Sei sulla pagina 1di 42

FUNDAO PRESIDENTE ANTNIO CARLOS FACULDADE UNIPAC DE EDUCAO E CINCIAS DE MARIANA/MG MAGNA CAMPOS

GNEROS ACADMICOS:
RESENHA, FICHAMENTO, MEMORIAL E PROJETO DE PESQUISA.

Mariana, fevereiro de 2010.

Fundao Presidente Antnio Carlos Faculdade Unipac de Educao e Cincias de Mariana/MG

COMO FAZER UMA RESENHA1 Prof. Msc. Magna Campos Conceitualizao A resenha consiste na apresentao sucinta e apreciao crtica do contedo de uma obra e compreende o resumo, o comentrio e a indicao de uma obra cientfica ou literria2. A resenha deve levar ao leitor informaes objetivas sobre o assunto de que trata a obra, destacando a contribuio do autor: abordagem inovadora do tema ou problema, novos conhecimentos, novas teorias. Portanto, a resenha deve conter: o resumo das idias principais da obra; uma apreciao crtica das informaes apresentadas e da forma como foram expostas; uma justificativa da apreciao realizada. O gnero textual resenha, de acordo com Alcoverde e Alcoverde (2007), assim como muitos outros gneros, possui suas especificidades e configuraes. Assim, o mero ensino da organizao global de um gnero no suficiente para fazer voc chegar a uma produo adequada. Precisamos, ento, levar em considerao qual o papel social de nosso texto escrito, com que propsito nos envolvemos nessa situao discursiva, o que conhecemos sobre o que vamos enunciar e qual os possveis destinatrios de nossa resenha, alm de necessitar ter clareza em que veculo a resenha vai circular (jornal, revista cientfica, trabalho acadmico etc). Observemos ento, o propsito da resenha, as etapas de produo, as estratgias discursivas utilizadas e os recursos e mecanismos de construo que esto implicados na produo desse gnero textual. Voc vai ver que os conhecimentos prvios que voc acumulou ao longo de sua vida, inclusive os de ordem textual e discursiva, vo favorecer na elaborao textual.

Muitas vezes nos deparamos tambm com a expresso resenha crtica, que se refere ao mesmo que denominamos aqui simplesmente de resenha. 2 Podem ser resenhados filmes, peas teatrais, livros literrios, livros acadmico-cientficos, artigos.

Propsitos da resenha3 A resenha de obras cientficas , em geral, feita por cientistas que, alm do conhecimento especializado do tema, tm condies de emitir um juzo crtico (ou seja, juzo de valor). Quando realizada como um trabalho acadmico, tem o propsito de exercitar a capacidade de compreenso e de leitura crtica do estudante. A resenha tornou-se importante recurso para os pesquisadores e, de um modo geral, para as pessoas cuja atividade profissional ou de estudo requer informaes sobre a produo cientfica, artstica ou cultural em seu campo de interesse, em decorrncia, principalmente, da exploso de conhecimentos caracterstica da sociedade contempornea. Mediante a leitura do resumo da obra e da avaliao da mesma, que a resenha possibilita, o profissional ou o estudante pode decidir sobre a convenincia ou no de ler (ou adquirir) a obra. importante chamar a sua ateno no sentido de que h diferentes possibilidades de se elaborar uma resenha4, remetendo, portanto, a contextos de produes diferentes. Como a resenha um gnero textual que fala sobre outro gnero textual de outro autor, natural que haja comentrios sobre a obra resenhada e sobre seu autor. H, porm, procedimentos para que essas vozes, a do resenhista e a do autor da obra, sejam bem definidas para que o leitor saiba destacar, tanto a autoria do discurso do resenhista quanto a autoria do autor da obra resenhada.

A elaborao da resenha A resenha deve abranger um conjunto determinado de informaes5, de modo a cumprir sua finalidade. Por exemplo, o resenhista d nfase ao seu discurso em relao ao discurso do autor. Veja um fragmento de uma resenha6:
LEAL, Elisabeth Junchem Machado; FEURSCHTTE, Simone Ghisi. Elaborao de trabalhos acadmico-cientficos. Itaja, 2003. Material de aula. 4 MACHADO, A. R; LOUSADA, E.; ABREU-TARDELLI, L. S. Resenha. So Paulo: Parbola Editorial, 2004. 5 O resenhista poder (ou no) dar um ttulo a sua resenha; se optar por intitular, o ttulo dever guardar estreita relao com algum atributo ou idia mais destacada da obra, segundo a percepo do resenhista. 6 Adaptado a partir de: ALCOVERDE, Maria Divanira; ALCOVERDE, Rossana Delmar. Produzindo gneros textuais: a resenha. Natal: UEPB/UFRN, 2007
3

sempre instigador pensarmos que, apesar de haver enorme quantidade de

pesquisas sobre o tema do fracasso escolar, to pouco tenha mudado nas ltimas dcadas. lvaro Marchesi ajuda-nos a entender a razo desse fato. [...] Uma resenha deve propiciar ao leitor uma informao primeira e bsica sobre a obra resenhada, sobre o tipo dessa obra, o autor, o momento da publicao e dados similares. O trecho a seguir nos d um exemplo disso. O livro de lvaro Marchesi instigador em vrios sentidos, a comear pelo ttulo. Trata-se de uma obra que retoma os problemas de aprendizagem em suas mltiplas perspectivas, mostrando que possvel estabelecer polticas efetivas para enfrentar o problema do fracasso escolar. [...] Roteiro para elaborao de uma resenha: 1) Introduo breve que contextualiza o autor, o assunto da obra lida, seus objetivos e sua relevncia para um leitor interessado no assunto. 2) Resumo da obra que pode ser com crtica ou sem crtica. Sem crtica, apresenta apenas uma descrio das idias contidas na obra. Com crtica, apresenta as idias, j colocando a opinio, ou seja, indicando pontos positivos e/ou negativos, revelando ideologias etc. Nesse caso, podem aparecer citaes entre aspas (citaes formais), normalmente acompanhada das pginas de onde elas foram extradas. No resumo deve constar, ainda, informaes sobre a obra: se dividida em captulos (estrutura) quantos, quais, como? (se houve um mais importante por qu?) e esclarecer se o livro tem citaes. No resumo, at que tenha destreza suficiente com o gnero, apie-se no esquema apresentado:
O artigo de... ou O livro de../ No artigo ... ou No livro de ... (nome do autor) O objetivo do autor... Para isso... O artigo divide-se em... ou O livro est organizado em ... Primeiro.../ Primeiramente.../ Na primeira parte... No primeiro captulo... No item seguinte... / A seguir... Na minha opinio.../ Podemos observar que... / Acredito que...

Finalmente... O autor conclui...

3) Opinio - o resenhista ao produzir seu texto responde a algumas questes, assumindo um posicionamento e, conseqentemente, argumentando-o. que falta ao livro/obra resenhada?; H alguma originalidade?; A obra resenhada til para algum trabalho acadmico ou de outra natureza?; A leitura agradvel?; Para quem esta obra dirigida?

Mas o resenhista tambm deve observar as seguintes questes: Se h alguma falha grave de edio. Nesse caso, deve indicar a pgina. Se a linguagem utilizada na obra clara e acessvel; se uma linguagem tcnica, se o autor faz uso de jarges. E outros tantos aspectos que o resenhista julgar interessantes.

Normalmente o resenhista se considera algum que conhece o assunto, a partir de outras leituras, se no as tiver, pesquisa para inteirar melhor sobre o assunto. Em funo disso, ao comentar o texto base (fazer a resenha), o resenhista, muitas vezes, cita outros autores/obras de referncia para enriquecer seu comentrio crtico. importante que o resenhista considere o contexto da produo em que a obra foi produzida. Para isso, ele pode levantar aspectos que relacionem a obra ao contexto scio-histrico em que foi produzida. Nesse caso, bom prestar ateno a alguns dados especficos da obra, tais como: Dados sobre o autor do livro/obra-base: nome, profisso, titulao etc. Nome da obra e relao com o contedo. As referncias da obra: editora, ano da publicao, ano da edio, ilustraes (figuras, grficos), nmero de pginas, referncias bibliogrficas do autor.

