Sei sulla pagina 1di 5

10/04/2011

Como comear um negcio sem dinhe

Busca

Procurar

Registre-se Acessar

Home Perfil O que a Rede Vdeos e Fotos Notcias e Eventos Frum Grupos Sua Empresa Todas as mensagens do blog Meu blog Adicionar

Como comear um negcio sem dinheiro


Postado por Sou Empresrio em 9 fevereiro 2011 s 11:01 Exibir blog de Sou Empresrio De boas ideias, o mundo do empreendedorismo est cheio. O grande desafio tir-las do papel. E o maior vilo desta equao costuma ser sempre o mesmo: a falta de dinheiro. Mas possvel abrir um negcio com nenhum (ou quase nenhum) dinheiro? A melhor resposta : sim e no. A prtica mostra que no impossvel, mas muito difcil.

possvel abrir qualquer negcio com praticamente nenhum dinheiro, mas as possibilidades de ser um bom negcio so mais reduzidas, opina Marcelo Aidar, co-responsvel pelo Centro de Empreendedorismo e Novos Negcios da FGV. Quanto maior a barreira de entrada, maior a possibilidade de crescimento do negcio. Se fcil entrar, voc inevitavelmente ter muitos concorrentes, justifica o professor.
ning.com//como-comecar-um-neg 1/5

10/04/2011

Como comear um negcio sem dinhe

Por outro lado, a escassez de recursos pode ser um importante combustvel para a inovao. Excesso de recurso nunca foi muito bom, porque no deixa a criatividade florescer, pondera Aidar.

Como comear um neg dinheiro - Sou Empres

Formspring Imprimir Twitter Facebook

Linked

Confira a seguir algumas dicas para quem quer se arriscar em uma empreitada com pouco dinheiro:

1. Prepare-se para empreender Antes de embarcar em um projeto de alto risco, esteja certo de que voc tem recursos suficientes para manter ao menos suas despesas pessoais at que o negcio vingue. Se voc no tem um a boa poupana, comece desenvolver sua ideia em paralelo ao emprego atual. Alm disso, certifique-se de que o seu negcio realmente tem potencial para dar certo. Pesquise muito bem o segmento, converse com outros empresrios do ramo e identifique o seu potencial diferencial. Voc tem que compensar a falta de recursos de outras maneiras. Tem que ser um negcio que voc conhece muito bem ou algo muito inovador, destaca Aidar.

2. Empreenda com o dinheiro dos outros Se voc tem uma ideia realmente boa, o primeiro passo tentar vend-la para algum. Transforme a oportunidade que voc identificou em um discurso de venda adequado para atrair pessoas que tenham dinheiro, aconselha Jos Dornelas, especialista em empreendedorismo e autor do livro Empreenda (quase) sem dinheiro, da Editora Saraiva. Se sua ideia realmente inovadora, voc pode buscar recursos de subveno econmica do governo ou mesmo ir atrs de um investidor. Se o negcio no disruptivo, mas tem um bom potencial de lucro, encontrar um scio entre pessoas do seu convvio amigos, parentes e at conhecidos pode ser uma sada.
ning.com//como-comecar-um-neg 2/5

10/04/2011

Como comear um negcio sem dinhe

Sempre procure capital de terceiros. Se voc no encontrar, um sinal de que talvez o seu negcio no seja to bom, recomenda Evandro Paes dos Reis, professor de Empreendedorismo e Inovao da BSP (Business School So Paulo). Seja qual for o modelo de sociedade escolhido, importante criar regras claras quanto participao de cada scio tanto na distribuio dos lucros futuros quanto no dia-a-dia do negcio para no sair perdendo no final. O empreendedor no pode virar um empregado de luxo do investidor, destaca Reis.

3. Faa parcerias estratgicas Se sua idia realmente boa, voc pode convencer fornecedores e clientes a apostarem nela junto com voc. Mais uma vez, seu discurso de venda ter que ser matador. Convena seus fornecedores e colaboradores a correr riscos junto com voc se eles enxergarem potencial de sucesso na sua ideia, podem concordar em receber o pagamento mais para frente ou at trocar seus servios por uma participao no negcio. A lgica a mesma para o cliente. Alm de preos diferenciados, a possibilidade de ter exclusividade em um determinado servio ou produto pode ser um atrativo, ressalta Aidar.

