Sei sulla pagina 1di 5

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO

PROCESSO TC-3440/98 Administrao Direta Municipal. Prefeitura de Sobrado. Atos de Gesto de Pessoal. Admisso de servidores. Concurso Pblico. AC1TC-270/07. Regularidade de alguns feitos. Concesso de registro. Aplicao de multa. Fixao de prazo para restabelecimento da legalidade Verificao de cumprimento de deciso. Cumprimento parcial. Concesso de registros a outros atos. Fixao de novo prazo. AC1-TC-1428/07 Segunda verificao de cumprimento de deciso desta Corte. Declarao de cumprimento parcial. Envio de cpia DIGEP. Arquivamento.

ACRDO AC1-TC -

1225 /2011

R E L A T R I O: Destaca-se, inicialmente, que os presentes autos so originrios do Gabinete do Auditor Renato Srgio Santiago Melo, sendo redistribudo concluso a este Relator, por deliberao da 1 Cmara desta Corte, na sesso do dia 18/11/2010. Trata-se de processo de atos de admisso de pessoal decorrentes de concurso pblico realizado pela Prefeitura Municipal de Sobrado em janeiro de 1998. Todavia, a anlise em questo tem por finalidade a segunda verificao de cumprimento de deciso deste Tribunal. Para melhor entendimento, traa-se o retrospecto das deliberaes j emanadas: Acrdo AC1-TC-270/07 datado de 22/03/07 (fls. 1217/1225): 1) considerar regulares os atos de admisso descritos no Anexo I desta deciso; 2) conceder os competentes registros s referidas nomeaes; 3) fixar o prazo de 60 dias para que a atual Prefeita Municipal de Sobrado, Sr Clia Maria de Oliveira Melo, restabelea a legalidade no quadro de pessoal da referida Comuna, mediante, alternativamente: a. o envio de Projeto de Lei Cmara Municipal, regularizando a situao dos servidores contratados em nmero superior aos previstos na legislao municipal especfica e em cargos no amparados por lei, descritos no Anexo II deste aresto; ou b. o desfazimento dos atos de nomeao dos candidatos discriminados no referido anexo, sob pena de responsabilidade. 4) informar mencionada autoridade que, para atender ao disposto no item b, instaure os devidos processos administrativos, onde sejam assegurados aos interessados o contraditrio e a ampla defesa; 5) aplicar multa ex-Prefeita Municipal de Sobrado, Sr Maria Luiza do Nascimento Silva, no valor de R$ 2.805,50, com base no art. 56, inciso II, da Lei Estadual 18/93; 6) conceder-lhe o prazo de 60 dias para o recolhimento voluntrio da penalidade (...); 7) remeter cpia dos presentes autos augusta Procuradoria Geral de Justia para, diante da ocorrncia de possveis atos de impropriedade administrativa, tomar as providncias atinentes espcie. - Acrdo AC1-TC-1428/07 datado de 25/10/07 (fls. 1580/1586): 1) considerar parcialmente cumprido o Acrdo AC1-TC-270/07; 2) conceder os competentes registros aos atos de admisso dos servidores relacionados no anexo I desta deciso, nos cargos ali descritos; 3) fixar o prazo de 30 dias para a atual Prefeita Municipal de Sobrado, Sr Clia Maria de Oliveira Melo, demonstrar que os servidores listados no Anexo II deste aresto esto em situao regular ou, caso contrrio, restabelecer a legalidade no quadro de pessoal da