Um outro roteiro, muito parecido com o anterior, baseia-se no modelo apresentado por Lakatos e Marconi (1995, p.245-246)7 e adaptado para fins didticos neste texto: 1. Referncia do texto: autor(es), ttulo, edio, local da edio, editora e data; nmero de pginas. (De acordo com as normas da ABNT) 2. Credenciais do autor: informaes gerais sobre o autor e sua qualificao acadmica, profissional ou especializada, ttulos, obras publicadas. 3. Resumo da obra: resumo das idias principais, descrio breve do contedo dos captulos ou partes da obra. De que trata a obra? Quais os principais argumentos apresentados? De que modo tratado? a que corrente de pensamento o autor se filia? Que teoria ou modelo terico apia seu estudo? O autor apresenta concluses sobre o assunto abordado na obra? Quais so elas? 4. Apreciao crtica do resenhista: Avaliao geral da obra, analisando-se a qualidade/consistncia dos argumentos. O resenhista posiciona-se frente ao texto, analisando-o; lana, tambm, um olhar para as fontes, teorias e outros autores mencionados no texto; identifica os diversos tipos de contexto nos quais a obra est inserida. Pode ser dividida para efeitos didticos em aspectos formais e conteudistas: Quanto ao aspecto formal: O estilo: conciso, objetivo, claro, coerente, preciso? a linguagem correta? A forma: lgica, sistematizada? utiliza recursos explicativos (ilustraes, exemplos, grficos, desenhos, figuras, etc.) Quanto ao contedo:
7

qual a contribuio dada? as idias so originais, criativas? a abordagem dos conhecimentos inovadora?

MARCONI, M.A; LAKATOS, E.M. Metodologia do trabalho cientfico. 4. ed. So Paulo: Atlas, 1995.

a quem se destina a obra: grande pblico, especialistas, estudantes? 5. Referncia bibliogrfica: caso o resenhista tenha se valido de outras obras para fundamentar a anlise da obra resenhada, esse item obrigatrio, devendo ser organizado segundo a ABNT.

Procedimento de leitura A elaborao de uma resenha requer a aquisio gradativa, pelo estudante, de competncias de leitura, anlise e interpretao de textos cientficos. Por isso, as diretrizes para leitura e interpretao de textos com vistas a obter o melhor proveito dos textos estudados, podem ajudar tanto no preparo para a elaborao de resenhas, como de outros trabalhos acadmicos. A anlise textual : etapa em que o estudante faz uma leitura atenta, porm corrida, do texto para identificar seu plano geral; buscar dados sobre o autor, sobre o vocabulrio (conceitos, termos fundamentais compreenso do texto), os autores citados, marcar e esquematizar as idias relevantes. A anlise temtica: procura interrogar e identificar do que fala o texto, ou seja, qual o tema? Como o autor problematiza o tema? Que posio assume? Como expe passo a passo seu pensamento, ou seja, como se processa a argumentao? Qual a idia central e as idias secundrias? A anlise interpretativa crtica: o estudante procura tomar uma posio a respeito das idias enunciadas, procura estabelecer uma aproximao, associao e/ou comparao com as idias temticas afins e com os autores que tenham desenvolvido a mesma ou outra abordagem do tema. Formula um juzo crtico, avaliando o texto pela sua coerncia interna, quer dizer, pela maneira como o autor desenvolve e aprofunda o tema. Avalia tambm sua originalidade, alcance, validade e contribuio discusso do problema.

Apresentao da resenha digitada: Fontes: arial ou times new roman, tamanho 1. Espaamento entre linhas 1,5 ou duplo. Papel: A4. /Margens: esquerda e superior 3; direita ou inferir 2.

Exemplo de resenha:
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade lquida. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2001. 260p.

O socilogo polons Zygmunt Bauman, professor emrito de sociologia na Universidade de Leeds, na Inglaterra, um dos mais prestigiados estudiosos da psmodernidade; destaca-se por suas anlises do cotidiano, do processo de globalizao, do consumo e dos vnculos sociais possveis no mundo atual, caracterizado, segundo o autor, pela velocidade e pela efemeridade. Usando a metfora da liquidez, analisa, em seu livro Modernidade Lquida, alguns dos pontos centrais para a compreenso do social nos dias de hoje. A obra traa uma distino entre uma modernidade slida e uma modernidade lquida. Para o autor, a modernidade slida representada pela certeza, pela organizao taylorista fabril, por empregos duradouros, por uma concepo territorial de espao, economia, identidade e poltica. A modernidade lquida representada pela incerteza, pelas formas flexveis de trabalho e organizao, pela guerra de informaes, pela desterritorializao da poltica e da economia (globalizao) e, sobretudo, pelo processo de individualizao. Para marcar as diferenas entre esses dois momentos, Bauman analisa cinco conceitos sociais bsicos e suas transformaes nesse processo de liquidificao: emancipao, individualidade, tempo/espao, trabalho e comunidade. Nessa nova configurao da modernidade, derretem-se slidos (programas econmicos, estruturas sociais) para tentar mold-los de outra maneira, ainda que efmera. Segundo Bauman, a solidez das instituies sociais, (do estado de bem-estar, da famlia, das relaes de trabalho, entre outras) perde espao, de maneira cada vez mais acelerada, para o fenmeno de liquefao. Fluidez, maleabilidade, flexibilidade e a capacidade de moldar-se em relao a infinitas estruturas, so algumas das caractersticas que o estado liquefeito conferir s tantas esferas dos relacionamentos humanos. A liquefao dos slidos explicita um tempo de desapego e provisoriedade. O desprendimento das redes de pertencimento social incluindo a a prpria famlia caminha em paralelo com o processo de individualizao. Neste contexto, a cultura do Eu sobrepe-se do Ns, e o relacionamento euoutro ganha ares mercantis, em que os frgeis laos tm a possibilidade de serem

desfeitos frente a qualquer desagrado de ambas as partes. Privatizam-se no somente os servios de cunho social (que na modernidade slida eram direitos do cidado), como as prprias parcerias humanas. Relacionamentos volteis e fluidos remetem a uma sensao de descompromisso, que muitas vezes associada liberdade individual. O outro lado dessa suposta liberdade vem com o crescente movimento de criao de novas patologias, prprias da modernidade lquida. Depresso, solido, desamparo, isolamento so, no plano do indivduo, queixas cada vez mais freqentes. Na esfera social, temos as excluses de toda ordem como sintoma de uma perversa sensao de liberdade e desterritorializao. Para Bauman, a modernidade liquidificada (e o processo de individualizao nela embutido) possibilitou um tal desenvolvimento econmico que oferece diversas alternativas de escolha (consumo), mas que tambm gerou uma separao entre uma elite com grande capacidade de consumo e uma massa de no consumidores. Pobres, migrantes, imigrantes, homossexuais, feios, gordos, negros e estrangeiros, todos pairam no ar sob o rtulo da excluso ou, melhor colocado, da incluso perversa. A questo da (suposta) liberdade preconizada pela modernidade lquida, torna-se clara a percepo de que ser ou sentir-se livre para ir, vir e desapegar-se status proporcional ao poder de consumo individual. Ter ser e ser estar. Na modernidade lquida no h compromisso com a idia de permanncia e durabilidade. Neste panorama, as identidades esto disposio do consumidor. Ser , para aqueles que podem, consumir. Aos outros, todos os demais, excludos perversamente do jogo ter/estar, resta ocupar a posio de vagabundos. Bauman tambm identifica uma lgica de nessa segregao social e tambm espacial, decorrente da sensibilidade alrgica aos estranhos e ao desconhecido e da incapacidade de aceitar e cuidar do humano na humanidade, em funo da ausncia de compromisso com o prximo. O medo instaura-se. A segregao imposta e escolhida. Opta-se por estabelecer vnculos virtuais. Boa parte dos indivduos encarcerados em seus apartamentos e condomnios, preocupados em salvaguardar seus bens materiais e imateriais no se considera responsvel por aquilo que os muros, grades

