Sei sulla pagina 1di 2

Matria: S. O.

GERENCIAMENTO DE MEMRIA
y

Prof. Fbio

Data: 16/06

y y y

Atualmente o computador utiliza uma hierarquia de memria (Cache, RAM, Disco); o 1 Registradores (trabalham na frequencia da CPU) o 2 Cache (ltimos dados utilizados) o 3 Demais componentes da memria (RAM, Disco, etc). Cabe ao S. O. gerenciar estes dispositivos (gerenciador de memria); A funo do gerenciador alocar e desalocar processos (residentes e no residentes); Tambm gerencia a troca de processos entre memria e HD (SWAP).

Sistemas de gerenciamento de memria:


y

Dividem-se em:  Simples: monoprogramado sem paginao. y Memria simples apresenta um espao nico.  Sistemas com paginao: multiprogramado. y Memria multiprogramada aquela que foi seccionada em vrias partes (n parties).

Monoprogramao: Sistema simples: memria compartilhada entre programas de usurios e S. O.


y y

somente um programa executado por vez (s pode iniciar outro processo quando o que est rodando for finalizado h desperdcio do restante da memria, que no est em uso); pode ser representado por variaes: o Programas de usurio / Sistema operacional (memria primria): foi inicialmente empregado em computadores de grande porte e minicomputadores (PDP-11) o S. O. em ROM / Programa de usurio (ambos na ROM Read Only Memory): modelo utilizado em computadores de mo (Palmtops) e em sistemas embarcados. o Drivers de dispositivos em ROM / Programas de usurio / S. O. em RAM (todos na ROM): Este padro faz parte dos primeiros modelos de PCs (Computadores Pessoais) com o sistema DOS (Disk Operation System), nos quais parte do sistema contida em ROM denominada BIOS (Basic Imput Output System).

Multiprogramao:
y

Multiprogramao com parties fixas: - consiste em dividir a memria em vrias parties. - ao chegar, o processo pode ser inserido a uma partio atravs de uma fila de entrada. - pode haver fragmentao interna (dentro do espao de endereamento de memria) quando o processo menor que o espao de endereamento (Ex: um processo de 5 k ocupando um espao de 30 k ou seja, 25 k ficam ociosos nesse espao).

Multiprogramao com parties dinmicas: se adqua ao espao de endereamento do processo. - Quando o processo A encerrado fica um espao de 10 k vago na memria, gerando uma fragmentao externa. - Duas solues para fragmentao externa: 1. conforme os programas terminam apenas os espaos livres adjacentes so reunidos, produzindo reas livres maiores. 2. envolve a realocao de todas as parties ocupadas, eliminando todos os espaos entre elas e criando uma nica rea livre (realoca todos os processos novamente). Obs.: mesmo conceito de desfragmentao de disco, s que na memria.

SWAP (Troca) O swapping uma tcnica aplicada gerncia de memria para programas (processos) que esperam por memria livre para serem executados. Nessa situao, o sistema escolhe um processo residente que transferido da memria primria para a memria secundria. Um espao do HD usado como rea de troca (SWAP), ou seja, auxiliar na troca de processos na memria. Um dos processos com menor prioridade (geralmente em estado de espera) alocado no HD e depois volta (swap out tira da memria e aloca no HD, onde termina sua execuo e posteriormente volta para o mesmo espao de endereamento original swap in).

TRABALHO - Temas 1. Gerenciamento de memria virtual a. Espao de endereamento virtual b. Mapeamento c. Memria virtual i. paginao ii. segmentao 2. Sistema de arquivos a. Arquivos b. Diretrios c. Gerenciamento de alocao de espao em disco d. Proteo de acesso ao disco

Potrebbero piacerti anche