Sei sulla pagina 1di 10

Primeiros Socorros Miriam Harkensee

Neste trabalho pretendo esclarecer e irei apresentar noes de primeiros socorros, as quais devem ser feitas mesmo por pessoas leigas, at que seja possvel uma assistncia mdica efetiva. Evidentemente, estes socorros limitam-se a medidas mnimas que proporcionam vtima, rapidamente, uma situao que possa livr-la de um agravamento do seu estado ou mesmo da morte imediata, por asfixia, hemorragia ou choque. Primeiros Socorros tambm pode ser definido por medidas que se aplicam imediatamente ao acidentado, enquanto se aguarda assistncia mdica. Devem limitar-se a providncias mnimas, que no prejudiquem a vtima e a coloquem em situao de no sucumbir asfixia, hemorragia ou choque. Tais medidas se resumem em: retirar a vtima do local; mant-la em posio adequada, de preferncia em decbito dorsal; identificar as leses; adotar medidas de urgncia; e transportar o paciente, se houver condies para isso. A fonte utilizada para fazer este trabalho foi a enciclopdia Barsa.

1.

Noes de Primeiros Socorros


Procura-se diminuir os ferimentos do ferido e, sobretudo, impedir a sua morte imediata. Evidentemente, o primeiro socorro, que pode ser feito mesmo por uma pessoa leiga, servir para que o acidentado aguarde a chegada do mdico, ou seja, transportado para o hospital mais prximo. Para que algum se torne til num socorro urgente, deve ter algumas noes sobre a natureza da leso e como proceder no caso. 1.

Natureza da Leso
Inicialmente, cumpre saber que se d o nome de traumatismo a toda leso produzida no indivduo por um agente mecnico (martelo, faca, projtil), fsico (eletricidade, calor, irradiao atmica), qumico (cido fnico, potassa custica) ou, ainda, biolgico (picada de animal venenoso). De acordo com essa classificao, devem-se considerar alguns tipos de leses (e suas conseqncias imediatas) a requerer socorro urgente.

Contuso: o traumatismo produzido por uma leso, que tanto poder


traduzir-se por uma mancha escura (equimose) como por um tumor de sangue (hematoma); este, quando se localiza na cabea, denominado, vulgarmente, 'galo'. As contuses so dolorosas e no se acompanham de soluo de continuidade da pele. A parte contundida deve ficar em repouso sob a ao da bolsa de gelo nas primeiras horas e do banho de luz nos dias subseqentes.

1. Ferida: o traumatismo produzido por um corte sobre a superfcie do corpo. Corte ou ferida pode ser superficial, afetando apenas a epiderme (escoriao ou arranhadura), ou profundo, provocando hemorragia s vezes mortal. Sendo o ferimento produzido por um punhal, canivete ou projtil, os rgos profundos, como o corao, podem ser atingidos, causando a morte. As feridas podem ser ainda punctiformes (espetadela de prego), lineares (navalha), irregulares (ferida do couro cabeludo, por queda). No se deve esquecer que um pequeno ferimento produzido nos dedos ou na mo pode acarretar paralisias definitivas em virtude de serem a muitos superficiais os tendes e os nervos. Alm disso, as feridas podem contaminar-se facilmente, dando lugar a uma infeco purulenta, com febre e formao de ngua. As feridas poludas de terra, fragmentos de roupa etc., esto sujeitas a infeco, inclusive tetnica. Numa emergncia, deve-se proteger uma ferida com um curativo qualquer e procurar sustar a hemorragia.

2. Ferida Venenosa: aquela produzida por um agente vulnerante envenenado (mordedura de cobras, picada de escorpio, flechas), que inocula veneno ou peonha nos tecidos, acarretando reao inflamatria local ou envenenamento freqentemente mortal do indivduo. O tratamento resume-se em colocar um garrote acima da leso, extrair o veneno por suco, retirar o ferro no caso de inseto, aplicar soro antivenenoso quando indicado, soltar o garrote aos poucos e fazer um curativo local com antissptico e gaze esterilizada.

