Sei sulla pagina 1di 5

UNIVERSIDADE FEDERALDE MINAS GERAIS

DEPARTAMNETO DE QUMICA ICEX

Experincia 1.2 Ponto de Fuso: Pureza de uma Substncia Data: 26/03/2009 Professor: Vincius

Turma: U2A Marina Vasconcelos Tatiana Carla Coura Viviane Corra Santos

Introduo
Ao se fornecer calor a um slido, suas partculas comeam a colidir de um lado para o outro no retculo. medida que se adiciona mais calor, a amplitude das vibraes aumenta, e ainda que seja muito pequena para provocar mudanas visveis, o cristal vai se desordenando pouco a pouco de modo progressivo. O calor aumenta a energia cintica das partculas, e, como o valor mdio dessa grandeza medido pela temperatura, esta sobe progressivamente at alcanar o ponto de fuso da substncia. Ao chegar a este ponto, as vibraes das partculas tornam-se to amplas que qualquer quantidade de calor adicional empregada em romper as foras de ligao entre as partculas prximas. Em conseqncia, durante certo tempo, o aumento de calor no se dedica em aumentar a energia cintica mdia das partculas, mas sim sua energia potencial (aumento devido ao trabalho realizado contra as foras atrativas intermoleculares). Como a energia cintica mdia das molculas no varia, a substncia se mantm a temperatura constante. Neste perodo, diminui-se continuamente a quantidade de slido e aumenta a de lquido. A temperatura na qual coexistem ambas as fases, slida e lquida, denomina-se o ponto de fuso de uma substncia. O ponto de fuso caracterstico de cada substncia particular. No caso de misturas, a temperatura a que se inicia a fuso varivel, dependendo da composio da mistura. Durante a fuso de uma mistura, a temperatura no se mantm constante. Por conseguinte, se numa determinao experimental a temperatura variar significativamente durante a fuso, estamos perante uma mistura ou uma substncia com grandes quantidades de impurezas. Assim, o estudo do comportamento da temperatura durante a fuso constitui um critrio possvel para avaliar o grau de pureza de uma substncia.

Objetivo
O objetivo desta experincia determinar o ponto de fuso do cido acetilsaliclico e verificar a pureza da amostra obtida na no ltimo experimento.

Procedimentos
Colocou-se em um tubo de Thiele um volume adequado de glicerina.

Triturou-se a amostra e bateu-se levemente a extremidade aberta do capilar sobre a mesma (Figura 1), inverteu-se o capilar e deixou-se o mesmo cair vrias vezes num tubo de vidro aberto em ambas a extremidades a fim de que a amostra se acomodasse no fundo do capilar.

Figura 1

Com o auxlio de uma borracha prendeu-se o capilar ao termmetro de modo que a amostra ficou na altura do termmetro. Prendeu-se este conjunto ao suporte metlico conforme indicado na Figura 2.

Figura 2

Aqueceu-se lentamente o banho, observando-se a amostra no capilar e a variao da temperatura. A operao foi realizada duas vezes.

Resultados e Discusses
QUADRO I. VALORES COMPARADOS DO PONTO DE FUSO ENTRE A AMOSTRA DE CIDO ACETILSALICLICO, O CIDO ACETILSALICILCLICO PA E O VALOR TABELADO Ponto de Fuso AAS PA AAS Amostra Valor Tabelado

Leitura 1 Leitura 2

De 122 a 150C De 135 a 142C

De 135 a 141C De 105 a 120C

135C

As razes pra no se obter o valor tabelado do ponto de fuso do cido acetilsaliclico so diversas, dentre elas podemos citar: A quantidade de amostra no foi precisa devido presena de impurezas que foram encontradas no recipiente guardado no dessecador. Ocorreu um vazamento de glicerina no tubo de Thiele, o que distraiu os analistas. Como a leitura da temperatura no foi realizada com um equipamento eficiente, podem ter ocorrido erros. A velocidade do aquecimento foi diferente nas duas medies, o que provocou uma mudana na faixa de temperatura de fuso.

Concluso
sabido que substncias puras possuem um ponto de fuso preciso e que as misturas mudam de estado fsico em uma faixa de temperatura. Logo, o ponto de fuso um importante parmetro para se determinar o pureza de uma substncia. Contudo, nosso experimento apresentou muitos erros, o que prejudicou anlise da pureza do cido acetilsaliclico. Isso comprovado pelo fato do AAS PA per apresentado uma faixa de temperatura de fuso maior que a esperada, uma vez ele altamente puro e a faixa de temperatura esperada era pequena.

Referncias
1. Sienko, Michell J. (1963). Qumica. Madri: Aguilar. 2. Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Qumica ICEX: Prticas de Qumica Inorgnica I (1999). Belo Horizonte. 3. http://aprende.fisicoquimica.googlepages.com/propriedadesf %C3%ADsicasequ%C3%ADmicasdosmateriais Acessado em 28/03/2009

Potrebbero piacerti anche