Sei sulla pagina 1di 21

O XODO

1 UMA ABORDAGEM HISTRICO-GEOGRFICA-BBLICA Ttulo - xodo vem do grego da LXX e significa sada. O ttulo em hebraico foi Weelleh Shemth que so as primeiras palavras do livro Ora, estes so os nomes de. O livro comea com um vav conetivo (palavra e), mostrando a continuidade de Gnesis.

HISTRICO
Frtil Crescente Invaso dos hicsos (obscuro) Colorido Egpcio

Israel esteve de fato No Egito??

Nomes pessoais Nomes de lugares Histria de Jos Ttulos dos oficiais Evidncias de grandes fomes Os pastores e os egpcios A mumificao de Jac e Jos Terra de Gsem

BBLICO

Abrao desce ao Egito Gn 12.10-20 Jac mais tarde desce ao Egito - Gn 46.6 Ref. ao Egito Lv 18.3, 19.34; Nm 11.5 e 18; Dt 10.22 e 29.16; Js 24,4-14; I Sm 2.27 e 12.8; 2 Rs 17.36; 2 Cr 5.10; Ne 9.9 e 18; Sl 78.12 e 51, 105.38 e 106.7; Jr 7.22-25; Ez 20.5-10; s 11.1 e 13.4; Am 2.10; Mq 6.4; Ag 2.5; Hb 11.26; At 7.15 e 34-40.

Quando provavelmente Israel desceu ao Egito? Em +/- 1875 a. C Reino Mdio.

Embora a histria de Jos, no possa ainda ser colocada precisamente no contexto da histria egpcia conhecida, nem ser determinada precisamente que conexes possam ter as peregrinaes dos israelitas com a invaso dos hicsos, uma coisa certa: Israel esteve no Egito durante esse perodo de confuso e distrbio. A notcia da coroao de um Fara opressor chamado novo rei... que no conhecera a Jos (x 1.8), refere-se a um dos Faras do Novo Imprio, aps a expulso dos odiados asiticos. Com isso concorda o fato de que os israelitas estavam estabelecidos ao redor da capital dos hicsos no Egito, na plancie de Tnis, chamada campo de Zo cf. Sl 78.12. H muito mais em todo esse colorido egpcio, apesar das controvrsias sobre um gro-vizir de origem semita, dos habitantes da areia, pastor de ovelhas, os quais eram detestados pelos egpcios (Gn. 46.34). Porm, o que a histria, como cincia, no registra o fato bblico de que Deus, em toda a histria de Jos, era com ele e o fez por cabea para o cumprimento da Sua vontade Soberana e bem do Seu povo.

400 ANOS DE SILNCIO 400 anos? - cf Gn 15.13 4 geraes? - cf Gn 15.16 430 anos? - cf x 12.40 (J) e Gl 3.17 215 anos? De Abrao ao Sinai?

Quanto tempo teria Israel passado no Egito?

difcil delimitar essa durao. A prpria Bblia no afirma com preciso e coerncia a respeito e apresenta nmeros aparentemente simblicos que se confrontam. Em Gn 15.13 na viso vesperal de Abrao, anunciada uma opresso de 400 anos, que logo abaixo, no vs 16 contradito, pois se fala em 4 geraes. A tradio P (sacerdotal P do alemo priestercodex), sempre atenta s

questes cronolgicas, fala em x 12.40 de 430 anos, enquanto Paulo, na sua carta aos Glatas 3.17, entende os 430 anos como a curva de tempo que vai de Abrao ao Sinai (215 anos). Obviamente, estes nmeros que circulam to livremente, somente descrevem um amplo espao cronolgico de difcil quantificao histrica.

ACONTECIMENTOS EM DESENVOLVIMENTO BBLICOS HISTRICOS 1. x 1.8 Entrementes se levantou sobre o Egito um novo rei, que no conhecera a Jos.

x 1.7 A bno da multiplicao x 1.11 Pitom e Ramss so edificadas x 1.9-14 Pastores Escravido / opresso x 2 Nasce o redentor - Moiss x 2.11-22 A fuga para Midi x 2.23-35 Morre o rei do Egito Tutmsis III Ramss II

Expulso dos hicsos Transformao no Frtil Crescente Mapa Expanso do Novo Imprio Possveis opressores de Israel: Tutmsis I (filha Hatsepsute) Tutmsis II Tutmsis III Amenotepe II (+/- 1440 a.C) Ramss II (+/- 1290 a.C) 2. Os Fatos e a Opresso Carta em papiro

A DATA DO XODO *
A data do xodo , contudo, um problema peculiarmente enganoso, e tem ocasionado controvrsia quase infindvel. Ao lado de pontos de vista extremados apenas duas opinies principais existem. A primeira coloca o evento ao redor de 1441 a.C., no reinado de Amenotepe II da Dcima-Oitava Dinastia; a segunda coloca-o em cerca de 1290 a.C., no reinado de Ramss II, da Dcima Nona Dinastia.*(Quadros cronolgicos)

Que Moiss foi nascido no Egito, o criado sob forte influncia egpcia, atestado independentemente por seu nome evidentemente egpcio, confirmado pelos nomes egpcios que ocorrem entre os seus parentes aranicos, durante dois sculos. O nome em si, nada mais aparentemente, do que o egpcio Mase, pronunciado Mose depois do sculo XII a.C., e significa "a criana". bem provvel que a filha de Fara no tenha dado um nome especial para aquele infante desconhecido, filho de uma raa diferente, e que ela se tenha limitado a cham-lo simplesmente de "a criana". A interpretao do escritor sacro, por outro lado, por uma coincidncia extraordinria de som, e uma circunstncia na sua histria, ligada com a raiz hebria masha, "tirar, arrancar", porque a filha de Fara havia tirado o menino das guas (Ex. 2:10). Outro fato na vida de Moiss, alm do seu nascimento e educao no Egito, que atestado pelo seu prprio nome e pelo de seus parentes, a presena de um elemento nbio na sua famlia. "Falaram Miri e Aro contra Moiss, por causa da mulher etope (ou nbia) que tomara; pois tinha tomado a mulher cusita (ou nbia)" Nm. 12.1. O nome do neto de Aro, irmo de Moiss, Finias, tambm egpcio, e significa "o nbio", e interessante porque apresenta uma confirmao independente (e de absoluta confiana) desta circunstncia.

O CHAMADO DE MOISS & A REVELAO DE DEUS


(Gn 3.2- 6)

A REVELAO DE UM DEUS PESSOAL (TEOFANIA)

ANJO FOGO VOZ

1 Deus de um cl x 3.6 2 Deus pessoal x 3.7-8 UM DEUS PESSOAL 3 Deus de um povo x 3.18 SUA PESSOA PELA PALAVRA
YHWH, YAHWEH, YAHWH, JAV, IAV, JEOVH

Gnesis 3.13 O contraste com os deuses conhecidos pelos povos: Qual o seu nome? Que lhes direi? Na teofania da sara ardente o protagonista no Moiss, mas Deus quem se faz revelar aos olhos do seu profeta escolhido. Quando eu for aos filhos de Israel e disser: o Deus de nossos pais me enviou..., x 13-15. No mundo semtico o nome de uma realidade a prpria realidade, o significado da presena e da ao de um ser. O conhecimento do nome de uma pessoa comporta uma espcie de poder sobre o ser conhecido. Segundo a etimologia mais teolgica que filolgica oferecida pelo v. 14, Deus no se revela em um substantivo, mas em um verbo, i , em forma dinmica e no esttica de um dolo. A raiz verbal hyh (ou hwh) significa ser, tornar-se, advir ou continuar a ser. O nome de Deus, e portanto a sua realidade pessoal, no pode ser instrumentalizado pelo homem para fins de interesses humanos. Entretanto, o nome YAHVH repleto de significado porque evoca a interveno de Deus na histria nesse momento crucial.

OS NOMES DE DEUS EM XODO


NOMES EL SHADAY JEOV-RAFA JEOV-NISSI REF. x 6.3 x 15.26 x 17.8-15 SIGNIFICADO Deus Todo Poderoso O Senhor Cura (fsica e espiritualmente) O Senhor minha bandeira (nosso ajudador que luta ao nosso lado)

Enquanto ELOHIM era um termo geral para Deus, o nome YAHVH era um nome pessoal para Deus, mostrando seu relacionamento com Israel. A lngua hebraica originalmente era uma lngua consonantal (sem vogais), e mesmo as semivogais (to somente quatro) eram escassamente empregadas. Portanto, o nome JEOVH ou YAHVH foi escrito no original desta forma - YHWH, o chamado tetragrama sagrado. Este nome foi to reverenciado pelos judeus que depois do cativeiro babilnico, eles nunca mais pronunciaram este nome. Foi uma reverencia exagerada, porm sria. Na traduo da LXX, o nome YAHVH foi substitudo pelo nome ADONAI, pois este nome no era to sagrado quanto YAHVH. Sculos depois de Cristo, quando os judeus massoretas adicionaram as vogais lngua hebraica, eles de propsito colocaram as vogais de ADONAI (a, o , a) e ELOHIM (e, o) dentro do nome YHWH, confeccionando assim o nome YAHVH ou JEOVH, a fim de que ningum soubesse mais como pronunciar o sagrado nome YHWH. *(Ver Ravasi)

AS PRAGAS E OS DEUSES DO EGITO


A RELIGIO EGPCIA

Praga significa - Dar golpes, flagelos Por que motivo Deus usou as pragas para fustigar o Egito?
1 - Livrar o povo da escravido 2 - Demonstrar o Seu poder aos egpcios e a Israel 3 - Castigar os egpcios por sua crueldade 4 - Desmascarar as divindades egpcias

AS DEZ PRAGAS

O triunfo dos humildes e dos marginalizados sobre o poderio mundial, a humilhao de fara. J.A. Soggim AS PRAGAS O Nilo em sangue Rs Piolhos Moscas Peste nos animais lceras Chuva de Pedras Gafanhotos Trevas Morte dos Primognitos REF. x 7.14-25 x 8.1-15 x 8.16-19 x 8.20-32 x 9.1-7 x 9.8-12 x 9.13-35 x 10.1-20 x 10.21-29 x 11.1- 12.36 DIRIGIDA CONTRA POSSVEL DIVINDADE Knum: guardio do Nilo Haspi: esprito do Nilo Osris: O Nilo era o seu sangue Hect: com aspecto de r; deus da ressurreio ?? ?? Hator: deusa-me em forma de vaca Apis: o touro do deus Pt: smbolo da fertilidade Mnevis: touro sagrado de Helipolis Imotep: deus da medicina Nut: deusa do cu Isis: deusa da vida Set: protetor das colheitas Isis: deusa da vida Set: protetor das colheitas R, Aten, Atum, Horus: todos deuses do sol A divindade de Fara: Osris, o doador da vida.

