Sei sulla pagina 1di 6

CPEBF

PROVA DE QUMICA

PROVA DE QUMICA
CLASSIFICAO PERODICA DOS ELEMENTOS
Com massas atmicas referidas ao Istopo 12 de Carbono

Volume molar gasoso CNTP = 22,4 L Nmero de Avogadro = 6,0 x 1023


11 - Em 1911, Rutherford realizou a experincia de espalhamento de partculas alfa, incidindo sobre uma lmina finssima de ouro, conforme o esquema abaixo. 13 - Analise as afirmativas abaixo. I. II. III. IV. Os lantandeos e os actindeos pertencem famlia 3B da tabela peridica. Os elementos da famlia 1A apresentam, na ltima camada, a configurao ns1. Quando o subnvel mais energtico do tipo f, o elemento de transio externa. Numa srie isoeletrnica de ons, a espcie qumica de maior raio ser a de maior carga nuclear.

Esto corretas apenas as afirmativas Nessa experincia, ele concluiu que o tomo a) uma esfera macia, com cargas positivas na sua superfcie. b) possui ncleo pequeno, denso e eltrons distribudos na eletrosfera. c) possui eltrons distribudos em torno do ncleo central com cargas positivas dotadas de certos valores qunticos. d) possui cargas positivas e negativas em igual nmero e uniformemente distribudas no tomo. 12 - Assinale a alternativa verdadeira em relao ao modelo atmico de Bohr. a) Quando o eltron muda de nvel, absorve ou emite energia superior a diferena entre os nveis onde ocorreu a mudana. b) Um eltron prximo ao ncleo possui maior energia que outro mais afastado. c) Os eltrons liberam energia e, a seguir, absorvem-na como luz (energia quantizada). d) O eltron gira em torno do ncleo numa certa trajetria na qual ele movimenta sem perder ou ganhar energia. a) I e IV. b) II e III. c) I e II. d) III e IV.

14 - Um mol de tomos M reage com um mol de tomos X para formar M e X, absorvendo 255 kJ de energia no processo. Sabe-se que todos os reagentes e produtos so partculas isoladas gasosas e que a afinidade eletrnica de X de 112 kJ/mol. Com base nos dados acima, correto afirmar que o valor, em kJ/mol, da primeira energia de ionizao de M a) + 367 b) + 143 c) - 112 d) - 255

CPEBF

PROVA DE QUMICA

15 - Considere as substncias a seguir. I. II. III. IV. H2Se AC3 BeBr2 SiH4

So molculas apolares apenas as substncias a) I e II. b) I e IV. c) I, III e IV. d) II, III e IV.

19 - Os elementos qumicos X e Y pertencem ao terceiro perodo da tabela peridica. Sabe-se que o potencial de ionizao de X menor que o de Y. So conhecidas, tambm, as informaes experimentais abaixo. Combusto de X A Combusto de Y B B + H2O C Neutralizao total de C por A produz X3YO4 + H2O Baseado nos dados do enunciado, propem-se as afirmaes a seguir. I. II. III. IV. V. X o sdio e o Y o fsforo. X o sdio e Y o enxofre. C um cido forte. A um xido inico e B um xido molecular. A desidratao intramolecular de C produz um anidrido.

16 - Analisando o grfico abaixo, possvel notar que, caso a gua mantivesse a linearidade do grfico ditada pela massa molar, teria um ponto de ebulio prximo de 100C. Assim, a Terra no teria lagos, rios ou oceanos, a gua s existiria no estado gasoso. Porm, observa-se um comportamento diferente da gua dentro do grupo dos hidretos da famlia 6A.

Dessas afirmaes, so corretas apenas a) I e IV. b) I, III e IV. c) II, III e IV. d) II, III, IV e V.

20 - Considere as misturas dos reagentes a seguir.

I. II. III. IV.

Fe2(SO4)3(aq) + NaOH(aq) NH4C(aq) + KOH(s) HC(aq) + Na2CO3(aq) NaC(s) + AgNO3(aq)

Haver desprendimento de gs apenas no caso das misturas a) I, II e III. b) II e III. Esse comportamento se deve s ligaes a) covalentes polares. b) covalentes apolares. c) intermoleculares. d) intramoleculares. c) III e IV. d) I e V.

