Sei sulla pagina 1di 13

CICLO DA ASSISTNCIA FARMACUTICA.

Jaqueline Maria Cruz Barbosa. INTRODUO A Constituio Federal de 1988 diz que direito do cidado e dever do Estado prover condies para o pleno exerccio da sade. Como parte desse dever, o estado deve fornecedor medicamentos populao. Partindo dessas premissas, este trabalho buscou estudar o Ciclo da Assistncia Farmacutica que compreende a Seleo, Controle, Aquisio, Armazenamento e Distribuio de medicamentos realizados na Secretaria Municipal de Sade em especial a do municpio de Loanda. Para tal, foi necessrio pesquisar todo o processo compreendido entre a seleo dos medicamentos at sua distribuio e dispensao ao usurio final. A Poltica Nacional de Medicamentos, estabelecida pelo Ministrio da Sade por meio da Portaria GM/MS n. 3.916, de 1998, tem como propsito principal garantir a necessria segurana eficcia e qualidade dos medicamentos, a promoo do uso racional e o acesso da populao queles considerados essenciais (BRASIL, 1998). No setor pblico, imprescindvel que se estabelea estratgias e se desenvolva mecanismos para ofertar um atendimento adequado que atenda s expectativas dos usurios de seus servios, e assegurar o fornecimento de produtos de qualidade. Este trabalho ainda tem por objetivo demonstrar o armazenamento e a distribuio de medicamentos psicotrpicos no Centro de Apoio Psicossocial CAPS do municpio de Loanda. O CICLO DA ASSISTNCIA FARMACUTICA O Ciclo da Assistncia Farmacutica compreende um sistema integrado e de seqncias lgicas cujos componentes apresentam naturezas tcnicas, cientficas e operacionais que representam as estratgias e o conjunto de aes necessrias para a implementao da Assistncia Farmacutica. Considerado como bem de consumo e no como insumo bsico de sade, o medicamento passa a ser um objeto desvirtuado no Sistema de Sade, inviabilizando o desenvolvimento de um enfoque que priorize o cuidado com a teraputica medicamentosa, envolvendo nessa

concepo a formao dos profissionais, o processo de educao continuada, a orientao populao e o acompanhamento do uso adequado e racional dos medicamentos. Valorizando as aes de aquisio, armazenamento e distribuio, e afastando a equipe de sade, em especial o profissional farmacutico, das questes outras que integram a Assistncia Farmacutica, desenvolveu-se, no Brasil, uma viso fragmentada dos servios quanto questo dos medicamentos. Apesar da sua complexidade, so grandes as possibilidades de melhorias em todos os componentes do ciclo de assistncia farmacutica, proporcionando um bom padro no suprimento de medicamentos essenciais, e assim, melhores condies para que a dispensao e a ateno farmacutica individual e coletiva aconteam de maneira qualificada. O Ciclo da Assistncia Farmacutica compreende:
y y y y

SELEO/USO O que comprar. CONTROLE/ACOMPANHAMENTO Quando e Quanto comprar. COMPRA /AQUISIO Como e onde comprar. ARMAZENAMENTO/DISTRIBUIO Onde e como guardar e como e para quem distribuir.

Para compreender o Ciclo de Assistncia Farmacutica se faz necessrio entender cada parte de seu processo. SELEO: considerado o eixo do Ciclo da Assistncia Farmacutica. As demais atividades desse ciclo so desenvolvidas com base no elenco de medicamentos selecionados, tanto na ateno ambulatorial quanto na hospitalar, buscando-se estruturar e organizar sistemas eficientes e efetivos. um processo de escolha de medicamentos, baseada em critrios epidemiolgicos, tcnicos e econmicos, estabelecidos por uma Comisso de Farmcia e Teraputica (CFT), visando assegurar medicamentos seguros, eficazes e custo -efetivos com a finalidade de racionalizar seu uso, harmonizar condutas teraputicas, direcionar o processo de aquisio, produo e polticas farmacuticas. fundamental que cada uma das atividades e, portanto, o servio como um todo, sejam centrados nos pacientes e no na prpria estrutura administrativa, garantindo aos usurios o melhor cuidado possvel.