e sistemas de segurana deixam do lado de fora: a misria do outro, a diferena constrangedora e desagradvel do estrangeiro. O livro Modernidade Lquida com sua diviso em cinco captulos que facilitam a leitura e a compreenso das idias desenvolvidas pelo autor escrito em uma linguagem clara e coerente com tais idias e mostra no s a criatividade do autor no uso de uma metfora clara e adequada para explicar o atual estgio da modernidade, mas tambm a diferena que Bauman apresenta em relao aos seus

contemporneos, especialmente Giddens e Beck, citados pelo prprio autor ao longo dos captulos. H uma convergncia na anlise que fazem sobre os processos que desembocaram no atual estgio da modernidade. A divergncia mostra-se na avaliao da liquidificao da modernidade e dos projetos polticos que devem ser construdos deste momento em diante. Modernidade Lquida a extenso do pensamento crtico de Zygmunt Bauman que vem sendo desenvolvido em livros como Globalizao: as consequncias humanas (1999) e Mal-estar da Ps-Modernidade (1998). Trata-se de um livro cuja leitura importante para aqueles que procuram compreender as foras que esto tornando a nossa existncia mais flexvel, mas, simultaneamente, insegura e incerta. Alm disso, o texto uma leitura fundamental para se compreender algumas questes da sociedade contempornea que afetam as mais distintas reas das relaes sociais e nas quais pese o impacto produzido pelos valores do consumo hodiernamente.

Fundao Presidente Antnio Carlos Faculdade Unipac de Educao e Cincias de Mariana/MG

Como elaborar um Fichamento Professora Msc. Magna Campos Conceituao: Dentro do empreendimento acadmico e/ou cientfico, muito do esforo de organizar e sistematizar os conhecimentos, de modo a obter novas informaes, consiste precisamente em registr-lo adequadamente medida que se coleta. Estas rotinas so denominadas genericamente de documentao, e consistem na competncia de fazer apontamentos ao se coletar material adequado para anlise ou pesquisa ou composio de trabalhos. Fichar um texto significa sintetiz-lo, o que requer a leitura atenta do texto, sua compreenso, a identificao das idias principais e seu registro escrito de modo conciso, coerente e objetivo. Pode-se dizer que esse registro escrito o fichamento um novo texto, cujo autor o "fichador", seja ele aluno ou professor. A prtica do fichamento representa, assim, um importante meio para exercitar a escrita, essencial para a elaborao de resenhas, papers, artigos, relatrios de pesquisa, monografias de concluso de curso, etc. A importncia do fichamento para a assimilao e produo do conhecimento dada pela necessidade que tanto o estudante, como o docente e o pesquisador tm de manipular uma considervel quantidade de material bibliogrfico, cuja informao terica ou factual mais significativa deve ser no apenas assimilada, como tambm registrada e documentada, para utilizao posterior em suas produes escritas, sejam elas de iniciao redao cientfica (tais como os primeiros trabalhos escritos que o estudante solicitado a produzir na academia); de textos para aulas, palestras ou conferncias, no caso do professor; ou, ento, do relatrio de pesquisa, elaborao da monografia de concluso de curso do graduando, da dissertao de mestrado, da tese do doutorando. A principal utilidade da tcnica de fichamento, portanto, otimizar a leitura, seja na pesquisa cientfica, seja na aprendizagem dos contedos das diversas disciplinas que integram o currculo acadmico, na Universidade.

Existem diferentes concepes e, por decorrncia, diferentes modalidades ou opes para dar conta desta atividade acadmica, conforme encontradas nos manuais de Metodologia Cientfica. Quem desejar um tratado sobre fichamento pode consultar SALOMON (1997, p.88-102). O fichamento , portanto, uma tcnica de trabalho intelectual que consiste no registro sinttico e documentado das idias e/ou informaes mais relevantes (para o leitor) de uma obra cientfica, filosfica, literria ou mesmo de uma matria jornalstica. Os autores HENRIQUES & MEDEIROS (1999, p.59) nomeiam a atividade de pesquisa de fichamento como sendo a tomada de notas. Para estes autores, existem: O fichamento de transcrio (ou citao direta); O fichamento de indicao bibliogrfica, que deve conter o nome do autor, o ttulo da obra e o assunto de que trata a obra em questo; O fichamento de resumo.

Do ponto de vista da estrutura, o fichamento deve estar subdividido em duas partes:

o cabealho, em que ser feita a indicao bibliogrfica, no padro da ABNT, do texto fichado; o corpo do fichamento, em que ser recuperada a estrutura informacional do texto e variar conforme o tipo de fichamento realizado.

Tipos de fichamento:

1. Fichamento tipo citao: Aplica-se para partes de obras ou captulos. Consiste na transcrio fiel de trechos fundamentais da obra estudada. Obedece algumas normas: a) toda citao deve vir entre aspas; b) aps a citao, deve constar entre parnteses o nmero da pgina de onde foi extrada a citao; c) a transcrio tem que ser textual e no esquemtica;

d) a supresso de uma ou mais palavras deve ser indicada, utilizando-se no local da omisso, trs pontos, entre conchetes [...]. e) Nos casos de acrscimos ou comentrios, colocar dentro do colchetes [ ]. f) O fichamento no deve conter opinies ou posicionamentos do leitor. g) O fichamento no deve acrescentar novas informaes ao que foi exposto pelo texto. h) Se houver erros de grafia ou gramaticais, copia-se como est no original e escreve-se entre parnteses (sic). Exemplo8: MARCONI, M.A; LAKATOS, E.M. Cincia e conhecimento Cientfico. In: ______. Metodologia do trabalho cientfico. 4. ed. So Paulo: Atlas, 1995. p.08-22. O conhecimento popular e o cientfico possui objetivo comum, mas o que os diferencia a forma, o modo e os instrumentos do conhecer. Uma das diferenas quanto condio ou possibilidade de se comprovar o conhecimento que se adquire no trato direto com as coisas e o ser humano. (p.10). Alm de ser uma sistematizao de conhecimentos, [...] cincia um conjunto de proposies logicamente correlacionadas sobre o comportamento de certos fenmenos que se deseja estudar. (p. 12-13) O conhecimento popular caracterisa-se (sic) por ser predominantemente: superficial, isto conforma-se com a aparncia, com aquilo que se pode comprovar simplesmente estando junto das coisas: expressa-se por frases como porque o vi, porque o senti, porque o disseram, porque todo mundo diz . (p.15)

02. Fichamento bibliogrfico: Deve conter o nome do autor (na chamada), o ttulo da obra, edio, local de publicao, editora, ano da publicao, nmero do volume se houver mais de um e nmero de pginas.

As fichas aqui elaboradas no correspondem ao contedo e pginas do livro de MARCONI & LAKATOS citado. Essas fichas foram elaboradas, pela autora desse material, apenas para fins didticos.

E no corpo do texto, um resumo sobre o assunto do livro ou do artigo, incluindo detalhes importantes sobre o tema tratado que possam ajudar ao pesquisador em sua tarefa de pesquisa, seja em que nvel de for.