3. Esmagamento: uma leso grave, que afeta os membros. Ocorre nos desastres de trem, atropelamentos por veculos pesados, desmoronamentos etc. O membro atingido sofre verdadeiro trituramento, com fratura exposta, hemorragia e estado de choque da vtima, que necessitar de socorro imediato para no sucumbir por anemia aguda ou choque. Quando o movimento tem de ser destacado do corpo, a operao recebe o nome de amputao traumtica. H tambm os pequenos esmagamentos, afetando dedos, mo, e cuja repercusso sobre o estado geral bem menor. Resistindo a vtima anemia aguda e ao choque, poder estar ainda sujeita infeco, especialmente gangrenosa e tetnica.

4.

Choque: um estado depressivo decorrente de um traumatismo violento, hemorragia acentuada ou queimadura generalizada. Pode tambm

ocorrer em pequenos ferimentos, como os que penetram o trax. Caracteriza-se pelos seguintes sintomas: palidez da face, com lbios arroxeados ou descorados, se h hemorragia; pele fria, principalmente nas mos e nos ps; suores frios e viscosos na face e no tronco; prostrao acentuada e voz fraca; falta de ar, respirao rpida e ansiedade; pulso fraco e rpido; sede, sobretudo se h hemorragia; conscincia presente, embora diminuda. Como primeiro socorro, precisa-se deitar o paciente em posio horizontal e, havendo hemorragia, elevar os membros e estancar o sangue, aquecendo-se o corpo moderadamente, por meio de cobertores.

5. Hemorragia: a perda sangnea atravs de um ferimento ou pelos orifcios naturais, como as narinas. Quando a hemorragia ultrapassa 500g no adulto, ocorre a anemia aguda, cujos sintomas se assemelham aos do choque (palidez, sede, escurecimento da vista, pulso fraco, descoramento dos lbios, falta de ar e desmaios). A hemorragia venosa caracteriza-se por sangue escuro, jato lento e contnuo (combate-se pela compresso local e no pelo garrote). A hemorragia arterial se distingue pelo sangue vermelho rutilante em jato forte e intermitente (combate-se pela compresso local, quando pequena, e pelo garrote, quando grande). O paciente, em caso de anemia aguda, deve ser tratado como no caso do chocado, requerendo ainda transfuses de sangue, quando sob cuidados mdicos.

6. Queimadura: toda leso produzida pelo calor sobre a superfcie do corpo, em graus maiores ou menores de extenso (queimadura localizada ou generalizada) ou de profundidade (1, 2, e 3 graus). Consideram-se ainda queimaduras as leses produzidas por substncia custica (cido fnico), pela eletricidade (queimadura eltrica), pela exploso atmica e pelo frio. As diversas formas de calor (chama, exploso, vapor das caldeiras, lquidos ferventes) so, na verdade, as causas principais das queimaduras. So particularmente graves nas crianas e na forma generalizada. Assim, a mortalidade de 9% nas queimaduras da cabea e membros superiores; 18% na face posterior ou anterior do tronco, e 18% nos membros inferiores. Como foi dito, classificam-se as queimaduras em trs graus: 1 grau, ou eritema, em que a pele fica vermelha e com ardor (queimadura pelo sol); 2 grau ou flictema, com formao de bolhas, contendo um lquido gelatinoso e amarelado. Costuma tambm ser dolorosa, podendo infectar-se quando se rompe a bolha; e do 3 grau, ou escara, em que se verifica a mortificao da pele e tecidos subjacentes, transformando-se, mais tarde, numa ulcerao sangrante, que se transforma em grande cicatriz. Quando s queimaduras pequenas, basta unt-las com vaselina ou pomadas antisspticas, mas, quando ocorrem as queimaduras extensas, o primeiro socorro deve dirigir-se para o estado geral contra o choque, em geral iminente.

7. Distoro: Decorre de um movimento violento e exagerado de uma articulao, como o tornozelo. No deve ser confundida com a luxao, em que a extremidade do osso se afasta de seu lugar. uma leso benigna, embora muito dolorosa, acompanhando-se de inchao da junta e impossibilidade de movimento. A imobilizao deve ser primeiro socorro, podendo empregar-se tambm bolsa de gelo, nas primeiras horas.

8. Luxao: Caracteriza-se pela sada da extremidade ssea, que forma uma articulao, mantendo-se fora do lugar em carter permanente. Em certos casos a luxao se repete a um simples movimento (luxao reincidente). As luxaes mais comuns so as da mandbula e do ombro. O primeiro socorro consiste no repouso e imobilizao da parte afetada.