Observaes: 1. Esta no uma lista conclusiva. 2. A cincia as pragas e as contradies 3. As pragas se sucederam ao longo de um tempo - meses. x 7.25 4. Os magos desistem de imitar o poder inigualvel de Deus - x 8.19 e 9.11 5. Deus separa um povo exclusivo para fazer diferena pelo seu poder. x 8.22-23, 9.4, 26, 10.23 e 11.7.

A ROTA DO XODO*
O xodo no uma exaltada migrao, semelhante a muitas que existiram, ao contrario, ele tem como ponto de partida uma vergonhosa e realista escravido contrastante com o orgulhoso nacionalismo hebraico, to bem sucedido. J. Bright assim escreveu: No se trata de nenhum tipo de tradies que qualquer povo inventaria! No h nele a poca herica das migraes, mas somente a lembrana de uma vergonhosa servido da qual s a mo de Deus ofereceu a libertao. Este acontecimento cercado de contornos obscuros, vivido, talvez, somente por algumas tribos de Israel, e depois aplicado a todo o povo que em parte podia ter ficado na Palestina, foi o movimento inicial para uma pagina fundamental da Histria de Israel. O xodo como um divisor de guas; a partir desse

momento Israel passa de uma estrutura ainda confusa, constituda por um aglomerado disparatado de cls, a uma forma mais explicita de povo unido e livre. G. Ravasi

A CAMINHO DO SINAI - Nm 33 (ver mapa) Deus est guiando seu povo Nuvem e Coluna de Fogo x 13.21*Travessia do Mar Vermelho (juncos) Yam Suph x 14.15-31 (NT) *guas amargas em Mara e o Osis em Elim x 15.22-27 *Deserto de Sim Fome de po e carne x 16 (man e codornizes) *A falta de gua x 17.1-7 * Fato comum

10

TIPOLOGIA

MESSINICA

Um dos pontos importantes para a compreenso da tipologia bblica diz: a tipologia bblica uma interpretao de pessoas, instituies e eventos histricos que no so meros smbolos de realidades celestes, porm, que, pela iniciativa de Deus, desempenharam um papel particular na histria da salvao. MOISS 1. Moiss, o Mediador Messinico do Pacto. 2. Moiss, uma Figura Messinica - sofrimento e agonia dos pais; ameaa de morte e fuga. 3. Moiss, um Homem com Carter Messinico: Era um homem forte, era obediente, era humilde, era pblico e era compassivo. 4. Moiss como Agente Messinico: Seu papel no xodo e nas Experincias do Deserto; O Servo de Yahwh; Suas Tarefas Messinicas: porta voz de Deus, o sacerdote, libertador, juiz, pastor e legislador. Fatores Messinicos nos Relatos do xodo e do Deserto 1 O Anjo do Senhor 4 O Evento do xodo 2 O Primognito 5 O Tabernculo 3 O Cordeiro Pascal 6 Os Sacrifcios

Smbolos e Tipos Adicionais A Nuvem: Proteo e Presena de Deus. A Coluna de Fogo: Julgamento, Calor e Luz. A Rocha - I Co 10.4 O Man - O Po dos Cus. A Serpente de Bronze

Bibliografia: Arqueologia VISO HISTRICO-ARQUEOLGICA xodo (G.Ravasi); UMA do Velho Testamento; E A Bblia Tinha Razo; Merece Confiana o AntigoDa Escravido Liberdade Testamento?; Quadros Cronolgicos do Velho Testamento; Revelao Messinica no Antigo Testamento; Apostila de Velho Testamento (Karl Janssen).

Se traarmos uma linha curva que, partindo do Egito, passe pela Palestina e a Sria mediterrneas e, seguindo depois at ao Tigre e o Eufrates, atravs da Mesopotmia, desa at ao Golfo Prsico, teremos uma meia-lua razoavelmente perfeita. H 4000 anos, esse poderoso semicrculo em redor do deserto da Arbia, denominado Frtil Crescente, abrigava grande numero de culturas e civilizaes ligadas umas as outras. Delas irradiou luz clara para a humanidade. Ali foi o centro da civilizao da idade mais primitiva at a idade de ouro da cultura greco-romana. Nesse quadro o Egito mais tarde se destaca como uma grande nao de importante papel na rota comercial. At o incio do sculo XX, tirando a Bblia, faltava todo e qualquer vestgio sobre a 6

estada de Israel no Egito. Historiadores e professores falavam sobre a lenda de Jos. Por que no havia documentao alguma advinda logo do Egito que dizia respeito quele que fora gro-vizir do fara, o primeiro ministro do Nilo? O Egito, at 3000 a.C., transmitiu com fidelidade sua prpria histria. possvel acompanhar quase sem falha os nomes dos faras, a sucesso do Antigo, Mdio e Novo Imprio. Foi um povo que com preciso traou a sua histria. Mas, quanto ao perodo da histria de Jos no Egito a histria no encontrou nada. Os pesquisadores no descobriram qualquer documento ou monumento sobre esse perodo. As informaes quase ininterruptas cessam bruscamente em cerca de 1730 a.C. - Escurido profunda no Egito. S em 1580 a.C. ressurgem testemunhos contemporneos. Como isso se explica principalmente com o Egito? Pelo ano de 1730 a.C. algo impensado e monstruoso acontece terra do Nilo. Como um raio cado do cu, guerreiros em seus carros velozes assolam os egpcios e antes que se dessem por si sua terra estava conquistada, devastada, vencida. Nunca antes em sua histria o Egito vira conquistadores estrangeiros. O domnio comeou com um banho de sangue. Os hicsos, tribos semitas de Cana e da Sria desconheciam a piedade. Em 1730 a.C. foram encerrados os 1300 anos das dinastias egpcias. O Mdio Imprio foi assolado pelo soberano de terras estrangeiras, era esse o significado de hicso. Uma das cidades reconstruda e reforada pelo rei hicso Salatis, que vivia em Mnfis, foi Avaris que com outro nome de Pi-Ramss representou um papel importante na histria bblica. A histria de Jos e a estada dos filhos de Israel no Egito teria lugar nesse turbulento perodo dos hicsos? Isso responde em parte, o fato de que no chegasse at ns nenhum testemunho egpcio contemporneo. Porm, h provas indiretas da autenticidade da histria de Jos. O ambiente histrico-bblico autntico at ao detalhe do colorido egpcio. A egiptologia comprova-o com inmeros achados. Vejamos: 1 - Os ismaelitas, mercadores rabes, levavam plantas aromticas e especiarias para o Egito, onde venderam Jos (Gn 37.25). Esses artigos eram muitos usados nos cultos divinos e pela medicina na poca. 2 - O egpcio a quem Jos foi vendido chamava-se Potifar (Gn 37.36). Nome muito comum no pas. 3 - A elevao de Jos a vice-rei do Egito descrita na Bblia com rigor protocolar. Ele revestido com insgnias do alto cargo, recebe o anel, o selo do Fara, um preciso manto de linho e uma cadeia de ouro (Gn 41.42). Foi exatamente assim que os artistas egpcios representaram em seus quadros murais as posses solenes. 4 - Como vice-rei Jos sobe ao segundo coche do fara (Gn. 41.43). Isso estaria se referindo poca dos hicsos ou pouco antes de sua expulso e do advento do Novo Imprio. Afinal o veloz carro de guerra foi introduzido no Egito pelos soberanos de terras estrangeiras. O primeiro carro cabia ao Soberano e no segundo coche tomava lugar o segundo mais importante do reino. 5 - Jos casou-se com Asenete (Gn. 41.45), tornando-se genro do sacerdote de Om, hoje a atual Helipolis, situada um pouco ao norte da atual Cairo. 6 - Jos correu todo o Egito e ainda hoje um stio do pas conserva o nome de Jos. 7 - Um funcionrio da fronteira escreve em papiro a seu superior: permitimos a passagem dos bedunos de Edom pelo forte de Menefta, em Zeku para os lados da cidade de Per-Atum... para que eles e seus rebanhos vivam no domnio do rei, que o bom sol de todo do pas. Per-Atum no hierglifo a Pitom da Bblia na terra de Gosm, onde mais tarde Israel foi escravizado. (Ex. 1.11) H muito mais em todo esse colorido egpcio, mas h inmeras controvrsias sobre um grovizir de origem semita, dos habitantes da areia, criador e pastor de ovelhas os quais eram detestados pelos egpcios (Gn 46.34). Porm, o que a histria, como cincia, no registra o fato bblico de que Deus, em toda a histria de Jos, era com ele e o fez por cabea para o cumprimento da Sua vontade Soberana e bem do Seu povo (Nota do Aluno). A Bblia guarda silncio sobre um perodo de 400 anos durante o qual o aspecto poltico do Frtil Crescente se modificou completamente. Houve profundas alteraes na estrutura dos povos. Os imprios semticos no Eufrates e Tigre tiveram suas histrias interrompidas. O Egito tambm por longo tempo manteve-se em silncio. Aos poucos os hicsos foram expulsos do Nilo e os novos faras marcharam com seus exrcitos para o norte, atravs de Cana. A experincia do passado fora amarga e nunca mais permitiriam que sua terra sofresse um ataque de surpresa. Ao longo da fronteira e de suas fortalezas criaram um estado tampo. O que restava dos hicsos foi esfacelado e a Palestina transformada em provncia egpcia. Os postos comerciais, consulados, correios das costas fencias e em Cana foram transformadas em guarnies militares e fortalezas egpcias. O Imprio Egpcio alargou suas fronteiras sob o reinado de Ramss II que no conhecera Jos. Afinal Jos vivera sculos antes dele. 7

