Sei sulla pagina 1di 16

DIREITO PENAL III

PROF.TULIO ARANTES BOZOLA HORARIO: 3.FEIRA-10:15 5.FEIRA-08:20 y CODIGO PENAL: PARTE ESPECIAL - ART.121 A 361 y PROGRAMA: 1. CRIMES CONTRA A PESSOA ART.121 A 128 2. LESES CORPORAIS ART.129 3. CRIMES CONTRA A HONRA ART.138 A 145 4. CRIMES CONTRA O PATRIMONIO ART.155-159, 168,171, 180-183 5. CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL 6. CRIMES DE FALSIDADE ART.297-299 7. CRIMES CONTRA A ADMINISTRAO PBLICA y DATAS DAS PROVAS: V1-21/09/10 V2-30/11/10 y BIBLIOGRAFIA: BITENCOURT SARAIVA VOL.2 E 3 CAPEZ SARAIVA VOL.2 E 3 ROGERIO GRECO IMPETUS VOL. 2 E 3 ROGERIO SANCHES RT VOL.UNICO CLEBER MASSON METODO VOL.2 DIREITO PENAL ESQUEMATIZADO GILHERME NUCCI RT VOL.UNICO 05/08/2010 1 BIMESTRE 1- Cdigo Penal e a sua diviso em partes Dividido em duas grandes partes: - Parte Geral e Parte Especial - utilizada em muitos sculos. - A parte geral possui normas no incriminadoras, que no criam crimes, no prev crimes. So as normas explicativas (explicam, art. 13), permissivas (norma que permite certas condutas, art.23), integrativas (aplicao do direito penal, art. 1, 2, 3...). - Na parte especial possui normas incriminadoras (em quase toda parte especial), so chamadas de tipos penais. Trazem um modelo de conduta. Art.121. Excees: 128; 327; 155 (P.2)
y

Obs. Os tipos penais so divididos de acordo com o bem jurdico protegido, que so valores que merecem a proteo do direito. (art.5, caput CF). PESSOA HUMANA: - vida: 121 a 149, CP - honra: 138 a 145, CP - patrimnio: 155 a 183 - liberdade: 146 a 149 - administrao Publica: 312 e SS - Fe publica: 297 a 299 2- Crimes contra a Vida 2.1- Bem Jurdico Vida - Primeiro bem jurdico protegido, pois sem a vida no desencadeia os outros bens jurdicos. - A vida um direito relativo, ou seja, podem ser excludos, pode ser destrudo atravs da personalidade. O direito possui duas excees ao direito a vida, ou seja, s se pode matar algum em dois casos:

* Pena de Morte, art.84, XIX, CF e art.5, XLVII CF., em caso de Guerra Declarada, vem apenas no Cdigo Penal Militar, so apenas alguns casos de pena de morte que so expressos no CPm. * Art.23 CP, que so as excludentes de ilicitude. - A vida um bem indisponvel, no se pode dispor da prpria vida. No caso do suicdio, voc no ser condenado, caso no morrer; mas voc pagar algum para te matar, ai crime. Art.146, 3, II, CP., art.122, CP a pessoa responde, caso souber do suicdio. Ou seja, no caso do suicdio, no responder por nenhuma sano caso no morra. Se pedir pra outrem matar, essa pessoa ir responder por crimes, mesmo com o consentimento do suicida. Se a coage no responde por crime, pois voc pode praticar todos os atos necessrios para impedir. Quando tem auxilio material ao suicida, voc ir responder (art.122, CP). Ex: vender o material pro suicida, sabendo da inteno. 3- Art. 121 CP: Homicdio OBS.: Sempre temos que fazer um esboo de como ser o crime: - Toda vez que vamos estudar os crimes na parte especial, estudamos o sujeito (ativo ou passivo), o tipo objetivo (caractersticas do tipo), Tipo subjetivo (dolo/culpa), Consumao e tentativa e logo em seguida a Pena. 3.1- Classificao Legal a) Homicdio simples CAPUT b) Homicdio Privilegiado 1 c) Homicdio Qualificado 2 d) Homicdio Culposo 3 e) Homicdio Majorado 4 f) Perdo Judicial 5  Diferena entre: Homicdio qualificado (FASE 1) Causa de aumento de pena (majorante) (FASE 3) A qualificadora j possui uma pena abstrata maior e diretamente alterada ex. art.121, caput em comparao com o 2, torna o crime mais grave. E a majorante no vai alterar a pena base j de imediato, a frao. Circunstancias: (FASE 2) Agravantes (61, 62, 63) s ser agravante quando no for qualificadora. Atenuantes (65 e 66) 10/08/10 3.2- Conceito a destruio da vida humana, praticada por outro ser humano. Se matar qualquer coisa que no seja ser humano no homicdio. E qualquer animal que mate o ser humano, tambm no homicdio, salvo se for a mando do seu dono. Ex.: o pitbull mata uma pessoa pelo comando de seu dono, homicdio. 3.3- Sujeitos ATIVO: quem pratica a conduta criminosa. No direito penal a pessoa fsica, a pessoa jurdica s responde por crimes ambientais. O sujeito ativo pode ser qualquer pessoa. Crime comum aquele que no precisa de qualidade especial para se cometer um crime. (AUTOR) O Crime Prprio o crime especial. PASSIVO: Qualquer pessoa (crime comum), porque qualquer pessoa pode ser autor do crime, e qualquer pessoa pode ser vitima. (VITIMA)

Obs.: - Algumas penas maiores do sujeito ativo, art. 1214 CP: aumento de 1/3 da pena. - Lei 7.170/83 Segurana Nacional, art. 29 e com motivao poltica 15 a 20 anos. Homicdio contra presidentes da republica, cmera, Senado, STF. 3.4-Tipo Objetivo Estudo das caractersticas do crime, no se fala aqui em dolo ou culpa. 3.4.1- mbito de Proteo do Tipo Penal do Art.121. Homicidio Incio do parto* Cessao (interpretao da Atividade do art.123CP) Enceflica (morte cerebral) art.3, Lei 9.434/97 *O parto normal se inicia com a dilatao do colo do tero ou rompimento da membrana amnitica. E o parto cesariano se inicia com inciso as camadas abdominais (corte). - Interpretao do art.123, CP: O infanticdio uma forma de homicdio. Obs. Antes do inicio do parto, o crime de aborto. Proteo: A partir de 14 dias aps a fecundao. (nidao) Obs. H consumao do homicdio com a morte cerebral, qualquer outra morte, no haver ainda homicdio. Obs. No importa o tempo que a pessoa tenha de vida. Ex. 1 dia de vida, se matar an desse perodo, tes responde por homicdio. 3.4.2- Forma Livre O homicdio um crime de forma livre, ou seja, pode-se cometer homicdio por diversas formas (facada, revolver, etc.) Ex. fica amigo de um cego pra depois matar ele, pela confiana que ele tem em voc, ele acaba morrendo. 3.5- Tipo Subjetivo o estudo do elemento subjetivo do crime. DOLO/CULPA - Dolo direto de primeiro grau a vontade livre e consciente de matar. Teoria finalista da ao. - Dolo direto de segundo grau so os efeitos colaterais que necessariamente ocorrero em razo do meio escolhido pelo agente para praticar o crime. Ex. Colocar uma bomba no avio para matar o piloto, mas para matar o piloto, ele sabia que teria que matar os outros, essa no a vontade inicial. Em relao ao piloto dolo direito de 1 grau, e em relao aos outros de 2grau. - Dolo eventual quando o agente assume o risco de matar a pessoa e no tem certeza da morte da vitima. Ex. Voc pega o seu carro, e sai correndo e fura todos os sinais, e se algum passar que se dane. Sendo assim, se ele matar algum ele responde, se no matar ningum nada acontece, o agente no tem certeza da morte da vitima. 1 GRAU DIRETO 2 GRAU DOLO EVENTUAL 3.6- Consumao e Tentativa - Consumao a morte enceflica - Tentativa possvel (art.14, II, CP) - O resultado no produzido devido a circunstancias alheias a vontade do agente. Diferena entre tentativa de homicdio (dolo de matar) e leso corporal (art.129, CP)-> critrios: - instrumento utilizado para o crime Aborto Nidaao (14 dias)