Os medicamentos selecionados devem ser aqueles com eficcia e segurana comprovadas, ao melhor custo possvel, pois so imprescindveis para o tratamento das doenas prevalentes na populao-alvo, no mbito municipal, microrregional, estadual ou nacional. O objetivo da seleo : proporcionar ganhos teraputicos e econmicos. Os ganhos teraputicos referem-se promoo do uso racional e melhoria da resolutividade teraputica acesso a medicamentos eficazes, seguros e voltados s doenas prevalentes. Os ganhos econmicos referem-se racionalizao dos custos dos tratamentos e, conseqentemente, otimizao dos recursos humanos, materiais e financeiros disponveis. um processo dinmico, participativo, que precisa ser bem articulado e deve envolver a maior representatividade de especialidades mdicas e profissionais da sade. Tem como principais objetivos:
y y y y y y y

Reduzir o nmero de especialidades farmacuticas. Uniformizar condutas teraputicas. Melhorar o acesso aos medicamentos selecionados. Contribuir para promoo do uso racional de medicamentos. Assegurar o acesso a medicamentos seguros, eficazes e custo -efetivos. Racionalizar custos e possibilitar maior otimizao dos recursos disponveis. Facilitar a integrao multidisciplinar, envolvendo os profissionais de sade, na tomada de decises. Favorecer o processo de educao continuada e atualizao dos profissionais, alm do uso apropriado dos medicamentos. Melhorar a qualidade da farmacoterapia e facilitar o seu monitoramento. Aperfeioar a gesto administrativa e financeira, simplificando a rotina operacional de aquisio, armazenamento, controles e gesto de estoques.

y y

O processo de seleo no se limita elaborao da relao de medicamentos essenciais e do formulrio teraputico, mas consiste em um conjunto de atividades que visam ao uso racional: prescrio, dispensao, farmacovigilncia, informao, educao continuada etc.

PROGRAMAO Programar medicamentos consiste em estimar quantidades a serem adquiridas, para atender uma determinada demanda de servios, em um perodo definido de tempo, com influncia direta sobre o abastecimento e o acesso ao medicamento.

necessrio dispor de dados consistentes sobre o consumo de medicamentos, o perfil epidemiolgico, a oferta e demanda de servios na rea de Sade, alm de recursos humanos capacitados e a disponibilidade financeira para a execuo da programao No ciclo da Assistncia Farmacutica, a programao repre senta outra atividade chave, que tem por objetivo a garantia da disponibilidade dos medicamentos previamente selecionados nas quantidades adequadas e no tempo oportuno para atender s necessidades de uma populao-alvo, por meio de um servio ou de uma rede de servios de sade, considerandose um determinado perodo de tempo. A estimativa dessas necessidades representa um dos pontos cruciais do ciclo da Assistncia Farmacutica por sua relao direta com o nvel de acesso aos medicamentos e com o nvel de perdas desses produtos. H vrias formas de proceder a uma estimativa tcnica dessas necessidades. o perfil de morbi-mortalidade, no entanto, o mais importante aspecto a considerar, quando se busca orientao na identificao de tais necessidades. A programao uma atividade associada ao planejamento; sua viabilidade e factibilidade dependem da utilizao de informaes gerenciais disponveis e fidedignas, da anlise da situao local de sade, assim como do conhecimento sobre os medicamentos sele cionados, sua indicao precpua e sua perspectiva de emprego na populao -alvo. Programa-se de modo a atender demanda sanitria em medicamentos, exposta e trabalhada no processo de seleo. AQUISIO A aquisio constitui-se num conjunto de procedimentos articulados que visam a selecionar o licitante com a proposta mais vantajosa para satisfazer uma determinada necessidade e, assim, legitimar a administrao a contratar o particular. Ela objetiva contribuir para o abastecimento de medicamentos em quantidade adequada e qualidade assegurada, ao menor custo possvel, dentro da realidade do mercado, apoiando e promovendo uma teraputica racional, em rea e tempo determinados Da assistncia farmacutica, uma das peas que contribuem para o sucesso e a credibilidade dos servios farmacuticos. Um elenco de medicamentos definido dentro de rigorosos critrios, boas condies de armazenamento e profissionais capacitados no atendero s necessidades da rede de servios se houver descontinuidades no suprimento dos medicamentos. A falta de materiais, por sua vez, decorrente de problemas estruturais, organizacionais e/ou individuais que permeiam as vrias atividades do referido ciclo. Considerando as amarras

