Sei sulla pagina 1di 8

Acupunctura no Idoso.

Maria Bernardete Reis Leite


1

Ser simples difcil. A tentao universal para complicar as coisas, alis, tem-se revelado desastrosa ao longo dos sculos e muito daquilo que poderia ter sido sempre to simples vai tomando propores caticas.
Laurinda Alves

A Acupunctura um importante elemento da Medicina Tradicional Chinesa. Esta comeou a ser utilizada h mais de 2500 anos e a sua teoria j estava devidamente desenvolvida h muito tempo atrs, como revelado em muitos dos clssicos Chineses.2 A palavra Acupunctura provm do latim: acus que significa agulha e punctura que significa picar. No entanto a traduo literal do termo chins possui um sentido mais amplo. No chins, Zhen Jiu Fa significa O Mtodo das Agulhas e da Moxa. esta associao do uso das agulhas com a Moxabusto (combusto da planta Artemisia Vulgaris) que usualmente se verifica na prtica da Acupunctura. Como parte integrante da Medicina Tradicional Chinesa, a Acupunctura teve origem no pensamento Chins o Taoismo. Tao o caminho, a via, o mtodo da manuteno da harmonia e do equilbrio da vida. Tao a origem de todas as coisas, o Universo. Do Tao surgem duas energias opostas, complementares e interdependentes o Yin (Terra) e o Yang (Cu) que se encontram em constante movimento e transformao almejando o equilbrio. Todos os fenmenos do universo so ento explicados pelo movimento do Yin e do Yang, como a noite (Yin) e o dia (Yang); o frio (Yin) e o calor (Yang); o repouso (Yin) e a actividade (Yang); a tristeza (Yin) e a alegria (yang).

Licenciada em Enfermagem. Acupunctora. Email: marial@portugalmail.pt World Health Organization Guidelines on Basic Training and Safety in Acupuncture, 1999, in: http://www.who.int/en/.
1 2

O Homem situa se entre o Cu e a Terra, com os quais interage. O seu equilbrio depende assim das emanaes celestes clima e suas variaes, e telricas condies geogrficas e ocorrncias geofsicas. A Medicina Tradicional Chinesa conceptualiza o Homem como um ser energtico, constitudo por uma rede de meridianos e estruturas conexas (rgos e vsceras) que permitem o fluxo harmonioso da energia. O Homem um todo, num todo que o Universo. um ser fsico energtico, emocional, mental e espiritual. Todos estes planos influenciam o seu estado de sade e na doena, e todos eles so fundamentais para o diagnstico e respectivo tratamento. A doena, nesta medicina, surge quando a livre circulao do Qi (Energia vital) comprometida. O excesso, insuficincia, bloqueio ou irregularidade na circulao do Qi, levam a diversos estados de doena, identificados por sndromes. A acupunctura insere-se no paradigma holstico. Deste modo, mais importante do que a identificao da doena a pessoa que possui essa mesma doena. Na acupunctura no se tratam doenas nem doentes, tratam-se sim pessoas que esto a sofrer com uma determinada doena. Para os Ocidentais comum verificar que diferentes pessoas respondem de modos diferentes a iguais diagnsticos e tratamentos. Um idoso feliz com famlia vai reagir de diferente modo ao diagnstico e tratamento de um cancro, relativamente a um idoso deprimido que vive s e isolado dos amigos. Devero ter o mesmo tratamento? Urge uma mudana de paradigma na nossa sociedade Ocidental. O plano emocional e mental so fundamentais nas respostas ao tratamento. A acupunctura tem por objectivo a manuteno ou o restabelecimento do equilbrio energtico do organismo atravs da insero de finas agulhas em pontos especficos dos meridianos na pele, bem como pela aco do calor obtido pela moxabusto. Nos dias de hoje so tambm adicionadas tcnicas como o laser e a electroestimulao. Cincia e Acupunctura Estudos cientficos recentes confirmam a eficcia da Acupunctura, sustentando deste modo as milenares descobertas empricas. Os avanos nos conhecimentos em neurofisiologia permitiram definir a acupunctura como um mtodo de estimulao neural perifrica, cujo objectivo promover mudanas nas funes

sensoriais, motoras e autonmicas, viscerais, hormonais, imunitrias e cerebrais, com resultados teraputicos. Os mecanismos de aco da Acupunctura esto consolidados a partir do paradigma da resposta fisiolgica da estimulao neural.
3

