Sei sulla pagina 1di 6

Ensino de leitura em lngua estrangeira : a contribuio do modelo sociointeracional na construo do conhecimento e do sentido dos textos.

por Sandra Kezen


Diferentemente do modelo de decodificao (centrado no texto) e do psicolingstico (centrado no leitor), o ato de ler no modelo interacional visto como um processo que envolve tanto a informao encontrada na pgina impressa um processo perceptivo quanto a informao que o leitor traz para o texto seu pr-conhecimento, um processo cognitivo. Em linhas gerais, a direo que o fluxo da informao toma nos vrios modelos de leitura encontrados na literatura pode ser entendida como a diferena crucial entre eles. Acreditamos que o modelo sociointeracional oferece uma maneira mais apropriada para a compreenso do ato de ler. Mais ainda, concebemos o ato de ler como um ato comunicativo, ou seja, a perspectiva de como a linguagem usada na interao comunicativa entre os participantes do discurso aspectos sociais e psico-sociais corresponde viso de leitura. Assim sendo, gostaramos de sugerir que este modelo seja complementado por vises da tradio da anlise do discurso, que traz a recuperao do processo real de negociao de significado entre os participantes em uma interao comunicativa, no caso em questo, o leitor e o escritor, posicionados social, poltica, cultural e historicamente. Desta forma, na busca do significado, o leitor utiliza su a competncia textual ao interagir com o escritor atravs das pistas lingsticas que este escolheu incluir no texto. O significado do texto ento um processo caracterizado por procedimentos interacionais entre o escritor e o leitor atravs dos quais seus respectivos esquemas so negociados. Um modelo que tem esta preocupao , portanto, mais relevante para professores de leitura, pois leva em considerao os valores, crenas e projetos polticos de ambos os lados na construo do significado. Este modelo tambm sugere a relevncia pedaggica de que primordial no ensino de leitura o desenvolvimento da conscincia crtica de como a linguagem reflete as relaes de poder na sociedade atravs das quais se defrontam leitores e escritores.

Estado da questo

A bibliografia sobre leitura tem-se voltado muito mais para investigaes sobre o processo de ler, o preparo do material didtico, os objetivos de leitura, do que para o professor. A viso de leitura tem sofrido inmeras mudanas, e as prprias pesquisas sobre o ato de ler tm uma histria recente. Mais precisamente, s aps a dcada de cinqenta, realmente, os conhecimentos sobre leitura tomaram forma de modelos tericos explcitos, distinguindo -se cada um deles no que se refere ao processamento da informao e ao envolvimento leitor-texto : modelo de decodificao, psicolingstico e interacional. No primeiro, o sentido inerente ao texto, e envolve uma concepo logocntrica da linguagem. Leitura uma habilidade passiva, em que se espera que o leitor decodifique o significado de cada palavra. O fluxo da informao visto como ascendente, do texto para o leitor. Se o significado no depende da contribuio do leitor, o texto olhado como um universo em si, e o sentido monolgico, exato. Ler passa a ter um sentido, o de associar a palavra ao seu significado, por mediao fonolgica, visual ou pela lngua materna. Diante disso, espera-se que o professor de leitura em lngua estrangeira imponha-se como um expert que dita ao aluno o sentido. O ensino parte do que o aluno no sabe e o professor permanece como fonte de conhecimento e informao de quem o aluno depende. Quanto ao modelo psicolingstico, o significado no visto como exato, o texto tem como papel ativar o processo de atribuio de sentido, que depende da contribuio do leitor : este que atribui coerncia ao texto. O fluxo da informao descendente, do leitor para o texto. No ato de ler, h uma recriao do significado por meio do leitor, que ativo : ele planeja, decide, coordena habilidades e estratgias, traz para o texto expectativas, informaes, idias, crenas, seleciona pistas significativas, formula ou confirma hipteses. Muda, assim, o papel do professor de leitura. A habilidade de leitura passa a ser um problema dissociado do oral e depender de estratgias especiais. Ao professor cabe ajudar o aluno, portanto, a desenvolver essas estratgias de compreenso e controlar o impulso de interveno em sala de aula. Pesquisas atuais mostram tanto a leitura quanto a aprendizagem como resultantes de procedimentos sociointeracionais. Este modelo de leitura interacional no sentido de que derivado de uma viso interacional do fluxo da informao na linha de teorias de esquema ; e do discurso, entendido aqui como o processo comunicativo entre leitor e escritor na negociao do sentido do texto. Assim, o sentido criado atravs da interao entre autor, leitor e texto. Nessa viso de leitura, o significado no intrnseco ao texto, mas construdo pelos participantes do discurso. Este tem sentido potencial, que o leitor reconstri por meio de sua interao com o texto e baseando-se em pistas fornecidas pelo