burocrticas e jurdicas do setor pblico, sem dvida alguma, o processo de aquisio representa um importante e delicado componente do sistema, tornando possveis ganhos significativo de eficincia ou, ao contrrio, o comprometimento de alguns fundamentos muito importantes: agilidade das compras, confiabilidade dos produtos adquiridos e alcance de preos competitivos para tais produtos. Os processos de compra de bens e servios no setor pblico em suas trs esferas de governo so disciplinados atualmente pela Lei Federal no 8.666, de 21 de junho de 1993, que regulamenta o art. 37, Inciso XXI, da Constituio Federal, institui normas para licitaes e contratos da administrao pblica e d outras providncias. Essa legislao trouxe ganhos no sentido de reforar alguns princpios indispensveis substancializao dos atos relacionados administrao do patrimnio pblico e ao alcance das propostas mais vantajosas. Tais princpios so a legalidade, a impessoalidade, a igualdade, a publicidade, a probidade administrativa, a vinculao ao instrumento de convocao e o julgamento objetivo. Formas de aquisio: Licitao o princpio constitucionalmente estabelecido (Art. 37, XXI da CF) atravs do qual a administrao pblica impe a concorrncia para efetuar suas aquisies ou vendas de bens e servios e prepara o processo administrativo para a contratao dos fornecedores. Modalidades de licitao Nos termos do art. 22 da Lei no 8.666/93, so modalidades de licitao a concorrncia, a tomada de preos, o convite, o concurso e o leilo. Com a edio da Med Provisria n ida 2.026-7, de 23 de novembro de 2000, foi institudo uma nova modalidade chamada prego. Aquisio de Medicamentos As modalidades esto escalonadas segundo o valor estimado para o objeto da licitaoconcorrncia, tomada de preos e convite ou pelas caractersticas da modalidade concurso, leilo e prego. No caso especfico dessa ltima modalidade, ela se define pelas caractersticas dos bens e servios a serem adquiridos precisam ser classificados como bens e servios comuns. Nesse sentido, o prego pode substituir as trs primeiras modalidades, desde que os bens e servios de interesse sejam classificados como comuns. Concorrncia a modalidade de licitao em que esto envolvidos valores financeiros acima de R$ 650.000,00, na qual os interessados devem atender aos requisitos previstos de habilitao ou qualificao mediante a comprovao, atravs de documentao de capacidade tcnica, jurdica, fiscal, financeira e de idoneidade.

