Sei sulla pagina 1di 1

Policarpo Biography

Pgina 1 de 1

Policarpo
by Vania DaSilva

Introduo
Nascido em uma famlia crist por volta dos anos 70, na sia Menor (hoje Turquia), Policarpo dizia ser discpulo do Apstolo Joo. Em sua juventude costumava se sentar aos ps do Apstolo do amor. Tambm teve a oportunidade de conhecer Irineu, o mais importante erudito cristo do final do segundo sculo. Incio de Antioquia, em seu trajeto para o martrio romano em 116, escreveu cartas para Policarpo e para a Igreja de Esmirna. Nos dias do Papa Aniceto, Policarpo visitou Roma, a fim de representar as igrejas da sia Menor que observavam a Pscoa no dia 14 do ms de Nisan. Apesar de no chegar a um acordo com o papa sobre este assunto, ambos mantiveram uma amizade. Ainda estando em Roma, Policarpo conheceu alguns hereges da seita dos Valencianos, e encontrou-se com Mrcio, o qual Policarpo denominava de primognito de Satans.

A Carta de Policarpo
Apesar de escrever vrias cartas, a nica preservada at a data, foi a endereada aos Filipenses no ano 110. Nesta carta, Policarpo enfatiza a f em Cristo, e o desenvolvimento da mesma atravs do trabalho para Cristo na vida diria. Tambm faz aluso carta do Apstolo Paulo aos Filipenses e usa citaes diretas e indiretas do Velho e Novo Testamento, atestando-os como cannicos. Na mesma carta, ele repete muitas informaes recebidas dos apstolos, especialmente de Joo. Por isto, ele uma testemunha valiosa da vida e da obra da Igreja primitiva no segundo sculo. Policarpo exorta os Filipenses a uma vida virtuosa, s boas obras e firmeza, mesmo ao preo de morte, se necessria, uma vez que tinham sido salvos pela f em Cristo. As 60 citaes do Novo Testamento, das quais 34 so dos escritos de Paulo, evidenciam seu profundo conhecimento da Epstola do Apstolo aos Filipenses e outras do mesmo Testamento. Ao contrrio de Incio, Policarpo no estava interessado em administrao eclesistica, mas antes em fortalecer a vida diria prtica dos cristos.

O Martrio de Policarpo
O martrio de Policarpo descrito um ano depois de sua morte, em uma carta enviada pela Igreja de Esmirna Igreja de Filomlio. Este registro o mais antigo martirolgio cristo existente. Diz a histria que o procnsul romano, Antonino Pius, e as autoridades civis tentaram persuad-lo a abandonar sua f em sua avanada idade, a fim de alcanar sua liberdade. Ele entretanto, respondeu com autoridade: Eu tenho servido Cristo por 86 anos e ele nunca me fez nada de mal. Como posso blasfemar contra meu Rei que me salvou? Eu sou um crente! No ano 156, em Esmirna, Policarpo colocado na fogueira. Milagrosamente as chamas no o queimaram. Seus inimigos, ento, o apunhalaram at a morte e depois queimaram o seu corpo numa estaca. Depois de tudo terminado, seus discpulos tomaram o restante de seus ossos e o colocaram em uma sepultura apropriada. Segundo a histria, os judeus estavam to vidos pela morte de Policarpo quanto os pagos, por causa de sua defesa contra as heresias.

Webmaster: Rev. Eronides DaSilva Envie-nos uma Mensagem

Volte Biografia dos Pais Updated: on March 22nd, 1998.

1996-1998: Sepoangol World Ministries

http://www.sepoangol.org/policapo.htm

25/10/2010

Potrebbero piacerti anche