Sei sulla pagina 1di 8

O Livre-Arbtrio, segundo Jocax

Joao Carlos Holland de Barcellos, Marco/2001 reviso: junho, 2011.


"A ao consciente vem do 'acaso', isto , de aes inconscientes da fisica cerebral"(jocax)

-Introduo A importncia do Livre-Arbtrio (LA) relaciona-se no somente tica, atravs da responsabilidade pelos atos e escolhas, mas tambm ao nosso prprio sentimento de que estamos no controle de nossas aes: seriam estes sentimentos simples alucinaes? Costuma se dizer que se temos LA ento somos responsveis pelos nossos atos, e, portanto, passiveis de sermos julgados e punidos por eles. prrequisito do LA a liberdade de escolha, pois sem esta liberdade no existiria a possibilidade de mudarmos nossos atos, e assim no poderamos ser responsabilizados por eles. O LA esta associado conscincia, e sua ausncia implicaria a falta de arbtrio. Como o conceito de LA esta intrinsecamente relacionado liberdade - como condio necessria - ento o estudo da liberdade seria uma possvel forma de delimitar ou mesmo refutar a existncia do LA. O Filosofo David Hume [1] dizia sobre o LA: "Ou nossas aes so predeterminadas, caso em que no somos responsveis por elas, ou bem resultam de eventos aleatrios, caso em que tambm no somos responsveis por elas". E, como consequncia, estaramos livres das penas que nos so impostas pelo julgamento de nossos atos? No necessariamente, pois poderamos arguir que nossa sociedade, o jri, ou o tribunal, tambm estaria predeterminado a fazer o julgamento e promulgar o veredicto da mesma forma que o ru que praticou o ato em questo. Ou seja, a inexistncia do LA no absolveria o ru de seu julgamento e de sua pena, pois as razes que levaram o ru a praticar o crime (predeterminadas ou aleatrias) poderiam ser as mesmas que levariam a sociedade a imputar-lhe o julgamento e a pena. -O Determinismo Antes do advento da mecnica quntica pensava-se que de posse das leis fsicas e do estado inicial do universo se poderia predizer todo o comportamento futuro do cosmo. Isto o universo seria intrinsecamente determinista, era o Universo Laplaciano.

Devemos observar que neste modelo laplaciano tudo j estaria previamente determinado a acontecer, pois as leis fsicas, que se acreditava verdadeiras na poca, eram deterministas e bastaria um hipottico supercomputador para que pudssemos prever o futuro de tudo, e at mesmo o que cada ser humano estaria pensando em qualquer instante. Como disse Joao Miranda neste contexto: "As coisas so como so porque no poderiam ser diferentes". Este determinismo fsico absoluto implicaria na existncia do destino. O destino seria ento a predeterminao total, no s da vida das pessoas, mas tambm de todo o universo. importante notar que mesmo que no dispusssemos de uma mquina capaz de realizar tais operaes, esta impossibilidade pratica no significaria a existncia da liberdade e sim que esta no existiria. Isto quer dizer que no modelo de Universo Laplaciano a liberdade seria uma iluso e o LA definitivamente no poderia existir. - Indeterminismo Contudo, com o advento da mecnica quntica (MQ), e o Principio da Incerteza (Heisemberg-1926) [3], que estabelece a impossibilidade da determinao da posio e velocidade de uma partcula num dado instante com preciso arbitrria, todo o modelo do Universo determinista cai por terra e o cosmo volta a no ser determinista. Poderamos pensar que a prpria MQ poderia ser refutada no futuro e o universo poderia voltar a ser determinista, entretanto, mesmo sendo esta hiptese extremamente improvvel, Jocax conjecturou (2001), usando o teorema da incompletude de godel, que, independente das leis fsicas vigentes, o universo sempre ser no determinista [2]. - Dentro da Hiptese Materialista Se o LA no pode mais ser refutado pela impossibilidade do determinismo universal ser vlido, isto no implica que ele exista. Sendo impossvel determinar o estado futuro do universo no significa que no possamos predeterminar o estado futuro de um subsistema fsico com suficiente preciso, como, por exemplo, saber o que um determinado crebro iria escolher num determinado contexto. O LA est associado mente e a conscincia que so produtos do processamento cerebral. Mas como o crebro um sistema fsico poderemos razoar que pelo menos parte de nosso LA possa ser predeterminado por certas condies de contorno de modo que no poderamos escapar de certas escolhas. E aqui entra um ponto importante: Embora sintamos e pensamos que temos LA para uma livre escolha de opes isso, na verdade, pode no passar de uma iluso: "a iluso do livre arbtrio":