Exemplo: Referncia: MARCONI, M.A; LAKATOS, E.M. Metodologia do trabalho cientfico. 4. ed. So Paulo: Atlas, 1995. 214 p. O livro trata de questes relevantes para a metodologia do trabalho cientfico. Seu propsito fundamental evidenciar que, embora a cincia no seja o nico caminho de acesso ao conhecimento e verdade, h diferenas essenciais entre o conhecimento cientfico e o senso comum, vulgar ou popular, resultantes muito mais do contexto metodolgico de que emergem do que propriamente do seu contedo. Real, contingente, sistemtico e verificvel, o conhecimento cientfico, no obstante falvel e nem sempre absolutamente exato, resulta de toda uma metodologia de pesquisa, a que so submetidas hipteses bsicas, rigorosamente caracterizadas e subseqentemente submetidas verificao. Mostrando todo o encadeamento da metodologia do conhecimento cientfico, o contedo deste livro aborda cincia e conhecimento cientfico, mtodos cientficos, fatos, leis e teorias, hipteses, variveis, elementos constitutivos das hipteses e plano de prova verificao das hipteses.

03. Fichamento tipo resumo: Pode-se utilizar esse tipo de ficha para expor, abreviadamente, as principais idias do autor ou tambm para sintetizar as idias principais de um texto ou de uma aula. A ficha de resumo deve ser breve e redigida com as prprias palavras, no precisando obedecer a estrutura da obra. Exemplo: MARCONI, M.A; LAKATOS, E.M. Cincia e conhecimento Cientfico. In: ______. Metodologia do trabalho cientfico. 4. ed. So Paulo: Atlas, 1995. p.08-22. O conhecimento cientfico se caracteriza pela possibilidade de se comprovar os dados obtidos nas investigaes acerca dos objetos. Para que o conhecimento seja considerado cientfico, necessrio analisar as particularidades do objeto ou fenmeno em estudo. A partir desse pressuposto, Lakatos & Marconi apresentam dois aspectos importantes: a) a cincia no o nico caminho de acesso ao conhecimento e verdade;

b) um mesmo objeto ou fenmeno pode ser observado tanto pelo cientista quanto pelo homem comum; o que leva ao conhecimento cientfico a forma de observao do fenmeno. Algumas consideraes: Dessa forma, no primeiro tipo de fichamento (citao) o raciocnio, a argumentao do autor da obra ou do texto que "comanda" o trabalho de resumo do fichador. No segundo e terceiro tipos (bibliogrfico e resumo), so os propsitos temticos de quem estuda as obras consultadas que "comandam" a seleo das idias, conceitos, elementos tericos ou factuais que integraro o resumo.

Referncia Bibliogrfica: CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia Cientfica. 5.ed. So Paulo: Prentice Hall, 2002. LEAL, E. J. M.; FEURSCHTTE, S. G. Elaborao de trabalhos acadmicocientficos. Itaja, 2003. Material de aula. HENRIQUES, A.; MEDEIROS, J. B. Metodologia e Tcnicas de pesquisa. 2. ed. So Paulo: Atlas, 1999. SALOMON, D. V. Como fazer uma monografia. So Paulo: Martins Fontes, 1997. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho cientfico. 17. ed. So Paulo: Cortez, 1991.

Exemplo de fichamento de citao Prof. Msc Magna Campos HALL, Stuart. Identidade Cultural e Dispora. Revista do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional, n.24, p.68-75, 1996.

Ao invs de tomar a identidade por um fato que, uma vez consumado, passa, em seguida, a ser representado pelas novas prticas culturais, deveramos pens-la, talvez, como uma produo que nunca se completa, que est sempre em processo e sempre constituda interna e no externamente representao. Esta viso problematiza a prpria autoridade e a autenticidade que a expresso identidade cultural reivindica como sua. (p.68)

Dois caminhos da identidade cultural: pelos termos desta definio, nossas identidades culturais refletem as experincias histricas em comum e os cdigos culturais partilhados que nos fornecem, a ns, como um povo uno, quadros de referncia e sentido estveis, contnuos, imutveis por sob as divises cambiantes e as vicissitudes de nossa histria real. Tal unidade, subjacente a todas as diferenas de superfcie [...].(p. 68)

A busca por esse tipo de identidade tem impulsionado muitas produes no campo da representao visual e cinematogrfica atualmente. Dentro desse assunto o autor se pergunta qual a natureza dessa busca profunda, e se essas prticas se

baseiam apenas na redescoberta ou tambm na produo da identidade. A resposta vem com exemplos de movimentos sociais (feminista, anti-colonialista, anti-racista), orientados pela busca de histrias ocultas e tambm cita o trabalho fotogrfico de toda uma gerao de artistas jamaicanos e rastafarianos [...] que do testemunho do contnuo poder de criao dessa concepo de identidade no mbito das prticas emergentes de representao. (p. 69)

Esta segunda posio reconhece que, assim como muitos pontos de similaridade, h tambm pontos crticos de diferena profunda e significante que constituem o

que ns realmente somos; ou melhor j que a histria interveio o que ns nos tornamos [...].

Neste segundo sentido, tanto uma questo de ser quanto de se tornar, ou devir. [...]. As identidades culturais provm de alguma parte, tm histrias. Mas, como tudo o que histrico, sofrem transformao constante. (p. 69)

Somente dessa segunda posio que podemos compreender corretamente o carter traumtico da experincia colonial [...]. Na histria do mundo moderno, h poucas experincias mais traumtica do que essas separaes foradas da frica [...]. Os escravos [...] eram de diferentes pases, comunidades tribais, aldeias, tinham diferentes lnguas e deuses.

Uma coisa posicionar um sujeito ou um conjunto de pessoas como o Outro de um discurso dominante. Coisa muito diferente sujeit-los a esse conhecimento, no s como uma questo de dominao e vontade imposta, mas pela fora da compulso ntima e a conformao subjetiva norma. [...] A expropriao ntima da identidade cultural deforma e leva invalidez. (p. 70)

A Identidade Cultural no possui uma origem fixa qual podemos fazer um retorno final e absoluto. [...] Tem suas histrias e as histrias, por sua vez, tm seus efeitos reais, materiais e simblicos. O passado continua a nos falar. [...] As

identidades culturais so pontos de identificao, os pontos instveis de identificao ou sutura, feitos no interior do discursos da cultura e da histria. No uma essncia, mas um posicionamento. (p. 70)

Podemos pensar nas identidades negras do Caribe como enquadradas por dois eixos ou vetores em ao simultnea: o vetor de similaridade e continuidade; e o vetor de diferena e ruptura. (p. 70)

O paradoxo que foram o desenraizamento da escravido e do trfico e a insero na grande lavoura (bem como na economia simblica) do mundo ocidental que

unificaram esses povos atravs de suas diferenas, no mesmo momento em que eles eram privados do acesso direto a seu passado. (p. 70)

Nos meus tempos de criana, nas dcadas de 1940 e 1950 [...] eu nunca ouvi ningum se referir a si mesmo ou a qualquer outra pessoa como tendo sido no passado, em algum tempo, de alguma forma, africano. Somente na dcada de 1970 foi que essa identidade afro-caribenha tornou-se historicamente disponvel para a grande maioria do povo jamaicano, em seu pas e no exterior. [...] Essa profunda descoberta cultural [...] s pde ser feita atravs do impacto na vida popular da revoluo ps-colonial, das lutas pelos direitos civis, da cultura do rastafarianismo e da msica reggae [...].