autor e em seu conhecimento prvio. Pode, portanto, variar de leitor para leitor. O fluxo da informao bidirecional : ascendente ( do texto para o leitor) e descendente ( do leitor para o texto). Espera-se que o professor assuma uma srie de papis diferentes : introduzir e praticar estratgias de leitura, estimular o envolvimento do leitor, compensar as variaes culturais de cada leitor, minimizar dificuldades e maximizar a compreenso. Para que o sentido em aula de leitura seja negociado, construdo, partilhado social e dialogicamente, tem que haver a co-participao dos atores em sala de aula. O professor agora mais um consultor, um mediador, que facilita a leitura, monitora e explora os processos de leitura dos alunos. Ele transfere ou partilha com os alunos a responsabilidade no aprendizado. Continua a ter autoridade, mas sem exercer seu poder, deve criar confiana, garantir continuidade e mostrar envolvimento. Silberstein (1987) descreve outras implicaes para a preparao e uso do material de leitura, apontando para este modelo, no qual a leitura vista como um processo ativo :

O leitor forma preliminarmente expectativas sobre o material, ento seleciona algumas pistas mais produtivas necessrias para confirmar ou rejeitar estas expectativas. um processo de amostragem no qual o leitor usa seu conhecimento de vocabulrio, de sintaxe, de discurso e de mundo. A habilidade de leitura depende de uma coordenao de um nmero de habilidades e estratgias especiais.

Contudo, no estamos familiarizados com a idia de leitura como um processo durante o qual continuamente levantamos hipteses para depois as rejeitarmos, confirmarmos ou redefinirmos. Precisamos entender que ler um ato de comunicao, como afirma Nuttall (1982) em :

Ler, dentro desta viso, um processo interativo como conversar porque tanto o leitor como o escritor dependem um do outro.

Contudo, a leitura tambm um processo social, como explicita Moita Lopes

(2001) quando escreve que :

A leitura no ocorre num vcuo social. primordial no ensino de leitura o desenvolvimento da conscincia crtica de como a linguagem reflete as relaes de poder na sociedade atravs das quais se defrontam leitores e escritores. Ler, , portanto, saber-se envolvido em uma interao com algum em um momento scio-histrico especfico e que o escritor, como qualquer interlocutor, usa a linguagem a partir de um lugar social marcado. Ler se envolver em uma prtica social. Portanto, os projetos polticos d e escritores e leitores esto em jogo, isto , a noo de poder intrnseca aqui.

Fairclough (1989), indo alm, explica a relao entre lngua e poder em : A lngua essencialmente envolvida com o poder, ela luta pelo poder e ela envolvida dessa maneira por suas propriedades ideolgicas.

Uma outra decorrncia da participao do leitor na construo do sentido dos textos a influncia das identidades sociais no uso da lngua. Com muita propriedade, Hall (1995) esclarece o papel de nossas identidades sociais nesta interao :

Nossas vozes em uma interao so limitadas por mais coisas que os sentidos convencionais j existentes nos elementos que usamos. Nossa participao tambm limitada por quem somos, como percebemos o outro e como acreditamos que o outro nos percebe.