O trabalho escravo a que os filhos de Israel foram submetidos no antigo Egito, nas grandes construes s margens do Nilo representado por um velho quadro num tmulo na rocha a oeste da cidade de Tebas. Num detalhe que representa a fabricao de tijolos chama a ateno a pele clara dos trabalhadores coberta com uma simples tanga de linho. Um confronto com os inspetores de pele escura mostra que os de pele clara seriam semitas. Ele nos prov de po, cerveja e todas as boas coisas, mas no resta dvida que eles no estavam ali voluntariamente e sim eram forados a trabalhar. O varapau est na minha mo, diz em hierglifos um capataz egpcio, no sejas indolente. O quadro uma ilustrao do texto bblico - Ex.1.13-14 - Israel era um povo de pastores, no acostumados a outra espcie de trabalho o que era, portanto mui penoso. O Novo Imprio havia transferido a capital da velha Tebas, no sul, para Avaris, de onde os hicsos haviam governado. Do delta era mais fcil exerce vigilncia sobre a irrequieta sia, os domnios de Cana e Sria. Ramss II deu seu prprio nome nova capital. A antiga Avaris d lugar a Per-Ramss-Meri-Imen. Uma inscrio do tempo de Ramss II fala de Pr, que arrastam pedras para a grande fortaleza da cidade de Per-Ramses-Meri-Imen. Na lngua egpcia Pr designa semitas. As clssicas cidades da escravido israelita eram Pitom e Ramss. Os restos de Pitom foram desenterrados a uns 100km do Cairo, onde foram encontrados restos de celeiros e inscries sobre os armazns. Quando gro-vizir, Jos mandou construir celeiros (Gn 41.48 e ss) e seus descendentes, como escravos, tambm o fizeram em Gsem. Os celeiros eram circulares com 8m de dimetro com escadas despejar os gros por cima. Ramss II, cognominado o Grande, deu muita dor de cabea aos arquelogos. Maior que seu furor de construir era, segundo tudo indicava, a sua vaidade, pois mandava simplesmente gravar seu emblema em construes anteriores ao seu reinado. Em 1929, o prof. Pierre Montet desenterrou uma quantidade enorme de estatuas, esfinges, estelas e restos de construes, tudo ornado com o nome de Ramss II. Sem dvida foram encontradas as runas de Per-Ramses-Meri-Imen, a cidade dos escravos chamada de ramss na Bblia. Como em Pitom, ali foram encontrados restos de celeiros e armazns. Os israelitas foram vitimas, literalmente, do furor construtivo do Fara. A localizao de suas terras em Gsem favorecia o recrutamento para o trabalho escravo. Gsem com seus ricos pastos estava a poucos quilmetros ao sul da nova capital e chegava at Pitom. Nada mais fcil que afastar de seus rebanhos e de suas tendas aqueles estrangeiros que viviam s portas do grande centro de construes e escraviz-los. O que viam as turmas de trabalhadores escravos israelitas em sua marcha diria para os locais de construo? Numa carta da poca em papiro, escreve o aluno Pai-Bes ao seu mestre Amenem-Opet: Os achados das escavaes e os textos contemporneos que concordam quase palavra por palavra reforam a descrio da Bblia. "...Vim a Per-Ramss-o-Favorito-de-mon e acho-a maravilhosa. Uma cidade magnfica que no tem igual. Foi construda pelo prprio deus R, segundo o plano de Tebas. A estada aqui significa uma vida maravilhosa. Seus campos fornecem abundncia de boas coisas. Diariamente recebe mantimentos e carne fresca. Seus tanques esto cheios de peixes, seus lagos povoados de aves, seus pastos cobertos de erva verdejante e sua fruta nos campos bem cultivados tem o sabor do mel. Seus armazns esto cheios de cevada e trigo; eles se erguem para o cu. H cebolas e cebolinhas para temperos, roms, mas, azeitonas e figos nos campos. O vinho doce de kenkeme mais saboroso do que o mel. O brao do delta Shi-Hor produz sal e salitre. Seus navios vo e vm. Aqui h diariamente comida fresca e animais. A gente se alegra de poder viver aqui e ningum exclama: Dai-nos, Deus! Os pequenos vivem como os grandes. Ah! Celebremos aqui, as festas divinas e o comeo das estaes." Anos mais tarde a vida miservel do deserto apagou da memria dos filhos de Israel os rigores da servido; ficou apenas e recordao da abundncia de comida no Delta: "Antes fssemos mortos na terra do Egito pela mo do Senhor quando estvamos sentados junto s panelas de carnes, e comamos po com fartura" (x. 16.3). "Quem nos dar carnes para comer? Lembramo-nos dos peixes que comamos de graa no Egito; vm-nos memria os pepinos e os meles, e os alhos bravos, e as cebolas, e os alhos". "Quem nos dar a comer carnes? Ns estvamos bem no Egito. (Num. 11.4, 5 e 18). Os achados das escavaes e os textos contemporneos que concordam quase palavra por palavra reforam a descrio da Bblia. Mas isso no terminou a disputa acadmica sobre a historicidade destes acontecimentos na vida de Israel. 8

Soam quase irritadas as palavras do professor norte-americano William Foxwell Albright, que pode ser considerado sem favor um dos poucos sbios de formao universal (ele telogo, historiador, filsofo, orientalista e arquelogo): - "Segundo o nosso conhecimento atual da topografia do Delta oriental, a narrativa do comeo do xodo, feita no x. 12.37 e x. 13.20 absolutamente exata topograficamente. Novas provas sobre o carter essencialmente histrico da narrativa do xodo e a peregrinao pelas regies do Sinai, Midi e Cades, no sero difceis de obter graas aos nossos conhecimentos arqueolgicos e topogrficos cada vez maiores. Por enquanto devemos contentar-nos com a segurana de que a posio hipercrtica que ainda predomina, como a que existia sobre as primitivas tradies histricas, no tem mais justificao. At a data da sada do Egito, por tanto tempo discutida, pode agora ser fixada dentro de limites no muito largos... Se a fixarmos em 1290 a.C., dificilmente erraremos, uma vez que os primeiros anos de Ramss II (1301 a 1234) foram dedicados em grande parte a construes na cidade a que deu o seu nome - a Ramss da tradio israelita. A extraordinria coincidncia entre esta data e os 430 anos referidos no x. 12.40 ("Ora o tempo que os filhos de Israel tinham morado no Egito, foi de quatrocentos e trinta anos") a imigrao deve ter tido lugar por volta de 1270 a.C. poder ser puramente acidental, mas muito difcil que o seja. O reinado de Ramss II foi a poca da opresso e da servido de Israel, mas foi tambm a poca em que surgiu o grande libertador desse povo - Moiss. Naqueles dias, sendo Moiss j grande, saiu a visitar seus irmos e viu a sua aflio, e um homem egpcio que maltratava um dos hebreus seus irmos. E, tendo olhado para uma e outra Parte, e vendo que no estava ali ningum, matando o egpcio, escondeu-o na areia. E o Fara foi informado do acontecimento e procurava matar Moiss; ele, porm fugindo da sua vista, parou na terra de Midi, e assentou-se junto a um poo (x. 2.11-12 e 15). Moiss era um hebreu nascido no Egito e criado por egpcios, cujo nome se combina com uma raiz semtica significando "tirar de", mas que tambm se deixa interpretar na lngua egpcia. "Moiss" significa simplesmente "rapaz - filho". Grande nmero de faras chamava-se Amsis, Amsis e Tutmsis. Isto so fatos. Os egiptlogos sabem disso. Mas o grande pblico fixa sua ateno na clebre histria bblica de Moiss e da cestinha, e os eternos cpticos no acham difcil encontrar um argumento aparentemente irrespondvel contra a credibilidade da fascinante narrativa. - Ora, isso apenas a lenda do nascimento de Sargo - dizem eles...isso , um "plgio". A semelhana com a histria bblica de Moiss , com efeito, desconcertante: "Mas, no podendo mais t-lo escondido, tomou um cesto de junco e barrou-o com betume e pez; e meteu dentro o menino, e exp-lo num canavial junto da margem do rio... (x. 2.3 e ss.). A histria da cestinha uma velha narrativa popular dos semitas. Durante muitos sculos ela passou de boca em boca. (Tradio oral). Moiss, depois de, em sua justa clera, haver assassinado o capataz dos trabalhadores escravos, no tivesse outro recurso seno fugir para escapar ao castigo certo. Assim, fugiu da jurisdio do Egito para o, Oriente. Sendo Cana territrio ocupado pelo Egito, Moiss escolheu como exlio a montanhosa Midi a leste do Golfo de Akaba, com a qual sabia ter laos de parentesco. A tribo de Midi com freqncia chamada Cineus no Antigo Testamento (Nm. 24.21). "Pertencentes profisso de forjadores de cobre", diz. "Qain" em arbico e "qainya" em aramaico querem dizer ferreiro. Esta designao relaciona-se com a existncia do cobre no lugar onde estava fixada a tribo. As cordilheiras ao oriente do Golfo de Akaba so ricas em cobre, como ficou provado pelas primeiras exploraes do terreno pelo americano Nlson Glueck. Nenhum estado permite espontaneamente que trabalhadores escravos e estrangeiros deixem o pas. Isso se deve ter dado com Israel. Por fim, as pragas devem ter induzido o Egito a concederlhes a permisso. Se ocorreram efetivamente no tempo de Moiss, a isso no se pode responder sim ou no, pois no se descobriram informaes contemporneas a respeito. Mas as pragas no so coisa inverossmil nem incomum. Ao contrrio, fazem parte do colorido local do Egito. A gua do Nilo converteu-se em sangue. "E as rs saram e cobriram a terra do Egito. Vieram mosquitos, moscas, uma peste dos animais e lceras - vieram depois granizo, gafanhotos e trevas (x. 7 a 10). Coisas como essas, mencionadas pela Bblia, o Egito experimenta at hoje, como, por exemplo, "o Nilo vermelho". s vezes, os aluvies dos lagos abissnios colorem a gua do rio, sobretudo no seu curso superior, dum pardo avermelhado, que pode dar a impresso de sangue. No tempo das enchentes, as rs e os mosquitos multiplicam-se s vezes de tal modo que chegam a transformar-se em verdadeiras pragas. categoria de moscas pertencem sem dvida os moscardos. Freqentemente eles invadem regies inteiras, penetram nos olhos, no nariz, nos ouvidos, causando dores lancinantes. Por toda a parte h peste dos animais. Pelo que se refere a lceras, ocorrem tanto nos homens como nos animais. Poder tratar-se de chamada fogagem ou sarna do Nilo. Consiste numa erupo que arde e comicha, degenerando freqentemente em lceras terrveis. Com esta 9

