Sei sulla pagina 1di 4

PROPOSTA DE ARTIGO

A CONSTRUO DA NARRATIVIDADE EM NOVAS MDIAS: DO CINEMA DIGITALMENTE EXPANDIDO AO CIBERFILME Daniel Monteiro do Nascimento/UFPE daniel.abaquar@gmail.com Resumo expandido: O presente trabalho constri um breve panorama de produtos narrativos audiovisuais desde o surgimento e popularizao das tecnologias digitais de captao de som e imagem at o atual ambiente de convergncia das mdias, o ciberespao. E a partir disso, ratifica o ciberespao como um novo campo de experimentao da narrativa contempornea. Historicamente, a evoluo da narrativa contempornea no cinema demonstrou que a linguagem prpria do cinema, solidificada no sculo XX, provocada pelo desenvolvimento tecnolgico. A partir dos anos 90, com o barateamento de dispositivos e desenvolvimento de novos recursos digitais, houve uma dinamizao e um aumento exponencial da produo da narrativa audiovisual, o desafio dos produtores de filmes digitais foi absorver conceitos como no-linearidade e interatividade. As principais tendncias da produo cinematogrfica digital encontradas foram: a) o cinema expandido digitalmente - um cinema que um espao de imerso narrativo (SHAW, 2005) tal qual E.V.E (1993), de Jeffrey Shaw; b) as narrativas complexas - filmes em que a narrativa principal complementada por outras narrativas de outros pontos de vista ou de variadas possibilidades de continuidade, como os filmes Smoking/No Smoking, de Alan Renais (1993) e Os Fragmentos de Tracey, de Bruce McDonald (2007); c) o cinema interativo, no qual a platia pode definir os rumos da histria como em Mr. Payback (1995) (GOSCIOLA, 2003). E o cinema colaborativo, um cinema que aposta na integrao do pblico na elaborao e/ou na difuso (TELO, 2009) com o filme Pacific, de Marcelo Pedroso (2009).

PROPOSTA DE ARTIGO

Todos esses experimentos so exemplos que demonstram as possibilidades de se tencionar a linguagem cinematogrfica frente s novas demandas de consumo de narrativas audiovisuais. Hoje, um novo processo tecnolgico, econmico, social e cultural de escala planetria, a convergncia dos meios de comunicao (JENKINS, 2009), est redirecionando a construo da narratividade pela possibilidade de hibridismos narrativos em diferentes suportes de mdia. A partir do momento em que esses hibridismos narrativos se mesclam no ambiente do ciberespao e o espectador/usurio pode interagir com os produtos, surge a possibilidade da emergncia de novas experincias estticas com as obras de fico audiovisual desenvolvidas especialmente para esse ambiente. Nesse ponto, pretende-se problematizar o conceito de hipermdia, a nova forma de mdia emergente no ciberespao, confrontando as definies de BAIRON & PETRY (2000), GOSCIOLA (2003) e SANTAELLA (2008). Desse modo, quando relacionarmos convergncia de meios e a construo da narratividade, enfatizamos que a hipermdia o suporte onde se desenvolve essas novas formas narrativas. Ora distribudas em meios distintos, multiplataformas, e construindo um universo no qual os personagens se inserem em diversas possibilidades narrativas, fazendo uso da transmedia storytelling, ou narrativas transmdias (JENKIS, 2009 e SCOLARI, 2009) como os universos de Matrix (1999) e Pokemon (1996). Ora atravs de filmes que permitem ao espectador/usurio a conduo narrativa ou a opo de acompanhar o ponto de vista do personagem que escolher atravs de links unidade primordial da hipermdia (GOSCIOLA, 2003) , isto , os ciberfilmes tais quais Hypnosis (1998), da empresa Silktrick e A Gruta, de Felipe Gojito (2008). Aps essa sistematizao das principais tendncias em desenvolvimento em torno da narratividade audiovisual em novas mdias, almejamos em trabalhos futuros analisar quais as possibilidades de provocaes que esses produtos audiovisuais de fico interativos estimularo no imaginrio social enquanto experincias estticas.
_______________
http://www.filmejogo.com.br/ http://www.my-interactive.tv/

PROPOSTA DE ARTIGO

Bibliografia: BECKER, Valdecir & ZUFFO, Marcelo Knrich. Interatividade na TV digital: estado da arte, conceitos e oportunidades. In: SQUIRRA, Sebastio & FECHINE, Yvana (orgs.). Televiso Digital: Desafios para a comunicao. Porto Alegre: Meridional, 2009. GOSCIOLA, Vicente. Roteiro para as novas mdias: do cinema s mdias interativas. SP: SENAC, 2 Ed., 2008. JENKIS, Henry. Cultura da convergncia. 2 ed. Trad. Susana Alexandria. So Paulo: Aleph, 2009. LUNENFELD, Peter. Os mitos do cinema interativo. In: LEO, Lcia (org). O chip e o caleidoscpio: reflexes sobre as novas mdias. So Paulo: SENAC So Paulo, 2005. MACIEL, Ktia. Transcinemas. In: MACIEL, Ktia (org.). Transcinemas. Rio de Janeiro: Contracapa, 2009. MURRAY, Janet. Hamlet no Holodeck: O futuro da narrativa no ciberespao. So Paulo: Ita Cultural - UNESP, 2003. MANOVICH, Lev. The language of new media. MIT Press: Cambrige, 2000. Disponvel em: <http://andreknoerig.de/portfolio/03/bin/resources/manovichlangofnewmedia.pdf> Acesso em: dez, 2010. RANHEL, Joo. TV Digital Interativa e Hipermdia: Jogos e Narrativas Interativas naTVi. Dissertao PUC-SP, 2005. Disponvel em: <http://csgames.incubadora.fapesp.br/portal/Members/jranhel/TV%20Digital,%20jogos %20e%20narrativas%20interativas%20na%20TVi%20-%20Joao%20Ranhel.pdf> Acesso: jan, 2010. SCOLARI, Carlos Alberto. Ecologa de la hipertelevisin. Complejidad narrativa, simulacin y transmedialidad em la televisin contempornea. In: SQUIRRA, Sebastio & FECHINE, Yvana (orgs.). Televiso Digital: Desafios para a comunicao. Porto Alegre: Meridional, 2009. SHAW, Jeffrey. O cinema digitalmente expandido: o cinema depois do filme. In: LEO, Lcia (org). O chip e o caleidoscpio: reflexes sobre as novas mdias. So Paulo: SENAC So Paulo, 2005. SIMONS, Jan. Complex Narratives. In: New Review of Film and Television Studies. London: Routledge, volume 6, issue 2, 2008, pp. 111-126.

PROPOSTA DE ARTIGO

TELO, Antoni Roig. Cine en conexion: Produccion industrial y social en la era cross media. Barcelona: UOC, 2009. Disponvel em: http://books.google.com/books? id=UztlXi5Vjp0C&lpg=PA22&dq=cine%20en%20conexi %C3%B3n&hl=ca&pg=PA15#v=onepage&q&f=false/. Acesso em: abril, 2011. Sites: http://www.filmejogo.com.br/ http://www.my-interactive.tv/

Mini-currculo Daniel Monteiro concluinte em Rdio, TV e Internet pela Universidade Federal de Pernambuco e bolsista PIBIC pelo CNPq. Suas reas de interesses abrangem o cinema e as novas mdias digitais.

Potrebbero piacerti anche