9. Fratura: toda soluo de continuidade sbita e violenta de um osso. A fratura pode ser fechada quando no houver rompimento da pele, ou aberta (fratura exposta) quando a pele sofre soluo de continuidade no local da leso ssea. As fraturas so mais comuns ao nvel dos membros, podendo ser nicas ou mltiplas. Na primeira infncia, freqente a fratura da clavcula. Como causas de fraturas citam-se, principalmente, as quedas e os atropelamentos. Localizaes principais: (a) fratura dos membros, as mais comuns, tornando-se mais graves e de delicado tratamento quanto mais prximas do tronco; (b) fratura da bacia, em geral grave, acompanhando-se de choque e podendo acarretar leses da bexiga e do reto, com hemorragia interna; (c) fratura do crnio, das mais graves, por afetar o encfalo, protegido por aquele; as leses cerebrais seriam responsveis pelo choque, paralisia dos membros, coma e morte do paciente. A fratura do crnio uma ocorrncia mais comum nas grandes cidades, devido aos acidentes automobilsticos, e apresenta maior ndice de mortalidade em relao s demais. O primeiro socorro precisa vir atravs de aparelho respiratrio, pois os pacientes podem sucumbir por asfixia. Deve-se lateralizar a cabea, limpar-lhe a boca com o dedo protegido por um leno e vigiar a respirao. No se deve esquecer que o choque pode tambm ocorrer, merecendo os devidos cuidados; (d) fratura da coluna: ocorre, em geral, nas quedas, atropelamentos e nos mergulhos em local raso, sendo tanto mais grave o prognstico quanto mais alta a fratura; suspeita-se desta fratura, quando o paciente, depois de acidentado, apresenta-se com os membros inferiores paralisados e dormentes; as fraturas do pescoo so quase sempre fatais. Faz-se necessrio um cuidado especial no sentido de no praticar manobras que possam agravar a leso da medula;

coloca-se o paciente estendido no solo em posio horizontal, com o ventre para cima; o choque tambm pode ocorrer numa fratura dessas.

10. Irradiao Atmica: As exploses atmicas determinam dois tipos de leses. A primeira, imediata, provocada pela ao calrica desenvolvida, e a segunda, de ao progressiva, determinada pela radioatividade. Nos pacientes atingidos, o primeiro socorro deve ser o da sua remoo do local, combate ao choque e tratamento das queimaduras quase sempre generalizadas. No se pode ignorar o perigo que existe em lidar com tais enfermos, no que se refere radioatividade.

2.

Primeiros Socorros
1. Retirada do Local: O paciente pode ficar preso s ferragens de um veculo, escombros de um desabamento ou desacordado pela fumaa de um incndio. Sua remoo imediata , ento, necessria. Assim procedendo, evita-se a sua morte, o que justifica processo de remoo at certo ponto perigoso mas indispensvel. O socorrista deve conduzirse com prudncia e serenidade, embora, em certas ocasies, a retirada do paciente deve ser a mais rpida possvel. Em certas circunstncias, ser necessrio recorrer ao Corpo de Bombeiros e a operrios especializados, a fim de libertar a vtima. Enquanto se espeta esse socorro, deve-se tranqilizar a vtima, procurando estancar a hemorragia, se a houver, e recorrer a medidas que facilitem a respirao, j que em certas circunstncias pode ser precrio o teor de oxignio da atmosfera local. Isso muito importante para a sobrevivncia do paciente.

2. Posio do Acidentado: O decbito dorsal, com o corpo estendido horizontalmente, a posio mais aconselhvel. A posio sentada favorece o desmaio e o choque, fato nem sempre do conhecimento do leigo. Quando a vtima est inconsciente, preciso coloc-la de lado, ou apenas com a cabaa lateralizada, para que possa respirar melhor e no sofra asfixia no decurso do vmito. Havendo fratura da mandbula e leses da boca, prefervel colocar o paciente em decbito ventral. Somente os portadores de leses do trax, dos membros superiores e da face, desde que no sofram desmaios.