desagradvel doena da pele Moiss ameaou tambm durante a peregrinao pelo deserto: "O senhor te castigue com a lcera do Egito, e fira de sarna e comicho... de modo que no possas curarte" (Dt. 28.27). O granizo, com efeito, rarssimo no Egito, mas no desconhecido. A poca do ano em que isso ocorre janeiro ou fevereiro. As nuvens de gafanhotos so, entretanto, um flagelo tpico das regies do Oriente. O mesmo se d com as trevas sbitas. O chamsin, tambm chamado simum, um vento ardente que arrasta consigo grandes massas de areia. Estas escurecem o sol, dando-lhe uma cor baa e amarelada e fica escuro em pleno dia. S para a morte dos primognitos no h explicao (x. 12). E contra toda explicao cientfica se ope tambm naturalmente a indicao da Bblia, de que a praga das "trevas egpcias" apenas afetou os egpcios, mas no os israelitas que viviam no Egito. Obs. A Bblia relata que as guas das vasilhas, que j estavam recolhidas tambm se tornaram em sangue e em diversas ocasies Deus fez separao entre seu povo e os egpcios a fim de mostrar seu poder e humilhar o inimigo.

Quarenta Anos no Deserto - Do Nilo ao Jordo A CAMINHO DO SINAI E os filhos de Israel partiram de Ramss por Sucote... (x. 12.37), mas f-los dar uma volta pelo caminho do deserto, que est junto do mar dos Juncos* (x. 13.18) e, tendo sado de Sucote, acamparam em Etam, na extremidade do deserto (x. 13.20) e como os egpcios seguissem os vestgios dos que iam adiante, alcanaram-nos quando estavam acampados junto do mar. Toda a cavalaria e os carros do Fara, e todo o exrcito estavam em Fiairot defronte de Beel-Sefon (x. 14.9). (* Mar Vermelho na traduo da Vulgata). A primeira parte do caminho fcil de acompanhar no mapa. Ele no seguia em direo ao que se chamou mais tarde "caminho dos filisteus" (x. 12.17), a grande estrada que conduzia do Egito sia, passando pela Palestina. Essa grande estrada para caravanas e colunas militares seguia quase paralela costa do mar Mediterrneo e era o caminho mais curto e o melhor, mas tambm o mais atentamente vigiado. Um exrcito de soldados e funcionrios, estabelecido no forte da fronteira, exercia rigoroso controle de todas as entradas e sadas. Esse caminho, portanto, oferecia grande perigo, da que o povo de Israel seguisse para o sul. Saindo de Pi-Ramss, situada no brao oriental do Delta, seguiu primeiro para Sucote. Depois de Etam, a estao seguinte foi Fiairot. A Bblia diz que esse lugar fica entre Magdalum e o mar, defronte a Beel-Sefon" (x. 14.2). "Miktol" (Magdalum) aparece tambm em textos egpcios e equivale a "torre". Um forte existente ao sul, nesse ponto, guardava a estrada das caravanas para a regio do Sinai. Foram desenterrados seus restos em Abu Hasan, 25km ao norte de Suez. Ento, Moiss estendeu a mo sobre o mar, e o SENHOR, por um forte vento oriental que soprou toda aquela noite, fez retirar-se o mar, que se tornou terra seca, e as guas foram divididas. Os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as guas lhes foram qual muro sua direita e sua esquerda. (x.14.21, 22). Uma diviso de carros de guerra egpcios que tentou alcanar os filhos de Israel foi engolida pelo mar com seus cavalos e cavaleiros. Este "milagre do mar" tem ocupado incessantemente a ateno dos homens. O que at agora nem a cincia nem a pesquisa conseguiram esclarecer no de modo algum a fuga, para a qual existem vrias possibilidades reais. A controvrsia que persiste sobre o cenrio do acontecimento, que ainda no foi possvel fixar com certeza. A primeira dificuldade est na traduo. A palavra hebraica "Yam suph" traduzida ora por "Mar Vermelho" ora por "Mar dos juncos". Repetidamente se fala do "Mar dos juncos": "Ouvimos que o Senhor secou as guas do Mar dos Juncos * vossa entrada, quando sastes do Egito (Js. 2.10). No Antigo Testamento, at ao profeta Jeremias, fala-se em "Mar dos Juncos". O Novo Testamento diz sempre "Mar Vermelho" (Ap. 7.36; Hb. 10.29). s margens do Mar Vermelho no crescem juncos. O mar dos juncos propriamente ficava mais ao norte. Dificilmente se poderia fazer uma reconstituio fidedigna do local - e esta a segunda dificuldade. A construo do canal de Suez no sculo passado modificou muito o aspecto da paisagem da regio. Segundo os clculos mais provveis, o chamado "milagre do 10

mar" deve ter tido lugar nesse territrio. Assim que, por exemplo, o antigo lago de Ballah, que ficava ao sul da estrada dos filisteus, desapareceu com a construo do canal, transformandose em pntano. Nos tempos de Ramss II existia ao sul uma ligao do Golfo de Suez com os lagos amargos. Provavelmente chegava mesmo at mais adiante, at ao Lago Timsh, o Lago dos Crocodilos. Nessa regio existia outrora um mar de juncos. O brao de gua que se comunicava com os lagos amargos era vadevel em diversos lugares. A verdade que foram encontrados alguns vestgios de passagens. A fuga do Egito pelo Mar dos Juncos , pois, perfeitamente verossmil. Ora Moiss tirou Israel do Mar dos Juncos (Vermelho). E saram para o deserto de Sur; e caminharam trs dias no deserto sem encontrar gua. E chegaram a Mara, mas no podiam beber as guas de Mara, porque eram amargas (x. 15.22, 23). Depois os filhos de Israel foram a Elim, onde havia doze fontes de gua e setenta palmeiras (x. 15-27). E partiram de Elim e toda a multido dos filhos de Israel foi para o deserto de Sin, o qual est entre Elim e o Sinai. (x. 16-1). Comeou a penosa marcha - vida de nmades numa regio rida de estepes, que deveria durar 40 anos! Com jumentos, cabras e ovelhas, s podiam vencer pequenas etapas dirias de uns 20 quilmetros; o objetivo da marcha de cada dia era sempre a prxima aguada. Durante 40 anos vaguearam os filhos de Israel ao longo da orla do deserto, de fonte em fonte, de aguada em aguada. Pelos lugares de descanso mencionados na Bblia podemos traar as principais etapas da peregrinao. O itinerrio que descrito com realismo e de modo convincente est em Nmeros, cap. 33. Naturalmente, sendo uma multido de homens e animais, eles nunca se afastavam dos osis e pastagens, nem na regio do Sinai nem no Neguebe. Do Nilo at aos montes da pennsula do Sinai estendia-se uma trilha antiqssima. Era o caminho por onde seguiam as colunas de trabalhadores e escravos que j desde 3.000 anos antes de Cristo extraam cobre e turquesas no Monte Sinai. Mais de uma vez no decurso dos milnios as minas foram abandonadas e ficaram esquecidas durante sculos. Ramss II lembrou-se do tesouro que ali dormia e decidiu explorar outra vez as minas. Moiss conduziu seu povo por esse caminho das minas. Ele comeava em Mnfis, passava junto ponta do Golfo, onde est situada a atual Suez, e fazia uma curva para o sul, percorrendo 70 km atravs duma regio sem gua, sem osis, sem uma nica fonte. A Bblia diz expressamente que no comeo do xodo eles vaguearam pelo deserto durante trs dias, sem gua, depois chegaram a uma fonte amarga e, logo em seguida, a um osis luxuriante com "doze fontes de gua e setenta palmeiras". Estas indicaes da Bblia, realmente precisas, ajudaram os pesquisadores a encontrar a rota histrica do xodo. Para uma caravana com rebanhos e muita gente uma viagem de 70 km representa uma marcha de trs dias. A 70 km da extremidade norte do Mar Vermelho brota ainda hoje uma fonte, "Ain Hawarah" na linguagem dos bedunos. Os nmades no gostam de parar a com seus rebanhos. A gua no convida ao descanso. salgada e sulfurosa, "amarga", diz a Bblia. a antiga Mara. Vinte e quatro quilmetros ao sul, exatamente a um dia de marcha, estende-se o Wadi Gharandel. um osis magnfico com palmeiras umbrosas e muitas fontes. , a bblica Elim, o segundo lugar de descanso. Alm de Elim comea o deserto de Sim, na costa do Mar Vermelho, hoje plancie El Kaa. Os filhos de Israel tinham feito uma viagem bem curta na verdade, mas desacostumada e cheia de privaes, depois duma vida dura, mas regulada e farta no Egito. No de admirar que viesse a decepo e comeassem os murmrios. Entretanto, puderam completar a alimentao frugal com dois ingredientes inesperados e muito oportunos. Aconteceu, pois de tarde virem codornizes, que cobriram os acampamentos; e pela manh havia uma camada de orvalho em volta dos acampamentos. E tendo coberto a superfcie da terra, apareceu no deserto uma coisa mida, e como pisada num almofariz, semelhana de geada sobre a terra. Tendo visto isto os filhos de Israel, disseram entre si: Manhu? Que significa: que isto? Porque no sabiam o que era, e Moiss disse-lhes este o po que o Senhor vos d para comer (x. 16-13 a 15). Repetidamente se tem discutido com mais ou menos base a questo das codornizes e do man. A Bblia fala de coisas maravilhosas e inexplicveis. Mas codornizes e man so inteiramente naturais. Basta consultar um naturalista ou os naturais da terra, que ainda hoje podem observar o mesmo fenmeno. A sada de Israel do Egito comeou na primavera, a poca das grandes migraes das aves. Partindo da frica, que no vero se torna insuportavelmente quente e seca, as aves 11