A leitura crtica nunca foi encorajada em aulas de lngua estrangeira. Pelo contrrio, a leitura tem sido uma atividade no-problematizada, simplesmente algo que acontece quando o leitor encontra o texto. Muitas vezes os professores tm a prtica de pular a leitura, ou mand-la como tarefa de casa, sem dar-lhe a devida importncia. Os textos dos livros no so selecionados pelo seu potencial desafiador, para levar o aluno a pensar. Eles so apenas considerados veculos para a apresentao e/ou fixao de estruturas lingsticas, vistos como um material de interesse geral, de contedo seguro e no

questionado. Wallace (1990) confirma este ponto de vista em :

Os alunos de lngua estrangeira so freqentemente marginalizados como leitores. O que est faltando (a) uma tentativa de situar a leitura e a escrita em um contexto social ; (b) o uso de textos provocativos e (c) uma metodologia para a interpretao crtica dos textos.

Textos no podem ser considerados produtos isolados. E, no entanto, na sala de aula de lngua estrangeira este o procedimento padro o texto trazido para a sala ou ento est no livro, lido e talvez analisado ou seguido de exerccios. Muitas vezes no se sabe a autoria, a data nem a origem dos textos. Eles no tm histria. Entretanto, estes elementos fazem parte do sentido de um texto. Temos que saber alguma coisa sobre a situao histrica na qual um texto foi escrito, as circunstncias de sua produo e como este texto se situa em relao a outros textos. aqui que os saberes da anlise do discurso podem elucidar nossa prtica pedaggica quanto compreenso de textos, ajudando professores e alunos a responderem perguntas como : quem produziu o texto; para quem ele foi produzido (o pbli co-alvo) ; por que ele foi produzido; este tipo de texto relevante para voc/ por qu/ por que no. Tais questes ajudariam a refletir sobre os aspectos do poder no mundo real que tipo de influncias sociopolticas afetam o que se publica, onde e de qu e forma.

Referncias Bibliogrficas ELLIS, R. Understanding Second Language Acquisition . Oxford : Oxford University Press, 1982. FAIRCLOUGH, N. Language and Power. New York, Longman, 1989. FAIRCLOUGH, N. Discourse and Social Change. Cambridge : Polity Press, 1992. GRELLET, F. Developing Reading Skills. Oxford : Oxford University Press, 1981. HALL, J. K. (Re)creating our worlds with words : a sociohistorical perspective of face to face interaction. In : Applied Linguistics, Vol. 16, pp. 206 230, 1995. KLEIMAN, A. Leitura : Ensino e Pesquisa. Campinas, Pontes, 1989.

KLEIMAN, A. Texto e leitor. Campinas, Pontes, 1989. MOITA LOPES, L. P. Oficina de Lingstica Aplicada. Campinas, Mercado de Letras, 1996. MOITA LOPES, L. P. Um modelo interativo de leitura : sua relevncia pedaggica. Anais do Grupo de Estudos Lingsticos de So Paulo (GEL). Unicamp, 1987 NUNAN, D. Research methods in language learning . Cambridge : Cambridge University Press, 1992. NUNES, M. B. Redescobrindo o papel do professor de leitura em lngua estrangeira. In : CELANI, M. A. A. (org.) Ensino de Segunda Lngua : Redescobrindo as Origens. EDUC , 2000, pp. 107 -132 NUTTALL, C. Reading Skills in a Foreign Language. Cambridge : Cambridge University Press, 1982. NUTTALL, C. Teaching Reading as a Foreign Language. London : Heinemann, 1996. RICHARDS, J. and RODGERS, T. Approaches and Methods in Language Teaching. Cambridge : Cambridge University Press, 1986. RICHARDS, J. Language Teaching Matrix. Cambridge : Cambridge University Press, 1990. SILBERSTEIN, S. Techniques and Resources in Teaching Reading . Oxford : Oxford University Press, 1987. SILBERSTEIN, S. Let s take another look at reading : Twenty-five years of reading instruction. English Teaching Forum, 25, p 28 35. 1987. WALLACE C. Reading. Oxford : Oxford University Press, 1992.66 WALLACE C. Critical literacy awareness in the EFL classroom. In FAIRCLOUGH, N. (ed.) Critical Language Awareness. Longman, 1992, pp. 59 -92. WIDDOWSON, H. G. Learning Purpose and Language Use. Oxford : Oxford University Press, 1983. WIDDOWSON, H. G. Aspects of Language Teaching . Oxford : Oxford University Press, 1990.

Potrebbero piacerti anche