Sei sulla pagina 1di 7

64

8 TERRAPLENAGEM

8.1 - INTRODUO O projeto de uma estrada deve ser escolhido de forma a harmonizar os elementos geomtricos da planta e do perfil, fornecendo uma estrada segura, confortvel e adequada regio por ela percorrida e, de preferncia, com baixo custo de construo. O custo do movimento de terra significativo em relao ao custo total da estrada, por isso, sempre que possvel deve ser feito o equilbrio (desde que no crie prejuzos s caractersticas geomtricas do projeto) entre volumes de cortes e aterros, evitando-se emprstimos e/ou bota-foras. A drenagem superficial da estrada um fator preponderante. Outro fator importante quanto as distncias e condies de transportes dos materiais que sero escavados nos cortes e levados para os aterros. 8.2 - SEES TRANSVERSAIS Podem ser de diferentes tipos: sees em cortes, em aterros e mistas.
EIXO DO TRAADO TERRENO

EIXO DO TRAADO

TERRENO TRAADO PLATAFORMA EIXO DO

PLATAFORMA

PLATAFORMA CORTE

TERRENO

ATERRO
MISTA

8.3 - CLCULO DE VOLUMES Admite-se que o terreno varia de forma linear entre duas sees consecutivas, o que de certa forma para distncia entre sees de 20 m no gera erros significativos. O processo consiste no levantamento das sees transversais em cada estaca inteira do traado (estaca de 20 m). O volume de terra entre as sees consecutivas ser calculado como: Vc = (Aci + Aci+1)xL/2 Va = (Aai + Aai+1) xL/2 para L = 20 m Vc = (Aci + Aci+1) x10 Va = (Aai + Aai+1)x10 Vc = volume de corte (m3) Va = volume de aterro (m3) Ac = rea de corte da seo i (m2) Ac = rea de corte da seo i (m2) L = distncia entre sees (m)

65

8.4 - PONTOS DE PASSAGEM (PP) Pontos onde terminam os cortes e comeam os aterros e pontos onde terminam os aterros e comeam os cortes. 8.5 - VOLUMES DOS CORTES E ATERROS Os volumes geomtricos totais dos cortes e/ou aterros podem ser obtidos pela somatria dos valores calculados entre as suas diversas sees. a) Quando o volume de corte maior que o do aterro: Vc > Va Va = volume compensado lateralmente: esse volume ser escavado no corte e depositado no aterro da prpria seo, portanto no estando sujeito a transporte no sentido longitudinal da estrada, V = Va V = Vc Va = volume de corte do trecho entre sees que ser escavado no corte e transportado para um aterro conveniente, estando, portanto, sujeito a transporte longitudinal. b) Quando o volume de aterro maior que o do corte: Va > Vc Vc = volume compensado lateralmente, V = Vc V = Va Vc = volume de aterro do trecho com transporte longitudinal. Para os dois casos (1 e 2) o volume V compensado lateralmente ser sempre o menor dos volumes Va ou Vc e o volume sujeito transporte longitudinal ser sempre a diferena entre o maior e o menor volume. 8.6 - COMPENSAO DE VOLUMES O volume V (volume compensado lateral) ser transportado dos cortes para os aterros no prprio trecho e no ser considerado na compensao longitudinal da estrada. Os demais volumes sero escavados nos cortes, transportados e aplicados nos aterros, quando os materiais de corte servirem para a execuo dos aterros. Quando isso no ocorre os materiais de corte sero escavados e transportados para local conveniente, fora da estrada, em uma operao definida como bota-fora. A operao de transporte dos materiais dos cortes para os aterros ser denominada compensao longitudinal de volumes ou simplesmente compensao de volumes. Quando no ocorre compensao total de volumes pode sobrar terra (bota-fora) ou faltar terra. O material faltante para os aterros deve ser escavado, em local conveniente, transportado e depositado nos aterros em uma operao denominada emprstimo. Podem ocorrer casos em que, mesmo os volumes de corte iguais aos de aterro, as distncias de transportes dos cortes para os aterros seja muito grande, ou as condies de transporte desfavorveis, gerando um custo de transporte (escavaes e transporte de materiais escavados) muito alto.