seguem, desde tempos imemoriais, duas rotas para a Europa: uma pela ponta ocidental da frica, para a Espanha, e a outra pela parte oriental do Mediterrneo, para os Balcs. Entre essas aves encontram-se codornizes que nos meses da primavera voam por cima das guas do Mar Vermelho, que tm de atravessar em sua rota para leste. Cansadas do grande vo, se deixam cair nas plancies da costa a fim de recobrarem foras para a viagem por cima dos altos montes at ao Mediterrneo. Flvio Josefo relata uma experincia semelhante e ainda em nossos dias os bedunos dessa regio apanham com a mo, na primavera e no outono, as codornizes exaustas. No que se refere ao famoso man, este pode ser encontrado na lista de exportaes da pennsula do Sinai. Alis, o que o produz vem indicado em todos os quadros botnicos do Oriente Prximo, a saber a Tamarix mannifera, Ehr. Uma espcie de tamargueira. No faltam escritos fidedignos sobre a sua existncia. O seguinte testemunho de vista tem quase quinhentos anos de idade. "Em todos os vales em volta do Monte Sinai se encontra at hoje o po do cu, que os monges e os rabes apanham, conservam e vendem aos peregrinos e aos estrangeiros que por aqui aparecem", escreve no ano de 1483 o decano de Mogncia, Breitenbach, sobre sua peregrinao no Sinai. "O dito po do cu cai pela manh, ao amanhecer, exatamente como o orvalho ou a geada, e pende como gotas na erva, nas pedras e nos ramos das rvores. doce como o mel e gruda aos dentes quando se come, e ns compramos algumas partes. Em 1823 o botnico alemo. G. Ehrenberg publicou uma notcia que at os seus prprios colegas receberam com grande cepticismo. Com efeito, a sua declarao era algo verdadeiramente extraordinrio dizia ele que o famoso man no era outra coisa seno urna secreo das rvores e arbustos da tamargueira, quando picados por uma espcie de cochonilha caracterstica do Sinai. Cem anos mais tarde teve lugar uma verdadeira expedio em busca do man. O botnico Friedrich Simon Bodenheimer e Oskar Theodor, da Universidade Hebraica de Jerusalm, seguiram para a pennsula do Sinai a fim de esclarecerem finalmente a to debatida questo do fenmeno do man. Durante vrios meses os dois cientistas exploraram extensamente os vales secos e os osis em volta do Monte Sinai. O seu comunicado causou sensao. Eles no s haviam trazido a primeira fotografia do man, no s os resultados de suas pesquisas confirmavam as declaraes de Breitenbach e Ehrenberg, mas mostravam tambm o realismo com que a Bblia descrevia a peregrinao dos filhos de Israel pelo deserto. Naturalmente, os dois pesquisadores no iam deixar tambm de provar o man. O gosto dos grozinhos cristalizados do man de uma doura caracterstica", diz Bodenheimer. "A coisa a que mais se pode comparar ao acar de mel, produto do mel de abelha velho". "Era como a semente de coentro, branco, diz a Bblia, "e o seu sabor como o da farinha amassada com mel.(x. 16.31). Outra confirmao bblica do man. "Cada um, pois, colhia pela manh quanto podia bastar para seu alimento; e, quando o sol fazia sentir os seus ardores, derretia-se.x. 16.21. Da mesma forma os bedunos da pennsula do Sinai ainda hoje se apressam a apanhar todas as manhs o seu "mann es-sama", isto , o "man do cu", porque as formigas so concorrentes vidas. Logo que as formigas ficam geis, no calor do dia, desaparece o man. Seria isso o que o cronista bblico queria dizer ao falar que ele se derrete. A ocorrncia do man depende duma chuva de inverno favorvel e diferente de ano para ano. Nos anos bons os bedunos do Sinai recolhem at quilo e meio por homem cada manh. Uma poro respeitvel que chega perfeitamente para satisfazer um adulto. Assim foi que Moiss pde ordenar aos filhos de Israel: "Cada um colha dele quanto baste para seu alimento" (x. 16.16). Os bedunos fazem das gotas de man uma massa muito apreciada e rica em vitaminas, que usam como complemento de sua alimentao freqentemente montona. O man at um artigo de exportao e - bem conservado - uma excelente "rao de reserva", pois se conserva por tempo indefinido. - "E Moiss disse a Aro: Toma um vaso, e mete nele man quanto pode conter um gomer, e pe-no diante do Senhor para se conservar pelas vossas geraes (x. 16.33). "E os filhos de Israel comeram man durante quarenta anos, at chegarem a um pas habitado; com esta comida se alimentaram at chegarem aos confins do pas de Cana (x. 16-35). As tamargueiras com man continuam proliferando no Sinai e ao longo do deserto da Arbia at ao Mar Morto. Partindo de l (do deserto de Sin), foram a Dafca (Nm. 33.12) At ao comeo deste sculo ningum sabia onde procurar Dafca. A nica indicao estava contida no prprio nome do lugar. "Dafca", raciocinavam os lingsticos aparentado com "fenmenos de fuso". Onde h minerao, h fenmenos de fuso. Na primavera de 1904 o ingls Flinders Petrie, j famoso como pioneiro da arqueologia bblica, partiu de Suez com uma longa caravana de camelos e uma verdadeira multido de sbios, 30 12

arquitetos, egiptlogos e assistentes. Do cais do Canal de Suez, seguiram os vestgios da trilha egpcia que levava ao Sinai. Atravs do deserto de Sin at cordilheira pelo caminho percorrido pelos israelitas. O relgio do mundo pareceu retroceder subitamente trs mil anos, quatro talvez. A caravana transferiu-se de chofre para o mundo dos faras. Petrie deu ordem de parar. No vale, sobre um terrao de rocha, erguia-se um templo. A gritaria dos tropeiros silenciou pela sbita viso fantasmagrica. Nas runas do templo Petrie encontrou gravado o nome do grande Ramss II. Muito provavelmente era ali que devia procurar-se a bblica Dafca. Por dois longos anos um acampamento de tendas levantado diante do velho templo deu vida nova ao vale. O sol dardejava implacavelmente no cncavo do vale, concentrando um calor insuportvel e dificultando o trabalho da expedio. Trabalhar naquelas minas do deserto, sobretudo no vero, certamente era um inferno. Em pleno apogeu das escavaes nas minas, nas habitaes dos mineiros e no terreno ocupado pelo templo, foram desenterrados fragmentos de tabuinhas de pedra e uma estatueta corcunda que apresentavam uns estranhos signos gravados. Ningum na ocasio pde decifr-los. Eram signos de uma escrita nunca vista. Examinadas todas as circunstncias do achado, Petrie chegou seguinte concluso arrojada: "Este sistema de escrita linear devia pertencer aos trabalhadores de Retenu (Cana), que eram contratados pelos egpcios e mencionados com freqncia. A seguinte concluso muito significativa: os simples trabalhadores cananeus j possuam uma escrita pelo ano de 1500 a. C. e essa escrita no tinha relao com os hierglifos nem com os sinais cuneiformes. Alm disso, ela anula definitivamente a hiptese de que os israelitas, que passaram por essa regio na sada do Egito, ainda no sabiam escrever A teoria de Petrie provocou enorme sensao entre arquelogos, estudiosos da sagrada escritura e historiadores. Todos os conhecimentos sobre a origem e o primeiro uso de uma escrita em Cana se tornaram caducos. Parecia inadmissvel que j no meio do segundo milnio antes de Cristo os habitantes de Cana tivessem uma escrita prpria. S o texto das tabuinhas do Sinai poderia provar se Petrie tinha realmente razo. A significao do achado no Sinai s pde ser apreciada em todo o seu alcance seis anos depois da morte de Flinders Petrie e aps rduas pesquisas e estudos. Em 1948, uma equipe de arquelogos da universidade de Los ngeles descobriu a chave que permitiu uma traduo literal de todos os signos das tabuinhas do Sinai. Essas inscries procedem indubitavelmente de 1.500 anos a. C. e so escritas num dialeto cananeu! O que Flinders Petrie arrancou do ardente solo do Sinai em 1905 pode ser visto por toda gente de todo o mundo, em forma modificada, nos jornais, revistas, livros e nos tipos de suas mquinas de escrever. As pedras de Serabit el-Chadem contm o precursor do nosso alfabeto As duas formas bsicas de expresso do "Frtil Crescente", signos ideogrficos e caracteres cuneiformes, j eram antigas quando, no segundo milnio a. C., nasceu uma terceira forma bsica de expresso - o alfabeto. Provavelmente incitados pela escrita ideogrfica de seus companheiros de trabalho do pas do Nilo, os semitas criaram para si, no Sinai, uma escrita prpria completamente diferente. As famosas inscries do Sinai constituem os primeiros passos do alfabeto semtico setentrional, que o antepassado direto do nosso alfabeto atual. Esse alfabeto era usado na Palestina, em Cana e nas repblicas martimas fencias. Pelo fim do nono sculo a.C. foi adotado pelos gregos. De Hlade passou para Roma e da espalhou-se pelo mundo inteiro. "E o Senhor disse a Moiss: - Escreve isto no livro para memria..." (x. 17-14). Pela primeira vez se fala de "escrever" no Antigo Testamento, quando Israel, tendo partido de Dafca, atingiu o seguinte lugar de descanso. Nunca antes disso apareceu esta palavra. A decifrao das tabuinhas do Sinai apresentou esta passagem bblica sob a luz completamente nova de uma informao histrica. Desde ento sabemos que j trezentos anos antes de Moiss haver conduzido por ali o povo tirado do Egito, havia homens de Cana que sabiam "escrever", em sua linguagem intimamente aparentada com a de Israel.

