Sei sulla pagina 1di 7

Modelos Conceptuais de Enfermagem

Face necessidade dos enfermeiros em clarificar os servios que prestam comunidade, os tericos de enfermagem tm elaborado modelos conceptuais para a sua profisso. Estes modelos conceptuais orientam a prtica de enfermagem, permitindo a descrio das actividades de cuidados e seus objectivos, mas servem igualmente de guia para a formao, investigao e gesto dos cuidados. portanto, uma espcie de imagem mental, uma forma de representar a realidade da profisso de enfermagem. (SILVA, ?)

Virginia Henderson

Virginia Henderson nasceu em 1987 e faleceu em 1996. Licenciou-se na Army School of Nursing, Washington, D.C., em 1921 e posteriormente especializou-se como enfermeira docente, tendo integrado o corpo docente da Columbia school, entre 1930 e 1940. Escreveu e editou vrias verses do livro The Principles and Practice of Nursing (IPO LISBOA, 2007). Considerada uma enfermeira de grande prestgio internacional, reconhecida pelo seu esforo em clarificar as funes do profissional de enfermagem. Publicou um modelo conceptual dos cuidados de enfermagem, baseando-se no conhecimento e na satisfao das necessidades do indivduo, em relao ao desenvolvimento ptimo da sua independncia. (SANTOS et al., 2003). Em 1956, Virginia Henderson define a funo dos enfermeiros como sendo a de assistir o indivduo, doente ou so, na realizao das actividades que contribuem para a sua sade ou a sua recuperao (ou para a morte tranquila), que ele realizaria sem

auxlio se para tal tivesse a fora, a vontade e/ou o conhecimento necessrios. Fazendo isto de modo a ajud-lo a conquistar a independncia to rapidamente quanto possvel (IPO LISBOA, 2007). Assim, o enfermeiro aquele que ajuda e/ou substitui o indivduo naquilo que ele no capaz de fazer, ou porque no pode,

no consegue ou no sabe.

Pressupostos tericos
- Tanto o enfermeiro como a pessoa valorizam a independncia sobre a dependncia; - A sade tem um significado social bem como um significado individual; - Toda a pessoa tende a alcanar o mais alto nvel de sade ou, na sua impossibilidade, uma morte serena; - Quando a pessoa tem conhecimento, fora e/ou vontade tende a alcanar a sade; - Tanto a pessoa como o enfermeiro devem definir objectivos congruentes; - Os cuidados de enfermagem devem basear-se na satisfao de 14 necessidades bsicas; - O enfermeiro deve ter em conta o plano teraputico prescrito pelo mdico ao definir os objectivos dos cuidados; - A prtica profissional do enfermeiro deve basear-se nos contributos gerados pela investigao em enfermagem/conhecimentos (IPO LISBOA, 2007).

Como referi no sexto pressuposto, Virginia Henderson atribui ao ser humano catorze necessidades fundamentais, inter-relacionadas, e cuja satisfao varia de indivduo para indivduo, de acordo com a dimenso bio-fisiolgica e psico-scio-cultural. (IPO LISBOA, 2007; SANTOS et al., 2003). So elas: 1- Respirar normalmente Necessidade vital, universal e de satisfao pessoal, fundamental para viver. 2- Comer e beber adequadamente Necessidade de ingerir, absorver alimentos e lquidos em quantidade e qualidade suficiente para assegurar o crescimento e a manuteno dos tecidos, de forma a manter a energia necessria para um bom funcionamento. 3- Eliminar os resduos corporais

Necessidade do organismo rejeitar para o exterior do corpo as substncias inteis e nocivas, e os resduos produzidos pelo metabolismo. Esta necessidade inclui a eliminao renal, intestinal, respiratria e cutnea.

4- Movimentar- se, manter posturas correctas Necessidade que consiste em mobilizar todas as partes do corpo de forma coordenada, mantendo-as alinhadas, permitindo, assim, realizar eficazmente as diferentes funes do organismo. 5- Dormir e descansar Necessidade que consiste na tomada de sono e repouso em quantidade e qualidade suficiente, que permite ao organismo obter o seu pleno rendimento. 6- Vestir e despir-se, seleccionando vesturio adequado Necessidades de trazer roupas adequadas de acordo com as circunstncias para proteger o corpo do clima e permitir liberdade de movimentos. A roupa adquire um significado de aparncia e pode tornar-se um elemento de comunicao. 7- Manter a temperatura corporal, adaptando o vesturio e modificando o ambiente Necessidade de conservar uma temperatura constante no organismo, para que se mantenha a homeostase. 8- Manter o corpo limpo e arrumado, proteger a pele Necessidade de manter o corpo limpo, ter uma aparncia cuidada e manter uma pele s, uma vez que ela desempenha funo de proteco. 9- Evitar os perigos ambientais e evitar ferir os outros Necessidade de se proteger contra todas as agresses internas e externas e manter a sua integridade fsica e psicolgica. 10- Comunicar com os outros Necessidade que consiste na troca de ideias, experincias, valores, opinies, sentimentos e informaes com os seus semelhantes. O ser humano utiliza um

conjunto de signos, verbais e no verbais, num processo dinmico permitindo pessoa estabelecer laos com os outros.

11- Agir segundo as suas crenas e valores


Necessidade de ter gestos e aces em conformidade com a sua noo de bem e mal de justia, exprimindo uma ideologia e/ou vida espiritual.