PROCESSO TC N 3440/98

referida Comuna, desfazendo, por conseguinte, as transposies de cargos dos servidores discriminados no supracitado anexo. A pendncia a ser regularizada diz respeito transposio irregular de cargos de 15 servidores, listados no Anexo II do ltimo Acrdo, sendo que, trs deles, passaram do cargo de Professor A para Professor B e os demais passaram de Auxiliar de Ensino para Professor A e B. Em atendimento referida determinao, o gestor juntou documentao pertinente, inclusive relativa a todo o quadro de pessoal do municpio, provocando a constatao de irregularidades tambm em relao a servidores contratados em decorrncia do concurso pblico realizado em 1999/2000, certame este tratado no Processo-TC-3962/001, cf. relatrio da DIGEP, s fls. 1695/1697. Diante das novas revelaes, o ento relator do feito determinou a citao da gestora responsvel para se manifestar sobre o relatrio da Unidade Tcnica. Ofcio expedido e prontamente atendido. Analisando as novas peas encartadas, a DIGEP emitiu o relatrio de fls. 1798/1802, concluindo pela permanncia das seguintes irregularidades: 1. as admisses de todos os Auxiliares de Ensino (Professores Leigos) relacionados no Anexo I do Acrdo AC1-TC-270/07 so irregulares (exceto a servidora Ivonete Pereira Dias que, na verdade, foi nomeada para o cargo de Professor Classe A), porquanto ocorrida aps a vigncia da Lei 9.394/96 (LDB), a partir da qual no se poderia mais admitir professores leigos; necessidade de reformulao do atual Plano de Cargos, Carreiras e Remunerao do Magistrio do Municpio, devendo esse novo plano criar cargos distintos de Professor, um cargo para atuar na educao infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental (Professor A) e outro cargo para atuar nos quatros ltimos anos daquele nvel de ensino (Professor B); a mudana da Classe A para Classe B do cargo de Professor pela servidora Juliana Elizabeth Teixeira do Nascimento irregular, pois comprovou habilitao em Histria, quando deveria comprovar a habilitao para o exerccio da educao infantil e das sries iniciais do ensino fundamental, atribuio que tem exerccio desde que ocupava o cargo de Auxiliar de Ensino Fundamental (Professor Leigo), uma vez que a mudana de classe s possvel para o exerccio das mesmas atribuies; os diplomas (ou certificados) de graduao das servidoras Mrcia Claudino Batista Barbosa e Nelma Maria Pessoa Cavalcanti de Melo, que ascenderam Classe B do cargo de Professor, devem ser enviados, pois s foram apresentados os comprovantes de psgraduao, em superviso escolar e psicopedagogia, que no habilitam para a atividade docente.

2.

3.

4.

Das eivas supra, registre-se que os itens 3 e 4 so remanncias do Anexo II do Acrdo AC1-TC1428/07, o que se entende que a referida deciso no foi cumprida em sua totalidade, apesar de o rgo de Instruo no deixar consignado em sua concluso. Em relao ao item 1, a Unidade Tcnica solicitou que o Ministrio Pblico Especial, caso assim entenda, requeira a reapreciao pela 1 Cmara dos registros dados aos atos de nomeao dos Auxiliares de Ensino, atravs do Acrdo AC1-TC-270/07 (1 deciso), uma vez que, s agora nesta fase, a Auditoria considerou irregulares as respectivas admisses. Por fim, no que se refere s demais peas juntadas, por serem derivadas do concurso pblico realizado em 1999/2000, o rgo de Instruo entendeu que as documentaes pertinentes devam ser anexadas ao Proc-TC-3962/00, para a devida anlise, posio adotada pelo relator. Chamado aos autos, o rgo Ministerial emitiu o Parecer de fls. 1804/1807, da lavra do ilustre Procurador Andr Carlo Torres Pontes, manifestando seu entendimento, inicialmente, quanto possibilidade de reviso dos registros concedidos aos provimentos de Auxiliares de Ensino, conforme Acrdo AC1-TC- 270/07, nos seguintes termos:

Acrdo AC1-TC-760/03: Considerar regular o concurso pblico; conceder registros aos atos de nomeaes; determinar o arquivamento.

PROCESSO TC N 3440/98

(...) entendo descabida, pois a carreira de magistrio no se resume queles que exercem a docncia, mas abarca outras atividades que possam oferecer algum suporte pedaggico, nos termos do art. 2 da Resoluo 03/1997 da Cmara de Educao Bsica do Conselho Nacional de Educao, conforme assinalado no parecer da Assessoria da Presidncia 009/2003, anexado ao parecer de consulta PN/TC-12/03, O que no pode acontecer, conforme assinalado pela Auditoria fl. 1799, a transposio do cargo de Auxiliar de Ensino (Professor Leigo) para cargos de professor habilitado sem submisso concurso pblico, conforme assinalado no Parecer PN-TC-07/2003: Os regentes de ensino que no possurem ou que no obtiverem a qualificao mnima exigida legalmente e que, mesmo habilitados, no tenham sido aprovados em concurso pblico de provas e de ttulos, no podero exercer a docncia A promoo de profissionais do magistrio do quadro permanente s poder ser deferida, automaticamente, na hiptese de investidura na classe inicial em cargo de carreira e conforme dispuser o Plano de Cargos e Carreira. Se a investidura se deu em cargo isolado a mudana s poder ocorrer mediante concurso pblico de provas e ttulos.

