Sei sulla pagina 1di 3

De Rmulo e Remo Repblica e ao Imprio

Fernanda Machado Para entender como Roma conseguiu adquirir tanta importncia e poder necessrio conhecer sua histria em mais detalhes. A origem da sociedade romana no tem uma evidncia concreta. Baseia-se numa lenda, que era uma maneira antiga de explicar fatos cuja memria se perdeu em tempos muito distantes. Assim, o poeta romano Virglio alimentou a fantasia de seu povo ao contar que Roma teria sido fundada por dois irmos: Rmulo e Remo. Os dois haviam sido abandonados pelo pai ao nascer e s sobreviveram por terem sido alimentados por uma loba. O fato que os irmos cresceram, vingaram-se do pai e receberam a misso de fundar uma cidade no local onde foram encontrados pelo animal. Essa lenda criou tambm a data exata do "nascimento" de Roma: os irmos teriam fundado a cidade em 753 a.C. O prprio nome dessa localidade derivou do nome um deles (Rmulo), que acabou matando seu irmo Remo devido a disputas polticas. Como se pode ver, a origem de Roma foi inventada atravs de uma histria que misturava o instinto animal (simbolizado pela loba que amamentou os irmos), com o nascimento de algo novo (a cidade fundada num lugar deserto), retornando aos instintos agressivos no final (simbolizados na rivalidade entre os irmos e no assassinato de um deles). Assim, essa origem imaginada serviu para os vrios imperadores que a governaram justificarem o carter agressivo e conquistador dessa sociedade romana.

Patrcios e plebeus
Se no temos dados concretos sobre sua fundao, podemos comear a contar a histria de Roma, a partir da monarquia (753 a 509 a.C.). Nesse perodo, o meio de subsistncia principal daquele povo era a agricultura. A sociedade romana dividia-se em quatro grupos, segundo a posio poltica, econmica e social de cada pessoa: havia patrcios, plebeus, clientes e escravos. A palavra "patrcio" (do latim pater, pai) indicava o chefe da grande unidade familiar ou cl. Esses chefes, os patrcios, seriam descendentes dos fundadores lendrios de Roma e possuam as principais e maiores terras. Eles formavam a aristocracia, sendo que somente esse grupo tinha direitos polticos em Roma e formava, portanto, o governo. J os plebeus eram descendentes de populaes imigrantes, vindas principalmente de outras regies da pennsula Itlica, ou fruto dos contatos e conquistas romanas. Dedicavam-se ao comrcio e ao artesanato. Eram livres, mas no tinham direitos polticos: no podiam participar do governo e estavam proibidos de casar com patrcios. Num outro patamar, vinham os clientes, tambm forasteiros, que trabalhavam diretamente para os patrcios, numa relao de proteo e submisso econmica. Assim, mantinham com os patrcios laos de clientela, que eram considerados sagrados, alm de hereditrios, ou seja, passados de pai para filho.

Por fim, os escravos, que inicialmente eram aqueles que no podiam pagar suas dvidas e, portanto, tinham que se sujeitar ao trabalho forado para sobreviver. Depois, com as guerras de conquista, a priso dos vencidos gerou novos escravos, que acabaram se tornando a maioria da populao.

Repblica e expanso
As conquistas aos outros povos e regies trouxeram o crescimento das atividades comerciais e das negociaes em moeda. A riqueza se concentrou ainda mais nas mos dos patrcios, que se apropriavam das novas terras. Isso tudo dividiu profundamente a sociedade romana entre ricos (aristocratas) e pobres (plebeus), alm da grande massa de escravos que ia se formando. Tambm os membros do exrcito, enriquecidos pelas conquistas e saques, tornaram-se uma importante camada social. A expanso romana iniciou-se na Repblica (509 a 27 a.C.), por meio das lutas contra os povos vizinhos para obterem escravos (sculos. 5 a 3 a.C.). Depois disso, expandiuse para a Grcia (sc. 3 a.C.), Cartago (cidade africana que controlava o comrcio martimo no Mediterrneo) e Macednia (com a conquista da Grcia, havia formado um grande imprio), sendo estas duas cidades conquistadas no sc. 2 a.C. Na seqncia, o Egito, a Britnia (que corresponde aproximadamente atual Gr-Bretanha) e algumas regies da Europa e da sia foram conquistados no sc. 1 d.C. Desde sua origem, Roma fora governada por reis. Um deles foi expulso por tirania em 509 a.C. e o governo da Repblica se estabeleceu, propondo uma nova diviso de poderes entre o Senado, os Magistrados e as Assemblias. Com as conquistas militares de novos territrios, os generais do Exrcito acumularam muitos poderes polticos e para deterem as revoltas dos povos dominados, resolveram concentrar o poder. Jlio Csar era um general que havia conquistado a Glia em 60 a.C. Depois disso, deu um golpe em Roma, atacando-a no ano de 49 a.C. e proclamando-se ditador perptuo (ou seja, governaria com poderes ilimitados at a sua morte). Foi nesse mesmo ano que conseguiu dominar o Egito. No entanto, nem ele nem seu governo tiveram vida longa: foi assassinado pelos prprios romanos em 44 a.C.

O Imprio Romano
Com a morte de Jlio Csar, trs lderes polticos governariam juntos. Um deles, Otvio, derrotou os outros e foi o primeiro imperador romano em 31 a.C., recebendo do Senado os ttulos de Princeps (primeiro cidado), Augustus (divino) e Imperator (supremo). Passou para a histria com o nome de Augusto, embora essa denominao acompanhasse todos os imperadores que o sucederam. Roma teve 16 imperadores entre os sculos 1 e 3 d.C. A partir da, comeou a desagregao do Imprio e o descontrole por parte de Roma dos povos dominados. Entre os sculos 3 e 4 d.C., o imperador Dioclesiano dividiu o Imprio Romano numa parte ocidental e noutra oriental. Constantino, o imperador seguinte, tomou duas importantes medidas: reunificou seus domnios, tornando a capital do Imprio Romano Bizncio (depois chamada de Constantinopla e, hoje, Istambul, na Turquia), localizada na parte oriental dos domnios romanos e legalizou a prtica do cristianismo.

Finalmente, Teodsio, um dos ltimos imperadores, tornou o cristianismo religio oficial de todo o Imprio e dividiu-o novamente em duas partes, sendo as capitais Roma e Constantinopla. A primeira foi dominada pelos povos germanos em 476 e marcou o fim do Imprio Romano do Ocidente. A segunda foi dominada em 1453 pelos turcos e marcou o fim do Imprio Romano do Oriente. Quadro sinttico
Histria de Roma Perodos Monarquia Repblica Imprio Datas de 753 a.C. (data tradicional da fundao de Roma) a 509 a.C. (derrota dos Tarqnios). de 509 a.C. (proclamao da Repblica) a 27 a.C. (Otaviano recebe o Senado o ttulo de Augusto) de 27 a.C. a 476 d.C. (queda do Imprio romano do

Potrebbero piacerti anche