13

Evoluo do nosso alfabeto

14

Mandamentos Introduo Apresentao dos termos da aliana, ou das condies para que ela fosse estabelecida: a) Era um pacto teocrtico Exigia soberania e governo de Deus. Era um acordo unilateral, ou seja, no contava com a participao do povo no seu enunciado. Os termos do pacto eram decretados por Deus, cabendo ao povo simplesmente aceitar ou no. b) Era um pacto com um mediador Deus no falava diretamente ao povo, mas a Moiss, que era seu representante perante o Senhor. Deus falava com Moiss e este transmitia ao povo o que Deus queria que comunicar-lhes. Dessa forma, Moiss era tanto sacerdote como profeta de Deus no meio do povo. c) Era um pacto que exigia obedincia A demonstrao de poder que Deus deu ao povo era motivo mais do que suficiente para que o ele cresse e confiasse em Deus a ponto de obedec-lo em tudo que lhe fosse ordenado. d) Era um pacto que fazia parte do plano de redeno de Deus para o homem Deus conduziu o povo para o mesmo lugar onde Ele falara a Moiss atravs da sara. Aquele era um lugar santo que representava a presena de Deus. Significa que Deus tirou o povo do Egito e o levou a sua presena para servi-lo e ador-lo. Foi no monte Sinai que Deus preparou o povo para que fosse testemunha do seu poder entre as outras naes. Deus fez um pacto com Abrao, fazia agora um pacto com o povo e faria, na plenitude dos tempos, um ltimo pacto, que restauraria o acesso a Ele, atravs do sangue de Cristo. e) Era um pacto na base da f O povo tinha que assumir o compromisso de ser submisso e obediente a Deus antes de receberem a Lei. Ou seja, eles deviam confiar no carter de Deus, o que s pode ser feito atravs da f. f) Era um pacto em que Deus prometia bnos espirituais Se o pacto de Deus fosse aceito pelo povo, Deus faria de Israel uma nao sacerdotal, ou seja, com libre acesso a Ele. E faria com que fosse uma nao santa, separada para refletir o carter de Deus no mundo. importante dizer que a Aliana Mosaica no anula, de forma alguma, a Aliana Abrmica. Antes, uma confirmao dela. Quando Deus entregou a Lei a Moiss, Ele estava cumprindo a promessa que fez a Abrao. Deus estava (1) organizando a nao, (2) dando-lhe uma forma de governo e (3) elaborando as leis que a governariam. Os termos da lei so aceitos Depois de ver o poder de Deus, que com mo poderosa libertou o povo do cativeiro, no se podia esperar outra reao. Todavia, importante mostrar que Deus, em momento algum, interferiu no livre arbtrio do povo, que tinha em suas mos o poder de aceitar ou no o pacto. A forma como Deus apresenta a Lei para o povo bastante interessante: Deus se mostrara ao povo sempre de forma graciosa, suprindo-lhes as necessidades todas; mas a Lei foi apresentada mediante uma demonstrao de justia nada graciosa. Deus mostrou que, para aceitar essa aliana, era necessrio estar consciente de que, com justia, o seu cumprimento seria cobrado. Assim, o povo, quando aceitou a proposta de Deus, estava ciente do que fazia, conhecendo todas as suas implicaes. As duas partes da aliana se encontram (1) Israel (19.9-17) Pode-se dividir o encontro de Deus com o povo em duas partes: a primeira, fala da preparao do povo, e a segunda, do encontro propriamente dito. Deus, devido a sua santidade, no pode estar com o imundo. Da a necessidade de preparao do povo para encontrar-se com Deus. As exigncias de Deus foram as seguintes: (1) marcar, em redor do monte, limites para o povo. O lugar onde Deus est santo e, por isso, no pode ser pisado por nenhum pecador. (2) O povo precisava estar santificado para encontrar-se com Deus. A forma como deveria ser feita a santificao do povo foi dada pelo prprio Deus e era feita em duas partes: a lavagem das roupas, que especificada mais adiante, em Levtico; e a lavagem do corpo. Apesar de ser uma purificao apenas simblica, havia necessidade de algo que fizesse o povo ter conscincia de que no se pode chegar a Deus de qualquer jeito porque Ele no compactua com a imundcie. (3) Os povo deveria cessar de manter relaes sexuais por trs dias. Era uma crena 15

comum da poca que o manter-se afastados de certas prticas naturais purificavam no s o corpo, como tambm a moral. Com isso, Deus estava falando ao povo que, para chegar-se a Ele, era necessrio estar limpo no s de corpo, mas principalmente de alma e esprito. As duas partes da aliana se encontram (2) Deus (19.18-25) Outro objetivo desse encontro de Deus com o povo de Israel era fazer com que eles jamais se esquecessem do poder de Deus para que, em chegando na terra prometida, no se corrompessem e adorassem aos deuses dos outros povos. Aqui temos o registro da primeira vez que o povo, literalmente, ouviu a voz de Deus. E isso fez com que o povo, apesar de temeroso, quisesse subir ao monte para encontrar-se com Deus, motivo pelo qual Deus, depois de mandar, diante de todo povo, que Moiss subisse ao monte, f-lo voltar para relembrar o povo de no passar os limites impostos. Diante de toda essa demonstrao de poder, Deus queria mostrar ao povo sua majestade e a insignificncia do povo, para que este visse que devia viver na dependncia de Jeov. Os dez mandamentos base espiritual da aliana (20.1-17) O concerto que Deus fez com o povo pode ser dividido em trs partes: (1) a lei moral, ou os Dez Mandamentos, (2) a lei do cerimonial ou do altar e (3) a lei civil. Os Dez Mandamentos funcionam no s como agente mantenedor da santidade do povo e perpetuador da aliana, mas tambm como uma constituio da nao israelita que acabara de ser criada. Essa constituio regulamentava a forma como deveriam ocorrer os relacionamentos entre: Deus e o povo, pais e filhos e entre pessoas da sociedade. Alm disso, o Declogo a base de todas as outras leis dadas ao povo, tanto as civis como as cerimoniais. Isso ocorre da seguinte forma: a lei cerimonial est firmada nos mandamentos descritos nos versculos 2 a 11 do captulo 20 de xodo, e a lei civil decorre dos demais mandamentos, que esto registrados nos versculos 12 a 17. interessante o fato de que a Lei foi necessria para que o povo pudesse, alm de tomar conscincia do pecado, conhecer o carter de Deus, que est refletido em todos os mandamentos, ordenanas e juzos dados atravs de Moiss. O altar terreno smbolo externo da aliana (20.18-26) O texto de xodo 20, nos versos 18 e 19, mostra a majestade e o terror da revelao da Lei, o medo do povo e a sua reao. Depois de presenciar a majestade de Deus, que lhes falara da nuvem no monte Sinai, o povo finalmente se reconheceu pecador e ficou de longe, alm de no quererem mais que Deus lhes falasse diretamente. Diante disso, o povo escolheu Moiss, que j tinha uma posio mais privilegiada diante de Deus, para ser o mediador entre eles e Deus. No verso 20, Moiss tranqiliza o povo e mostra que Deus s agiu daquela forma para provar o povo a fim de ver se seus coraes haviam deixado de lado o orgulho e para que o conhecesse e no se desviasse. O que se v no versculo seguinte Moiss subindo a Deus na nuvem para representar o povo, que finalmente havia aprendido a lio e se tornado menos orgulhoso. Os versos de 22 a 26 falam do altar propriamente dito. Deus comea mostrando ao povo que Ele no se deu a conhecer visualmente para que o povo no fizessem nenhuma imagem de escultura para prestar-lhe culto. Nessa parte da histria, Jeov ensina o povo a construir altares para que O adorasse atravs das suas ofertas. O altar deveria ser algo simples porque os sacrifcios deviam ser oferecidos com humildade, e no com pompas, j que a beleza da santidade no precisa de enfeites externos e o agradar a Deus no estava no beleza do altar, mas na sinceridade do corao. O pacto que Deus fez com o povo era de proteg-lo caso eles O obedecessem e O adorassem. E o altar simboliza exatamente a adorao, que competia ao povo fosse dada a Deus. Juzos Introduo Os captulos 21 a 23 de xodo formam o que se pode chamar de cdigo penal e civil de Israel. So eles que descrevem, de forma abrangente, o como se deve cumprir cada mandamento. Esses captulos so uma explicao bastante detalhada do Declogo dado a Moiss no monte Sinai no que se refere no s ao relacionamento com Deus, mas tambm s relaes interpessoais. Essas leis so chamadas de juzo porque esto embasadas em infinita sabedoria e eqidade. Pode-se afirmar ainda que os juzos foram criados para manter a felicidade do povo, j que eles davam diretrizes para que os homens no fossem prejudicados ou, caso isso ocorresse, para que fossem justamente indenizados. Com relao aos senhores e servos (21.1-11) 16