66

Custo de compensao dos volumes = custo de escavao + custo de transporte Custo de no compensao = custo de escavao + custo de transporte para bota-fora + custo de escavao do material de emprstimo + custo de transporte de emprstimo 8.7 - CLCULO DOS VOLUMES ACUMULADOS Conveno para medida de volumes: positiva para medida dos volumes de corte (+Vc) negativa para os volumes de aterros (-Va) Volumes de corte: medida geomtrica do volume natural de solo a ser escavado. Esse material transportado e aplicado nos aterros sofre um processo de compactao (garantir estabilidade dos aterros), que resulta em uma diminuio de volume denominada reduo: geralmente os volumes de aterros devem ser corrigidos por um fator de reduo, sendo denominado volume corrigido dos aterros o produto entre o volume geomtrico e o fator de reduo, fr = 1,05 a 1,30 valor acumulado de uma estrada: soma algbrica de seus cortes e aterros. Tabela de volumes acumulados
Estaca rea Corte Aterro Corte + (1) (2) (3) (4) Aterro (5) Aterro corrigido x (fr) (6) (7) Volume Compensao Lateral Transp. Longitudinal Corte + (8) Aterro (9) Acumulado (10)

(1) estacas nos pontos onde foram levantados as sees transversais (estacas inteiras) estacas fracionrias quando o terreno muito irregular, estacas do PP (2) reas de corte, medidas nas sees (m2) (3) reas de aterro, medidas nas sees (m2) (4) = (Ai(corte) + Ai+1(corte))x10 (5) = (Ai(aterro) + Ai+1(aterro))x10 (6) produto da coluna (5) pelo fator de reduo = (5) x (fr) (7) volumes compensados lateralmente, que no esto sujeitos a transporte longitudinal = menor volume entre Va(corrigido) e Vc (8) e (9) volumes sujeitos ao transporte longitudinal, compensao entre cortes e aterros = = (VcVa(corrigido)) ou (Va(corrigido) Vc) (10) volume acumulado, resultado da soma algbrica acumulada dos volumes obtidos nas colunas (8) e (9) = (Vi+Vi+1) 8.8 - DIAGRAMA DE MASSAS - MTODO DE BRUCKNER

67

Representao grfica dos volumes acumulados estudo da compensao cortes-aterros programao de bota-foras e emprstimos programao dos equipamentos
Volumes Acumulados

ponto de mximo

PROPRIEDADES DO DIAGRAMA:
. trecho ascendente: corte . trecho descendente: aterro

Diagrama de Massas Vc = Va
A B

. grande inclinao: grandes volumes


Linha de Bruckner

. pontos de mximo e de mnimo: PP . diferena de ordenadas: volume de terra entre dois pontos . qualquer horizontal (AB, por exemplo): determina trechos de volumes compensados (Vc) . diagrama acima da linha de compensao: movimento no sentido do estaqueamento (e vice-versa).

V
D
ponto de mnimo

Cotas

Volumes Compensados
Corte PP

Corte

Aterro

PP

Greide

Perfil do Terreno

Estacas

Obs: o diagrama obtido partindo-se do princpio de que os cortes e aterros sero executados na direo longitudinal da estrada, enquanto que na realidade os cortes so executados de cima para baixo e os aterros de baixo para cima; as distncias de transporte so consideradas lineares enquanto na realidade as estradas de servio por onde o material transportado so muitas vezes bastante sinuosas. Apesar disso, o diagrama de massas ainda um processo bastante preciso e confivel.

