Sei sulla pagina 1di 4

Planejamento Escolar 2010

ORIENTAES DO EF CICLO II e EM PARA ORGANIZAO DO PLANEJAMENTO ESCOLAR 2010

Prezado(a) Diretor(a),

Com o objetivo de garantir no planejamento escolar a discusso de questes relevantes relacionadas gesto da escola, coordenao pedaggica e planos de ensino, este documento apresenta alguns itens a serem considerados pela sua equipe quando for elaborar a pauta de atividades para os respectivos dias de trabalho coletivo.

A organizao da pauta de trabalho prevista para os dias de planejamento contar com aes da equipe gestora, especialmente com apoio dos Professores Coordenadores e dos professores. Essas aes sero desenvolvidas nos dias previstos para o Planejamento e mesmo alm desse perodo. Nesse caso, dedicar algumas reunies iniciais das HTPC para os professores conclurem e discutirem os seus planos de ensino ser muito importante a fim de assegurar um trabalho com maior efetividade para a aprendizagem dos alunos.

1 Dia Inicie a reunio com a leitura compartilhada de uma obra literria, conto ou poesia, que faa parte da sua histria de leitor, a fim de mobilizar os professores para que reflitam sobre o tema escolhido, sensibilizando-os e oferecendo sua equipe um momento prazeroso. Acolha os professores e funcionrios novos com breve apresentao destes para a equipe e vice-versa. Apresente tambm o contexto comunitrio no qual a escola se insere. Apresente os princpios da Proposta Pedaggica/Plano de Gesto da Unidade Escolar.

Planejamento Escolar 2010


Apresente a anlise dos dados constantes do relatrio de Avaliao Final-2009: diagnstico da Unidade Escolar e a anlise dos indicadores externos

(IDESP/SARESP) com vista tomada de deciso. Proponha um exerccio reflexivo: como adequar a avaliao diagnstica da escola (Relatrio Final Potencialidades e Fragilidades) s metas da SEE/SP e implementao do currculo. Organize uma discusso com itens do Regimento Escolar prioritrios (incluindo as normas de gesto e convivncia): - procedimentos avaliativos; - atribuies e responsabilidades; - questes disciplinares discentes e funcionais; - relao com a comunidade. Apresente a organizao da rotina escolar: - calendrio; - cronograma de eleio dos colegiados; - horrios das aulas; - lista de alunos e dirio de classe; - organizao dos horrios de HTPC; - frequncia de alunos, educadores e funcionrios; - informe sobre as mudanas nos procedimentos de recuperao em 2010; - informe sobre os recursos de que a escola dispe para o desenvolvimento do trabalho (TV, vdeos, livros, publicaes, sala de informtica, softwares etc.); - indique os espaos da escola e estimule o seu uso para o desenvolvimento das aulas (laboratrios, salas de vdeo e leitura, entre outros);

Planejamento Escolar 2010


- disponibilize lista com todos os materiais existentes na Unidade que possam ajudar na organizao das aulas.

2 Dia Inicie o segundo dia de reunio com uma dinmica para a integrao do grupo. Promova a discusso sobre os registros de metas de curto, mdio e longo prazo a serem alcanadas em 2010 pela Unidade Escolar. Proponha para o grupo a elaborao dos Planos de Ensino, considerando: - Currculo, Plano de Curso e Plano de Ensino, no mbito da sala de aula: o professor organiza e detalha o trabalho; foco na classe; - Organizao de projetos inter/multi/disciplinares.

3 Dia Organize uma confraternizao com os professores e agregue os demais funcionrios da escola para favorecer a integrao e o trabalho coletivo. Organize com o grupo o planejamento da 1 semana de aula, levando-se em considerao: - acolhimento de alunos novos, principalmente os que iniciam o Ciclo II; - reunio de pais para apresentao dos objetivos e metas da escola para 2010; - preparao de atividades diagnsticas para o incio do ano letivo (veja as orientaes elaboradas pela CENP para o incio das aulas);

Planejamento Escolar 2010


- elaborao de instrumentos de registro para sistematizao das informaes coletadas nas atividades diagnsticas; - cronograma de elaborao e entrega dos instrumentos de coleta de informaes e dados.

Equipe Tcnica da CENP

Potrebbero piacerti anche