21 - Observe as reaes qumicas a seguir. III III IV V3 CuNO3 + A 3 Cu + A(NO3)3 (NH4)2Cr2O7 N2 + Cr2O3 + 4 H2O 4 Na + O2 2 NaO 2 NaBr + F2 2 NaF + Br2 Na2SO3 + H2SO4 Na2SO4 + H2SO3

17 - Sobre alguns elementos qumicos da tabela abaixo, designados pelas letras A, B, C, D e E, so feitas quatro afirmaes. Elemento A B C D E Distribuio eletrnica 1s 2s 2p 3s
2 2 2 2 2 2 2 2 6 6 6 2 2 2 6 1 2 2 2 5 6 6 2

A alternativa que apresenta, respectivamente, a classificao correta dessas reaes. a) b) c) d) Deslocamento, adio, anlise, deslocamento, dupla troca. Dupla troca, decomposio, sntese, dupla troca, deslocamento. Simples troca, decomposio, adio, dupla troca, deslocamento. Deslocamento, anlise, sntese, simples troca, dupla troca.

1s 2s 2p 3s 3p 1s 2s 2p 3s 3p 1s 2s 2p

1s 2s 2p 3s 3p 4s

I. II. III. IV.

A frmula qumica resultante da ligao entre A e B AB2. O elemento C um gs nobre. A substncia formada pela ligao entre E e B apolar. A ligao entre D e B produz uma substncia de alto ponto de fuso.

22 - Um determinado processo de obteno de amnia opera com um rendimento de 70% na produo. Partindo de uma amostra de 250 g de N2(g) impura e reagindo com uma quantidade suficiente de hidrognio, produz 170 g de NH3(g). A quantidade percentual de nitrognio, na amostra, de a) 56%. b) 75%. c) 80%. d) 96%.

So corretas apenas as afirmaes a) I, II e III. b) II, III e IV. c) I, III e IV. d) I e IV.

23 - Em condies ambientes, foram realizados trs experimentos, utilizando massas diferentes de lminas de alumnio, e a mesma quantidade de cido sulfrico, numa aparelhagem idntica, conforme a tabela abaixo. EXPERIMENTO 1 2 3 Massa do metal 0,27 g 0,54 g 1,08 g Quantidade do cido 0,03 mol 0,03 mol 0,03 mol

18 - Assinale a alternativa correta em relao s propriedades dos xidos. a) O NO reage com gua produzindo somente o HNO3. b) O Cr2O3 classificado com xido cido. c) As bases, os cidos e a incidncia de luz retardam a decomposio do H2O2. d) Os xidos bsicos reagem com gua formando bases.

correto afirmar que, ao final da reao, a) houve maior liberao de gs hidrognio no experimento 3. b) a quantidade de gs hidrognio liberado nos experimentos 2 e 3 a mesma. c) h liberao da mesma quantidade de gs nos trs experimentos. d) houve maior liberao de gs hidrognio no experimento 1.

CPEBF

PROVA DE QUMICA

24 - Num experimento, um pedao de palha de ao limpa e polida introduzida numa proveta de 100 mL (considere o tamanho total da proveta), que logo em seguida emborcada em um bquer contendo gua, conforme a ilustrao A. Nessas condies, todo oxignio contido na proveta consumido na oxidao da palha de ao e a gua sobe para dentro da proveta (ilustrao B). Despreze o volume ocupado pela palha de ao e os produtos da combusto. Considere que o volume da gua que sobe corresponde ao volume do oxignio removido do ar e que o experimento foi realizado nas CNTP.

27 - Para dosar o oxignio dissolvido em gua, faz-se uso do mtodo de Winkler, no qual o oxignio fixado pela oxidao do Mn(II) a Mn(III), que por sua vez oxida o I a I2, conforme as equaes 4 Mn(OH)2(s) + O2(aq) + 2 H2O 4 Mn(OH)3(s) 2 Mn(OH)3(s) + 2 I + 6 H
+ (aq)

2 Mn2

+ (aq)

+ I2(aq) + 6 H2O()

O I2 titulado com tiossulfato de sdio segundo a reao 2 Na2S2O3(aq) + I2(aq) Na2S4O6(aq) + 2 NaI(aq) A uma amostra de 20 mL de gua foram adicionados os reagentes necessrios para que essa fosse titulada com uma soluo de tiossulfato de sdio (Na2S2O3) 0,2 mol/L. Sabe-se que foram gastos 10 mL de tiossulfato. A concentrao molar de oxignio, nessa amostra, de a) 1,25 x 10 . 2 b) 1,00 x 10 .
2

c) 5,00 x 10 . 2 d) 2,50 x 10 .