4. Exercite o networking Ter uma boa rede de contatos e us-la da maneira certa fundamental. Suas conexes podem ajud-lo a encontrar potenciais parceiros, oportunidades de negcio e promover seu produto usando o bom e velho boca-a-boca recurso fundamental para quem quer construir uma boa reputao em qualquer negcio, especialmente sem dinheiro.

5. Tire proveito das circunstncias Aproveitar as oportunidades que aparecem sua frente tambm crucial. Seja flexvel, adapte seu negcio s circunstncias. Imagine que voc gosta de cozinhar e quer abrir um restaurante, mas no tem dinheiro. Ento voc fica sabendo que o amigo de um amigo tem um caf e est procurando um fornecedor de comidas prontas. Voc vai l, oferece uns quiches e o negcio d certo. De repente voc descobre que talvez valha mais a pena abrir uma pequena indstria de comidas premium do que um restaurante, exemplifica lvaro Cardoso Armond, professor do Insper.. preciso estar em estado permanente de alerta, porque as oportunidades vo atravessar o seu caminho e voc tem que estar atento para tirar proveito delas, acrescenta ele.

6. Tenha um plano de ao Ser adaptvel no significa abrir mo do planejamento. Quanto mais escassos os recursos de uma empresa, melhor eles devem ser administrados, afinal de contas, qualquer deslize pode ser fatal. Defina metas e procure aprender aquilo que voc no sabe sobre o negcio, aconselha Dornelas. Elabore um bom plano de negcios e faa as adaptaes necessrias no dia-a-dia. Ser capaz de colocar a ideia no papel um passo importante para que voc se sinta seguro de que realmente tem um negcio slido nas mos.

Fonte: Portal Exame Compartilhar Twitter Facebook Tags: dinheiro, empreendedor, empreender, investimento, sem
ning.com//como-comecar-um-neg 3/5

10/04/2011

Como comear um negcio sem dinhe

< Post Anterior Prximo Post > Comentar

Voc precisa ser um membro de Sou Empresrio para adicionar comentrios!


Entrar em Sou Empresrio

Comentrio de Alex Sandro de Jesus Lemos em 22 fevereiro 2011 s 7:22 No mundo atual a melhor forma de fazer negocio e poder se adptar as oportunidades que estao a sua frente e fazer o que os outros nao estao fazendo. Uma boa rede de relacionamentos vale mais que 1milhao! Alex Lemos

Comentrio de Demitrios de Souza em 12 fevereiro 2011 s 4:13 Tenho uma soluo bem mais simples e direta: Invista em seu talento!

Se voc marceneiro, comece oferecendo consertos e reformas... Designer = Cartes de visita (revenda de grficas e cobre sua criao... Enfermeira = Cuidar de idosos... Vendedor = Representante comercial... Formado em biolgicas = Bem estar e personal (desde nutricionista at consultor de clnicas)

Quase todos possuem material mnimo para desenvolver estas funes porque j trabalham com isso em seus empregos, ou possuem em casa (computador etc.) ou nem precisam de material (consultor, vendedor etc.)

Comece pequeno e o cu o limite. Tenha os ps no cho e almeje um futuro grandioso, mas no sonhe demais para no se frustrar e se achar incompetente.

Espero ter contribudo...


ning.com//como-comecar-um-neg 4/5

10/04/2011

Como comear um negcio sem dinhe

At+

Demitrios de Souza www.winmarket.com.br RSS Bem-vindo a Sou Empresrio

Registre-se
ou acesse

Ponto de encontro para troca de conhecimento e interao entre empresrios de diversas reas e setores.
2011 Criado por Sou Empresrio Badges | Relatar um incidente | Termos de servio
| By Gaia Creative

ning.com//como-comecar-um-neg

5/5

Potrebbero piacerti anche