Sobre a necessidade de reformulao do atual plano de carreiras para atividade docente, o Parquet assim entendeu:
(...) trata-se de faculdade endereada pblica administrao, pois a Resoluo 03/1997 da Cmara de Educao Bsica do CNE no obriga tal providncia: Art. 4. O exerccio da docncia na carreira de magistrio exige, como qualificao mnima: I ensino mdio completo, na modalidade normal, para a docncia na educao infantil e nas quatro primeiras sries do ensino fundamental; II ensino superior em curso de licenciatura, de graduao plena, com habilitaes especficas em rea prpria, para a docncia nas sries finais do ensino fundamental e no ensino mdio; III formao superior em rea correspondente e complementao nos termos da legislao vigente, para a docncia em reas especficas das sries finais do ensino fundamental e do ensino mdio. 1. O exerccio das demais atividades de magistrio de que trata o art. 2 desta Resoluo exige como qualificao mnima a graduao em Pedagogia ou psgraduao, nos termos do artigo 64 da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. 2. A Unio, os Estados e os Municpios colaboraro para que, no prazo de cinco anos, seja universalizada a observncia das exigncias mnimas de formao para os docentes j em exerccio na carreira do magistrio.

Conclusivamente, o MP Especial pugnou pela assinao de prazo para restabelecer a legalidade quanto mudana de classe nos termos do item III (fl. 1801) do relatrio da Auditoria. O processo foi agendado para a presente sesso, procedendo-se as intimaes de praxe. VOTO DO RELATOR: O presente processo trata da anlise do concurso pblico realizado pelo Municpio de Sobrado em 04 de janeiro de 1998. A emisso do relatrio inicial se deu em 09 de novembro de 1998. Em novembro de 2000, foi anexado, por determinao do ento Relator, o processo TC n 03878/00 de Inspeo Especial realizado na citada Prefeitura Municipal, para verificar indcios de irregularidades na gesto de pessoal. Sobre a anexao realizada, a Unidade Tcnica assim se manifestou em sua ltima anlise de defesa fl. 1798, in verbis:
Havendo assim, uma consolidao de relatrios (Fls. 812/821), na qual especificou as irregularidades encontradas no concurso e na inspeo, porm, nesta ocasio a Auditoria deixou claro que esta anexao foi feita de forma indevida, j que os processos tratavam de assuntos completamente estranhos.

PROCESSO TC N 3440/98

Feitas as indispensveis consideraes acima, passemos para a verificao do cumprimento do Acrdo AC1-TC-1428/07, objetivo da presente apreciao deste Colendo Tribunal. O Acrdo identificado fixou o prazo de 30 dias para a atual Prefeita Municipal de Sobrado, Sr Clia Maria de Oliveira Melo, demonstrar que os servidores listados no Anexo II daquele aresto estariam em situao regular ou, caso contrrio, restabelecer a legalidade no quadro de pessoal da referida Comuna, desfazendo, por conseguinte, as transposies de cargos dos servidores discriminados no supracitado anexo. Em seu ltimo relatrio de instruo presente aos autos (fls. 1798/1802), a Auditoria apontou que permaneceram irregulares as ascenses listadas no Anexo II do Acrdo AC1-TC-1428/07 com relao mudana da Classe A para Classe B do cargo de Professor pela servidora Juliana Elizabeth Teixeira do Nascimento, pois foi comprovada habilitao em Histria, quando deveria comprovar a habilitao para o exerccio da educao infantil e das sries iniciais do ensino fundamental, atribuio que tem exerccio desde que ocupava o cargo de Auxiliar de Ensino Fundamental (Professor Leigo), uma vez que a mudana de classe s possvel para o exerccio das mesmas atribuies (item 3); e os diplomas (ou certificados) de graduao das servidoras Mrcia Claudino Batista Barbosa e Nelma Maria Pessoa Cavalcanti de Melo, que ascenderam Classe B do cargo de Professor, deveriam ser enviados, pois s foram apresentados os comprovantes de ps-graduao em superviso escolar e psicopedagogia, que no habilitam para a atividade docente (item 4). Diante do exposto no relatrio de instruo, o Acrdo AC1-TC-1428/07 foi cumprido parcialmente. O rgo Tcnico ainda levantou a possibilidade de reviso dos registros concedidos aos provimentos de Auxiliares de Ensino, conforme Acrdo AC1-TC- 270/07, ao afirmar, agora, que as admisses teriam ocorrido aps a vigncia da Lei 9.394/96 (LDB), a partir da qual no se poderia mais admitir professores leigos. Esta Corte respondeu consulta formulada pela ento Prefeita do Municpio de Rio Tinto sobre a situao da categoria de profissionais titulada de Regentes de Ensino, atravs do Parecer PN TC n 12/03, de 26/03/2003, nos termos do Parecer ASPRE n 009/2003, emitido pela Assessoria da Presidncia deste Tribunal. O citado Parecer fez referncia ao art. 2 e ao 1 do art. 4 da Resoluo n 3, de 08/10/1997, da Cmara de Educao Bsica do Conselho Nacional de Educao, que fixou diretrizes para os novos planos de carreira e de remunerao para o magistrio dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, dispondo que:
Art. 2. Integram a carreira do Magistrio dos Sistemas de Ensino Pblico os profissionais que exercem a docncia e os que oferecem suporte pedaggico direto a tais atividades, includas as de direo ou administrao escolar, planejamento, inspeo, superviso e orientao educacional. ... Art. 4....... 1. O exerccio das demais atividades de magistrio de que trata o artigo 2 desta Resoluo exige como qualificao mnima a graduao em Pedagogia ou ps-graduao, nos termos do artigo 64 da Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

