrio de um modelo de interveno. Psicologia Clnica, 18(2), 163-182. Hoshman, L. T. & Polkinghorne, D. E. (1992). Redefining the science-practice relationship and professional training. American Psychologist, 47, 55-66. Ito, L.M. (2001). Abordagem cognitivo-comportamental do transtorno de pnico. Revista de Psiquiatria Clnica, 28(6), 313-317. Ito, L.M. & Ramos, R. T. (1998). Escalas de avaliao clnica: transtorno de pnico. Revista de Psiquiatria Clnica, 25, 294-302. Kazdin, A.E. (2007). Mediators and mechanisms of change in psychotherapy research. Annual Review of Clinical Psychology, 3, 1-27. Kendall, P.C. (1999). Clinical significance. Journal of Consulting and Clinical Psychology, 67, 283-284. Lima, M. S., Soares, B. G. O., & Bacaltchuk, J. (2000). Psiquiatria baseada em evidncias. Revista Brasileira de Psiquiatria, 22(3), 142-146. Marcolino, J. A. M. & Iacoponi, E. (2001). Escala de aliana psicoterpica da Califrnia na verso do paciente. Revista Brasileira de Psiquiatria 23(2), 88-95.

Muran, J.C., Segal, Z.V., Samstag, L.W., & Crawford, C.E. (1994). Patient pretreatment interpersonal problems and therapeutic alliance in shortterm cognitive therapy. Journal of Consulting and Clinical Psychology, 62, 185190. Nash, J. M., McCrory, D., Nicholson, R. A., & Andrasik, F. (2005). Efficacy and effectiveness approaches in behavioral treatment trials. Headache, 45, 507-512. Oliveira, M.S.; Nunes, M.L.T.; Fernndez-lvarez, H. & Garcia, F. (2006). Estilo pessoal do terapeuta: dados preliminares da verso brasileira do EPT-Q. Psico, 37, 241-247. Peterson, D.R. (1991). Connection and disconnection of research and pratice in the education of professional psychologist. American Psychologist, 46(4), 422-429. Piccinini, A. (1996). Sobre o relacionamento entre pesquisador e profissional em psicologia. Em E. de M. Bonfim (Org.), Formaes em Psicologia: Ps-graduao e Graduao (pp. 3140). Rio de Janeiro: Coletneas da ANPEPP. Roth A., & Fonagy P. (2005). What works for whom: A critical review of psychotherapy research. London: The Guildford Press. Safran, J. D. (2002). Ampliando os limites da terapia cognitiva: O relacionamento teraputico, a emoo e o processo de mudana. Porto Alegre: Artmed. Serralta, F. B., Nunes, M. L. T. & Eizirik, C. L. (2007). Elaborao da verso em portugs do Psychotherapy Process Q-Set. Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, 29(1), 44-55. Silva, L. M. V. & Formigli, V. L. A. (1994). Avaliao em sade: Limites e perspectivas. Caderno de Sade Pblica, 10(1), 80-91. Stricker, G. (1992). The relationship of research to clinical practice. American Psychologist, 47, 543-549. Williams, R. E., Bleuter, L. E., Wakefield, P. J. & Entwistle, S. R. (1995). Brinding scientist and practitioner perspectives in clinical psychology. American Psychologist, 50, 984-994. Yoshida, E. M. P. (1998). Avaliao de mudana em processos teraputicos. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, 2, 115-127.

Recebido em 14/05/2008 Aceito em 09/03/2009

Endereo para correspondncia :

Ana Carolina Peuker. Laboratrio de Psicologia Experimental, Neurocincias e Comportamento (LPNEc). Instituto de Psicologia (UFRGS). Rua Ramiro Barcelos, 2600, sala 2 (trreo), Bairro Santana, CEP 90035-003, Porto Alegre-RS, Brasil. E-mail: acpeuker@terra.com.br

Psicologia em Estudo, Maring, v. 14, n. 3, p. 439-445, jul./set. 2009

Potrebbero piacerti anche