Esse trecho do livro relata os deveres dos senhores sobre os escravos, assim como os seu direitos, alm dos direitos e deveres dos escravos. Os israelitas, que h pouco haviam deixado de ser escravos, passavam agora a serem no apenas senhores de si mesmos, mas tambm, senhores de escravos. Essas leis foram dadas para que eles no cometessem, contra os escravos, os abusos que os egpcios cometeram contra eles. Atravs dessas leis, Deus ensinou que, enquanto escravos, devemos amar e buscar a liberdade, visto que ningum poderia ser escravizado para sempre no meio do povo, e que aqueles que recusavam sua liberdade, ainda que por fortes motivos, levavam sobre si uma marca de maldio, pelo que recusou a liberdade que lhe foi dada por Deus. Deus no quer que sejamos escravos dos homens, mas que tenhamos o esprito livre para servimos a Ele. E ensinou aos senhores que eles no deveriam oprimir seus servos, porque eles conheciam a opresso e sabiam o que era estar debaixo de um jugo de aflies e desesperana. Atravs das leis dadas a respeito das servas, Deus, alm de cuidar da reputao das filhas de Israel, ensina, no s naquele tempo, mas ainda nos dias de hoje, que o homem deve honrar sua esposa e cuidar dela como vaso frgil. Com relao aos danos fsicos (21.12-36) As leis relacionadas com danos fsicos serviram tanto para punir o criminoso intencional e intimidar o povo para que no aja movido por ira, como para providenciar refgio para aqueles que acidentalmente vieram a matar algum. Assim, a prpria lei serviria de guarida para os que acidentalmente derramaram sangue alheio. Essa lei os livrava de outra estabelecida anteriormente, a qual dizia que aquele que derramar sangue alheio, com o seu prprio pagaria pela vida do outro (Gn 9:6). Outra lei referia-se ainda aos danos fsicos causados pelos filhos. A rebeldia de um filho para com seu pai era algo insuportvel para Deus, visto que Ele o pai de todo o povo. Assim, o filho que amaldioasse ou ferisse o pai era ru de morte perante Deus, porque se um filho no pode respeitar seus pais, no pode respeitar tambm a Deus. Nesse contexto tambm, o livro registra uma lei que prev a morte para os que raptassem e vendessem o seu prximo como escravo. Nos versos 22 e 23, est o enunciado da lei da retaliao, lei esta que foi muito mal interpretada pelo povo. O que Deus pretendia, com esta lei, era deixar claro que aquele que fizesse mal a outrem receberia o seu castigo, mas no como forma de vingana dos homens, e sim como castigo divino, a ser executado no decorrer dos planos de Deus, e no de acordo com o imediatismo humano. J a lei relacionada correo dos escravos tinha por finalidade evitar que os senhores se tornassem tiranos, pois, apesar de serem donos, literalmente do escravo, eles deviam ter em mente que estavam tratando de pessoas que eram amadas por Deus e com quem Ele se importava. A finalidade dessa lei era fazer com que os senhores fossem zelosos pelos seus escravos, evitando abusos, j que teriam que pagar at por um dente que fosse roubado do escravo. A lei do gado, descrita logo aps a lei da correo dos escravos, foi criada com o objetivo de fazer com que o povo cuidasse no s do que era seu, mas tambm da vida e da propriedade do prximo. De igual modo funcionava a lei dada para quem abrisse uma cova e no a fechasse. Essa lei tratava no s dos danos que o boi causasse ao homem, mas tambm aos danos causados ao animal de outra pessoa. Com relao aos direitos de propriedade (22.1-15) As leis descritas no captulo 22 tratam de questes referentes ao oitavo (como roubo, danos causados pelo gado, pelo fogo, confiana, emprstimo de gado ou dinheiro), stimo (fornicao, relao sexual com animais), e primeiro (feitiaria, idolatria, oferta das primcias) mandamentos, e com relao aos pobres, ao governo civil e s peculiaridades da nao judaica. As leis dadas com relao ao oitavo mandamento, servem para fazer com que os israelitas no s cuidem da sua propriedade, mas tambm da dos bens do prximo. importante ressaltar o quanto Deus enfatiza, atravs das leis, a necessidade de cuidarmos do prximo. Deus assumiu o compromisso de cuidar do povo, e o povo assumiu o compromisso de estar na presena de Deus em obedincia. Assim, qualquer que faz mal ao seu prximo tenta atrapalhar os propsitos de Deus e no pode ter parte com Ele.

17

Contexto Cultural da Aliana do Sinai Captulo 20 registra os mandamentos espirituais LEI MORAL (x 20:3-17). Captulo 21-23 registram as ordenanas sociais LEI CERIMONIAL (x 23:14-19).

Recentemente foi esclarecido o contexto cultural especfico da aliana do Sinai. A aliana segue bem de perto a estrutura dos tratados internacionais entre um senhor feudal (ou suserano) do antigo Oriente Prximo e as pessoas a ele sujeitas (vassalos). A forma era amplamente conhecida e empregada durante o segundo milnio. O maior nmero de exemplos de tratados suserano-vassalo, e os mais completos, so encontrados em textos hititas dos sculos XIV e XIII a.C. descobertos em Boghazkoy. Os hititas se encontravam ao noroeste de Mitani, nos limites orientais da sia Menor, e estavam em conflito constante com os egpcios e com o shicsos. Os hititas foram dominados pelos egpcios, aproximadamente, entre os anos 1290 1224 a.C. (perodo onde acredita-se ter acontecido o xodo de Israel), sob o reinado de Ramesss II. Os hititas foram completamente destrudos no sculo XIX pelos povos do mar egeu-cretenses. A maior parte dos elementos dessa frmula pode ser encontrada nos textos que tratam da aliana mosaica, principalmente em x 20:1-17. (1) Prembulo (identificando o autor e dando seus ttulos): Eu sou o SENHOR teu Deus (v.2a). Deus no precisa de outros ttulos da recente revelao dramtica de seu nome. (2) Prlogo histrico (apresentando as relaes anteriores entre as partes e salientando os atos bondosos do suserano para com o vassalo; entre os atos formam a base para a gratido e futura lealdade do vassalo); que te tirei da terra do Egito, da casa da servido (v.2b). Aqui o resumo histrico breve e bsico, uma vez que a memria do livramento dramtico concedido por Deus recente e viva. Na cerimnia de renovao da aliana em Siqum (Js 24), o prlogo histrico longo e detalhado (v.2-13). (3) Estipulao do tratado consistindo em: (a) a exigncia bsica para a aliana: No ters outros deuses diante de mim (20:3). (b) estipulaes especficas: no emprego do tratado, normalizando as relaes dentro do imprio (v.4-17). (4) Provises para: (a) depsito do texto (os tratados eram mantidos no templo): as tbuas contendo os v.1-17 foram colocadas na arca da aliana (25:16; Dt 10:1-5). (b) leitura pblica regular (Dt 31:10-13). (5) Maldies e bnos: invocadas sobre o vassalo pelo rompimento ou pela guarda da aliana (Dt 28:1-14 [benos], 15-68 [maldies]). Tambm havia provises para uma cerimnia formal de ratificao pela qual o vassalo jura obedincia, em geral com sacrifcios de sangue (cf. x 24). O tratado era escrito em termos bem pessoais, no qual se empregava a forma de dilogo eu e tu.

18

O TABERNCULO INTRODUCO A promessa bsica de Deus a Israel era Minha presena ir contigo (33:14). Este aspecto s vezes chamado de teologia da presena. Aos olhos de Moiss, o que distinguia a Israel era a presena do Senhor que os acompanhava. esta presena que permite ao povo de Deus a atravessar o Mar Vermelho e ao mesmo tempo destri os egpcios, bem como os protege no deserto (14: 19-20). Todo o processo de celebrao desta Aliana (24: 01-11) e doao da Lei (20) uma garantia da realidade dessa presena. Ento, Deus ordena a construo do tabernculo para que a Sua presena fosse experimentada no meio de Seu povo (25: 08). O Tabernculo foi uma das grandes sublimes verdades ensinadas por Deus a Seu povo, na expectativa da encarnao de Seu Filho Jesus. Deus desceu e habitou entre os homens numa casa feita de madeira e ouro. Mil e quinhentos anos mais tarde viria mais uma vez e habitaria entre os homens por trinta e trs anos e meio, desta feita no em uma casa de madeira e ouro, mas em uma casa de carne e ossos, o corpo do Nosso Senhor Jesus Cristo. INSTRUES PARA O TABERNCULO ( 25-31 ) Para receber as instrues a respeito do Tabernculo (Tenda do Testemunho, Casa de Deus, etc), Moiss foi convidado a subir ao monte (24:12) e l ficou por quarenta dias e quarenta noites, recebendo do Deus vivo o modelo e todos os pormenores sobre o culto a Ele. Porque Deus queria que fosse construdo um Tabernculo? Por que Ele queria habitar no meio do Seu povo (25:08). Nem Ele nem o culto de adorao precisavam da construo material em si, mas o tabernculo visvel e seus muitos objetos serviriam como lies palpveis, atravs do smbolo e tipo, e tambm como lembrana contnua aos israelenses da preciosa verdade da habitao de Deus entre eles. A Estrutura do Tabernculo e sua Simbologia 01- O trio: Era uma grande rea retangular que marcava os limites externos da santidade do tabernculo. Dentro do trio haviam as reas mais sagradas que eram o Santo Lugar e o Santo dos Santos. Todos os templos que foram construdos na histria de Israel tiveram um trio semelhante. Os mveis colocados no trio mostravam como o homem podia aproximar-se de Deus e restaurar a comunho com Ele. Eram eles: a) O Altar dos Holocaustos: Simboliza o perdo, a reconciliao. Sem derramamento de sangue no h remisso (Hb 09:22). Por conseguinte, sem remisso dos pecados no h comunho com Deus. As pessoas que depositam sua f em Cristo tem um altar (Hb 13:10-12) e so reconciliados com Deus mediante a cruz (II Cor 05:18-21) tendo desse modo acesso ao Pai (Hb 12:14). b) A Pia de Cobre: Encontrava-se prximo porta da entrada do Tabernculo e era usada pelo sacerdote para lavagem das mos e dos ps diariamente. Antes dessa lavagem, ao ser consagrado, o sacerdote tomava um banho completo, que significava a Regenerao completa do homem. Da por diante, somente fazia-se a limpeza das mos e dos ps, simbolizando a purificao contnua, que a santificao diria do cristo. necessrio purificar-se para servir a Deus, buscar a santificao sem a qual ningum ver o Senhor ( Hb 12:14 ). Os ps representam o nosso andar santo perante o altar do Senhor e as mos, o nosso servio ( Sl 26:06 ). 02- O Santo Lugar: Este local era onde a nao sacerdotal fazia seu culto aceitvel a Deus. Possua como mveis: a) O Altar de Incenso: Ensina-nos que uma vida de orao imprescindvel para agradar a Deus, j que o incenso simbolizava a orao, o louvor e a intercesso do povo de Deus, tanto no A.T. (Sl 141:02) como no N.T. (Lc 01:10). Assim como o perfume que o incenso desprendia subia ao cu, os louvores, as rogativas e as intercesses sobem ao Senhor como cheiro agradvel. Duas vezes por dia acendia-se o incenso sobre o altar e provavelmente ardia durante o dia tudo. Isto nos ensina que os filhos de Deus devem ser constantes na orao. Acendia-se o incenso com o fogo do Altar dos Holocaustos, o que nos leva a compreender que a orao aceitvel ao Senhor se relaciona com a expiao do pecado e a consagrao do crente. b) A Mesa dos Pes da Proposio: Feita de madeira de accia e revestida de ouro, com argolas e varais para carrega-la, era usada para exibir os doze pes da proposio. Estes doze pes representavam uma oferta de gratido a Deus da parte das doze tribos, pois o po era ao mesmo tempo uma ddiva de Deus e fruto dos esforos humanos. Era no s um alimento fsico, mas tambm um suprimento espiritual. 19