Se tivssemos o conhecimento do funcionamento do crebro e o de sua configurao interna, poderamos, em princpio, prever, em determinados casos, quais reaes seriam tomadas (outputs) para um dado estimulo (input) externo. Mas estas previses estariam limitadas pela preciso terica de nossas leis fsicas. E, quanto mais dependente de fenmenos aleatrios qunticos fossem os processos cerebrais envolvidos, menor seria nossa certeza na previsibilidade do comportamento. Uma pergunta poderia surgir naturalmente: Se o determinismo no mais existe, e se fenmenos aleatrios participam de nossas escolhas podemos dizer que o LA ainda pode existir? O imbrglio todo deste problema est na conceituao do que seja o eu: O que seria o eu que faz as escolhas? Dentro da hiptese materialista, que estamos assumindo desde o incio, e que a hiptese mais aceita pela cincia atualmente, a conscincia e a mente, so um produto do funcionamento do crebro. Ento o euconsciente est contido neste crebro. Mas, como mostrou Libet [4], a conscincia no funciona sozinha. No Experimento de Libet, Libet demonstrou que a conscincia, tal qual a sentimos, resultado de processos cerebrais internos e inconscientes (Ver apndice abaixo). Estas evidncias implicam que nosso eu que faz escolhas envolve uma boa parcela do crebro que faz processamentos internos inconscientes, da qual nossa percepo consciente apenas uma parte. Mas nosso corpo fsico tambm parte de nosso ser, o crebro a parte principal de nosso ser. Ento os processos fsicos que o crebro processa so, na realidade, o nosso eu em processamento! Isto , as reaes fsico-qumicas que ocorrem no crebro e que produzem a mente so o nosso prprio ser em funcionamento. E no importa se existem dados-qunticos, i.e., fenmenos aleatrios (ou no) determinando nosso pensamento: Eles so o nosso eu em processamento, estes fenmenos fsicos fazem parte do nosso ser, do nosso prprio eu.

- A Hiptese no materialista Embora eu (e os cientistas da mente e do crebro em geral) no concorde com a "conscincia fora do corpo", posso elucubrar um pouco sobre esta hiptese anticientfica. Assim sendo, SUPONHA que exista algo que no dependa de entidades fsicas, responsvel por nosso arbtrio. Chamemos este algo de alma. Podemos ento perguntar "como a alma chega a uma escolha? Se a alma faz algum tipo de processamento lgico para avaliar e fazer uma escolha (por exemplo, quando a pessoa joga uma partida de xadrez) pode-

se arguir que este processamento lgico seria dirigido por mdulos menores algo que poderamos chamar de a "fsica das almas". Neste caso, cairamos no mesmo "problema" que tnhamos originalmente s que trocando o materialismo-fsico pela "fsica das almas"! De modo que nosso arbtrio seria determinado pelas reaes de causa e efeito da "fsica das almas". E se a fsica das almas for determinista? Ento a alma no poderia ter arbtrio! Agora, se o processamento lgico das almas no for feito por entidades logicas mais simples ento seria o caso de perguntar: -Como uma alma faz uma escolha lgica?. Bom, se no temos uma resposta para esta questo tambm no podemos afirmar - da mesma forma - que temos um livre arbtrio, pois no sabemos se o "processamento espiritual" de causas e efeitos da fsica das almas no deixa escolha alguma alma!

