Sei sulla pagina 1di 7

A MULHER E A HISTRIA: Um Papel Desigual.

Sandra Alves Moura de Jesus1


RESUMO Esta abordagem objetiva discutir at que ponto as escolas reproduzem os modelos discriminatrios de uma sociedade com carter androcntrico, ou seja, que enaltece o homem como o centro das discusses. Nesse sentido, atravs da anlise das representaes da mulher em alguns livros didticos de histria, ficou evidenciada a reproduo de uma sociedade sexista em que vivemos. Nela, so feitas distines entre mulher e homem, no apenas no aspecto biolgico, mas a partir de caractersticas preconceituosas. Isso contribui para que as mulheres continuem sendo remetidas a um papel secundrio na histria da humanidade. Palavras-Chave: Mulher; Sexismo; Histria; Livro didtico; Preconceito.

1) Introduo Esta abordagem trata-se de um texto introdutrio da disciplina de metodologia da pesquisa, cujo objetivo iniciar estudos sobre o tema a ser apresentado no trabalho de concluso do curso. Embora, os assuntos relacionados aos processos discriminatrios contra mulher sejam abrangentes, o enfoque adotado neste trabalho pretende discutir como o sexismo nas escolas contribui para perpetuao da discriminao e do preconceito em relao ao sexo feminino. Nesse sentido, atravs da anlise de dois livros didticos de Histria do Ensino Fundamental sendo o primeiro dos autores Nelson Piletti e Claudino Piletti (2000) e o segundo de Ricardo Dreguer e Eliete Toledo (2002), alm de um livro do Ensino Mdio de autoria de Luiz Koshiba e Denise Manzi Frayze Pereira (2003), foi possvel perceber que apesar de alguns avanos alcanados pela historiografia, a histria da mulher continua sendo negligenciada. Como conseqncia de uma sociedade sexista, que coloca o papel da mulher como secundrio, os livros didticos acabam absorvendo essas representaes sociais, que impem papis masculinos superiores aos femininos. Frente a isto, so levantadas questes e inquietaes no que diz respeito ao comportamento de diversas sociedades, com relao ao papel da mulher. Esses questionamentos exigem respostas, e, por isso, preciso desmistificar esta formao histrica que possui caractersticas presentes em sociedades, nas quais se tinha a dominao
1

Aluna do 4 semestre do curso de Histria das Faculdades Jorge Amado

excessiva do homem. Faz-se necessria uma interveno capaz de modificar esta educao presa ao preconceito e s diferenas existentes, no meio social, as quais permeiam as relaes entre homem e mulher. 2)Breve Panorama Histrico Na esfera social e no contexto histrico, ao longo do tempo, a mulher ocidental ocupa espaos e lugares diferentes do homem e continua sendo vista como ser domstico e tambm como objeto sexual. Nas escolas, atravs da educao formal, os veculos de comunicao, bem como a religio, tem favorecido para a reproduo de uma ideologia patriarcal que transpe todas as esferas da sociedade e refora a submisso das mulheres. Esses antigos modelos sociais, que favorecem a represso do sexo feminino e que continua presente na atualidade, nos levam a crer que esteja ligada idia da fora fsica masculina em contraposio a forma como foi interpretada a fragilidade fsica feminina e sua condio de reprodutora da espcie humana. provvel que a explicao biolgica que teorizou sobre a incapacidade racional e profissional da mulher, tenha sua origem no perodo Paleoltico em que o vigor fsico do homem favorecia a caa e a estrutura da mulher era mais apropriada para criao dos filhos e coleta de alimentos (MELO, 2001). Apesar dessa explicao biolgica ser recente, ela marca como no decorrer dos tempos mulher foi relegada a um segundo plano, enquanto o homem sedimentava-se como o nico protagonista da Histria.
Nesse sentido o determinismo biolgico seria o definidor das desigualdades entre mulheres e homens, tendo a medicina e as cincias biolgicas como importante aliada que, durante muito tempo, subsidiavam as normas sociais quanto s relaes de gnero. (VIANA & RIDENTI, 1998, p. 97).

A partir de uma perspectiva religiosa, em decorrncias de tantas transformaes histricas, a conotao atribuda mulher precisava modificar-se, passando de Eva representada por inmeras mulheres consideradas como bruxas e diablicas, por possurem saberes, especialmente, saberes mdicos, para Maria modelo de mulher cultuado com veemncia pela igreja, que denota pureza, amor materno e submisso (MELO, 2001).

