Sei sulla pagina 1di 6

POESIA NO PERODO TROVADORESCO Ao ler um texto potico desse perodo, no podemos ter em mente a tradio moderna e o que hoje

entendemos por poesia. A poesia no era escrita para ser lida por um leitor solitrio. Era poesia cantada (da o nome de cantiga), geralmente era acompanhada por um coro e por instrumentos musicais. Seu pblico no era, portanto, constitudo de leitores, mas de ouvintes. Assim, devemos sempre considerar as cantigas como poesia intimamente ligada msica, prpria para apresentaes coletivas. Chamamos de poesia trovadoresca produo potica, em galegoportugus, do final do sculo XII ao sculo XIV. Seu apogeu ocorre no reinado de Afonso III, pelos meados do sculo X. Aquela regio meridional da Frana tornara-se no sculo XI um grande centro de atividade lrica, merc das condies de luxo e fausto oferecidas aos artistas pelos senhores feudais. As Cruzadas, compelindo os fiis a pr-curar Lisboa como porto mais prximoIII. OS CANCIONEIROS S tardiamente (a partir do final do sculo XIII) as cantigas foram copiadas em manuscritos chamados cancioneiros. Trs desses livros, contendo aproximadamente 1 680 cantigas, chegaram at ns.So eles:

Cancioneiro da Ajuda Cancioneiro da Vaticana Cancioneiro da Biblioteca Nacional de Lisboa OS AUTORES Os autores das cantigas so chamados trovadores. Eram pessoas cultas, quase sempre

nobres, contando-se entre eles alguns reis, como D. Sancho I, D. Afonso X, de Castela e D. Dinis. Nos cancioneiros que conhecemos, esto reunidos as cantigas de 153 trovadores. OS INTRPRETES As cantigas compostas pelos trovadores eram musicadas e interpretadas pelo jogral, pelo segrel e pelo menestrel, artistas agregados s cortes ou perambulavam pelas cidades e feiras. Muitas vezes o jogral tambm compunha cantigas. Trovador: aquele que escreve as cantigas (geralmente nobres). Cabe lembrar que so sempre homens.

Menestrel: msico-poeta sedentrio; vive nas casas dos fidalgos. Sequel: trovador profissional, fidalgo desqualificado que ia de corte em corte acompanhados por um jogral. Jogral: do provenal: jograr=brincar. Cantores e tangedores (toca instrumentos) ambulantes, geralmente de origem plebia (espcie de bobos da corte, que apenas executavam ou interpretavam as composies alheias). Soldadeira ou jogralesca: moa que danava e tocava castanholas ou pandeiro. OS GNEROS Podemos classificar as cantigas podem ser classificadas em: gnero lrico: cantigas de amigo, cantigas de amor gnero satrico: cantigas de escrnio e de maldizer GNERO LRICO CARACTERSTICAS DAS CANTIGAS DE AMOR Quem fala no poema um homem, que se dirige a uma mulher da nobreza, geralmente casada, o amor se torna tema central do texto potico. Esse amor se torna impraticvel pela situao da mulher. Segundo o homem, sua amada seria a perfeio e incomparvel a nenhuma outra. O homem sofre interiormente, coloca-se em posio de servo da mulher amada. Ele cultiva esse amor em segredo, sem revelar o nome da dama, j que o homem proibido de falar diretamente sobre seus sentimentos por ela (de acordo com as regras do amor corts), que nem sabe dos sentimentos amorosos do trovador. Nesse tipo de cantiga h presena de refro que insiste na idia central, o enamorado no acha palavras muito variadas, to intenso e macio o sofrimento que o tortura. So cantigas que espelham a vida na corte atravs de forte abstrao e linguagem refinada. Eu lrico masculino ; Tratamento dando mulher: mia senhor; Expresso da vida da corte; Convenes do amor corts; Idealizao da mulher; Vassalagem amorosa; Expresso da coita; Origem provenal CARACTERSTICAS DAS CANTIGAS DE AMIGO O trovador coloca como personagem central uma mulher da classe popular, procurando expressar o sentimento feminino atravs de tristes situaes da vida amorosa das donzelas. Pela boca do trovador, ela canta a ausncia do amigo (amado ou namorado) e desabafa o desgosto de amar e ser abandonada, em razo da guerra ou de outra mulher. Nesse tipo de poema, a moa conversa e desabafa seus sentimentos de amor com a me, as amigas, as rvores, as fontes, o mar,

os rios, etc. de carter narrativo e descritivo e constituem um vivo retrato da vida campestre e do cotidiano das aldeias medievais na regio. Eu lrico feminino; Tratamento dado ao namorado: amigo; Expresso da vida campesina e urbana; Amor realizado ou possvel - sofrimento amoroso; Simplicidade - pequenos quadros sentimentais; Paralelismo e refro; Origem popular e autctone (isto , na prpria Pennsula Ibrica) Cantiga de Amor D. Dinis Quero moda provenal fazer agora um cantar de amor, e quererei muito a louvar minha senhora a quem honra nem formosura no faltam nem bondade; e mais vos direi sobre ela: Deus a fez to cheia de qualidades que ela mais que todas do mundo. Pois Deus quis fazer minha senhora de tal modo quando a fez, que a fez conhecedorad e todo bem e de muito grande valor, e alm de tudo isto muito socivel quando deve; tambm deu-lhe bom senso, e desde ento lhe fez pouco bem impedindo que nenhuma outra fosse igual a ela Porque em minha senhora nunca Deus ps mal, mas ps nela honra e beleza e mrito e capacidade de falar bem, e de rir melhor que outra mulher tambm muito leal e por isto no sei hoje quem possa cabalmente falar no seu prprio bem pois no h outro bem, para alm do seu. Submisso excessiva amorosa No texto, temos um tpico exemplo do amor corts, com o trovador confessando o seu amor pela mulher, assumindo-a como superior a ele.