3. Identificao das Leses: Estando o paciente em local adequado, deve-se, imediatamente, identificar certas leses mais srias, como ferimentos que sangram, fratura do crnio, choque, anemia aguda ou asfixia, capazes de vitimar o paciente, se algo de imediato no for feito. Eis a orientao que se deve dar ao diagnstico dessas leses: (a) hemorragia, que se denuncia nas prprias vestes pelas manchas de sangue; basta, ento, rasgar a fazenda no local suspeito, para que se localize o ferimento; (b) fratura do crnio, cujo diagnstico dever ser levantado quando o indivduo, vtima de um acidente, permanece desacordado e, sobre tudo, se ele sangra pelo ouvido ou pelo nariz; (c) fratura de membros, posta em evidncia pela deformao local, dificuldade de movimentos e dor ao menor toque da leso; (d) fratura da coluna vertebral, quando o paciente apresenta paralisia de ambos os membros inferiores que permanecem dormentes, indolores mas sem movimentos; (e) choque e anemia aguda, com o paciente plido, pulso fraco, sede intensa, vista escura, suores frios e ansiedade com falta de ar; (f) luxao, tornando-se o membro incapaz de movimentos, doloroso e deformado ao nvel da junta; (g) distoro, com dificuldade de movimento na articulao afetada, apresentando-se este bastante dolorosa e inchada; (h) queimadura, fcil de diagnstico pela maneira que se produziu; resta verificar a sua extenso e gravidade, o que pode ser orientado pela queimadura das peas do vesturio que ficam carbonizadas em contato com o tegumento; no caso de queimadura generalizada, suspeitar, logo, de um estado de choque e no esquecer da alta gravidade nas crianas; (i) asfixia, que pode ocorrer nos traumatismos do trax, de crnio, queimaduras generalizadas e traumatismo da face. Identifica-se esta condio pela colorao arroxeada da face (cianose), a dificuldade de respirar e de conscincia que logo se instala.

3.

Medidas de Emergncia
Aps a identificao de uma das leses j focalizadas, pode-se seguir a seguinte orientao: 1. Estancar a hemorragia (Hemostsia): Quando a hemorragia pequena ou venenosa, prefervel fazer uma compresso sobre o ferimento, utilizando-se um pedao de gaze, um leno bem limpo ou pedao de algodo; sobre este curativo passa-se uma gaze ou uma tira de pano. Quando, todavia, a hemorragia abundante ou arterial, comea por improvisar um garrote (tubo de borracha, gravata ou cinto) que ser colocado uns quatro dedos transversos acima do ferimento, apertando-se at que a hemorragia cesse. Caso o socorro mdico demore, cada meia hora afrouxa-se o garrote por alguns segundos, apertando-o novamente; na hemorragia pelas narinas basta comprimir com o dedo, externamente, a asa do nariz; finalmente, em caso de hemorragia ps-parto ou ps-aborto, deve-se colocar a paciente numa

posio de declive, mantendo-se o quadril e os membros inferiores em nvel mais elevado. Em casos excepcionais, o ferimento pode estar localizado numa regio difcil de se colocar um garrote; procede-se, ento, pelo mtodo da compresso ao nvel da ferida; pode-se, inclusive, utilizar o dedo ou a mo, num caso de extrema hemorragia.

2. Combater o choque e a anemia aguda: Comea-se por colocar o paciente, sem travesseiros ou qualquer suporte sob a cabea, mantendo ou membros inferiores em nvel mais elevado; removem-se todas as peas do vesturio que se encontram molhadas, para que no se agrave o resfriamento do enfermo; cobre-se, em seguida, o seu corpo com cobertores ou roupas de que se dispe no momento, a fim de aquec-lo. A vtima pode ingerir ch ou caf quente se estiver consciente e sem vmitos; ao mesmo tempo, deve-se tranqiliz-la, prometendo-lhe um socorro mdico imediato e dizendo-lhe da vantagem de ficar imvel. mesmo no caso dos queimados, observa-se um resfriamento das extremidades do paciente, havendo necessidade de usar cobertores sobre o mesmo. No convm esquecer-se, tambm, a sobreposio de cobertores do leito; embora o aquecimento do enfermo possa tornar-se perigoso, se provocar sudorese.