28 - Uma determinada substncia caracterizada pelos diagramas de estados fsicos abaixo. No diagrama 1, essa substncia foi submetida a uma presso atmosfrica de 760 mmHg. Com base nos dados acima, correto afirmar que a quantidade de molculas de oxignio, em 10 litros de ar, da ordem de a) 10 . 21 b) 10 .
20

c) 10 . 23 d) 10 .

22

25 - Considere duas solues aquosas, uma de sal de cozinha e outra de acar. Ambas possuem aspectos incolores e indistinguveis visualmente, embora cada soluo possua caractersticas que as diferenciam. Abaixo, so enumeradas quatro dessas caractersticas. A soluo de sal de cozinha eletroltica. Na solubilizao do acar em gua, ocorrem interaes intermoleculares entre molculas do soluto e do solvente. + III - Os ons Na interagem com o polo negativo da gua. IV - Na solubilizao do acar, ocorre uma reao qumica com a gua. Esto corretas apenas a) I, III e IV. b) I, II e III. c) II, III e IV. d) I, II e IV. III -

26 - Um estudante realizou o seguinte experimento: num bquer com 45 mL de gua destilada, adicionou pequenas quantidades de um sal inico. Ele notou que o sal dissociava-se na gua at que, depois de algum tempo, deixava de faz-lo, depositando-se no fundo do recipiente. Em seguida, retirou 10 mL da soluo (gua e sal) que corresponde a uma massa de 11,2 g. Aps evaporar o lquido desses 10 mL restou no recipiente um resduo de sal, pesando 3,20 g. Considerando 100% da dissociao do sal e a total evaporao da gua, o coeficiente de solubilidade do sal (em 100 g de gua) igual a a) 40 g. b) 32 g. c) 28 g. d) 7 g.

Assinale a opo que correlaciona os pontos dos diagramas 1 e 2 corretamente. a) T1 = TA b) T2 = TB c) T3 = TC d) T4 = TD

29 - O acetileno (C2H2) um gs usado nos maaricos de solda. Considere as equaes termoqumicas abaixo e, a seguir, marque a alternativa que contm o valor correto da entalpia de formao do acetileno (H ), em kcal/mol, considerando as condies padro. f 3 C(graf) + H2O() CO(g) + C2H2(g) 2 C(graf) + O2(g) 2 CO(g) H2O() H2(g) + O2(g) a) 108 b) 243 c) 54 d) 136 H = +95,0 kcal/mol H = 54,0 kcal/mol H = +68,0 kcal/mol

CPEBF

PROVA DE QUMICA

30 - A reao qumica A + B mecanismo exposto no grfico abaixo.

processa-se conforme o

32 - A equao abaixo representa um sistema gasoso em equilbrio qumico. 2 X(g) + 3 Y(g) 4 Z(g)

A alternativa que associa corretamente as constantes de equilbrio, em termos de concentrao (Kc) e em termos de presses parciais (Kp), a) Kc = Kp 2 b) Kp = Kc (RT) c) Kp = Kc RT d) Kc = Kp RT

33 - Para se determinar o pH de uma soluo incolor, utilizou-se uma srie de indicadores. Os resultados esto apresentados na tabela abaixo. Aps analisar o grfico, correto afirmar que a(os) a) b) c) d) etapa lenta da reao a correspondente ao nmero 2. compostos C e D so denominados complexos ativados. expresso da velocidade dada por v = k[A][B]. reao citada um processo endotrmico.
INDICADOR Fenolftalena Azul de Bromotimol Azul de Bromofemol Alizarina Alaranjado de Metila Vermelho de Congo COR Incolor Amarelo Amarelo Amarelo Vermelho Violeta pH DE VIRAGEM 8,2 9,8 6,0 7,6 2,8 4,6 5,6 7,2 3,0 5,0 3,0 5,2 COR DA SOLUO APS ADIO DO INDICADOR Rosa Incolor Azul Amarelo Azul Azul Violeta Amarelo Amarelo Amarelo Alaranjado Alaranjado COR

31 - O deslocamento de equilbrio toda e qualquer alterao da velocidade da reao direta ou inversa que provoca modificaes nas concentraes dos reagentes e produtos, levando o sistema a restabelecer um novo estado de equilbrio. Sobre o sistema em equilbrio 2 SO2(g) + O2(g) 2 SO3(g) H < 0,