- Concluses E finalmente chegamos num ponto importante: A capacidade do crebro de escolher pode ser decomposta em duas partes: Uma parte determinada pela sucesso de causas e efeitos governada em ltima instncia pelas leis da fsica-clssica. A outra parte, talvez de menor peso, seria devido aleatoriedade inerente aos processos eletroqumicoqunticos da maquinaria cerebral. Podemos concluir ento que o Livre-Arbtrio-clssico no uma entidade real e sim um pseudo-conceito atrelada a uma pequena parte do crebro conhecida como o eu-consciente que, pelas evidncias apontadas por Libet, no a responsvel por nossas escolhas e sim uma parte inconsciente [5] de nosso crebro. Uma reviso deste conceito deveria propor que devemos encarar nossa capacidade de escolha como fruto da complexidade neurolgica cerebral, em grande parte pr-determinada geneticamente, como tambm dos dados nele armazenados no decorrer da vida e de fenmenos aleatrios da mecnica quntica. Se o LA no existe no sentido clssico do termo como uma entidade una e consciente que controla nossas escolhas- podemos dizer que existe como produto da complexidade inconsciente cerebral que parte integrante de nosso ser: Somos tambm nosso corpo, nosso crebro. Nossa mente no pode separar-se de nosso crebro da mesma forma que o fogo no pode separar-se do combustvel que o produz. Assim, os impulsos sinpticos que percorrem os neurnios, bem como as interaes eletroqumicas e qunticas- aleatrias produzidas, somos ns que os estamos produzindo,

pois disso que somos feitos. Ento podemos dizer controlamos nosso livrearbtrio, pois nosso crebro que produz as escolhas, e no com o nosso arcaico modulo-consciente que parece servir apenas como um mdulo cerebral mais passivo que ativo, talvez para sentirmos as aes tomadas e compartilha-las com outros mdulos internos do crebro.

Apndice
O articulista Luiz Felipe de Castro Silva postou no Frum Ctico o texto do qual eu extraio o seguinte fragmento: 1 - O Experimento de Libet(Wikipdia) 1.1 Equipamentos Para avaliar a relao entre o potencial de prontido inconsciente e sentimentos subjetivos de vontade e ao, Libet necessitou de um mtodo objetivo de marcar a experincia subjetiva consciente da vontade de executar uma ao no tempo, e depois comparar essas informaes com dados de registro da atividade eltrica do crebro durante este mesmo intervalo. Para isso, Libet necessitou de equipamentos especializados. O primeiro deles foi o osciloscpio de raios catdicos, um instrumento tipicamente usado para o grfico da amplitude e freqncia de sinais eltricos. Com alguns ajustes, entretanto, o osciloscpio pode ser feito para funcionar como um cronmetro: em vez de exibir uma srie de ondas, a sada foi um nico ponto que poderia ser feito para viajar em um movimento circular, similar aos movimentos de um segundo mo em torno de um relgio. Este timer foi ajustado para que o tempo que levou para o ponto de viajar entre os intervalos marcados no osciloscpio fosse de aproximadamente quarenta e trs milsimos de segundo. Como a velocidade angular do ponto permanecia constante, qualquer mudana na distncia poderia facilmente ser convertida em tempo gasto para percorrer essa distncia. Para monitorar a atividade cerebral durante o mesmo perodo, Libet utilizado um eletro-encefalograma (EEG). O EEG usa pequenos eletrodos colocados em vrios pontos no couro cabeludo que medem a atividade neuronal no crtex, a parte exterior do crebro, que est associado com maior potncia. A transmisso de sinais eltricos em todas as regies do crtex causas diferenas na tenso medida entre os eletrodos de EEG. Estas diferenas de tenso refletem mudanas na atividade neuronal em reas especficas do crtex. Para medir o tempo real do ato motor voluntrio, um eletromigrafo (EMG) registrou o movimento do msculo atravs de eletrodos na pele sobre o msculo do antebrao ativado. O tempo de EMG foi tomado como tempo zero em relao qual todas os outros tempos foram calculados. 1.2 Metodologia Pesquisadores que realizarem o experimento de Libet devero pedir a cada participante que se sentem em uma mesa na frente do timer osciloscpio. Eles devero fixar os eletrodos de EEG no couro cabeludo do participante, e,