A frica original no se encontra mais l. J foi muito transformada. A histria, neste sentido, irreversvel. No devemos ser coniventes com o Ocidente, que justamente normaliza a frica e dela se apropria, congelando-a nalguma zona imemorial do passado primitivo imutvel. A frica, por fim, deve ser levada em conta pelo povo do Caribe, mas no pode, em nenhum simples sentido, ser recuperada. (p. 73)

A frica adquiriu um valor imaginativo ou figurativo, que podemos sentir e nomear. (p. 73)

A experincia da dispora, como aqui a pretendo, no definida por pureza ou essncia, mas pelo reconhecimento de uma diversidade e heteregeneidade necessrias; por uma concepo identidade que vive com e atravs, no a despeito, da diferena; por hibridizao. Identidades de dispora so as que esto constantemente produzindo-se e reproduzindo-se novas, atravs da transformao e da diferena. (p. 75)

O Memorial como recurso na/da pesquisa educacional Prof. Msc. Magna Campos Sobre os desafios da cincia contempornea, dos seus problemas ticosociais e das responsabilidades da Universidade na produo de conhecimentos, procurar inserir a educao numa discusso ampla sobre a sociedade sempre preocupao da maioria dos professores que lidam nas Cincias Sociais e Humanas. Buscar alternativas para que essas reflexes articulem-se na escrita de textos cientficos e nas discusses promovidas na vida acadmica, tambm. Como gnero cientfico, o memorial possibilita a insero no sujeito no s no fazer do texto, mas tambm na temtica do texto, alocando-o na esfera construtiva do processo cientfico como um sujeito social, produtor e produzido na/pela linguagem. Alm disso, o memorial poder enriquecer o dilogo do sujeito com a sua rea de atuao ou de estudo, com o prprio currculo, uma vez que ajuda na visualizao do importante papel social, histrico e cultural que esse sujeito, aluno ou no, representa para o conjunto de sentidos construdos nas trajetrias vivenciadas, j que caminhando que se faz o caminho. O memorial pode ser considerado, ainda, como um gnero que oportuniza s pessoas expressarem a construo de sua identidade, registrando emoes, descobertas, desafios e sucessos que marcam a sua trajetria. tambm um gnero que pode ser usado para marcar o percurso da prtica do sujeito, enquanto estudante ou profissional, refletindo sobre vrios momentos dos eventos dos quais participa e ainda sobre sua prpria ao. Segundo Severino,
O memorial constitui, pois, uma autobiografia configurando-se como uma narrativa simultaneamente histrica e reflexiva. Deve ento ser composto sob a forma de um relato histrico, analtico e critico, que d conta dos fatos e acontecimentos que constituram a trajetria acadmicoprofissional de seu autor, de tal modo que o leitor possa ter uma informao completa e precisa do itinerrio percorrido. (SEVERINO, 2001, p.175)

Ainda, de acordo com Miranda e Salgado,


[o] memorial um depoimento escrito sobre o processo vivenciado pelo professor cursista, focalizando principalmente a re-significao de sua identidade profissional e incorporando reflexes sobre a prtica pedaggica, em uma perspectiva interdisciplinar.(MIRANDA e SALGADO, 2002, p.34)

A noo de gnero no v apenas os aspectos estruturais do texto, mas incorpora elementos de ordem social e histrica. Ao escrever preciso estar atento a aspectos essenciais do processo, tais como: quem escreve, para quem escreve, de que lugar social, com que objetivo, que linguagem deve predominar (informal ou formal), em que situao etc. Esses aspectos devem ser considerados relevantes e esto vinculados ao contexto scio-histrico-cultural e s formas de dizer que circulam socialmente. Nesse sentido, o gnero memorial se insere como formas de dizer sciohistoricamente cristalizadas, oriundas de necessidades produzidas em diferentes esferas da comunicao humana (BAKHTIN, 1979) e que tem circulado socialmente como prtica de ensino-aprendizagem. Como instrumento pedaggico, o memorial tem por objetivo contribuir para suscitar reflexes sobre Sociedade e Educao, oferecendo aos sujeitos participantes a oportunidade de pensar sobre si mesmos no conjunto de relaes que se estabelecem no processo de pesquisa, seja esta formal ou informal, nos mbitos social e educacional. Pois, pode servir de promotor de demandas reflexivas frente ao vivido e atualidade, inseridas no contexto educacional passado e presente. Proporciona ainda ao sujeito a re-elaborao de sua histria, re-situando a sua experincia e a prpria vida em relao a outros sujeitos e a sociedade, pois sujeito e sociedade se co-produzem como linguagem, numa interlocuo constante. E,
dessa interlocuo, observa-se que o memorial poderia ser definido como um mapa representativo da vida escolar, social e cultural do sujeito, portador de sua histria, de sua memria e da memria de sua sociedade, mapa que denota a realidade scio-histrica e cultural, e o itinerrio vivido, encontrando-se na memria, fica tatuado no sujeito. Trata-se, portanto, de uma autobiografia situada nos contextos citados, cuja exposio escrita reflete de forma narrativa a vida e as experincias do autor. (SANTOS JNIOR; SILVA, 2005, p.01)

Pode-se refletir, em nossa sociedade, denominada de sociedade da informao ou do conhecimento, sobre qual seria o papel da memria educacional de sujeitos comuns naquela que, tambm, podemos denominar de sociedade do esquecimento? Quais as contribuies e a importncia que a memria de

educadores e de estudantes dos cursos de licenciatura poderia trazer para a pesquisa em educao? A partir dessa indagao, observa-se que esse gnero textual um instrumento pedaggico que traz inmeras fontes de pesquisa, embora se reconhea que a forma autobiogrfica de narrativa carrega em si uma carga de subjetividade no encontrada em outros instrumentais pedaggicos. No entanto, vlido ressaltar que subjetividade e objetividade andam lado a lado na produo cientfica. O mito da objetividade j no cega s cincias contemporneas. Nessa linha de pensamento, os memoriais: a) promovem a articulao entre vivncias sociais e educativas no contexto em que ocorrem; b) do re-significao ao espao, ao tempo e ao lugar vividos, re-situando-os; c) permitem que se team interconexes entre as diferentes histrias de vida dos sujeitos em termos sociais, educacionais, familiares e cientficos; d) fomentam reflexes sobre as condies materiais nas quais se produziram determinados processos educativos; e) denotam diferentes formas culturais de vida, de educao, de sociabilidade e de valores humanos; f) trazem tona a vida real e concreta do cotidiano social e educativo, como foi experienciado, carregado de afetos, de marcas e de sentimentos; g) possibilitam que o sujeito se pense como parte integrante de uma histria social que no s sua, identificando-se com as demais histrias; h) incrementam a religao de saberes por demonstrarem diversas formas de ensinar e de aprender. Como possibilidades, considera-se que o memorial educacional, elaborado nos moldes de um trabalho acadmico poder: a) ampliar o acervo de trabalhos de pesquisas sobre Sociedade e Educao; b) contribuir com dados para a construo de uma cartografia da Educao Brasileira das ltimas dcadas do sculo passado e incio deste sculo; c) disseminar as experincias sociais e educativas exitosas registradas nos memoriais atravs de publicaes. Alm dessas possibilidades, acredito tambm que o memorial, usado como instrumento de avaliao, permite que se verifique como a relao entre o conhecimento emprico9 e o conhecimento cientfico, proporcionado pelo

aprendizado das teorias, forma a identidade do profissional da educao que tece o memorial. Alm de efetivar uma forma de entender como que os alunos-cursistas foram se deparando e ao mesmo tempo, digerindo, os textos e o curso; e as

resultante da experincia da histria individual ou coletiva dos indivduos.

possveis incorporaes na sua prtica, construindo, assim uma aprendizagem significativa.

Referncias bibliogrficas: ALCOVERDE, Maria Divanira; ALCOVERDE, Rossana Delmar. Produzindo gneros textuais: memorial. Natal: UEPB/UFRN, 2007. BAKHTIN, M. Os gneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Esttica da criao verbal. So Paulo: Martins Fontes, 1979, p. 277-326. MIRANDA, G. e SALGADO, M. Projeto Pedaggico: Veredas formao superior de professores. Belo Horizonte, SEE-MG, 2002. PASCHOALINO, Jussara B. de Queiroz; MATIAS, Virgnia B. de Queiroz. Transformao: o memorial como instrumento da prtica pedaggica. UNIrevista. v.1, n.2, abr./2006. p.1-5. SANTOS JNIOR, Alcides Leo; SILVA, Lenina Lopes Soares. O memorial como instrumento reflexivo: um relato de experincia acadmico-pedaggica. Revista da UFG. n.2, ano VII, dez./2005. p.1-5. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Cientifico. 21. ed, So Paulo: Cortez, 2001.