Portanto, observa-se que as atividades do magistrio no se limitam apenas ao exerccio da docncia, mas tambm abrangem aes voltadas ao suporte pedaggico, motivos pelos quais descarto a possibilidade da reviso do Acrdo AC1-TC-270/07, emitido por esta Corte de Contas, ao conceder os competentes registros a diversos Auxiliares de Ensino, acompanhando o entendimento do Ministrio Pblico junto a este Tribunal quando da emisso de seu parecer nos autos. A Unidade de Instruo apresenta como necessria a reformulao do atual Plano de Cargos, Carreiras e Remunerao do Magistrio do Municpio, para que um novo plano pudesse criar cargos distintos de Professor: um para atuar na educao infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental (Professor A); e outro para atuar nos quatros ltimos anos daquele nvel de ensino (Professor B).

PROCESSO TC N 3440/98

Entendo, em consonncia com o rgo Ministerial, que as alteraes ou reformulaes dos Planos de Carreiras do Magistrio so de faculdade e de iniciativa da administrao pblica. Ademais, nenhuma Resoluo da Cmara de Educao Bsica do CNE obriga tal providncia narrada pela Auditoria. Considerando que o presente processo tem por objetivo, repise-se, a anlise do concurso pblico realizado a fim de emitir os respectivos registros de admisso e estando, atualmente, em fase de cumprimento de deciso, deixo de assinar novo prazo para a regularizao da situao de servidores quanto mudana de classe, conforme sugeriu o Parquet. Diante do todo exposto, voto no sentido de: 1. declarar o cumprimento parcial do Acrdo AC1-TC-1428/07; 2. enviar cpia do presente ato DIGEP para verificar a atual regularidade da gesto de pessoal do Ente, tomando como base os fatos e os documentos evidenciados pela Unidade Tcnica de Instruo nos presentes autos, quando da realizao de nova inspeo quele municpio dentro de sua programao; 3. determinar o arquivamento do processo. DECISO DA 1 CMARA DO TCE-PB: Vistos, relatados e discutidos os autos do presente processo, ACORDAM, unanimidade, os membros da 1a CMARA DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA PARABA (1C/TCE/Pb), na sesso realizada nesta data, em: I. declarar o cumprimento parcial do Acrdo AC1-TC-1428/07; II. enviar cpia do presente ato DIGEP para verificar a atual regularidade da gesto de pessoal do Ente, tomando como base os fatos e os documentos evidenciados pela Unidade Tcnica de Instruo nos presentes autos, quando da realizao de nova inspeo no Municpio de Sobrado dentro de sua programao; III. determinar o arquivamento do processo. Publique-se, registre-se e cumpra-se. Mini-Plenrio Conselheiro Adailton Coelho Costa Joo Pessoa, 09 de junho de 2011.

Conselheiro Fbio Tlio Filgueiras Nogueira Presidente em exerccio e Relator

Fui presente, Representante do Ministrio Pblico junto ao TCE

Potrebbero piacerti anche