Para essa modalidade, quando a licitao for do tipo tcnica ou tcnica e preo, estabelecido o prazo de 45 dias para o recebimento das propostas, contados a partir da publicao do edital. Quando for do tipo menor preo, esse prazo de 30 dias. Na concorrncia, cada empresa participante deve entregar Comisso de Licitao dois envelopes: um contendo os documentos para avaliao da habilitao e o outro contendo a proposta comercial. Tomada de Preos a modalidade de licitao em que esto envolvidos valores financeiros em nveis intermedirios entre R$ 80.000,00 e R$ 650.000,00 na qual os interessados devem atender aos requisitos de cadastramento at o terceiro dia anterior data final para o recebimento das propostas que, nesse caso, ser de 30 dias quando a licitao for do tipo tcnica ou tcnica e preo, ou de 15 dias quando for do tipo menor preo, contados a partir da publicao do edital. Dessa forma, a caracterstica fundamental nessa modalidade a dispensa da qualificao prvia, em que exigido apenas o cadastramento da empresa. Convite Convite consiste na modalidade de licitao de pequeno vulto entre R$ 8.000,00 e R$ 80.000,00 , entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou no, escolhidos e convidados em nmero mnimo de 3 (trs) pela unidade administrativa, atravs de edital convocatrio afixado no quadro de avisos da instituio. Os interessados podero se manifestar com antecedncia de at 24 horas da apresentao das propostas. Concurso e Leilo O concurso e o leilo so modalidades que no se aplicam aquisio de medicamentos e, portanto, no so pertinentes rea da Assistncia Farmacutica. O primeiro refere -se escolha de trabalho tcnico, cientfico ou artstico, mediante a instituio de prmios ou remunerao aos vencedores. O segundo refere-se venda de bens mveis inservveis. Consideram-se bens e servios comuns, para os fins e efeitos do art. 1, 1o da Medida Provisria n 2.026-7/00, aqueles cujos padres de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital por meio de especificaes usuais no mercado. Registro de preos O art. 15 da Lei no 8.666/93 recomenda, dentre outras coisas, que as compras devem, sempre que possvel, ser processadas atravs de um Sistema de Registro de Preos (SRP). Esta a forma pela qual um certame licitatrio pode desenvolver-se, visando a trazer mais facilidades para as contrataes da administrao.

Dispensa de licitao No ordenamento brasileiro, as obras, servios e compras s podem ser contratados mediante processo de licitao inciso XXI do art. 37 da Constituio Federal. Esta a regra. No entanto, o prprio texto aventa a possibilidade de excees. As contrataes de servios, a locao e a aquisio de bens pelo Sistema de Registro de Preos foi regulamentada pelo Decreto Federal no 3.931, de 19 de setembro de 2001, em substituio ao Decreto no 2.743, de 21 de agosto de 1998. rgo Gerenciador: rgo ou entidade da administrao pblica responsvel pela conduo do conjunto de procedimentos do certame para registro de preos e gerenciamento da Ata de Registro de Preos dele decorrente (Decreto Federal no 3.931/01). As hipteses em que a administrao deixa de realizar licitao vm previstas principalmente nos artigos 24 e 25 da Lei no 8.666/93. So situaes em que o legislador considerou ser mais conveniente e vantajosa a contratao direta. A lista arrolada no Art. 24 da lei apresenta-se fechada e taxativa, no podendo ser criados outros casos de dispensa pela vontade do administrador pblico. Dentre as vrias situaes previstas na legislao, merecem destaque algumas que se apresentam como aquelas mais utilizadas pela administrao pblica para a aquisio de medicamentos. Compra direta De acordo com o art. 24, inciso II da Lei 8.666/93, para outros servios e compras de valor at 10% (dez por cento) do limite previsto na alnea a Art. 23 (...), ou seja, 10% do limite da modalidade denominada convite dispensvel licitao, porm, so necessrios pelo menos trs oramentos com fornecedores distintos. Entretanto, salvo em situaes devidamente fundamentadas, essa forma de aquisio no deve ser utilizada de maneira a fracionar aquisio de bens e servios de uma mesma natureza. Deve-se objetivar a realizao de compras para um perodo de tempo maior e com entregas parceladas. A grande desvantagem de se realizar compra direta que vem ocorrendo com grande freqncia nos municpios o pequeno nmero de fornecedores envolvidos no processo, o porte menor dos mesmos e o pequeno volume a ser adquirido. Tal situao no fomenta uma ampla concorrncia nem possibilita a obteno de preos mais reduzidos. H que se destacar tambm que essas vrias aquisies durante o ano demandam grande parte do tempo de trabalho do gerente de Assistncia Farmacutica, comprometendo sua eficincia.