NORMAS PARA APRESENTAO DO MEMORIAL DE FORMAO OU DE PRTICA EDUCACIONAL Prof Msc. Magna Campos O livro Metamemria-memrias: travessia de uma educadora foi escrito por Magda Soares, em 1981, na ocasio do concurso para professor titular da UFMG. Em determinado momento do texto, a autora diz: [...] tentei no apenas descrever minha experincia passada: tentei deixar que essa experincia falasse de si, tentei pens-la[...] (p.15) Esse o esprito que esperamos que possa conduzir vocs na produo de seus textos. No entanto, algumas regras precisam ser definidas e padronizadas para a apresentao deste material. Elucid-las o que faremos aqui. Resta dizer ainda que o Memorial no deve se transformar nem numa pea de autoelogio nem numa pea de autoflagelo: deve buscar retratar, com a maior segurana possvel, com fidelidade e tranqilidade, a trajetria real que foi seguida, que sempre tecida de altos e baixos, de conquistas e de perdas. Relatada com autenticidade e criticamente assumida, pois nossa histria de vida nossa melhor referncia.

1. QUANTO APRESENTAO A estrutura de apresentao do memorial dever conter, pela ordem, as seguintes partes: 1.1 Capa Deve conter, no alto da folha, o nome da Faculdade e o nome do autor (tamanho 16, maisculo, negrito). O ttulo dever estar no centro da folha (tamanho 18, maisculo, negrito); abaixo e esquerda da pgina, mas com texto justificado (tamanho 12) as credenciais do trabalho. Cidade e ano, no final da folha (tamanho 12). 1.2 Epgrafe (opcional) Trata-se de um pensamento de algum autor, cujo contedo tenha relao com o tema do trabalho (em folha nica). 1.3 O texto

O texto deve desenvolver o relato/reflexo referente ao que voc aprendeu e as experincias que vivenciou durante o curso, que contriburam de forma significativa para operar mudanas em voc e em sua prtica docente. E tambm, para quem trabalhar na rea educacional, o texto pode conter um relato de sua memria profissional, apontando as dificuldades e as facilidades que voc enfrentou em sua carreira e o que o curso de pedagogia lhe proporcionou em sua prtica educativa. Um exemplo de questes que poderiam guiar um texto do gnero memorial10 que tratasse da formao do educador, segue abaixo: 1 Analisando minha Caminhada de Formao 1.1 As incertezas ou certezas iniciais 1.2 As facilidades e dificuldades encontradas 1.3 As definies, opes e comprometimentos 2 Os eventos que me construram educadora 2.1 As disciplinas cursadas 2.2 Os estgios realizados 2.3 Os cursos feitos (ou os projetos implantados) 2.4 Os novos caminhos que se apontam 3 As referncias iniciais 3.1 Os novos interlocutores (os autores e suas teorias) 3.2 Novos olhares e perspectivas de ao Mas lembre-se: o texto seu, pode criar a estrutura mais apropriada para o seu caso. 2. QUANTO FORMATAO DO MEMORIAL As medidas de formatao do memorial devero ser: Formato do papel: A4 (210 x 297mm) Espao entre linhas: 1,5 cm Espao nas referncias bibliogrficas: simples em cada referncia e

duplo entre elas Fonte do texto: Arial - tamanho 12 Margem esquerda: 3,0 cm Margem Superior: 3,0 cm

Todavia, no precisa fazer ndice, fiz esse apenas com o intuito de oferecer uma possvel seqncia para a escritura do memorial de vocs.

10

Margem direita: 2,0 cm Margem inferior: 2,0 cm

Numerao de pginas: dever ser feita na parte inferior e do lado


direito, excetuando-se a capa.

Exemplo de memorial: MEMORIAL DESCRITIVO


A graduao em Pedagogia foi uma opo minha. Enfrentei, desde o incio, muitas dificuldades para manter meus estudos, j que, de uma forma geral, minha famlia e amigos reagiram negativamente diante da deciso de eu me tornar um Pedagogo. Questionavam o investimento em termos de tempo e de recursos financeiros em uma carreira que, supostamente, no me traria uma efetiva ascenso social ou benefcios econmicos. Mas, mesmo diante dessas adversidades, resolvi continuar. Assim, durante o Curso de Pedagogia, realizado no perodo compreendido entre os anos de 2006 a 2009, na Universidade Presidente Antnio Carlos, em Mariana, iniciei um processo muito rico de sistematizao dos problemas que tanto me sensibilizaram durante a minha fase de estudos naquela que hoje nomeamos de Educao Bsica. Esse processo deume uma nova perspectiva em relao viso que tinha acerca da educao que tanto marcou minha trajetria escolar. Na faculdade, conheci os diferentes mtodos de ensino, tericos e filsofos que contriburam diminuir ou para sanar minhas principais dvidas relativas a questo educativa. O curso transcorreu por entre descobertas, reflexes e algumas mudanas de viso de mundo. Para tanto, foram significativas as atividades didticas realizadas nas disciplinas curriculares e extracurriculares como, por exemplo, os seminrios, os debates, as palestras, os estgios e, muito especialmente, as atividades de Monitoria, no qual fui Monitor. necessrio registrar, ainda, a relevncia dos momentos de convivncia e de troca de experincia ou de conhecimentos que tive com os colegas de curso, pois o estar na Faculdade, nos ptios, nos corredores, nas escadas, na biblioteca, no laboratrio de informtica, bem como o observar os murais, tudo isso promovia indiscutivelmente um convite ao aprender, ao produzir conhecimento e assim pensar e viver o mundo que me circundava. O Curso ofereceu-me um conjunto de componentes curriculares os quais foi significativo para a elaborao de uma viso menos simplificada e s vezes at mesmo simplista sobre o fenmeno educativo na contemporaneidade. O passeio pelos fundamentos da educao por meio de disciplinas relacionadas com a Filosofia, a Histria, a Sociologia e a Psicologia da educao foi fundamental para a ampliao dessa minha perspectiva.

A compreenso sobre os processos educativos como uma prtica poltico-social, organizados por sujeitos, dirigidos por suas vises de mundo e de conhecimento, dinamizados por decises polticas, foi fortalecida e ampliada nos estudos sobre Polticas Educacionais, sobre a estrutura e funcionamento dos diferentes nveis de ensino. A preparao para a produo acadmica foi providencialmente realizada na disciplina de Metodologia do Trabalho Cientfico, na qual pude elaborar um projeto cujo tema foi O Uso das Novas Tecnologias na Educao a Distncia. O desenvolvimento desse projeto sobre a forma do gnero monografia levou-me a conhecer um pouco melhor essa nova modalidade de educao que vem crescendo mundialmente e, aqui em nossa regio, incentivada, principalmente, no Municpio de Ouro Preto pela UFOP. Outras disciplinas como a Didtica II e Tecnologia na Educao foram fundamentais para a compreenso do processo de ensino, contribuindo para a articulao entre os fundamentos da educao e as diferentes possibilidades de planejamento, desenvolvimento e avaliao da prtica pedaggica no contexto contemporneo to marcado pela presena das tecnologias da informao e comunicao. As oportunidades de realizao de estgio curricular, integradas a um acompanhamento direto dos professores da UNIPAC, foram muito significativas para a iniciao da vida profissional no campo educacional, centrada no princpio do trabalho cooperativo e dialgico. Os estgios foram divididos em fases de Observao, Participao, Orientao e Superviso. Essa era uma exigncia institucional e quesitos avaliativos das seguintes disciplinas: didtica, superviso pedaggica e orientao educacional. Desenvolvi os estgios em diferentes Escolas do Municpio de Ouro Preto, sendo elas: Escola Municipal Alfredo Baeta Bairro Cabeas; Escola Municipal Izaura Mendes Bairro Piedade; Escola Municipal Pe. Antnio Carmlio Bairro So Cristovo e Centro Educacional Ouro Preto Vila dos Engenheiros. O perodo como estagirio foi de aprendizado intensivo, provocado pela inquietante articulao entre teoria e prtica numa realidade concreta e complexa das Escolas do Municpio de Ouro Preto. Outro estgio curricular marcante foi desenvolvido na rea de Orientao Educacional. Nesta oportunidade, a concepo de estgio curricular como um momento de simples aplicao, numa dada realidade, de conhecimentos assimilados durante o curso foi completamente superada. Na verdade, a experincia vivenciada durante esse estgio representou um momento de novas aprendizagens, em especial pelo enfrentamento dos desafios. Neste estgio a professora que ministrava a disciplina no curso props que os alunos montassem um projeto de acordo com a necessidade da escola escolhida para estagiar. Como meus estgios anteriores haviam sido