3. Imobilizar as fraturas: O primeiro socorro essencial de um fraturado a sua imobilizao por qualquer meio; podem-se improvisar talas com ripas de madeira, pedao de papelo, ou, no caso de membro inferior, calha de zinco; nas fraturas de membros superior, as tipias so mais aconselhveis. Quando o paciente fraturado de coluna, a imobilizao deve cingir-se ao repouso completo numa posio adequada, de preferncia o decbito dorsal com extenso do corpo.

4. Vigiar a respirao: muito importante nos traumatizados observar a respirao, principalmente quando eles se encontram inconscientes. A respirao barulhenta, entrecortada ou imperceptvel deve despertar no observador a suspeita de dificuldade respiratria, com a possibilidade de asfixia. Comea-se por limpar a boca do paciente de qualquer secreo, sangue ou matria vomitada, o que se pode fazer entreabrindo a boca da vtima e colocando uma rolha entre a arcada dentria a fim de, com o dedo envolvido em um leno, proceder a limpeza. Em complemento, ao terminar a limpeza, lateriza-se a cabea, fecha-se a boca do paciente segurando-lhe a cabea um pouco para trs. Isso permitir que a respirao se faa melhor. Havendo parada respiratria, preciso iniciar, imediatamente, a respirao artificial boca-a-boca ou por compresso ritmada da base do trax (16 vezes por minuto). No se deve esquecer que a ventilao do local com ar puro se torna muito importante para qualquer paciente chocado, anemiado ou asfxico. Os fraturados da mandbula, com leses da lngua e da boca, devero ser

colocados em decbito ventral com a cabea leterizada, para que a respirao se torne possvel.

5. Remoo de corpos estranhos: Os ferimentos que se apresentam inoculados de fragmentos de roupa, pedaos de madeira etc., podem ser lavados com gua fervida se o socorro mdico vai tardar; no caso, porm, de o corpo estranho estar representado por uma faca ou haste metlica, que se encontra encravada profundamente, prefervel no retir-lo, pois poder ocorrer hemorragia mortal. No caso de empalao, deve-se serrar a haste pela sua base e transportar o paciente para o hospital, a fim de que l seja removido o corpo estranho. Quando o corpo estranho estiver prejudicando a respirao, como no caso dos traumatismos da boca e nariz, cumpre fazer tudo para remov-lo de modo a favorecer a respirao. No se deve esquecer que os pequenos corpos estranhos (espinhos de roseira, farpas de madeira, espinhos de ourio-do-mar) podem servir de veculo para o bacilo de ttano, o que poder ser fatal.

6. Socorro ao queimado: Faz-se necessrio considerar as queimaduras limitadas e as generalizadas. No primeiro caso, o socorro urgente consistir em proteger a superfcie queimada com gaze ou um pano limpo; no segundo caso, o choque deve ser a primeira preocupao. Deve-se pensar nele mesmo antes que se instale, cuidando logo de colocar o paciente em repouso absoluto, proteg-lo contra o resfriamento, faz-lo ingerir bebidas quentes e tranqiliz-lo. Nesse ltimo caso, o tratamento local ocupa um segundo plano. Eis um resumo do tratamento local das queimaduras: (a) queimadura do 1 grau: protege-se a superfcie queimada com vaselina esterilizada ou pomada analgsica; (b) queimadura do 2 grau: evitar a ruptura das bolhas, fazendo um curativo com gaze esterilizada em que se pode estender uma leve camada de pomada antissptica ou com antibitico; a seguir, o curativo precisa ser resguardado com algodo; quando a superfcie queimada se acha suja com fragmentos queimados etc., torna-se necessria uma limpeza com sabo lquido ou gua morna fervida, utilizando-se, para isto, uma compressa de gaze; enxuga-se em seguida a superfcie queimada, fazendo-se um curativo com pomada acima referida; no caso de queimaduras poludas com resduos queimados, haver necessidade de um antibitico e de soro antitetnico. A renovao do curativo s deve ser feita cinco a sete dias depois, a no ser que haja inflamao, febre e dor; para retir-lo basta umedecer com soro fisiolgico morno ou gua morna fervida; (c) queimadura do 3 grau: o tratamento igual a queimadura do 2 grau; o problema principal a limpeza da superfcie queimada, quando esta se encontra poluda por resduos carbonizados; neste caso, pode-se empregar sabo lquido e gua ou soro fisiolgico mornos; (d) recomendaes especiais: as queimaduras do rosto e partes genitais devem receber curativos de vaselina esterilizada; as queimaduras de 30% do corpo, sobretudo do tronco, e, principalmente, na criana, esto sujeitas ao choque e mesmo

morte do paciente; exigem, portanto, um tratamento no hospital, de preferncia em servios especializados. As complicaes mais terrveis das queimaduras so: inicialmente, o choque; posteriormente, as infeces, inclusive tetnica, a toxemia com graves distrbios gerais, e, finalmente, as cicatrizes viciosas que deformam o corpo do paciente e provocam aderncias.