- local da leso, em qualquer local do corpo - intensidade da leso - prova testemunhal - circunstancias do crime 3.7- Homicdio Privilegiado (121, 1) Apresenta causa de diminuio de pena de 1/6 a 1/3. Atua na 3 fase de aplicao da pena. O juiz obrigado a diminuir a pena, porque deve seguir o veredito dos jurados. a) Motivo de relevante valor social: atende os interesses de toda uma coletividade. Ex. matar um traficante que aterroriza a comunidade. b) Relevante valor moral: atende aos interesses particulares do agente. Ex. O pai que mata o estuprador da filha; Eutansia, no Brasil a eutansia homicdio privilegiado devido ao relevante valor moral. boa morte mata-se para cessar o sofrimento da pessoa. c) Homicidio emocional: 03 Requisitos cumulativos: devem estar presentes ao mesmo tempo, se tiver s dois no homicdio privilegiado, e sim outro crime: - Domnio de violenta emoo: provocao da vitima, emoo aqui no sentido de perder a cabea, de ficar nervoso. A emoo no exclui a responsabilidade penal. S serve para a diminuio da pena. (Art.28, I, CP); Influencia de violenta emoo (art.65, III, C, CP); - Logo em seguida (art.121, parg. 1), chamado pela doutrina como reao imediata, no tem como estipular um tempo claro. Mas, deve ser algo rpido e que no tenha havido intervalo temporal. Ex. Se o agente for embora do local da briga, e voltar mais tarde e matar NO uma reao imediata. - Injusta provocao da vitima: A vitima provoca o agente, fazendo assim o agente perder a cabea e logo em seguida matar a vitima. A provocao tem que ser grave, no pode ser coisa irrelevante. OBS.: Os privilgios do 1 so incomunicveis, ou seja, se duas pessoas praticarem o crime, no se comunicam de autor pra autor, porque no so elementares do crime. As circunstncias so de carter pessoal. (art.30). Elementares: so caractersticas essncias para existncia do crime. E os privilgios no so elementares, pois se voc tirar algum elemento continuar sendo homicdio.
Art. 30 - No se comunicam as circunstncias e as condies de carter pessoal, salvo quando elementares do crime. (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984)

3.8- Homicdio Qualificado (2) Pena de 12 a 30 anos. Sempre altera a pena em abstrata. 3.8.1- Classificao das Qualificadoras -> Incisos I e II: motivos do crime so chamados de qualificadoras subjetivas, sempre uma circunstancia pessoal, caracteristica pessoal, sempre relacionado ao modo do agente pensar, para a pratica do crime. Ex. Motivo torpe, motivo ftil, ou seja, o porqu do agente ter matado. -> III e IV: meios para a pratica do crime so chamados de qualificadoras objetivas, como o agente matou, o modis operandi, Ex. Se matou por meio de fogo, por veneno, etc. -> V: finalidades so chamados de qualificadoras subjetivas, pois se observa o porque o agente matou e o que ele pensou. 3.8.2- Comunicabilidade das Qualificadoras S nas objetivas. - Qualificadoras subjetivas (I, II e V) : no se comunicam, porque apesar de serem circunstancias pessoais, no so elementares do crime, se tirar uma qualificadora, o crime continua existindo. Mesma regra dos privilgios, aplicao do art.30