ARMAZENAMENTO
Armazenar consiste em ordenar adequadamente os produtos em reas apropriadas, de acordo com suas caractersticas especficas e condies de conservao exigidas (termolbeis, psicofrmacos, inflamveis, material mdico-hospitalar etc.).

O armazenamento e a distribuio so as etapas do ciclo da assistncia farmacutica que visam, como finalidades precpuas, assegurar a qualidade dos medicamentos atravs de condies adequadas de armazenamento e de um controle de estoque eficaz, bem como a garantir a disponibilidade dos medicamentos em todos os locais de atendimento ao usurio (COSENDEY, 2000). Nos sistemas mais modernos, espera-se que as equipes responsveis pelo armazenamento e distribuio comprometam-se com o processo de cuidado. mais razovel admitir, ainda, que a equipe do almoxarifado municipal seja mais especializada nos cuidados de estocagem. mais fcil dispor, nesse nvel, dos equipamentos e infra-estrutura necessria preservao dos medicamentos do que em uma unidade bsica de atendimento. Dessa forma, o almoxarifado municipal deve co-responsabilizar-se com a adequada estocagem nas suas unidades usurias, provendo apoio tcnico, informao e superviso quanto ao processo de trabalho, garantido, assim, a qualidade do medicamento at seu fornecimento ao usurio final o paciente. O principal objetivo do armazenamento o de garantir sua qualidade sob condies adequadas e controle de estoque eficaz, bem como de garantir a disponibilidade dos produtos em todos os locais de atendimento, assegurada a qualidade do produto desde o recebimento at sua entrega ao usurio. Ainda podemos detalhar melhor outros objetivos:
y

Receber materiais de acordo com as especificaes determinadas nos processos de programao e aquisio; Guardar os produtos dentro das condies recomendadas, respeitadas as

especificidades (termolbeis, fotossensveis, inflamveis etc.), incluindo a segurana da equipe e do ambiente de trabalho;
y y

Localizar de forma pronta, gil e inequvoca; Assegurar os produtos e os valores patrimoniais inerentes, protegendo-os contra desvios e perdas; Preservar a qualidade dos produtos; Entregar de forma a garantir a disponibilidade adequada e oportuna nas unidades usurias.

y y

DISTRIBUIO Consiste no suprimento de medicamentos s unidades de sade, em quantidade, qualidade e tempo oportuno. A distribuio de medicamentos deve garantir rapidez e segurana na entrega, eficincia no controle e informao. Para isso necessrio:
y Rapidez o processo de distribuio deve se realizar em tempo, mediante um

cronograma estabelecido, para evitar atraso ou desabastecimento.


y Segurana a garantia de que os produtos chegaro ao destinatrio nas quantidades

corretas.
y Sistema de informao o processo de distribuio deve ser monitorado e avaliado.

Para tanto, indispensvel um sistema de informaes que propicie dados atualizados sobre a posio fsico-financeira dos estoques, quantidades recebidas e distribudas, dados de consumo e demanda de cada produto, estoques mximo e mnimo, ponto de reposio, e qualquer outra informao que se fizer necessria para um gerenciamento adequado.
y

Transporte: Condies adequadas de segurana, e tempo da entrega.

DISPENSAO A dispensao o ato farmacutico de distribuir um ou mais medicamentos a um paciente, geralmente como resposta apresentao de uma prescrio elaborada por um profissional autorizado. Neste ato, o farmacutico informa e orienta o paciente sobre o uso ade quado do medicamento. So elementos importantes desta orientao, entre outros, a nfase no cumprimento de horrios. O procedimento de dispensao deve assegurar que o medicamento de boa qualidade seja entregue ao paciente certo, na dose prescrita, na quan tidade adequada; que sejam fornecidas as informaes suficientes para o uso correto e que seja embalado de forma a preservar a qualidade do produto. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO NO MUNICPIO. IDENTIFICAO: Farmcia Municipal Central SUB-IDENTIFICAO: CAPS I CIDADE: Loanda/Pr.