8.9 - MOMENTO DE TRANSPORTE MT = rea entre onda do diagrama de massas e linha de compensao minimizar rea o produto dos volumes transportados multiplicados pela distncia de transportes. Geralmente medido nas unidades m3.dam ou m3.km. A distncia mdia de transporte dm dever ser igual a distncia entre os centros de massa dos trechos de corte e aterro compensados. M = V x dm onde: M = momento de transporte do trecho (m3.dam ou m3.km) V = volume natural de solo (m3) dm = distncia mdia de transporte (dam ou km)

68

Diagrama de Massas
dV

Momento de Transporte

MT = Mi = dV . d = V.dm

V
dV

Simplificao
greide aterro CG (corte) V/2 V CG (aterro) Senide

corte

PP

dm

MT = rea sob o diagrama rea do retngulo


8.10 - LINHA DE COMPENSAO

Diagrama de Massas

V2
A E

V4
G

V3
B C

V
V1
D H I

toda linha horizontal traada sobre o diagrama de massas que corte pelo menos uma onda, sendo que todas as ondas devero ser cortadas ou tangenciadas por apenas uma linha de compensao. Para escolha das linhas de compensao mais adequadas deve ser determinada a mxima distncia econmica de transporte, isto , a distncia a partir da qual mais econmico fazer emprstimos e bota-fora, do que transportar o solo dos cortes para os aterros. A distncia econmica ser funo dos custos de escavao e transporte.
Momento de Transporte Mnimo: (AB + CD + EF = BC + DE)
(segmentos com onda positiva = segmentos com onda negativa)

Diagrama de Massas B B B (bota-fora) Linha de Compensao E (emprstimo)

ONDA MAIOR CONTENDO ONDAS MENORES


V/2 V/2 E

dm
F G

EFG: quando dm < det ABCD: quando dm > det (quando h B e F)

69

Obs: sempre que uma linha de compensao corta vrias ondas consecutivas, a posio mais econmica que acarreta somatria dos seguimentos da linha com onda positiva igual a somatria dos seguimentos da linha com onda negativa. Quando existem vrias linhas de compensao, em ordenadas diferentes, a diferena de ordenadas entre duas linhas corresponde a um volume de bota-fora ou emprstimo conforme a linha de compensao situe-se acima ou abaixo da linha inferior. 8.11 CUSTOS 8.11.1 - CUSTO DE COMPENSAO CORTE-ATERRO (C1) Transporte de material dos cortes para os aterros C1=Ce . V + Ct . V . dm 8.11.2 - CUSTO DE BOTA-FORA E EMPRSTIMO (C2) C2= Ce . Vbf+emp + Ct . Vbf . dbf + Ct . Vemp . demp 8.11.3 - CUSTO TOTAL DE TERRAPLENAGEM (CT) CT = [(Ce.V + Ct.V.dm + V.Ccomp)+(Ce.Vbf + Ct.Vbf. dbf + Vbf.Ccomp)+(Ce.Vemp + Ct.Vemp.demp + +Vemp.Ccomp)] onde: e = escavao t = transporte V: volume compensado longitudinalmente bf = bota-fora emp = emprstimo Ce = custo de escavao = U$ Ccomp = custo de compactao = U$ Ct = custo de transporte Vbf = volume de bota-fora Vemp = volume de emprstimo dm = distncia mdia de transporte demp = distncia de emprstimo det = distncia econmica de transporte

70

Exemplo 1:
Estaca

rea (m2)
Corte Aterro (3) 17,15 6,00 3,25 12,95 65,10 65,50 104,44 48,02 25,65 2,80 Corte (+) (4) Aterro (-) (5) aterro corrigido (-) (6)

Volume (m3)
Compensao Lateral (7) Transp. Longitudinal Corte (+) (8) Aterro (-) (9) (10) Acumulado

(1) 0 1 2 3 4 4+8,60 5 6 7 8 9 9+5,43

(2) 10,15 27,50 78,98 63,10 36,65 9,10 6,25 2,62

(2) reas de corte, medidas nas sees (m2) (3) reas de aterro, medidas nas sees (m2) (4) = (Ai(corte) + Ai+1(corte))x10 (5) = (Ai(aterro) + Ai+1(aterro))x10 (6) = (5) x (fr) (7) = o menor entre Va(corrigido) e Vc (8) e (9) = (Vc Va(corrigido)) ou (Va(corrigido) Vc) (10) = (Vi + Vi+1)

Potrebbero piacerti anche