- Qualificadoras Objetivas: Se comunicam desde que o outro autor, tenha cincia da utilizao delas. Ex. Se tiver dois agentes para o mesmo crime, e o outro agente tiver cincia das qualificadoras dos incisos III e IV. Ex. O pai de famlia teve sua filha estuprada, ele nunca atirou e contrata um atirador, e deseja que se utilize por meio de fogo, e amarr-lo para morrer queimado. Qual crime vai responder o pistoleiro? Por homicdio qualificado. E o pai de famlia responde por homicdio privilegiado (devido ao relevante valor moral) e homicdio qualificado (devido saber da utilizao do meio) 3.8.3- Qualificadoras em Espcie I- Pago ou promessa de recompensa ou outro motivo torpe.  Interpretao analgica: Formula casustica: Casos expressos Formula geral: outro motivo torpe Motivo torpe: aquele relacionado cobia ou egosmo. Porque so interpretados de acordo com a recompensa. Vantagem A recompensa ou uma recompensa paga, ou prometida. E em tese majoritria s qualificadora pra quem recebeu. E ainda no precisa ter natureza econmica. Concurso necessrio: duas pessoas, uma pagando a outra recebendo. II- motivo ftil.  Insignificante, desproporcional se comparado ao bem jurdico vida. No motivo ftil voc mata a pessoa porque ela negou de entregar um copo de pinga, no latrocnio por sua vez em relao ao patrimnio, como um meio de subtrao, uma escadinha para faciitar a l chegada ao patrimnio. No motivo torpe, matar o pai para ficar com a herana. Motivo ftil: o motivo insignificante. diferente do motivo torpe. Pena de 12 a 30 anos. ATENAO: matar algum para facilitar a subtrao do patrimnio latrocnio (157, 3 CP) Pena de 20 a 30 anos. 121, 2, II diferente de homicdio emocional ( 121, 1, Cp) Homicdio emocional se fala em 3 requisitos cumulativos e no motivo ftil se tem um requisito ( FUTILIDADE) Homicidio emocional - domnio de violenta emoo - reao imediata - injusta provocao da vitima Motivo ftil possvel: - domnio de violenta emoo - reao imediata - injusta provocao da vitima Obs.: Homicidio sem motivo: Possui duas correntes: 1) se o homicdio com o motivo ftil qualificado com mais razo a qualificadora do homicdio sem motivo. Se ele motivo insignificante motivo ftil, qualificado, o sem motivo ele considerado qualificado tambm. 2) homicdio simples por falta de previso legal.
III- Com emprego de veneno, fogo, explosivo, asfixia, tortura ou outro meio insidioso ou cruel, ou de que

possa resultar perigo comum; OUTRO: interpretao analgica. Formula casustica: exemplos expressos -veneno insidioso, que a vitima no sabe - fogo meio cruel, dependendo do resultado, pode representar perigo comum - explosivo perigo comum, no traz sofrimento pra vitima

- asfixia meio cruel, traz sofrimento desnecessrio para vitima - tortura cruel, traz sofrimento desnecessrio para vitima Formula geral: onde esta previsto outros - meio insidioso - meio cruel - perigo comum  veneno para que se aplique a qualificadora a vitima no pode saber que esta ingerindo veneno. Meio cruel quando a pessoa ingere veneno por ameaa.  Fogo  Explosivo  Asfixia: - mecnica enforcamento, afogado, estrangulamento, esganamento. - txica por meio de gs  Tortura meio para matar a pessoa, h dolo de matar desde o inicio Lei 9.445/97, art. 1, 3 -- tortura com resultado morte. O agente queria apenas torturar a vitima, mas acabou matando-a. Crime preterdoloso - dolo de tortutar - culpa na morte  Meio insidioso sabotagem nos freios de carro IV- - traio, de emboscada, ou mediante dissimulao ou outro recurso que dificulte ou torne impossivel a defesa do ofendido;
y