Cano de amigo Martim Codax Ondas do mar de Vigo, acaso vistes meu amigo? Queira Deus que ele venha cedo! Ondas do mar agitado, acaso vistes meu amado? Queira Deus que ele venha cedo! Acaso vistes meu amigo aquele por quem suspiro? Queira Deus que ele venha cedo! Acaso vistes meu amado, por quem tenho grande cuidado (preocupado) ? Queira Deus que ele venha cedo! O GNERO SATRICO As cantigas satricas apresentam interesse sobretudo histrico. So verdadeiros documentos da vida social, principalmente da corte. Fazem ecoar as reaes pblicas a certos fatos polticos: revelam detalhes da vida ntima da aristocracia, dos trovados e dos jograis, trazendo at ns os mexericos e os vcios ocultos da fidalguia medieval portuguesa. Esse tipo de cantiga procurava ridicularizar pessoas e costumes da poca com produo satrica e maliciosa. Enquanto as cantigas de escrnio utilizam a ironia e o equvoco para realizar mais indiretamente essas zombarias, as cantigas de maldizer so stiras diretas. Da sua maior virulncia, o emprego mais freqente de palavres (em geral os mesmos que usam at hoje) e a abordagem mais desabusada dos vcios sexuais atribudos aos satirizados. Os temas centrais destas cantigas so as disputas polticas, as questes e ironias que os trovadores se lanam mutuamente. A diferena entre esses dois tipos de cantiga , portanto, apenas relativa. Freqentemente a classificao dos textos ambgua. O prprio significado das palavras escrnio e maldizer pode deixar mais clara essa diferena entre os dois tipos de stira:

escrnio: zombaria, menosprezo, desprezo, desdm; maldizer: (verbo) pragueja contra; (substantivo), maledicncia, difamao. CARACTERSTICAS DAS CANTIGAS DE ESCRNIO

indiretas; uso da ironia e do equvoco. CARACTERSTICAS DAS CANTIGAS DE MALDIZER

diretas, sem equvocos; inteno difamatria; palavres e xingamentos CANTIGAS DE ESCRNIO Pero Larouco

Sobre vs, senhora, eu quero dizer verdade e no j sobre o amor que tenho por vs: senhora, bem maior vossa estupidez do que a de quantas outras conheo no mundo tanto na feira quanto na maldade no vos vence hoje seno a filha de um rei Eu no vos amo nem me perderei de saudade por vs, quando no vos vir. Indiretas: senhora, bem maior vossa estupidez Uso da ironia e do equvoco: Sobre vs, senhora, eu quero dizer verdade/e no j sobre o amor que tenho por vs CANTIGA DE MALDIZER Martim Soares Da mulher vossa, Pero Rodrigues Jamais creiais no mal que falam dela. Pois bem sei sei eu que ela por vs mui zela, Quem no vos quer vos traz somente intrigas! Pois quando deitou ela em minha cama, A mim mui bem de ti ela falava, Se a mim deu o corpo, a vs quem ela ama.

Identificao da pessoa a quem se dirige a stira: Da mulher vossa, Pero Rodrigues

Inteno difamatria: Pois quando deitou ela em minha cama Se a mim deu o corpo

CANTIGAS DE ESCRNIO Joan Garcia de Guilhade "Ai dona fea! Foste-vos queixar Que vos nunca louv'en meu trobar Mais ora quero fazer un cantar En que vos loarei toda via; E vedes como vos quero loar: Dona fea, velha e sandia! Ai dona fea! Se Deus mi pardon! E pois havedes tan gran coraon Que vos eu loe en esta razon, Vos quero j loar toda via; E vedes qual ser a loaon: Dona fea, velha e sandia! Dona fea, nunca vos eu loei En meu trobar, pero muito trobei; Mais ora j en bom cantar farei En que vos loarei toda via; E direi-vos como vos loarei: Dona fea, velha e sandia!"

Este texto enquadrado como cantiga de escrnio j que a stira indireta e no cita-se o nome da pessoa especifica. Mas, se o nome fosse citado ela seria uma Cantiga de Maldizer, pois contm todas as caractersticas diretas como stira da "Dona". Existe a suposio que Joan Garcia escreveu a cantiga anterior uma senhora que reclamava por ele no ter escrito nada em homenagem a ela. Joan Garcia de tanto ouvi-l dizer, teria produzido a cantiga.

Potrebbero piacerti anche