Sei sulla pagina 1di 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHO CENTRO DE CINCIAS BIOLGICAS E DA SADE DEPARTAMENTO DE QUMICA QUMICA ANALTICA I - FARMCIA

ANLISE DE CTIONS DO GRUPO IV A Hg2+, Pb 2+, Bi2+, Cu2+ e Cd2+

Prof M. Sc. Djavnia Luz

So Lus MA 2010

James Soares Diniz FA 10136 -05

RELATRIO

Relatrio apresentado disciplina Qumica Analtica I ministrada pela Prof. M. Sc. Djavania Luz, da Universidade Federal do Maranho, ao curso de Farmcia, para obteno parcial da segunda nota.

So Luis 2010

FUNDAMENTAO TERICA

Os ctions do grupo IV A so divididos em dois subgrupos, A e B, neste experimentos utilizaremos apenas os ctions do grupo A: - Grupo IV A ou Subgrupo do Cobre (Hg 2+, Pb2+, Bi 3+, Cu 2+ e Cd2+): seus cloretos so solveis em gua. Os sulfetos deste subgrupo so insolveis numa soluo de hidrxido de sdio. Detalhadamente, os ctions do grupo IV A so: - Mercrio (Hg 2+): um metal branco prateado, porm lquido nas temperaturas normais. No atacado pelo cido clordrico ou pelo cido sulfrico 2 mol/L, mas reage prontamente com o cido ntrico. - Chumbo (Pb2+): um metal cinza azulado. Dissolve -se facilmente em soluo concentrada mdia de cido ntrico 8 mol/L, produzindo os ons Pb 2+ (on plumboso). - Bismuto (Bi3+): um metal quebradio, cristalino e de colorao branca avermelhada. solvel em cido clordrico e solvel em cidos oxidantes, como o cido ntrico. Forma ons trivalentes pentavalentes. O mais comum o Bi3+. - Cobre (Cu 2+): um metal vermelho-plido, macio, malevel e dctil. capaz de formar ons monovalentes (cuprosos) e bivalentes (cpricos). Na prtica, somente os ons bivalentes so importantes, portanto, apenas suas reaes so consideradas. - Cdmio (Cd2+): um metal branco prateado, malevel e dctil. Dissolve-se lentamente em cidos diludos, com liberao de hidrognio. Forma ons bivalentes incolores.

OBJETIVO:

- Realizar experimentos que visam a identificao e Separao dos ctions do Grupo IV A.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
y

MATERIAIS E REAGENTES:

Tubos de Ensaio Tetinha

Soluo de HgCl 2 0,2 mol/L Cloreto Estanoso

Tubos Ensaio Tetinha

de

Soluo HgCl 2 mol/L

de 0,2

y Cloreto

Estanoso Pipeta Pasteur gua Destilada Soluo PbCl 2 mol/L


y y

Pipeta Pasteur

Soluo de PbCl 2 0,2 mol/L

de 0,2 0,2

gua Destilada

K2Cr2O7 0,2 mol/L

K2Cr2O7 mol/L

REAES DE SEPARAO

EXPERIMENTO 1: Reao com Hidrxido de Amnio Para este experimento utilizou -se 5 tubos de ensaio diferentes. Com o auxilio de pipetas de Pasteur e tetinha adicionou-se 2 gotas de soluo 02, mol/L de cloretos dos ctions do grupo IV (CuCl 2, CdCl 2, PbCl 2, HgCl2 e no caso do ction Bi 3+ utilizou-se uma soluo diluda) aos tubos de ensaio. No houve mistura das solues dos ctions, visto que cada soluo foi depositada em um tubo de ensaio diferente. Logo em seguida, ainda com o auxlio de pipeta de Pasteur e tetinha, adicionou -se a cada um dos tubos de ensaio 5 gotas de gua e algumas gotas de NH 4OH 6 mol/L. observou-se a formao de precipitados em alguns casos. Em seguida adicionou-se novamente gotas de NH4OH e observou-se os casos onde houve diluio de precipitados.