Interpretaao analgica:

formula casustica: traio, emboscada e dissimulao formula geral: OUTRO recurso que dificulte ou torne impossvel a defesa da vitima.  Traio pressupe relao de intimidade entre autor e vitima Ex.: amigo que entra na sua casa, amigo de muitos anos e num dia ele entra na sua casa, armado e te mata para subtrair, no confundir com latrocnio. Ataque repentino e inesperado, quebra de confiana.  Emboscada tocaia e atalaia. o ocultamento do agente. Ex.: quando uma pessoa j tem um caminho prprio de seguir, o autor se esconde e mata a vitima.  Dissimulao disfarce ou fingimento. Ataque surpresa,  Dificulte a defesa ou torne impossvel a defesa tornar impossvel algo pior que quando se dificulta a defesa. Ex.: matar a vitima dormindo, dificultar a defesa. Jogar a criana de 5 anos pela janela tornar impossvel a defesa. X- para assegurar a: O que qualifica o crime o motivo relacionado a finalidade de tal crime...  Execuo de outro crime sempre relacionado a um crime futuro. Ex.: matar o vigia no dia anterior para roubar o banco no dia depois. Homicdio ocorre primeiro para depois o outro crime ocorrer.

Isso a conexo relao entre um crime e outro crime. Conexo teleolgica (relacionado a finalidade) Latrocnio feito no mesmo momento, no mesmo instante, no mesmo desdobramento dos fatos. Conexo conseqencial: homicdio passado, que j aconteceu. Ex.: lucros do crime so divididos entre os ladres e eles se matam para dividir o lucro, isso a vantagem do crime. OBS. O qualificado o HOMICIDIO, o outro crime pode ser homicdio ou no.  Ocultao ningum sabe do crime anterior. Ex.: marido finge que sua mulher foi para Europa, ai o jardineiro acha o cadver no quintal, o marido mata o jardineiro para ocultar o crime anterior. (materialidade)  Impunidade todos (naquele ambiente, bairro) sabem da existncia do crime anterior, mas no sabem quem foi o autor. Ex.: a mulher assassinada, o marido enterra no quintal, o vizinho tira fotos, o marido mata o vizinho. (autoria)  vantagem de outro crime crime em relao a lucros.  PROVA:  OBS.: e se for contraveno penal? D para aplicar a qualificadora? No direito penal, tudo que se aplica tem que esta escrito na lei, no se pode aplicar a qualificadora no inciso V, em razo do principio da legalidade, mas sim no inciso I e no II, dependendo do caso. Pena - recluso, de doze a trinta anos.

Homicdio premeditado qualificado? NO!!! A premeditao em si qualifica o homicdio? No pode ser qualificadora, premeditar preparar o agir de forma detalhada, para que voc no erre o crime, s ela no qualifica. No qualificadora, mas ela pode funcionar como circunstancia judicial do art. 59, CP, 1 fase de aplicao. Vingana qualificadora? Depende do caso. O pai que mata o estuprador de sua filha, isso homicdio privilegiado. Homicidio qualificado privilegiado os dois ao mesmo tempo. possvel q exista o homicdio qualificado e privilegiado ao mesmo tempo, ou seja, existem qualificadoras juntamente com privilgios. Os privilgios so todos subjetivos, circunstancias subjetivas, pois no se comunicam, ao modo como a gente pensa para praticar a conduta, o que ele pensa para agir. J as qualificadoras, podem ser subjetivas (I, II, V) ou objetivas (III e IV). PROVA! Aplicaao da pena:

