Sei sulla pagina 1di 13

Protocolos de Internet TCP/IP e o modelo OSI

2007

Modelo TCP/IP

Protocolos de Internet TCP/IP O conjunto dos protocolos TCP/IP foi desenvolvido como parte da pesquisa feitas pelo departamento de defesa do governo dos Estados Unidos - Defense Advanced Research Projects Agency (DARPA). Ele foi originalmente desenvolvido para fornecer comunicao atravs da DARPA. Posteriormente, o TCP/IP foi includo no UNIX BSD (distribuio de software de Berkeley). TCP/IP de fato o padro das comunicaes de internetworks e serve como protocolo de transporte para a Internet, permitindo a comunicao de milhes de computadores no mundo todo. usado pelo roteador como ferramenta de configurao.
2007 Modelo TCP/IP

Protocolos de Internet TCP/IP e o modelo OSI


A funo do TCP/IP transferir informaes de um dispositivo em rede para outro, mapeiando o modelo de referncia OSI nas camadas inferiores e suporta todos os protocolos padro fsicos e de ligaco dos dados.
Comparando o TCP/IP ao OSI

O conjunto TCP/IP afecta as camadas de aplicao, transporte e de rede. Todos os outros tipos de protocolos, com vrias funes, relativas transferncia de informaes, esto includos nessas camadas.
2007 Modelo TCP/IP

Protocolos de Internet TCP/IP e o modelo OSI


O TCP/IP permite a comunicao entre qualquer conjunto de redes interconectadas e adequado tanto para a comunicao LAN como para a comunicao WAN. Inclui as especificaes das camadas rede e transporte (IP e TCP) assim como as especificaes de aplicativos comuns como o correio eletrnico, o login remoto, transferncia de arquivos.

2007

Modelo TCP/IP

Protocolos de Internet TCP/IP

A camada de aplicao suporta os protocolos de endereamento e gesto de rede e possui protocolos para transferncia de arquivos, correio eletrnico e login remoto.

2007

Modelo TCP/IP

Protocolos de Internet TCP/IP


DNS (Sistema de Nomes de Domnio) - sistema usado na internet para converter os nomes de domnios e de seus ns de rede publicamente anunciados em endereos IP. POP3 (Post Office Protocol) - padro da Internet usdao para armazenar o correio eletrnico em um servidor de correio at que o utilizador possa acesslo e fazer o download para o seu computador. SMTP (Simple Mail Transport Protocol) - rege a transmisso de correio eletrnico pelas redes de computadores. FTP (File Transfer Protocol) - um servio confivel orientado a conexo que usa o TCP para transferir arquivos entre sistemas que suportam o FTP.

SNMP (Simple Network Management Protocol) fornece um meio de monitorar e controlar os dispositivos de rede e para gerir configuraes, coleo de estatsticas, desempenho e segurana.

HTTP (Hypertext Transfer Protocol) padro da Internet que suporta a troca de informaes na World Wide Web, assim como nas redes internas. Ele suporta vrios tipos diferentes de arquivos, incluindo texto, figura, som e vdeo.

2007

Modelo TCP/IP

Alguns protocolos de soluo de problemas


Telnet - usado pelos clientes com a finalidade de criar conexes de terminal remotas com os servios do servidor Telnet; permitindo que se conecte remotamente aos roteadores para inserir comandos de configurao. . PING (Packet Internet Groper) utilitrio de diagnstico usado para determinar se um computador est conectado corretamente. Traceroute - traa o caminho que um pacote faz at o destino e usado para depurar os problemas de roteamento. NBTSTAT - utilitrio usado para solucionar problemas de resoluo de nome do NetBIOS; usado para visualizar e remover as entradas do cache do nome

ipconfig - utilitrio usado para visualizar as definies de rede atuais para todos os adaptadores ip (placa de rede) em um dispositivo; podem ser usados para visualizar o endereo MAC, o endereo IP e o gateway

2007

Modelo TCP/IP

Protocolos de Internet TCP/IP


camada de transporte Faz a segmentacao de vrias aplicaes de camada superior para colocao no mesmo fluxo de dados e possibilita a um dispositivo receptor reagrupar os segmentos de aplicaes da camada superior. O fluxo de dados desta camada uma conexo lgica entre as extremidades de uma rede e fornece servios de transporte de um host para um destino.

2007

Modelo TCP/IP

Protocolos de Internet TCP/IP


Protocolos da camada de transporte TCP - um protocolo confivel, orientado para conexo; fornece controle de fluxo e a confiabilidade fornecendo nmeros de seqncia e confirmaes. O TCP envia novamente tudo que no recebido e fornece um circuito virtual entre os aplicativos do utilizador final. A vantagem do TCP que ele oferece a entrega garantida dos segmentos. UDP - sem conexo e no confivel; embora responsvel pela transmisso de mensagens, no oferecida nenhuma verificao de software para a entrega de segmentos nesta camada. A vantagem oferecida pelo UDP a velocidade. Uma vez que o UDP no fornece confirmaes, menos trfego enviado atravs da rede, tornando a transferncia mais rpida

2007

Modelo TCP/IP

Protocolos de Internet TCP/IP


Tanto o TCP quanto o UDP usam nmeros de porta (ou soquete) para passar informaes s camadas superiores. Os nmero de portas so usados para controlar as diferentes conversaes que cruzam a rede ao mesmo tempo.

2007

Modelo TCP/IP

Protocolos de Internet TCP/IP


A camada de Internet corresponde camada de rede do modelo OSI. Responsvel por obter os pacotes atravs de uma rede usando o endereamento de software. IP- fornece roteamento de entrega de datagramas por melhor esforo e sem conexo; ICMP - fornece recursos de controle de mensagem ARP - determina o endereo da camada de ligacao para endereos IP conhecidos RARP - determina endereos de rede quando os endereos da camada de ligacao so conhecidos.
2007 Modelo TCP/IP

Protocolos de Internet TCP/IP - Resumo Protocolos TCP/IP assemelha-se s camadas inferiores do modelo OSI e possui os seguintes componentes:
Protocolos para suportar transferncia de arquivos, correio eletrnico, login remoto e outros aplicativos Transportes confiveis e no confiveis Entrega do datagrama sem conexo na camada de rede

Existem protocolos de aplicao para transferncia de arquivos, correio eletrnico e login remoto. A camada de transporte executa duas funes - Controle de fluxo, e confiabilidade, que fornecida pelas confirmaes e pelos nmeros de seqncia.

2007

Modelo TCP/IP

Protocolos de Internet TCP/IP - Resumo


A camada de Internet TCP/IP corresponde camada de rede do modelo OSI. O ICMP fornece funes de mensagem e controle na camada de rede. O ICMP implementado por todos os hosts TCP/IP.

O ARP usado para resolver ou mapear um endereo IP para endereo de subcamada MAC para permitir a comunicao em um meio de acesso mltiplo. O RARP depende da presena de um servidor RARP com uma tabela de entrada ou de outros meios para atender s solicitaes RARP.

2007

Modelo TCP/IP

Potrebbero piacerti anche