ento, instruir os indivduos para realizarem alguns pequenos e simples movimentos, como pressionar um boto, ou flexionar um dedo ou o pulso, dentro de um determinado perodo de tempo. O nmero de movimentos que os indivduos devero realizar neste intervalo de tempo no necessita ser limitado. Durante o experimento, o indivduo voltar a ser convidado a observar a posio do ponto no timer osciloscpio quando "ele / ela ficaram, pela primeira vez, ciente do desejo ou vontade de agir" (ensaios de controle com o equipamento de Libet demonstram uma confortvel margem de erro de apenas -50 milissegundos). Pressionando o boto, tambm se registra a posio do ponto sobre o oscilador, desta vez por via electrnica. Ao comparar a hora marcada do boto de empurrar e da deciso consciente do sujeito para agir, os pesquisadores conseguiro calcular o tempo total do ensaio da vontade inicial do indivduo atravs da ao resultante. Em mdia, cerca de duas centenas de milissegundos decorrem entre a primeira apario de vontade consciente para pressionar o boto e o ato de pression-lo. A partir de 2008, o resultado prximo de uma deciso pode ser encontrada no estudo da atividade cerebral no crtex frontal e parietal at 7 segundos antes que o indivduo tornava-se ciente da sua deciso [5].

Os pesquisadores tambm analisaram as gravaes de EEG para cada ensaio em relao a cronologia da ao. Notou-se que a atividade do crebro envolvida na iniciao da ao, centrada principalmente no crtex motor secundrio, ocorreu, em mdia, cerca de cinco centenas de milissegundos antes do desejo em realizar o movimento, que terminou com o pressionar do boto. Ou seja, os pesquisadores registraram a atividade cerebral de da rea motor, inconsciente, trs milsimos de segundo antes dos indivduos relatarem a primeira percepo consciente da vontade de agir. Em outras palavras, as decises aparentemente consciente de agir foram precedidos por acmulo de carga eltrica no crebro, na rea inconsciente(motora) - esse acmulo veio a ser chamado potencial Bereitschaftspotential ou potencial de prontido. 2 Concluses do Experimento(Wikipdia) Os experimentos de Libet sugerem que os processos inconscientes do crebro so os verdadeiros iniciadores dos atos volitivos e, o livre-arbtrio, portanto, no desempenha nenhum papel no seu incio. Se o crebro j tomou medidas para iniciar uma ao antes que ns estejamos cientes de vontade de realiz-la, o papel causal da conscincia na vontade totalmente eliminada. Libet considera que vontade consciente exercida sob a forma de "poder de veto" (s vezes chamado livre-no); Tornar-se consciente do movimento necessrio para permitir que o acmulo inconsciente do potencial de prontido possa ser transformado em um movimento. Enquanto a

conscincia no desempenha nenhum papel na instigao de atos volitivos, ele mantm um papel a desempenhar na forma de supresso ou recusa de determinados actos instigado pelo inconsciente. Segundo Libet, todo mundo j experimentou a reteno de realizar um desejo inconsciente. Uma vez que a experincia subjetiva da vontade consciente de agir precedeu a ao de apenas 200 milissegundos, isto deixa apenas a conscincia 100-150 milissegundos para vetar uma ao (isto porque o final de 50 milissegundos antes de um ato so ocupados pela ativao da medula neurnios motores do crtex motor primrio, e a margem de erro indicado por testes utilizando o oscilador tambm devem ser considerados). A interpretao de Susan Blackmore's, que o senso comum, "que a experincia consciente demora algum tempo a construir e muito lenta para ser responsvel por fazer as coisas acontecerem." Extrado de : http://clubecetico.org/forum/index.php?topic=24447.0 http://en.wikipedia.org/wiki/Benjamin_Libet

REFERNCIAS
[0] Texto Original
http://groups.yahoo.com/group/Genismo/message/211

[1] Livre-arbtrio vs. indeterminismo


http://pt.wikipedia.org/wiki/David_Hume#Livrearb.C3.ADtrio_vs._indeterminismo

[2] Jocax prova o indeterminismo universal?


http://groups.yahoo.com/group/Genismo/message/178 http://groups.yahoo.com/group/Genismo/message/180 [3] Princpio da incerteza de Heisenberg http://pt.wikipedia.org/wiki/Princ%C3%ADpio_da_incerteza_de_Heisenberg [4] O Experimento de Libet http://clubecetico.org/forum/index.php? PHPSESSID=79e1ecfccfb4a48bb743d386f3e88936&topic=24447.0 http://en.wikipedia.org/wiki/Benjamin_Libet [5] Multi-Conscincia http://www.overmundo.com.br/banco/multi-consciencia

Potrebbero piacerti anche