c) O Candelabro de Ouro: Esta pea tinha sete hastes, trs de um lado, trs de outro e uma no centro. Simbolizava o povo de Israel que devia ser a luz dos gentios ( Is 49:06 ), dando testemunho ao mundo por meio de uma vida santa e da mensagem proclamada do Senhor. O candelabro era cheio com azeite puro de oliveira a fim de que ardesse e iluminasse ao seu redor. O azeite , pois, smbolo do Esprito Santo. Se o crente no tem a presena e o poder do Esp. Santo em sua vida, no ser uma boa testemunha. Todos os dias um sacerdote trazia azeite fresco para o candelabro, de modo que a luz ardesse desde a tarde at ao amanhecer. Do mesmo modo o crente necessita receber todos os dias o azeite do E. Santo (Sl 92:10) para que sua luz brilhe diante dos que andam na escurido espiritual. 03- O Santo dos Santos: Neste lugar somente entrava o Sumo Sacerdote uma vez por ano, no dia da expiao nacional. Para os israelitas o Lugar Santssimo representava a imediata presena de Deus. Nele estava: a) A Arca da Aliana: Esta pea era feita de madeira de accia, toda revestida de ouro por dentro e por fora ( 25:10-12 ). Dentro dela estavam o man, que simbolizava a preservao divina da vida, pois quando os israelitas tiveram fome e clamaram, veio o po do cu, e eles comeram at a entrada da terra prometida; as tbuas da lei (O Testemunho) lembravam a vontade divina para o povo, ou seja, eles no podiam adorar a Deus em verdade sem se dispor a cumprir Sua vontade revelada. E mais tarde a vara de Aro, que representava o meio de comunho sacerdotal perene. b) O Propiciatrio: Era a tampa da arca da aliana. Era o local onde, por meio do sangue, os pecados de Israel eram cobertos, ou seja, expiados. O lugar onde Deus se mostrava propcio ao homem. Era o prprio trono do Senhor. Feito de uma s pea de ouro puro, tinha em cima dois querubins, com as asas estendidas para cima de rostos voltados um para o outro e olhando para o centro, representando no s proteo e comunho como reverncia e culto a Deus. Como se os meios humanos fossem falhos para expiar o pecado e a Santidade de Deus fosse inacessvel, s uma vez no ano Ele condescenderia em encontrar-se oficialmente com o povo, fazendo-o, entretanto todo o dia por outros sacrifcios. c) O Vu: Separava o Lugar Santssimo do Lugar Santo e exclua todos os homens com exceo do Sumo Sacerdote. Este vu no permitia que o sacerdote, oficiando durante o ano, olhasse para dentro do Lugar Santssimo e morresse. Deus no podia ser visto pelos homens, somente por meio do mediador nomeado por Ele podia o homem aproximar-se dEle. Foi este vu que se rasgou de alto a baixo quando Jesus morreu. Agora todos podem olhar para dentro do vu porque o Sumo Sacerdote, Cristo, abriu o caminho e tornou possvel o acesso presena de Deus para todos os pecadores ( Hb 04:14-16; 10:19-20 ). Tanto o trio como o Santo Lugar e o Santssimo Lugar possuam suas entradas principais, que tinham como tipologia : Entrada para o trio : O Caminho. Entrada para o Santo Lugar : A Verdade. Entrada para o Santssimo Lugar : A Vida. A IDOLATRIA DE ISRAEL ( 32-34 ) Quando Moiss subiu ao monte, os israelitas disseram uma ltima coisa a ele: Tudo o que o Senhor tem falado faremos, e obedeceremos Pouco depois eles se esqueceram de suas promessas e pediram a Aro que lhes fizesse deuses, transgredindo dessa forma justamente o mandamento que Deus enfatizara e os advertira a no desobedeceram. Este um perfeito exemplo da completa instabilidade e depravao do corao humano! Desprezaram o altar do Senhor e em seu lugar estava um bezerro de ouro, obra de suas prprias mos, em volta do qual gritavam e danavam, entristecendo ao Deus vivo. A igreja de hoje se esqueceu de Deus do mesmo modo, erigindo dolos e prostituindo-se. Deus tem um maravilhoso futuro planejado para a igreja como noiva de Cristo viver e reinar com Ele para sempre. Mas quantos cristos so servos fiis? Se Cristo Jesus aparecesse de repente entre ns hoje para quebrar dolos, reprovar lderes infiis e perguntar quem pertence ao Senhor; estaramos, voc e eu, entre os filhos de Levi? (32:26). O TABERNCULO LEVANTADO E APROVADO ( 35-40 ) Moiss disse que s aqueles que estivessem com o corao voluntariamente disposto que deveriam contribuir para a construo; do mesmo modo Deus quer que os de boa vontade contribuam para a Sua obra e edificao de Sua igreja ( II Co 08:11-12; 09:06-07 ). E todo aquele cujo corao o moveu, e cujo esprito o impeliu , foi e trouxe algo para ajudar no trabalho, oferecendo no a Moiss, mas ao Senhor ( 35:20-22 ). Quando os trabalhadores terminaram as partes do tabernculo, levaram tudo a Moiss, e este o levantou exatamente um ano depois de terem sado do Egito ( 40:17 ). E quando realmente finalizado, algo maravilhoso aconteceu: Deus veio e encheu todo o tabernculo com a Sua glria ( 40:34-35 ) 20

aprovando-o e cumprindo a Sua palavra dada em Ex 25:08, e a partir desse momento o Senhor estaria com o Seu povo de dia, numa nuvem, e de noite, no fogo. No incio, a necessidade premente do povo era a libertao, no final a comunho; comunho com Deus para obter segurana, sustento e proteo. A fim de prover essas trs coisas, Deus lhes deu a lei como sistema de vida, o tabernculo para Seu culto e as experincias do deserto como teste. Em tudo, provou ser Redentor, misericordioso, fiel e continua se manifestando desta forma aos cristos de nossos dias. CRISTO E O TABERNCULO O Tabernculo tipifica a pessoa de Cristo no s como um todo, mas cada detalhe ou artigo do mobilirio exemplifica alguma fase da obra de Cristo para o homem. Muitos jamais perceberam que as fases da Sua obra estavam tipificadas no mobilirio do tabernculo. No Altar de bronze vemos Cristo como Substituto ( Jo 01:29 ), homem algum pode chegar ao trono de Deus sem passar pela Sua Cruz; na Pia, nosso Purificador e Regenerador ( Jo 03:05); na Mesa dos Pes da Proposio, nosso alimento espiritual ( Jo 06:35 ); no Candelabro, nossa Luz ( Jo 08:12 ); no Altar do Incenso, nosso Intercessor ( Jo 17 ); no Propiciatrio, nossa propiciao. Atravs dos objetos do Tabernculo aprendemos como chegar ao Senhor, da mesma forma como so as palavras que nos ensinam no Novo Testamento. Note que todas as referncias que esto em Joo apresenta uma ordem que corresponde exatamente aquela apresentada no Tabernculo. Em Cristo se cumpriram muitas das cerimnias do Tabernculo: a manifestao da Glria Divina, a expiao, a reconciliao do homem com Deus e a presena dEle entre Seu povo redimido. Os rituais e as figuras j se passaram, mas a realidade permanece na Pessoa e obra de Cristo. A SOMBRA DA CRUZ Na Sua Sabedoria Divina, Deus, estabeleceu a Sombra da Cruz onde Seu Filho amado haveria de morrer, atravs da disposio e devida localizao de cada pea daquele santurio. Traando-se uma linha reta pelo Altar de Bronze, pela Pia de Cobre indo at o Altar de Incenso e outra linha imaginria da Mesa dos Pes ao Candelabro de ouro fino, forma-se um ngulo reto resultando no formato de uma cruz em um plano horizontal, simbolicamente, portanto, a sombra da cruz vertical onde Cristo foi crucificado.

21

Potrebbero piacerti anche