realizados em escolas pblicas, escolhi o Centro Educacional Ouro Preto, escola particular que atende a um pblico de classe mdia do municpio, para poder conhecer diferentes realidades de ensino. No perodo de estgio a equipe do CEOP estava muito preocupada com a ameaa de contaminao pelo vrus da influenza H1N1; por isso resolvi criar um projeto que contribusse com a necessidade atual. O nome do projeto por mim elaborado foi: TICA E CIDADANIA: Higienizao Pessoal. Tal projeto visou tratar a questo da higienizao pessoal, na busca de construo de valores na escola e na comunidade. Busquei incentivar que todos da escola iniciassem, retomassem ou aprofundassem aes educativas que levassem formao tica e moral de todos os membros que atuam na instituio escolar. O projeto foi um sucesso, convidei palestrantes para falar sobre a influenza e a forma de preveno. Em parceria com os professores da escola em que estagiava, montamos folderes que foram distribudos na comunidade; fabricamos sabo lquido para uso da escola e no final fizemos exposies das atividades realizadas no perodo de estgio. As atividades curriculares formais tiveram que dividir espao na minha formao com as atividades de Monitoria de Lngua Portuguesa, no qual fui selecionado atravs de uma prova escrita e entrevista individual. Na atividade de monitoria pude aprender ensinando. A cada semana desenvolvamos um tema novo, seguindo uma grade programtica previamente estabelecida, e os alunos interessados em aprender um pouco mais sobre questes da nossa lngua levavam questes do dia-a-dia para estudarmos e juntos solucionssemos algumas questes. Durante o curso de Pedagogia, participei de diversos cursos voltados para rea de educao, dentre eles o SIMPOED, o curso de extenso da UFOP em Educao ambiental, Frum das Letras, Papeando realizado pela Biblioteca Pblica Municipal de Ouro Preto, e a Semana da Pedagogia da UNIPAC - SEPEUNI, no qual apresentei em 2007, juntamente com alguns colegas de curso, um trabalho sobre Avaliaes Externas. Por fim, percebo que a faculdade me possibilitou um crescimento pessoal e profissional muito grande. Hoje tenho uma nova viso de mundo. Graas aos professores e contedos apresentados durante o curso criei interesse em me aperfeioar no campo educacional e contribuir com a qualidade de ensino. No me arrependo em hiptese alguma de ter cursado Pedagogia, faria tudo de novo.

FUNDAO PRESIDENTE ANTNIO CARLOS FACULDADE UNIPAC DE EDUCAO E CINCIAS DE MARIANA/MG CURSO DE XXXXXXXXXXXXXXXXXXXX NOME DO ALUNO COMPLETO

A ELABORAO DE PROJETO DE PESQUISA (por: Magna Campos)

Mariana, MS /ANO

NOME DO ALUNO

TTULO: SUBTTULO DO PROJETO

Projeto de Pesquisa apresentado como requisito parcial para elaborao da XXXXXXXXXX, no curso de XXXXXXXXXXXXXXXX, da Faculdade Unipac de educao e Cincias de MarianaMG. Orientador:

Mariana, MS / ANO.

SUMRIO

1- INTRODUO.........................................................................4 2- OBJETIVOS.............................................................................5

3- JUSTIFICATIVA.......................................................................6 4- HIPTESES .......................................................................... 6

5- REVISO TERICA................................................................7 6- METODOLOGIA......................................................................9 7- CRONOGRAMA......................................................................10 8- BIBLIOGRAFIA........................................................................11

9- ANEXOS..................................................................................12 10- APNDICE...............................................................................13

INTRODUO (O QUE O TEMA?)

Na introduo o aluno dever explicar tema que deseja desenvolver e qual a delimitao do tema escolhida para ser pesquisada. Ao ler a introduo, o leitor deve ter uma idia exata do que a pesquisa ir tratar, portanto importante captar a ateno desse leitor para a proposta do trabalho. O texto deve fazer com que at os no-familiarizados com o assunto possam compreender os aspectos essenciais do tpico que est sendo investigado. Outra preocupao que o aluno deve ter em relao ao tema a afinidade com a rea da qual ele o tema faz parte. A tarefa de uma pesquisa pode ser rdua, e sem o necessrio gosto e interesse pelo tema escolhido, dificilmente se far um bom trabalho, visto que ele demanda muito empenho e muita dedicao. Portanto o aluno deve procurar escolher um assunto que seja de uma rea de conhecimento, dentro da sua formao, com a qual ele se identifique. Desenvolver genericamente o tema Anunciar a idia bsica Delimitar o PROBLEMA de pesquisa (O FOCO DA PESQUISA) Situar o tema dentro do contexto geral da sua rea de trabalho Descrever as motivaes que levaram escolha do tema Definir o objeto de anlise: O QU SER ESTUDADO?

OBJETIVOS (VAI BUSCAR O QU?)

Aqui o aluno dever descrever o objetivo concreto da pesquisa que ir desenvolver: o que se vai procurar. Para se formular um bom projeto de pesquisa, necessrio definir claramente os objetivos que se deseja alcanar. Eles devem manter coerncia com o tema proposto no projeto e devem estar atrelados aos meios e mtodos disponveis para a execuo da pesquisa. Os objetivos representam, de forma resumida, a finalidade do projeto. Geralmente se subdividem em: objetivo geral e objetivos especficos. O objetivo geral define explicitamente o propsito do estudo e os objetivos especficos so um detalhamento do objetivo geral. Na seo do projeto intitulada Objetivos, o aluno deve comear de forma direta, anunciando para o leitor quais so os reais propsitos da pesquisa que pretende realizar. Os objetivos podem vir em forma de texto corrido ou em forma de tpicos. Alguns exemplos de como comear a parte do objetivos: O objetivo desta pesquisa avaliar... Pretende-se, ao longo da pesquisa, verificar a relao existente entre... O objetivo deste trabalho ser enfocar... Os objetivos especficos definem etapas do trabalho a serem realizadas para que se alcance o objetivo geral. Podem ser: exploratrios, descritivos e explicativos. Utilizar verbos no infinitivo para iniciar os objetivos: Exploratrios (conhecer, identificar, levantar, descobrir etc.) Descritivos (caracterizar, descrever, traar, determinar etc.) Explicativos (analisar, avaliar, verificar, explicar etc.)

JUSTIFICATIVA (POR QUE FAZER?)