A Organizao Mundial de Sade (OMS) recomenda e incentiva o uso da Acupunctura tendo estabelecido estratgias para o desenvolvimento de uma poltica para a prtica da Medicina Tradicional e Medicina Tradicional Chinesa atravs da elaborao do documento: Estratgia da OMS Sobre Medicina Tradicional 2002 2005.4 Envelhecimento e Acupunctura No Nei Jing, um dos mais importantes e antigo tratado de Medicina Tradicional Chinesa, que consiste num erudito dilogo entre o Imperador Amarelo e Chi Po, mestre divinamente inspirado, descreve-se o envelhecimento: Quando a mulher atinge a idade de quarenta e dois anos, o pulso das trs regies do Yang deteriora se na parte superior do corpo, o rosto engelha se todo e o cabelo comea a embranquecer. Quando atinge a idade de quarenta e nove anos j no pode engravidar e a circulao do pulso da grande artria diminui. A menstruao acaba (...) Na idade de quarenta anos, as emanaes dos testculos diminuem, o cabelo comea a cair e os dentes a apodrecer. Aos quarenta e oito anos, o vigor masculino est reduzido ou esgotado, aparecem rugas no rosto e o cabelo das tmporas embranquece. Aos cinquenta e seis anos, (...) a vitalidade diminui, (...) Para um envelhecimento saudvel, Chi Po recomenda uma alimentao equilibrada, a prtica regular de exerccio fsico, ter em linha de conta o clima, estando atento s suas alteraes e tentando adaptar-se a estes, hbitos saudveis de actividade e repouso, paz interior e mente tranquila. Seguindo estas regras o ser humano chegaria idade dos 100 anos em sade. Actualmente, na nossa sociedade, o senescente apresenta frequentemente vrias patologias associadas que lhe roubam qualidade de vida. Sabe-se que quanto mais avanada a idade maior o consumo de medicamentos. Estudos revelam que na Inglaterra os idosos constituem 15% da populao e so responsveis pelo consumo de 30% dos medicamentos. Nos Estados Unidos, para uma populao de 10% de idosos, o consumo de frmacos de 30%. O mesmo

NM, Carneiro Acupunctura na Preveno e Tratamento de Nasea e Vmitos, 2002, Brasil. In: www.projetodiretrizes.org.br/projeto_diretrizes/011.pdf. 4 Disponvel em: www.sld.cu/galerias/pdf/sitios/mednat/estrategia_de_la_oms_sobre_medicina_tradicional.pd f.
3

estudo demonstrou que pacientes idosos hospitalizados recebem em mdia 10 drogas diferentes.5 A polimedicao aumenta os problemas relacionados com a toma da medicao por parte do idoso (recusa, troca de medicao e horrios, entre outros) e potencia as reaces adversas medicamentosas. Num estudo efectuado por Lazarou et al. em 1998, as reaces adversas medicamentosas esto entre a quarta e sexta causa de morte nos estados Unidos. 6 A acupunctura revela-se deste modo vantajosa. Confirmada a sua eficcia e aliada ao paradigma holstico, esta pode aliviar e/ou tratar sintomas, contribuindo assim para uma diminuio do consumo farmacolgico e seus efeitos adversos e para uma melhoria do estado de sade do idoso. A OMS, em 1979, publicou uma lista diversificada de doenas que podem ser tratadas pela acupunctura como: - Alteraes da garganta e nariz: sinusite aguda, faringite aguda e crnica, amigdalite, gripe. - Alteraes respiratrias: bronquite aguda e broncoespasmo (asma). Alteraes oculares: conjuntivite aguda, retinite central, cataratas (no complicadas). - Alteraes da orofaringe: dor dentria, dor ps-extrao, gengivite. - Alteraes gastrointestinais: espasmos esofgicos, soluos, gastrite aguda e crnica, hiperacidez gstrica, lcera duodenal, colite aguda e crnica, obstipao, diarreia e leos paraltico. - Alteraes neurolgicas e msculo-esquelticas: ciatalgia, lombalgia, cefaleias, enxaqueca, sndrome cervicobraquial, nevralgia intercostal, ombro congelado, nevralgia do trigmeo, paralisia de Bell (entre 3 a 6 meses de incio), paresia ou plegia ps-acidente vascular cerebral (AVC), neuropatias perifricas, doena de Menire, vertigens, enurese nocturna. - Alteraes circulatrias: hipertenso arterial, angina de peito, aterosclerose e anemia. - Alteraes urogenitais: incontinncia pelo stress, infeces do tracto urinrio, e disfunes sexuais. - Alteraes ginecolgicas: irregularidades menstruais, dismenorreia, infertilidade masculina e feminina, sndrome pr-menstrual. - Alteraes psicolgicas e emocionais: depresso e ansiedade. - Dependncias: lcool, nicotina, drogas.
FILHO, Eurico Thomaz de Carvalho. NETTO, Matheus Papalo, Geriatria- Fundamentos, Clnica e Teraputica. Atheneu, Brasil, 2000. 6 http://jama.ama-assn.org/cgi/content/
5