No municpio de Loanda o ciclo de assistncia farmacutica coordenado pela farmacutica municipal a Sra. Ana Angelita Mela da Silva Ribas. O processo tambm segue conforme segue abaixo. SELEO: Para construir a lista de medicamentos necessrios promoveu-se uma reunio com a farmacutica e os mdicos que prestam servios ao municpio. Esta lista enviada a 14 Regional de Sade que se rene com representantes de todos os municpios do estado do Paran e desta reunio sai lista de medicamentos (que contm 140 itens) que os municpios disponibilizaro aos seus muncipes. Esses medicamentos devero fazer parte do RENAME, que atender 98% das necessidades bsicas.

PROGRAMAO A programao feita levando em considerao alguns critrios:


y y y y

A estao do ano (Sazonal); A quantidade em estoque; A validade dos produtos; As prioridades, etc;

AQUISIO O municpio efetua suas compras atravs do Consrcio Paran de Sade e pela Prefeitura Municipal, com licitao. Com a finalidade de otimizar os recursos da assistncia farmacutica bsica em junho de 1999, os municpios do estado do Paran, com o apoio da Secretaria de Estado da Sade, constituram o Consrcio Paran Sade. O Consrcio Paran Sade gerencia hoje, para 385 municpios consorciados, a parte fixa do Componente Bsico da Assistncia Farmacutica e a parte varivel j descentralizada. Ele compra diretamente de laboratrios grandes lotes de medicamentos a menor preo e distribui aos seus consorciados. Alguns medicamentos (por ex. os compostos) s podem ser adquiridos pela Prefeitura do Municpio, que atravs de licitao abastece a farmcia municipal.

RECEBIMENTO E ARMAZENAMENTO Os medicamentos adquiridos pelo Consrcio Paran de Sade com sede em Curitiba so encaminhados para a 14 Regional de Sade no almoxarifado central, que comunica o municpio. Um funcionrio que antecipadamente cadastrado pelo municpio enviado at o local para receber, conferir, assinar e carimbar a documentao na presena do responsvel pelo almoxarifado central os medicamentos e transport-los at Loanda. No municpio os medicamentos so conferidos novamente pela farmacutica, efetuado o lanamento de sua entrada num programa de computador, onde consta, identificao do medicamento, quantidade, validade, n lote. Aps a conferncia e regularizar a entrada no sistema, os medicamentos so armazenados no almoxarifado. O local onde os medicamentos so armazenados cumpre com as normas quanto temperatura, luz e umidade. As prateleiras so de ao e h uma distante de 1m das paredes. O prazo de validade tambm levado em considerao na hora de colocar os medicamentos nas prateleiras, ficando os com vencimentos mais prximos na frente dos outros. DISTRIBUIO DOS MEDICAMENTOS PSICOTRPICOS Os medicamentos psicotrpicos seguem outro caminho. Assim que chega ao municpio a farmacutica da farmcia central entra em contato com a farmacutica do CAPS (Centro de Ateno Psico Social), que se desloca at a farmcia municipal e confere novamente e recebe esses medicamentos, transportando-os ao CAPS. La esses medicamentos so armazenados em local seguro e restrito, em armrios de ao com chave. DISPENSAO A dispensao descentralizada. A necessidade de medicao de cada usurio do CAPS deve ser avaliada constantemente com os profissionais do servio. O CAPS organiza a rotina de distribuio de medicamentos e/ou assessora usurios e familiares quanto sua aquisio e administrao, observando-se o uso diferenciado e de acordo com o diagnstico e com o projeto teraputico de cada um. O CAPS tambm da cobertura s receitas prescritas por mdicos das equipes de Sade da Famlia e da rede de ateno ambulatorial da sua rea de abrangncia e, ainda, em casos muito especficos, queles pacientes internados em hospitais da regio que necessitem manter o uso de medicamentos excepcionais de alto custo no seu tratamento.