Conclui-se, ento, que o pH dessa soluo est no intervalo entre a) 3,0 e 4,6. b) 2,8 e 3,0. c) 4,6 e 5,2. d) 5,2 e 5,6.

foram feitas as alteraes a seguir. I - Adio de SO2(g) II - Aumento de temperatura. III - Diminuio da presso. Aps cada alterao provocada por I, II, e III, respectivamente, o sistema retornou ao equilbrio. Assinale a opo que apresenta o grfico com as alteraes supracitadas. a)

34 - Os trs frascos abaixo contm lquidos diferentes, conforme o esquema a seguir.

b)

Todo o contedo de cada frasco foi misturado num nico recipiente. Considerando a aditividade dos volumes e a ionizao total dos cidos, o valor de pH na mistura final a) 2 b) 1 c) 3 d) 5

c)

35 - A teoria protnica de Brnsted-Lowry, proposta em 1923, est relacionada com a afinidade por prtons que uma espcie pode apresentar, em um estado de equilbrio qumico. Sabe-se que os pares cidos-bases conjugados diferenciam-se por um prton. Considere a fora dada pelos valores de Ka dos trs cidos distintos, a seguir. CH3COOH HCO 2 HPO4 Ka = 1,8x10 8 Ka = 3,2x10 12 Ka = 1,7 x 10
5

d)

Assinale a opo que apresenta a ordem crescente da fora de suas respectivas bases conjugadas. a) b) c) d) PO4 < CO < CH3COO 3 PO4 < CO < CH2COOH CH3COOH2 < H2CO < H2PO 4 3 CH3COO < CO < PO4
3

CPEBF

PROVA DE QUMICA

36 - A seguir, so dadas as solues em meio aquoso, todas com a mesma concentrao de 0,1 mol/L. Soluo I cianeto de sdio. Soluo II cloreto de potssio. Soluo III cloreto de amnio. Soluo IV hidrxido de clcio. Soluo V cido ntrico. Colocando as solues em ordem crescente de acidez, tem-se a) IV < I < II < III < V. b) I < IV < II < III < V. 37 - Dada a equao qumica
MnO 4 H 2 O 2 H Mn 2 O 2 H 2 O

41 - Um aldedo de cadeia aliftica possui 5 (cinco) tomos de carbono. Um desses um carbono tercirio e trs deles possuem hibridizao 2 do tipo sp . Assinale a opo que apresenta a classificao da cadeia desse aldedo. a) b) c) d) Alicclica, normal, insaturada, homognea. Aberta, ramificada, insaturada, homognea. Fechada, saturada, heterognea, ramificada. Aberta, ramificada, insaturada, heterognea.

c) IV < I < III < II < V. d) IV < III < II < I < V.

42 - Considerando a molcula da ampicilina, cuja frmula estrutural est esquematizada abaixo, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

aps feito o balanceamento da equao com os menores nmeros inteiros, a soma de todos os coeficientes a) 26. b) 28. c) 30. d) 32.

38 - Numa experincia de eletroqumica, foi medida a fora eletromotriz (E) a 25 C e 1 atm. X/X
3+

(ampicilina) ( ( ( ( ) Trs tomos de carbono com hibridao sp . ) Dois anis condensados heterocclicos. ) Aminas primrias, secundrias e tercirias. ) Um carbono quaternrio.
3

// Y / Y
+

E = 2,5 volts E = 1,5 volts


+

X / X3+ // Z / Z

Sabe-se que o potencial normal de reduo de Y / Y igual a + 0,80 volts. O potencial normal de reduo de Z / Z, em volts, de a) +0,2. b) 0,2. c) +3,2. d) 3,2.

A sequncia correta a) V, V, V, F. b) F, V, V, F. c) F, V, F, F. d) V, V, F, F.

39 - As baterias de nquel-cdmio so muito utilizadas em filmadoras e telefones celulares. So dispositivos alcalinos tendo como anodo o metal cdmio e, no catodo, o NiO2. Assinale a opo que descreve corretamente a equao global desse sistema eletroqumico. a) b) c) d) 2 CdO + Ni NiO2 + 2 Cd Cd(OH)2 + NiO + H2O Ni + Cd(OH)4 Cd + NiO2 + 2 H2O Cd(OH)2 + Ni(OH)2 Cd + KOH + Ni(OH)3 Cd(OH)2 + NiK(OH)4

43 - O grfico abaixo apresenta os pontos de ebulies de alguns alcanos de cadeia aliftica, designados pelas letras A, B, C, D, E, F, G e H.