- Nusea e dor ps-operatria, alterao da posio fetal, induo do parto e trabalho de parto, anestesia, insuficiente produo de leite materno, sndromes gripais, alteraes imunitrias, insnia. Muitas destas patologias so comuns no geronte. Associar a acupunctura medicina aloptica, contribuir para uma melhor qualidade de vida dos idosos. Torna-se importante que a Unio Europeia e Portugal estabeleam uma poltica para a sua prtica, como vem sendo preconizado pela OMS, para garantir segurana, eficcia, acessibilidade e qualidade. Craneopunctura na reabilitao ps Acidente Vascular Cerebral (AVC) O AVC define-se por um deficit neurolgico de instalao sbita persistente por mais de 24 horas (Folkes et al., 1988). Pode ser de origem hemorrgica ou isqumica. uma ocorrncia clnica com impacto na nossa sociedade, quer a nvel dos servios de sade, quer dos servios sociais. A reabilitao, no mbito do tratamento de pacientes com AVC, definida por Bobath (1978) como ensinar o paciente a cuidar da sua prpria vida a despeito das limitaes decorrentes da leso do sistema nervoso central. Isto , promover a independncia. A craneopunctura ou acupunctura escalpeana consiste na introduo de agulhas no tecido subcutneo do couro cabeludo em reas correspondentes s reas funcionais do crtex cerebral. Vrios estudos, Naeser et al. (1992), Hu et al. (1993) e Johansson et al. (1993), confirmam a eficcia da Craneopunctura na reabilitao do paciente com AVC: os pacientes tratados pela Acupunctura recuperam mais rapidamente e com resultado funcional melhor que o do grupo controle, com diferenas estatisticamente significativas no que diz respeito mobilidade, deambulao e equilbrio. Consequentemente, h uma reduo do acompanhamento domiciliar de enfermagem e de unidades de reabilitao para o cuidado destes pacientes, o que implica na reduo directa dos custos.7 Acupunctura Esttica O aparecimento de rugas e marcas de expresso no rosto daquele que envelhece um processo natural que comprova que o tempo passa. O seu aparecimento nem sempre bem aceite, afectando assim a auto-imagem e auto-estima do idoso.

JOHANSSON et al., in : Modificaes clnicas e cintilogrficas de pacientes com Acidente Vascular Cerebral isqumico crnico tratados pela estimulao elctrica subcutnea. Disponvel em: www.saudetotal.com/tesewu/introducao.htm.

Atravs da acupunctura esttica facial consegue-se melhorar o tnus da pele facial, activar a circulao sangunea, linftica e energtica da pele, diminuir as rugas e marcas de expresso, diminuir o tecido adiposo localizado, estimular a drenagem linftica e rejuvenescimento! Para alm do tratamento do rosto e pela observao atenta dos traos faciais, j que estes tm relao intrnseca com os rgos internos, possvel fazer um equilbrio energtico do paciente (Figura1).

Figura1 Mapa facial desenvolvido por Luiz Carlos Fornazieri.

A acupunctura no idoso passvel de ser utilizada em vrias vertentes revelando-se uma mais-valia. Para alm de curativa esta tambm e sobretudo preventiva. Isenta de contra-indicaes absolutas. A OMS refere, difcil estipular contraindicaes absolutas para esta forma de terapia.8 Contudo, e como medida de segurana, menciona algumas condies em que a sua prtica dever ser evitada. Importa referir, emergncias mdicas e cirrgicas, tratamento de tumores malignos e alteraes na coagulao.

World Health Organization Guidelines on Basic Training and Safety in Acupuncture, 1999, in: http://www.who.int/en/.
8

A Acupunctura preconiza bons hbitos de vida. Bons hbitos corporais, emocionais, mentais, espirituais e bons hbitos sociais. tambm dever da sociedade promover bons hbitos para deste modo o idoso, em clara expanso, envelhecer feliz.

BIBLIOGRAFIA AGUALUSA, Lus A Acupunctura. Revista Dor 2005,13. AUTEROCHE, B. - O Diagnstico na Medicina Chinesa. Andrei, So Paulo, 1992. BRELET-RUEFF, Claudine As Medicinas Tradicionais Sagradas. Edies 70, Lisboa. CAMPIGLIA, Helena Psique e Medicina Tradicional Chinesa. Roca, Brasil, 2004. ERNST, Edzard - Acupunctura: Uma Avaliao Cientfica. Manole, Brasil,2001. FORNAZIERI, Luiz Carlos Tratado de Acupuntura Esttica. cone, So Paulo, 2005. GOMES, J. Carlos Pereira Acupuntura em Geriatria. In: http//smba.org.br/v2/noticias.php. JUNIOR, Orley Dulcetti - Pequeno Tratado de Acupuntura Tradicional Chinesa. Andrei, So Paulo 2001. MARUJO, J. Parra Ser

velho: a redescoberta social, in: Anais, Srie Sociologia,

Universidade Autnoma de Lisboa, Vol. II, Lisboa, 1999.


MARUJO, J. Parra Velhos e sociedade, in: Graal, n 3, ano III, Lisboa, 2004. MARUJO, J. Parra Workshop sobre constelaes familiares. Porto, Janeiro a Dezembro de 2006. REQUENA, Yves Acupuntura e Psicologia. Andrei, So Paulo, 1990. YAMAMOTO, Celso Pulsologia Arte e Cincia do Diagnstico na Medicina Oriental. Ground, Brasil, 1998.

Potrebbero piacerti anche