O CAPS de Loanda funciona das 13h00min

at as 17h00min .O psicotrpicos

so

dispensados atravs de receita mdica, com nome e RG do paciente, com assinatura do paciente e da farmacutica. Aps feito o lanamentos da sada desse medicamento no livro de psicotrpicos e a cada 3 (trs) meses enviado a Vigilncia Sanitria o relatrio dos medicamentos dispensados neste perodo. A e feito a conferencia da entrada, sada, receita e nota fiscal dos medicamentos. A orientao quanto ao uso reforada a cada entrega do medicamento ao paciente e famlia. OS MEDICAMENTOS PSICOTRPICOS MAIS UTILIZADOS NO CAPS DE LOANDA. a) Fluoxetina 20mg Antidepressivo e estabilizador de humor. b) Carbamazapina 200mg - antidepressivo e anticonculsivante. c) Haloperidol 5mg Antipsictico e anticonvulsivante. d) Amitriptilina 25mg Antidepressivo e estabilizador de humor e) Diazepam 5mg Ansioltico e Hipnossedativo. Todos esses medicamentos fazem parte da lista de medicamentos do municpio e possuem o mesmo critrio para seleo, aquisio, distribuio do ciclo de assistncia farmacutica, diferenciando apenas no armazenamento e dispensao, que no na farmcia central e sim no CAPS. A ateno farmacutica contribui para o uso racional de medicamentos, na medida em que desenvolve um acompanhamento sistemtico da terapia medicamentosa utilizada pelo indivduo buscando avaliar e garantir a necessidade, a segurana e a efetividade no processo de utilizao de medicamentos. No municpio de Loanda h um controle rigoroso para a entrega de psicotrpicos. Os pacientes so avaliados constantemente para evitar o uso excessivo de medicao. O uso racional de medicamentos satisfaz as necessidades sociais ajudando os indivduos a obter melhores resultados durante a farmacoterapia. DIAGNSTICO SITUACIONAL Durante as anlises realizadas foi possvel diagnosticar que os medicamentos so selecionados para atender toda a demanda do municpio e que corretamente armazenados, seguindo todas as precaues exigidas. A dispensao tambm e feita de maneira regular e num ambiente tranqilo e correto. No havendo filas desnecessrias.

Os recursos humanos utilizados para o ciclo de assistncia farmacutica ainda precisa de ajustes. Excluindo a farmacutica os demais requerem capacitao para o manejo dos medicamentos e atendimento ao pblico. REFERNCIAS AZEVEDO NETO, F.P.B; Gesto Logstica em Sade; Florianopolis: Departamento de Cincias da Administrao/UFSC; [Braslia] : CAPES ; UAB, 2010. COSENDEY, M. A. E. Avaliao de polticas e programas: uma perspectiva da assistncia farmacutica. [S.l.]: Escola Nacional de Sade Pblica/Fiocruz, [19?]. BRASIL Constituio da Repblica Federativa do Brasil. 1988. Edio Atualizada. BRASIL Ministrio da Sade Portaria GM n 3.916, de 30 de outubro de 1998. Aprova a Poltica Nacional de Medicamentos. Dirio Oficial da Repblica Federativa do Brasil, Braslia-DF, Seo I, 10 de novembro de 1998, Verso Republicada BRASIL, Ministrio da Sade. Boas prticas para estocagem de medicamentos. Braslia, DF; 1989. 22p BRASIL Ministrio da Sade A Poltica Federal de Assistncia Farmacutica: 1990 a 2002. Braslia: 2002a http://www.crmdf.org.br/sistemas/biblioteca/files/26.pdf/RENAME - Acesso - 26/04/2011. www.//bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_medicamentos.pdf-Acesso - 27/04/2011.

Potrebbero piacerti anche