Sei sulla pagina 1di 3

A Vibrao e a Histria A vibrao est presente j nos primeiros tempos da Histria da Humanidade.

Instrumentos rudimentares, como apitos e tambores, tm no seu princpio de funcionamento, um problema vibratrio como essncia. Estes instrumentos tiveram muita importncia entre os povos primitivos como meios de comunicao. Mais tarde, vrios instrumentos musicais (percusso, cordas, metais, etc.) foram concebidos, aproveitando movimentos vibratrios, geradores de ondas sonoras. O desenvolvimento da teoria da vibrao resultou dos avanos das cincias bsicas das quais deriva: matemtica e mecnica geral. A origem, em termos histricos, encontra-se nos antigos filsofos gregos do primeiro milnio antes de Cristo. Pitgoras estabeleceu um mtodo racional de medir frequncias sonoras (origem do diapaso) podendo ser considerado como o fundador da acstica. Realizou experincias com martelos, cordas, tubos e placas criando o primeiro laboratrio de pesquisas em vibraes conhecido. A importncia do estudo da vibrao A maioria das atividades humanas envolve alguma forma de vibrao. Ns ouvimos porque o tmpano vibra, ns vemos porque ondas luminosas se propagam. A respirao est associada vibrao dos pulmes, os batimentos cardacos so movimentos vibratrios, a fala se fundamenta na vibrao das cordas vocais e os movimentos humanos envolvem oscilaes de braos e pernas. No campo tecnolgico, as aplicaes de vibraes na engenharia so de grande importncia nos tempos actuais. Projetos de mquinas, fundaes, estruturas, motores, turbinas, sistemas de controle e outros exigem que as questes relacionadas com as vibraes sejam tidas em conta. Em muitos sistemas de engenharia, o ser humano actua como parte integrante do mesmo. A transmisso de vibraes para o ser humano resulta em desconforto e perda de eficincia.As vibraes de painis de instrumentos podem produzir mal funcionamento ou dificuldade de leitura de medidores. Portanto um dos propsitos importantes do estudo de vibrao a reduo dos nveis vibratrios atravs do projecto e montagem adequada da mquina. Sempre que a frequncia natural de vibrao de uma mquina ou estrutura coincide com a frequncia da fora externa atuante, ocorre um fenmeno conhecido como ressonncia, que leva a grandes deformaes e falhas mecnicas. Um exemplo clssico o da ponte de Tacoma Narrows (figura I), nos Estados Unidos. Inaugurada em Julho de 1940, que colapsou a 7 de Novembro do mesmo ano quando entrou em ressonncia induzida pelo vento. Em virtude dos efeitos devastadores que podem surgir em mquinas e estruturas, os testes vibratrios tornaram-se num procedimento padro no projeto e desenvolvimento da maioria dos sistemas em engenharia.

Ilustrao 1Ponte de Tacoma Narrows durante vibrao induzida pelo vento

Por outro lado, as vibraes tambm podem ser utilizadas com proveito em vrias aplicaes industriais. Esteiras transportadoras, peneiras vibratrias, compactadores, misturadores, mquinas de lavar e outras, utilizam as vibraes no seu princpio de funcionamento. A vibrao tambm pode ser til em testes de materiais, processos de soldagem. Os ultra-sons so largamente utilizados em medicina (obstetrcia, destruio de clculos renais, etc.). A vibrao tambm pode ser utilizada para simular terremotos, em pesquisas geolgicas e para conduzir estudos no projeto de reatores nucleares.

Sempre que a frequncia natural de vibrao de uma mquina ou estrutura coincide com a frequncia da fora externa atuante, ocorre um fenmeno conhecido como ressonncia, que leva a grandes deformaes e falhas mecnicas. Um exemplo clssico o da ponte de Tacoma Narrows (figura I), nos Estados Unidos. Inaugurada em Julho de 1940, que colapsou a 7 de Novembro do mesmo ano quando entrou em ressonncia induzida pelo vento. Em virtude dos efeitos devastadores que podem surgir em mquinas e estruturas, os testes vibratrios tornaram-se num procedimento padro no projeto e desenvolvimento da maioria dos sistemas em engenharia.

Ilustrao 2Ponte de Tacoma Narrows durante vibrao induzida pelo vento Por outro lado, as vibraes tambm podem ser utilizadas com proveito em vrias aplicaes industriais. Esteiras transportadoras, peneiras vibratrias, compactadores, misturadores, mquinas de lavar e outras, utilizam as vibraes no seu princpio de funcionamento. A vibrao tambm pode ser til em testes de materiais, processos de soldagem. Os ultra-sons so largamente utilizados em medicina (obstetrcia, destruio de clculos renais, etc.). A vibrao tambm pode ser utilizada para simular terremotos, em pesquisas geolgicas e para conduzir estudos no projeto de reatores nucleares.

Potrebbero piacerti anche