Esse ideal da mulher como rainha do lar, maternal, doce, tambm est muito vinculado ao conceito de famlia, propagada pela burguesia moderna. Enaltecido com o advento das sociedades industriais e a valorizao da individualidade e a propriedade privada. Surge ento, o novo conceito de famlia restrita e nuclear, marcada pela Revoluo Sentimental do sculo XVIII, em que o romantismo ser usado como mecanismo de dominao cultural com a finalidade de ocultar a opresso vivida pela mulher (COUTINHO, 1994). A partir de mudanas historiogrficas, como o exemplo da terceira gerao da Escola dos Annales, que marca a incluso das mulheres na historiografia, alm de diversos movimentos feministas, principalmente a partir do sculo XIX, apontam para alguns avanos. Apesar disso, as mulheres continuam lutando pela igualdade de oportunidades, pela superao da explorao capitalista, traduzidas em inmeras jornadas de trabalho qual so submetidas, pela violncia domstica ainda sofrida por muitas. Enfim, por esse esteretipo consolidado ao longo do tempo, que a sociedade esfora-se para manter. 3) EDUCAO: Um Caminho para Transformao ou para Perpetuao da Discriminao Contra a Mulher? A escola no apenas absorve diversas representaes sociais, mas configura-se como um importante instrumento de veiculao e perpetuao de modelos androcntricos, nos quais, o homem se mantm no centro das discusses. A comear pela forma generalista, na linguagem escolar, onde meninos e meninas so predominantemente tratados de meninos, ou seja, a utilizao de um termo masculino para tratar crianas e adolescentes de sexos biologicamente e culturalmente opostos, evidenciando a supremacia de um sexo em detrimento de outro.
A escola uma caricatura da sociedade. Por ela passam como no passa por nenhum outro lugar, limitados por diminutivos, todas as idias que uma sociedade quer que se acredite. (MORENO, 1999, p. 80).

Quando ingressam no ambiente escolar, alunos os e alunas j conhecem sua identidade social. Antes mesmo do seu nascimento a diferena biolgica que os rgos sexuais representam (masculino e feminino), j se encontra cristalizada socialmente nessa

dicotomia, de ser homem ou de ser mulher. Desde muito cedo, os meninos e as meninas j possuem condutas e padres discriminatrios internalizados. perceptvel, por exemplo, que na prpria famlia a educao ocorre de forma diferenciada. Enquanto o menino aprende a ser forte, corajoso e frio, a menina estimulada a ser frgil, insegura e emocional. Isto fica evidente nas brincadeiras, ou seja, o menino estimulado a ser racional, normalmente ganha bola para jogos de futebol, que favorece para a agressividade da disputa, bonecos de super heris com poderes alm do normal, entre outros. Enquanto a menina presenteada com bonecas, jogos de cozinha, brinquedos que reforam o carter passivo e materno, que durante muito tempo, acreditava-se biologicamente ser inato mulher.
A medicina do sculo XIX afirmava que a fragilidade, o recato e o predomnio das faculdades afetivas sobre as intelectuais eram caractersticas biologicamente femininas, assim como a subordinao da sexualidade ao instinto maternal. (SOIHET, 2004, p. 15).

Na anlise dos livros didticos mencionados, apenas o que traz uma abordagem sobre a histria cotidiana, apresentam um maior nmeros de figuras ilustrativas, como tambm se reporta, ainda que de forma resumida, sobre os movimentos feministas no sculo XIX. Os demais que possuem uma abordagem mais tradicionalista, as representaes da mulher alm de serem mnimas, quando aparecem fazem referncias aos padres do sexo feminino ligado a papis domsticos e de pouca importncia para a histria da humanidade, ou seja, as mulheres aparecem como meras coadjuvantes. Nesse sentido, as palavras impressas atravs das representaes nos livros didticos de Histria se encarregam de reforar visualmente, o preconceito e a discriminao contra a mulher. De acordo com estudos realizados por Montserrat Moreno, apesar do seu foco no se reportar realidade brasileira, mas que pode facilmente adaptar-se, ela afirma que fica ainda mais evidenciada nos livros didticos de Histria essa representao sexistas:
[...] batalhas vitoriosa, condutas hericas, honra martrio... termos como esses, com fortes conotaes ideolgicas, so muito valorizados nos livros de Ensino Fundamental e do Ensino Mdio, refletindo todos os mitos e idias machistas. (MORENO, 1999, p. 45).

Apesar do surgimento de novas abordagens, o modelo positivista ainda representa um rano muito forte na educao brasileira. No entanto, no podemos continuar pensando

que nossos antepassados s viviam em constantes guerras, embora esses conflitos marquem profundamente nossa histria. At quando continuaremos como reprodutores desse modelo que enaltece grandes heris e negligencia o papel da mulher na histria? obvio que esses personagens masculinos influenciaram nossas vidas, mas no fizeram sozinhos.
A mulher a grande ausente nos textos escolares de histria. Sua ausncia faz-se patente tantos nas discusses das faanhas blicas como nos escassos momentos em que se fala da organizao social. (MORENO, 1999, p.57).

