Sei sulla pagina 1di 4

nmero 2

Vitria da Conquista, 28 de maro de 2011 O corpo discurso Labedisco em Paris

labedisco@gmail.com

Este segundo nmero de O CORPO apresenta o resultado de outras trs conferncias realizadas no Ciclo Internacional Horror brasileira
O Ciclo de Discusses e Exibies Flmicas Horreur la brsilienne discours, corps, cinma prossegue com seus encontros na Maison du Brsil (Cit International Universitaire de Paris) e, desde o incio, tem sido um espao de anlises consistentes e propostas inaugurais de se pensar discursivamente o corpo e o horror. Atravs do site oficial da UESB pode ser vista a notcia desta realizao do Labedisco em Paris e atualizaes referentes s conferncias. Na pgina do Labedisco pode-se acompanhar a agenda do Ciclo e o perfil dos conferencistas, alm dos filmes em exibio. Basta acessar o link http://www.uesb.br/eventos/labedisco/horreur/ e conferir este trabalho em portugus ou francs.

discurso, corpo, cinema, em Paris, em maro de 2011, com os professores Dr. Alexandre Filordi (UNIFESP), Dra. Marisa Gama-Khalil (UFU) e Msanda. Ceclia Barros-Cairo (UESB/ParisIII). Seguem tambm resultados das oficinas de leitura que acontecem no Labedisco (campus da UESB de Vitria da Conquista) no curso Fundamentos e Conceitos da Anlise do Discurso: Corpo e Sujeito. Por fim, nesta edio, mais sugestes de estudos e pesquisas. Boa leitura!

Em

torno

do e

zumbi:

os

O corpo e outros espaos na construo do inslito em O coronel e o lobisomen


Na conferncia do dia 18 de maro, no Ciclo Horreur la brsilienne discours, corps, cinma, a professora Marisa Martins Gama-Khalil apresentou um estudo abordando as metamorfoses entre bichos, mitos e seres humanos que ocorrem na narrativa flmica de O coronel e o lobisomem. Segundo a pesquisadora, nesta obra, o inslito, que impulsiona a instaurao do horror, desencadeado especialmente em funo de as espacialidades (corpos e espaos sociais) apresentarem-se a partir de uma constante movncia. A professora discutiu como se constri a atmosfera fantstica do filme e props a reflexo acerca das anormalidades que a sociedade normalizadora impetra ao corpo monstruoso. Por fim, foram discutidos os aspectos de como esse corpo monstruoso e como os espaos sociais erguem-se como espacialidades inslitas nesta narrativa flmica tomada para a anlise.

corpos exagerados do

deformados, nojentos
Este foi o

como figuras genealgicas monstruoso.

ttulo ttulo da conferncia do professor Alexandre Filordi de Carvalho, da Universidade Federal de So Paulo, na qual discutiu como o filme brasileiro de zumbi Mangue negro faz emergir uma srie de questes que nos levam aos domnios da diferena, da anormalidade, do monstruoso, do saber perifrico, da rosticidade singular, do modo de ser infame dos sujeitos

contemporneos. O professor busca nessa territorialidade de sentidos e de corporeidades demonstrar a construo de um sujeito contemporneo marcada pela esttica e pelo valor da figura monstruosa do zumbi a partir desse surpreendente filme de Rodrigo Arago, lanado em 2008.

Nilton Milanez, Ceclia Barros-Cairo e Joo Marcos Kogawa (organizadores do evento) com o conferencista Alexandre Filordi (segundo da esquerda para a direita).

Marisa Gama-Khalil (terceira da esquerda para a direita) com os organizadores do evento, Ceclia Barros-Cairo, Nilton Milanez e Joo Marcos Kogawa.