1 fase: pena-base: 12 2 fase: circunstancias atenuantes e agravantes 3 fase: causa de diminuio e aumento Homicidio com pluralidade de qualificadoras Duplamente qualificados, triplamente qualificados, no correto falar. Ou qualificado ou no. Apenas uma das qualificadoras funcionara neste sentido, por isso o termo duplamente qualificado equivocado. Ex.: art.121 2, II (ftil) e III (fogo) Existem duas correntes: 1) Por motivo ftil qualificadora e o fogo ser uma circunstancia judicial do art. 59 CP. (1 fase) 2) Por motivo ftil qualificadora e o fogo como circunstancias agravante (2 fase), art.61, II, d CP A primeira corrente a mais correta, pois, de acordo com a lei, STF tambm aplica mais a primeira. Homicidio e a Lei dos Crimes Hediondos Crimes hediondos: Lei 8.02/90, art. 1, teoria do etiquetamento legal. Homicidio qualificado sempre hediondo. Lei 8.930/94 Homicidio simples praticado por ao tpica de grupo de extermnio, ainda que por um s agente. Ex. Trasmissao dolosa de AIDS ser tentativa de homicdio. Homicidio culposo Detenao de 1 ano a 3 anos aquele que ocorre em razo da quebra de um dever de cuidado, no h o dolo, no h vontade, por meio de: a) Imprudncia: o desenvolvimento de uma ao perigosa, por meio de ao, precipitao ex. dirig ir acima de 100 numa rua de 80, b) Negligencia: trata-se de uma omisso que gera perigo, ausncia de precauo, ex. a muito tempo no se troca o leo do carro, c) Impercia: falta de conhecimento tcnico para o desenvolvimento de uma ao, no se conhece a regra tecnica ex. medico de pulmo faz cirurgia de corao Causas de aumento para o crime (4) - inobservancia de regra tcnica, conhece a regra tcnica, mas no a observa naquele caso. Art 302 ctb lei 9.503/97 - deixar de prestar imediato socorro a vitima, ele podia agir, mas no quis agir. - no procurar diminuir a conseqncia do seu ato.

26/08/2010 Compensao de Culpas Continuara a existir o crime, mas pode-se diminuir a pena. No aplicado no direito penal, porem o comportamento culposo da vitima diminui a pena (vide art.59 cp) Ex. motoqueiro e um carro se chocam, o motorista do carro agiu com culpa, e o motoqueiro tambm, ai no h como culpa e culpa se compensarem. - Culpa exclusiva da vitima Gera a excluso do crime. Concorrncia de Culpas Culpas de 2 ou mais pessoas, em atuao independente uma da outra, causam o resultado lesivo em razo da soma de culpas. Ex. acidente perto de monte Carmelo, em que o caminho passou pra pista do lado contrario, a 100 km/h, bate de frente com o um fusca. Perdao Judicial ( 1215 CP) S aplicado para o homicdio culposo Causa extinta de punibilidade (107, IX, CP) Sumula 18 STJ, sentena declaratria. O delegado no pode conceder o perdo judicial, apenas o juiz.

Homicidio Culposo no CTB (Lei 9.503/97) - Art. 302 -> deteno de 2 a 4 anos a) perdo judicial: no existe artigo que indique o perdo judicial porque o direito penal, como aplicado, usado subsidiariamente pelo CTB, podendo haver sim o perdo judicial. Art. 291 CTB, o art 299 foi retirado como desnecessrio ao CTB b) homicdio culposo no transito em duas hipteses: - embriaguez ao volante - competio no autorizada (racha) Homicdio culposo ou homicdio com dolo eventual? Depende do caso. (Rogrio Greco) ART 122 CP 1- Introduo O suicdio no crime. O que crime a participao dolosa de 3 pessoa no suicdio de outrem. Art. 1463 II CP 2- Tipo Objetivo

2.1- Ncleos do tipo: - induzir (moral) -> criar na mente da pessoa a idia suicida - instigar (moral) -> reforar uma idia suicida j existente. - prestar auxilio (material) -> entrega do instrumento para o suicdio. Se houver a pratica de ato executrio, o agente responde por homicdio. O agente no pode praticar ato executrio, ex. ajudar a apertar o gatilho. Qualquer ato que faa a vitima morrer ato executrio. 3- Sujeitos 3.1- Ativo Qualquer pessoa pode praticar o crime, crime comum. 3.2- Passivo Qualquer pessoa que possua discernimento (no caso concreto) e seja determinada. Se no tiver discernimento, art.121 CP, homicdio. Art. 122, nico, II, CP Vitima menor, ou que tem diminuda sua capacidade de resistncia. Menor: o menor de 18 anos que tem discernimento. De 0 anos at 18 anos, tenho que saber qual o art. aplicado, pois o art. 121 para pessoas que no possuem discernimento, e o art. 122 com pena dupla (duplicada), quando se tem discernimento, e de 18 anos pra cima, com pena simples. Capacidade de resistncia diminuda - embriaguez - hiprose - drogas Obs. Se no houver nenhuma capacidade de resistncia, art. 121, CP I- Motivo egostico 4- Tipo subjetivo: DOLO - direto - indireto 5- Consumao e tentativa No admite tentativa art. 14, nico CP Consumao 1) com a morte: 2 a 6 anos 2) leso corporal grave da vitima: 1 a 3 anos, art. 129, 1 e 2 Se a vitima sofrer leso leve => fato atpico 6- Pactos de Morte 6.1- Roleta russa e duelo americano Roleta russa uma brincadeira com arma na mesa, eles se matam, morre um, os outros dois respondem pelo art. 122, CP