12- Preocupar-se com a sua realizao pessoal


Necessidade de realizar actividades de forma a sentir-se til. As aces que o indivduo conclui permitem-lhe desenvolver a sua criatividade e utilizar o seu potencial mximo. A gratificao que o indivduo recebe, aps as suas aces, pode permitir-lhe chegar a uma plena felicidade. 13- Divertir-se Necessidade de descontrair e recriar-se numa ocupao agradvel com inteno de reduzir a teno fsica e psicolgica. 14- Aprender Necessidade de adquirir e adequar conhecimentos, atitudes e habilidades para o modificao de comportamentos.

Postulados
Tendo em conta os pressupostos acima referidos e a satisfao das necessidades bsicas, inferem-se trs postulados (suporte terico e cientfico do modelo conceptual): 1. Cada pessoa quer e esfora-se por conseguir independncia (entende-se por independncia a capacidade da pessoa em satisfazer por si mesma as suas necessidades bsicas, de acordo com a idade, etapa de desenvolvimento e situao); 2. Cada pessoa um todo completo com necessidades fundamentais; 3. Quando uma necessidade no est satisfeita, a pessoa no um todo completo e independente (entende-se por dependncia a ausncia, inadequao ou insuficincia

na satisfao, no todo ou em parte das 14 necessidades bsicas) (IPO LISBOA, 2007).

Os valores ou crenas constituem o porqu do modelo, e so eles: - O enfermeiro tem funes especficas; - Desempenhando outros papis, o enfermeiro abdica do que lhe prprio, delegando as suas funes especficas e primordiais em algum no qualificado; - A sociedade deseja um servio (funo especfica do enfermeiro) e conta com ele.

Os elementos so o qu e traduzem na prtica a conceptualizao do modelo: - Finalidade da profisso: manter e repor a independncia do utente para que ele possa satisfazer por si s as necessidades fundamentais; - Alvo da actividade profissional: objecto sobre o qual se exerce essa actividade indivduo, com todas as suas necessidades fundamentais; - Papel do profissional: o papel do enfermeiro de substituio, pois este substitui o doente no que lhe falta para que este seja completo e independente; - Fontes das dificuldades: a pessoa, quando incapaz de cumprir as suas funes, quer por ausncia de fora, de vontade ou de conhecimentos; - Interveno de enfermagem: a interveno compreende o centro e o modo de interveno.

Centro de interveno: rea onde a pessoa dependente. A ateno do enfermeiro dever incidir sobre o que falta pessoa para que esta possa responder satisfao dessa necessidade.

Modo de interveno: os modos de interveno de que a enfermagem dispe so: substituir, acrescentar, reforar, suprir, completar e aumentar. E tm como objectivo tornar a pessoa mais completa, afim de que ela esteja independente.

- Consequncias da actividade profissional: as consequncias desejadas so a de recuperar a independncia, e, em determinadas situaes, uma morte tranquila (SANTOS et al., 2003; ALEGRE, 2010).

Estes postulados, valores e elementos contribuem para a formao de uma concepo de enfermagem. Justificando o como, porqu e o qu do Modelo Conceptual de Enfermagem. (SANTOS et al., 2003)

Os quatro conceitos metaparadigmticos encontram-se definidos em qualquer Escola de Pensamento. Assim, segundo a Escola das Necessidades, na qual se insere o Modelo Conceptual de Virginia Henderson:

Pessoa: um todo completo que apresenta necessidades fundamentais de ordem bio-psico-social; que tende para a independncia, se esfora por atingila; possui aptides, capacidades e poder para as aces de auto-cuidado e satisfazer as suas necessidades.

Sade: um estado de integridade bio-psico-social do ser-humano e ocorre quando as necessidades ou auto-cuidados podem ser satisfeitos.

Meio: conjunto de todas as condies externas e influncias que afectam a vida e o desenvolvimento, que influenciam a capacidade da pessoa para decidir e satisfazer as suas necessidades ou auto-cuidados.

Cuidados: consiste em assistir a pessoa doente ou s nas actividades que ela no pode fazer por si s, porque no tem fora, vontade e/ou conhecimentos, afim de conservar ou restabelecer a sua independncia na satisfao das necessidades fundamentais, e reforar as suas capacidades de auto-cuidado. (ALEGRE, 2010)

Bibliografia: SILVA, Daniel Marques da Correntes de pensamento em cincias de enfermagem [Em linha] (?) [Consult. 6 Mar. 2011] Disponvel em WWW:<URL: http://www.ipv.pt/millenium/millenium26/26_24.htm> IPO LISBOA Virginia Henderson [Em linha] (2007) [Consult.: 6 Mar. 2011] Disponvel em WWW:<URL:http://www.ipolisboa.minsaude.pt/Default.aspx? Tag=CONTENT&ContentId=1225> IPO LISBOA Virginia Henderson [Em linha] (2007) [Citao: 6 Mar. 2011] Disponvel em WWW:<URL:http://www.ipolisboa.minsaude.pt/Default.aspx? Tag=CONTENT&ContentId=1225> SANTOS, Ana; et al. Modelo Conceptual de Enfermagem segundo Virginia Henderson [Em linha] (2003) [Consult. 6 Mar. 2011] Disponvel em WWW:<URL: http://www.scribd.com/doc/2373504/AVC> SANTOS, Ana; et al. Modelo Conceptual de Enfermagem segundo Virginia Henderson [Em linha] (2003) [Citao: 6 Mar. 2011] Disponvel em WWW:<URL: http://www.scribd.com/doc/2373504/AVC> ALEGRE, Conceio Apontamentos das aulas. Coimbra. Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. 2009/2010.

Potrebbero piacerti anche