WRAGDA

O discurso sobre o corpo da morte a fascinao do cadver


A proposta da quarta conferncia do Ciclo Horreur la brsilienne discours, corps, cinma, ministrada pela professora Ceclia Barros-

Cairo, foi pensar a morte a partir do longa metragem Corpo (2007), produzido pelos cineastas Rubens Rewald e Rossana Foglia. Em foco foram problematizadas a questo da morte do corpo e de como a medicina lida com o corpo mortificado, considerando a disciplinarizao O curta metragem brasileiro Wragda (2004), de roteiro e direo de Frederico Cardoso, foi exibido no ciclo de discusses do Labedisco em Paris, na Maison du Brsil, e analisado em seus aspectos flmicos de fantstico e horror pela professora Marisa Gama-Khalil. Formas fragmentrias, faces que se confundem e se interconectam, pensando a idia de rizoma de Deleuze e Guatarri, sem pontos fixos, com descontinuidades, foram aspectos pontuados pela conferencista. A professora props pensarmos na narrativa calcada no horror atravs de indcios de imagens que se relacionam a outras narrativas, outras imagens, remetendo noo de intericonicidade. Segundo Marisa Gama-Khalil, no filme h uma construo lacunar do espao, incidindo na idia do conhecido para o desconhecido, o que gera o efeito do inslito. E ela acrescenta: H uma sugesto de falta de ordem. O obtuso, o no linear, o no bvio que se insinua com as cenas, uma narrativa de hesitao, esta caracterstica prpria do fantstico, como anunciado por Todorov.
(Cena de Corpo crditos: www.corpofilme.com.br)

e a higienizao da morte, e a questo do corpo da morte, pensando o seu contedo de histria e memria, deslocando a condio do cadver enquanto corpo findvel para o que ele subjetiva aos vivos como corpo histrico. A ltima das anlises abordadas em torno do filme Corpo foi referente morte como elemento horrorfico, deslocando-a de sua simples representao do abandonar a vida e observando-a em sua instalao permanente e de maneira monstruosa.

Fundamentos e conceitos da Anlise do Discurso: Corpo e Sujeito


No dia 15 de maro teve incio o curso Fundamentos e conceitos da Anlise do Discurso: corpo e sujeito. O primeiro encontro foi ministrado por Jamille Silva Santos, que abordou o texto Discurso e produo de subjetividade em Michel Foucault, de Cleudemar Alves Fernandes. Para tanto, o autor cita a recorrncia problemtica da subjetividade em diversas pesquisas, que refletem a produo do sujeito mediante a sua inscrio em determinadas formaes discursivas. De forma a ilustrar tais pesquisas, Fernandes cita os estudos de Sirlene Duarte (UFG), Nilton Milanez (UESB), Piovezani Filho (UFSCar), Vanice Sargentini (UFSCar) e a anlise realizada do enunciado se no existisse um ladro dentro de mim, proferida por um escritor brasileiro, em uma entrevista. Todos os objetos discursivos, tomados para anlise nesse estudo, apontam para um exterior que ganha lugar no interior dos sujeitos. Assim, o autor realiza um percurso pela obra de Michel Foucault marcada pela incompletude e por um processo de produo e transformao. Confira a nossa programao em Dica de O CORPO.

Dica de O Corpo:

- Foucault e a funo-educador Sujeio e experincias de subjetividades ativas na formao humana, Alexandre Filordi de Carvalho (2010, Unijui).

- A (des)ordem do discurso, Nilton Milanez e Ndea Regina Gaspar (2010, Contexto).

- Portail Michel Foucault Artigos, aulas, cartas de Michel Foucault em formato de texto e udio: http://michel-foucault-archives.org

- Programao do curso Fundamentos e Conceitos da Anlise do Discurso: Corpo e Sujeito (sala do Labedisco/UESB):
3 ENCONTRO: Texto do livro Os anormais (Michel Foucault) Ministrante: Ciro Prates

Dia: 12/04/2011

4 ENCONTRO: Texto O corpo anormal (Jean-Jacques Courtine) Ministrante: Fabrcia Sales


(Jovens pesquisadores do LABEDISCO)

Dia: 26/04/2011

Potrebbero piacerti anche