40 - O esquema abaixo representa duas clulas eletrolticas ligadas em srie. Na clula A, ocorre a eletrlise gnea do NaC e, na clula B, a eletrlise do mesmo sal em soluo aquosa.

Analisando o grfico, verifica-se que o ponto de ebulio dos alcanos aumenta com o(a) a) b) c) d) aumento do nmero de carbonos na cadeia. aumento do nmero de ramificaes nos ismeros. aumento da massa molecular nos ismeros. diminuio das interaes dipolo-induzido.

Durante o processo da eletrlise, foram feitas algumas observaes. Assinale a INCORRETA. a) No catodo, tanto da clula A quanto da clula B, ir acontecer a reduo do on sdio. b) Tanto no plo positivo da clula A, quanto no plo negativo da clula B, forma-se gs. c) Na clula B, ocorrer formao de gases tanto no anodo quanto no plo negativo. d) Adicionando gotas de fenolftalena clula B, a soluo adquire cor rosa.

CPEBF

PROVA DE QUMICA

44 - O dissulfeto de dialila responsvel pelo cheiro do alho, e o alilpropil dissulfeto responsvel pelo cheiro da cebola. A frmula estrutural do dissulfeto de dialila

48 - O esquema abaixo representa algumas possveis reaes partindo de um mesmo alceno (metilpropeno).

a)

b)

c)

d) 45 - Associe a frmula estrutural condensada, 1 coluna, com sua funo orgnica, 2 coluna. 1. 2. 3. 4. 5. CH3 CHO CH3 O CH3 CH3 COO CH3 CH3 COOH CH3 CO CH3 ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) TER STER CETONA ALDEDO CIDO CARBOXLICO Assinale a opo que indica a nomenclatura correta dos compostos A, B, C e D, de acordo com as condies indicadas. Considere que os produtos formados so os principais em cada reao. a) A = propanona B = metilpropano C = 2-bromo-2-metilpropano D = 2-metilpropan-2-ol b) A = metanol B = metilpropano C = 2-bromo-2-metilpropano D = 2-metil-2-propanol c) A = propanona B = 2-nquel-2-metilpropano C = brometo de isopropila D = lcool t-butlico d) A = cido metanoico B = metilpropano C = 1-bromo-2-metilpropano D = 2-metilpropan-2-ol 49 - Os polmeros so macromolculas naturais ou sintticos formados por vrias unidades (monmeros) ligados entre si. Associe a coluna dos polmeros esquerda com seu respectivo monmero direita. 1 protena 2 amido 3 borracha natural 4 polietileno 5 PVC ( ( ( ( ( ) eteno ) isopreno ) cloreto de vinila ) aminocido ) monossacardeo

Tem-se a sequncia correta em a) b) c) d) 2, 3, 5, 1, 4. 2, 3, 1, 5, 4. 3, 2, 5, 1, 4. 3, 2, 5, 4, 1.

46 - A tabela abaixo apresenta resultados experimentais da solubilidade de algumas substncias em gua e leo. Soluto Solvente gua leo Acar S
I

lcool Naftalina leo gua Detergente etlico S


I I I

S S

Legenda: (S) Solvel

( I ) Insolvel

O comportamento apresentado pelo detergente de acordo com a tabela pode ser explicado pelo fato do detergente apresentar um carter a) b) c) d) polar. apolar. polar e apolar. inico.

Assinale a opo que apresenta a sequncia correta. a) 5, 3, 4, 1 e 2. b) 3, 3, 5, 1 e 2. c) 4, 3, 5, 1 e 2. d) 4, 3, 5, 2 e 1.

47 - Observe os compostos orgnicos a seguir. I. II. 50 - A destilao simples um processo utilizado no laboratrio de qumica para separar misturas homogneas.

III. IV.

Sobre esses compostos orgnicos, correto afirmar que a) b) c) d) I e II so ismeros pticos. II e IV so ismeros geomtricos. I e III so ismeros de funo. II e III so diasteroismeros. Dos materiais de laboratrio desenhados acima, somente so usados, no processo de destilao simples, os de nmeros a) 1 e 3. b) 4 e 6. c) 2 e 6. d) 3 e 5.

Potrebbero piacerti anche