7. Socorro aos contaminados por raiva: Os indivduos com ferimentos produzidos por animais com hidrofobia (co, gato, morcego etc.) devem Ter seus ferimentos tratados de maneiro j referida no item de feridas; h, todavia, um cuidado especial na maneira de identificar a raiva no animal agressor, como tambm de orientar i paciente, sem perda de tempo, para que faa o tratamento anti-rbico imediato; a rapidez do mesmo ser tanto mais imperiosa quanto maior o nmero de leses produzidas e quanto mais prximos da cabea tais ferimentos.

8. Socorro ao asfixiado: Em certos tipos de traumatismo como aqueles que atingem a cabea, a boca, o pescoo, o trax; os que so produzidos por queimaduras no decurso de um incndio; os que ocorrem no mar, nos soterramentos etc. poder haver dificuldade respiratria e o paciente corre mais risco de morrer pela asfixia do que pelas leses traumticas. Nesse caso, a identificao da dificuldade respiratria pela respirao barulhenta nos indivduos inconscientes, pela falta de ar de que se queixam os conscientes, ou ainda, pela cianose acentuada do rosto e dos lbios, servir de guia para o socorro vtima. A norma principal favorecer a passagem do ar atravs da boca e das narinas; colocar, inicialmente, o paciente em decbito ventral, com cabea baixa, desobstruir a boca e as narinas, manter o seu pescoo em linha reta, mediante a projeo do queixo para trs, o que se poder fazer tracionando a mandbula com os dedos, como se fora para manter fechada a boca do socorrido; se houver vmitos, vira-se a cabea da vtima para o lado at que cessem, limpando-lhe a boca em seguida. No se deve esquecer de colocar o paciente em ambiente de ventilao adequada e ar puro. A parada respiratria requer imediata respirao artificial, contnua e incessante, num ritmo de 16 vezes por minuto, at que chegue o socorro mdico, no importando que atinja uma hora ou mais.

9. Transporte do paciente: Algumas vezes indispensvel transportar a vtima utilizando meios improvisados, a fim de que se beneficie de um socorro mdico adequado; em princpio, o leigo no dever fazer o transporte de qualquer paciente em estado aparentemente grave, enquanto estiver perdendo sangue, enquanto respirando mal, enfim, enquanto duas condies no paream satisfatrias. O transporte pode por si s causar a morte de um paciente traumatizado. Tomando em considerao essas observaes, devem-se verificar as condies gerais

do enfermo, o veculo a ser utilizado, o tempo necessrio ao transporte. Havendo meios de comunicao, ser til pedir instrues ao hospital mais prximo. Estabelecida a necessidade do transporte, torna-se necessrio observar os seguintes detalhes: (a) remoo do paciente para o veculo, o que dever ser feito evitando aumentar as leses existentes, sobretudo no caso de fratura de coluna e de membros; em casos especiais, o transporte pode ser feito por meio de veculos a motor, padiolas e, mais excepcionalmente por avio; (b) veculo utilizado: deve atender, em primeiro lugar, ao conforto do paciente; os caminhes ou caminhonetes prestam-se melhor a esse mister; (c) caminho a percorrer: desnecessrio encarecer a importncia do repouso dos traumatizados, evitando abalos durante o transporte; pode ser necessrio sust-lo, caso as condies do enfermo se agravem; (d) acompanhante: a vtima deve ser acompanhada por pessoa esclarecida que lhe possa ser til durante a viagem; (e) observao: o transporte em avio constitui um dos melhores pela ausncia de trepidao e maior rapidez; todavia, a altitude pode ser nociva para pacientes gravemente traumatizados de trax, sobretudo se estiverem escarrando sangue ou com falta de ar.

Potrebbero piacerti anche