Implicitamente, a histria que nos contado nos livros didticos favorece para que tanto as educandas quanto os educandos, continuem reprodutores de um passado carregado de valores totalmente inadequados ao momento atual. Nesse contexto, preciso ressaltar a importncia social do profissional docente de histria, como importante instrumento de desconstruo desse modelo tendencioso e repleto de ideologias machistas. Afinal, a maioria dos profissionais em educao so mulheres e como bem lembrou Montserrat Moreno [...] at quando vamos repetir a lio que nos ditam? (MORENO, 1999, p. 80). 4) Consideraes Finais No podemos negligenciar as diversas vitrias conquistadas pelas lutas feministas, o exemplo disso, se faz presente nas mudanas comportamentais, anncios de publicidade e at no prprio livro didtico. Este tem sofrido inmeras modificaes e j apresenta algumas significativas abordagens sobre o papel da mulher na histria da humanidade, apesar da maioria evidenciar o contrrio. Contudo, a escola continua refletindo todo o sexismo que permeia a sociedade (VIANA & RIDENTI, 1998, p. 102). Alm de muitas vezes, no absorver essas mudanas. .
Tolhidas por planos e programas, responsveis por uniformes, organizadoras de filas, a escola arrasta consigo nosso passado. Segue mostrando imagens ultrapassadas e exaltando batalhas e defuntos, enquanto os jornais relatam o captulo seguinte dos objetivos nucleares [...] (MORENO, 1999, P. 72).

Enquanto pretenso educador pertinente nos questionar que tipo de profissional pretendemos ser: reprodutores ou transformadores desse modelo de educao excludente, carregada de valores superados? com base nessas questes, que se faz necessrio

mudanas prticas nos ambientes de produo de conhecimento, de modo que, por exemplo, livros que ignorem ou discriminem a mulher sejam duramente criticados e a prpria realidade dos alunos e das alunas seja utilizada como contraponto. Tendo em vista que, provavelmente, a maioria das mes dos educandos e das educandas representem um grande contingente de trabalhadoras, mas, apesar disso, recebem menores salrios que os homens e ainda acumulem inmeras funes. Alm de uma grande parte serem chefes de famlia e de tantas outras trabalhadoras domsticas, que no gozam de nenhum benefcio e sequer so reconhecidas como tais, dentro das sociedades capitalistas. Embora parea utpico, preciso acreditar no potencial transformador que a educao possui. Por isso, se faz urgente e necessrio que as relaes escolares, pautados no universo masculino e feminino, caminhem juntas numa nica direo, de modo que torne possvel conquistar no campo scio-poltico-ideolgico mudanas expressivas, que superem as desigualdades de gnero. Para isso, preciso desmistificar essa ideologia que incute nas mulheres um sentimento coletivo de desvalorizao e a coloca numa posio inferior a do homem. Suas aes possuem tanto valor histrico que no podem e no devem ser negligenciadas, pois representaria uma enorme perda no apenas para as mulheres, mas, para a humanidade.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS DREGUER, Ricardo & TOLEDO, Eliete. Histria: Cotidiano e Mentalidades. Da hegemonia burguesa era das incertezas: sculos XIX e XX, 8 srie. So Paulo: Atual, 2000. FAGUNDES, Tereza Cristina Pereira (Org.). Ensaios Sobre Gnero e Educao. Salvador: UFBA Pr-Reitoria de Extenso, 2001. KOSHIBA, Luis & PEREIRA, Denise Manzi Frayze. Histria do Brasil no contexto da histria ocidental. So Paulo: Atual, 2003. MALUF, Marina & MOTT, Maria Lucia. Recnditos do Mundo Feminino. In: SEVCENKO, Nicolau (Org.). Histria da Vida Privada no Brasil. Repblica: da Belle poque era do rdio. So Paulo: Cia. Das Letras, 1998. MORENO, Montserrat. Como se ensina a ser menina: o sexismo na escola. So Paulo: Moderna, 1999. PILETTI, Nelson & PILETTI, Claudino. Histria & Vida Integrada, 5 srie. So Paulo: tica, 2002. SOIHET, Raquel. Pisando no sexo frgil . In: Revista Nossa Histria, Ano 1 / n 3, Janeiro/2004.

VIANA, Claudia & RIDENTI, Sandra. Relaes de Gnero e a Escola: das diferenas ao preconceito. In: AQUINO, Julio Gropa (Org.). Diferenas e Preconceitos na Escola: alternativas tericas e prticas. So Paulo: Summus, 1998.

Potrebbero piacerti anche