Consiste na apresentao, de forma clara, objetiva e rica em detalhes, das razes de ordem terica ou prtica que justificam a realizao da pesquisa ou o tema proposto para avaliao inicial. No caso de pesquisa de natureza cientfica ou acadmica, a justificativa deve indicar: 1. A relevncia social do problema a ser investigado. 2. As contribuies que a pesquisa pode trazer, no sentido de proporcionar respostas aos problemas propostos ou ampliar as formulaes tericas a esse respeito. 3. A possibilidade de sugerir modificaes, revises, confirmaes no mbito da realidade proposta pelo tema. Ou seja, a justificativa a resposta s perguntas: Por que se deseja pesquisar este tema?; Qual a importncia deste tema?; Qual a relevncia deste tema para a rea de conhecimento qual o trabalho est vinculado? Respondidas essas perguntas, constri-se um texto objetivo, onde so arrolados e explicitados argumentos que indicam que a pesquisa significativa e relevante.

HIPTESES: Hipteses so suposies colocadas como respostas plausveis e provisrias sobre o problema de pesquisa colocado. As hipteses so provisrias porque podero ser confirmadas ou refutadas com o desenvolvimento da pesquisa.

REVISO TERICA (OU FUNDAMENTAO TERICA) (O QUE J FOI ESCRITO SOBRE O TEMA?)

Pesquisa alguma parte hoje da estaca zero. Mesmo que exploratria, isto , de avaliao de uma situao concreta desconhecida em um dado local, algum ou um grupo, em algum lugar, j deve ter feito pesquisas iguais ou semelhantes, ou mesmo complementares de certos aspectos da pesquisa pretendida. Uma procura de tais fontes, documentais ou bibliogrficas, torna-se imprescindvel para que no haja duplicao de esforos. A citao das principais concluses a que outros autores chegaram permite salientar a contribuio da pesquisa realizada, demonstrar contradies ou reafirmar comportamentos e atitudes. Na fundamentao terica, o aluno dever apresentar os principais conceitos que embasam seu tema. Algumas perguntas podem ajudar a pensar no texto da Reviso terica: luz de qual autor (ou quais autores) a pesquisa ser feita? Qual linha de pensamento nortear o seu trabalho? Qual proposta de estudo ser levantada na pesquisa? Que informaes de outros autores sero rebatidas? Que informaes de outros autores sero reforadas? Que informaes de outros autores recebero acrscimos? A Reviso terica serve como um argumento de autoridade pesquisa, pois se apoia na literatura j existente sobre o assunto a investigar, evidenciando o repertrio de leituras feitas pelo aluno para dar suporte sua proposta de trabalho. Mais algumas dicas: A literatura indicada dever ser condizente com o problema em estudo. Citar literatura relevante e atual sobre o assunto a ser estudado. Apontar alguns dos autores que sero consultados. Demonstrar entendimento da literatura existente sobre o tema.

As citaes literais devero aparecer sempre entre aspas ou caracteres em itlico, indicando a obra consultada. CUIDADO COM O PLGIO! As citaes devem especificar a fonte (AUTOR, ANO, PGINA) As citaes11 e parfrases devero ser feitas de acordo com as regras da ABNT 10520, de 2002.

11

Ver material didtico sobre Citaes.

METODOLOGIA (COMO FAZER?)

Descrever sucintamente o tipo de pesquisa a ser abordada (bibliogrfica, documental, de campo, etc. ) Delimitao e descrio (se necessrio) dos instrumentos e fontes escolhidos para a coleta de dados: entrevistas, formulrios, questionrios, legislao etc. Critrios adotados para a seleo de material usado como corpus, amostragem; Forma de interpretao do material coletado. Indicar o procedimento para a coleta de dados, que dever acompanhar o tipo de pesquisa selecionado, isto : a) para pesquisa bibliogrfica: indicar proposta de seleo das leituras (seletiva, crtica ou reflexiva, analtica); b) para pesquisa experimental: indicar o procedimento de testagem; c) para a pesquisa descritiva: indicar o procedimento da observao: entrevista, questionrio, anlise documental, entre outros.

Listar bibliotecas visitadas at o momento do projeto e outras a serem visitadas durante a elaborao do trabalho final. Indicar outros recursos: jornais, peridicos, Internet.

Utilize, ento, o espao da Metodologia para informar ao leitor do seu projeto todas as etapas de que ser constituda sua pesquisa.

CRONOGRAMA (EM QUANTO TEMPO FAZER?)

A elaborao do cronograma responde pergunta quando? A pesquisa deve ser dividida em partes, fazendo-se a previso do tempo necessrio para passar de uma fase a outra. No esquecer que h determinadas partes que podem ser executadas simultaneamente enquanto outras dependem das fases anteriores. Distribuir o tempo total disponvel para a realizao da pesquisa, incluindo nesta diviso a sua apresentao grfica. Exemplo: MS/ETAPAS Ms 1 Ms 2 Ms 3 Ms 4 Ms 5 Ms 6 Ms 7 Ms 8 Ms 9 Ms10 Escolha do tema Levantamento bibliogrfico Elaborao do anteprojeto Apresentao do projeto Coleta de dados Anlise dos dados Organizao do roteiro/partes Redao do trabalho Reviso e redao final Entrega do Relatrio de Pesquisa X X X X X X X X X X X X X X X X X X

BIBLIOGRAFIA (QUAL O MATERIAL BIBLIOGRFICO UTILIZADO?) A bibliografia utilizada no desenvolvimento do projeto de pesquisa ( pode incluir aqueles que ainda sero consultados para sua pesquisa). A bibliografia bsica (todo material coletado sobre o tema: livros, artigos, monografias, material da internet, etc.) As referncias bibliogrficas12 devero ser feitas de acordo com as regras da ABNT NBR 6023/2002. Ateno para a ordem alfabtica. Na bibliografia final listar em ordem alfabtica todas as fontes consultadas, independente de serem de tipos diferentes. Apenas a ttulo de exemplo, a

seguir, veja como citar alguns dos tipos de fontes mais comuns : Referncia Bibliogrfica: GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 2. ed. So Paulo: Atlas, 1991. LAKATOS, Eva e MARCONI, Marina. Metodologia do Trabalho Cientfico. So Paulo: Atlas, 1992.

12

Ver material didtico utilizado em nossa disciplina (Referncia Bibliogrfica).

ANEXOS (O QUE VOC USOU E NO FOI ELABORADO POR VOC) Voc pode anexar qualquer tipo de material ilustrativo, tais como tabelas, lista de abreviaes, documentos ou parte de documentos, resultados de pesquisas, etc. Apenas como exemplo, aqui sero dadas algumas indicaes para apresentao grfica de seu projeto. Utilizar papel branco, A4. Fonte ARIAL ou TIMES NEW ROMAN, estilo normal, tamanho 12. O texto deve ser justificado. Citaes com mais de trs linhas, fonte tamanho 1O, espaamento simples e recuo de 4cm da margem esquerda. Notas de rodap, fonte tamanho 10. Todas as letras dos ttulos dos captulos devem ser escritas no canto esquerdo de cada pgina, em negrito e maisculas. Cada captulo deve comear em folha nova. O espaamento entre linhas deve ser 1,5. O incio de cada pargrafo deve ser recuado da margem esquerda. As margens das pginas devem ser: superior e esquerda de 3cm; inferior e direita de 2cm. Se tiver grficos, tabelas, figuras e ilustraes seguir as norma adequada.13

O nmero da pgina deve aparecer na borda superior direita ou inferior direito, em algarismos arbicos, inclusive das Referncias e Anexos, somente a partir da Introduo, embora todas sejam contadas a partir da folha de rosto. No contar a capa para efeito de numerao.

13

Seguir orientaes do material didtico montado para a nossa disciplina (Ilustraes e tabelas).

APNDICE: Diferena entre apndice e anexo: O Apndice da autoria do prprio autor.O Anexo de autoria de terceiros.

Referncia Bibliogrfica: GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 2. ed. So Paulo: Atlas, 1991. LAKATOS, Eva e MARCONI, Marina. Metodologia do Trabalho Cientfico. So Paulo: Atlas, 1992.

Potrebbero piacerti anche