REAES DE IDENTIFICAO:

EXPERIMENTO 2: Reao com Cloreto Estanoso Em um tubo de ensaio, com o auxlio de pipeta de Pasteur e tetinha, adicionou-se 3 gotas de soluo de Hg(NO 3)2 0,2 mol/L. Em seguida adicionou se gradativamente 3 gotas de cloreto estanoso. Observou-se a formao de precipitado de colorao diferente da soluo e em seguida adicionou -se novamente cloreto estanoso at que o escurecimento do precipitado fosse total, ficando completamente preto. EXPERIMENTO 3: Pb2+ Colocou-se em um tubo de ensaio, com o auxilio de pipeta de Pasteur e tetinha, 3 gotas de Pb(NO 3)2 0,2 mol/L e em seguida, novamente com pipeta de Pasteur e tetinha, adicionou -se 3 gotas de K2Cr2O7 0,2 mol/L. observou-se a formao de precipitado de cor diferenciada. Testou -se a solubilidade da soluo formada adicionando -se algumas gotas de NaOH 6 mol/L. EXPERIMENTO 4: Cu2+ - Reao com Amnia. Em um tubo de ensaio, adicionou -se 2 gotas de Cu(NO 3)2 0,2 mol/L e em seguida adicionou-se algumas gotas de NH 4OH 6 mol/L. houve mudana na colorao da soluo devido a formao de um on complexo. Para adicionar as solues aos tubos de ensaio utilizou -se pipetas de Pasteur juntamente com a tetinha.

RESULTADOS E DISCUSSES:

EXPERIMENTO 1:

Todas as reaes aconteceram seguindo o mesmo padro. O hidrxido de amnia liberou hidroxila que em seguida reagiu com cada um dos ctions (Hg2+, Pb2+, Bi 2+, Cu2+ e Cd2+), o que resultou na formao dos precipitados, que exceto pelo Cu(OH) 2, que adquiriu um tom azulado, todos os outros foram brancos. No entanto, como em seguida o NH 4OH foi novamente adicionado, ficando em excesso, os precipitados formados pelo Cu(OH) 2 e Cd(OH)2 foram dissolvidos, adquirindo um tom azul para o cobre e incolor para o cdmio, o que indicou que houve formao dos ons complexos Cu(NH 3)42+ e Cd(NH3)42+, respectivamente para cobre e cdmio. EXPERIMENTO 2: Hg2+ - Reao com Cloreto Estanoso

O precipitado de cor branca formado deu-se a partir do Hg que foi dissociado. No entanto, a adio em excesso de cloreto estanoso levou a uma oxirreduo (Sn 2+ Sn4+) e propiciou a mudana da colorao da mistura, indicando que houve novamente formao de Hg 2Cl2.

EXPERIMENTO 3: Pb2+ - Reao com Cromato de Potssio.

Primeiramente, nesta reao houve formao de um sal, o PbCrO 4, indicado pelo precipitado amarelado que formou -se e que logo em seguida foi dissolvido pela adio de NaOH 6 mol/L, visto que o produto da reao, o PbCrO4, bastante solvel em reaes alcalinas. Esta dissoluo propiciou a formao do on PbO 22+. EXPERIMENTO 4: Cu2+ - Reao com Amnia.

O precipitado azul que formou -se aps a reao do Cu2+ e as hidroxilas liberadas pelo hidrxido de amnia caracterstica dos ons de cobre. O precipitado formado por hidrxido de cobre. Ao final do experimento obteve-se uma coloraoazul intensa, indicando a formao do on complexo tetraminocuprano II ([Cu(NH3)42+]).

CONCLUSO
Obteve-se resultados satisfatrios para todos os experimentos, visto que todos os resultados obtidos foram os esperados e indicados como corretos pela literatura, seja para as reaes de separao, quando houve a formao dos precipitados e as suas dissolues ou no em excesso de reagentes, ou para as reaes de identificao, tambm com formao ou no de precipitados com suas diluies ou oscilaes das cores das solues formadas em diferentes condies.

REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS:

VOGEL, A. I., Qumica analtica Qualitativa . Traduo de Antnio Gimeno. So Paulo: Editora Mestre Jou, 5a ed. 1981. BACCAN, N. Introduo semimicroanlise qualitativa. 3 ed. Editora da Unicamp, 1990.
LABORATRIO de Qumica Analtica Qualitativa. Disponvel em: <http://wwwp.fc.unesp.br/~galhiane/ cations_grupo_A.index.htm>. Acessado em: 19 de out. 2010. LABORATRIO de Qumica Analtica. Disponvel em: <http://wwwp.fc.unesp.br/~galhiane/cations_do_grupo_iii i.htm> Acessado em: 11 Out. 2010. LABORATRIO de Qumica Analtica Qualitativa. Disponvel em:

<http://wwwp.fc.unesp.br/~galhiane/index.htm>. Acessado em: 23/10/2010.

Potrebbero piacerti anche