Roleta russa um jogo de azar onde os participantes colocam uma bala tipicamente apenas uma em uma das cmaras de um revlver. O tambor do revlver girado e fechado, de modo que a localizao da bala desconhecida. Os participantes apontam a arma para suas cabeas e atiram, correndo o risco da provvel morte caso a bala esteja na cmara engatilhada. Duelo americano uma brincadeira de quem d o tiro mais rpido, onde o sobrevivente respondera pelo art. 122 CP No caso do Duelo Americano, tem-se duas armas sendo que apenas uma est carregada. Cada participante escolhe uma e ambos acionam o gatilho apontando a arma para a prpria cabea ao mesmo tempo. Fatalmente um dos jogadores se ferir e provavelmente ir a bito. 6.2- Torneira de Gs Duas regras absolutas: Quem abre a torneira, vai responder por homicdio tentado ou consumado (caso a outra morrer), porque praticou ato executrio Quem no abriu a torneira, responde por art. 122, desde que a outra pessoa (aquela que abriu) sofra ao menos leso grave. Ex. Joo abre a torneira e Maria pactua com o suicdio. 1- J-> Leso leve responde por 121 tentado. M-> leso leve fato atpico 2- J-> morre M-> leso grave 122 consumado (2 a 6 anos) 3- J-> leso grave 121 tentado M-> leso grave 122 consumado (1 a 3 anos) 09-09-2010 Art. 123 Infanticdio 1- Introduo Pena de 2 a 6 anos de deteno, ou seja, no tem nem regime fechado. um homicdio, mas com circunstncias especiais. Essas circunstncias especiais influem na culpabilidade da me. Poderia ter sido feito como do homicdio. As circunstncias especiais so a influncia do estado puerperal, matar o prprio filho, durante o parto ou logo aps. 2- Sujeitos Ativo Me Passivo Filho 3- Concurso de pessoas Uma me esta tendo parto normal no meio do mato, pede ajuda a uma parteira, seu subconsciente esta abalado, pede para que a parteira o filho, pois quer mat-lo por no ter condio de cuidar dele, a parteira entrega-o e a me o mata. Infanticdio ou Homicdio? O estado puerperal um elementar do crime, tipo autnomo. Art. 30 CP. um homicdio comunicado com o infanticdio, pois o infanticdio um elementar do crime, se comunicam. Possui duas correntes: - Minoritria o concurso de pessoas no possvel, pois o estado puerperal uma condio personalssima e no se comunica a outra pessoa (co-autora ou participe) e essa outra pessoa responder por homicdio. - Majoritria ocorrer o concurso de pessoas, pois o estado puerperal circunstancia pessoal e elementar do crime, aplicando-se o art. 30 CP. Hipteses:

- se a me mata - autora - medico auxilia participe os dois respondem 123, CP - me mata - medico mata os dois so co-autores e respondem pelo 123 CP - me auxilia participe 123CP - medico mata autor 121, CP - 123 CP Art. 20, 3, CP erro quanto a pessoa, responde por homicdio 4- Tipo Objetivo Principal do crime. 4.1- Estado puerperal (elemento psquico) (elementos cumulativos) 4.1.1- Conceito: Estado puerperal o estado que causa profundas alteraes psquicas e fsicas na me, deixando-a transtornada, sem condies de entender o que est fazendo. GUILHERME DE SOUZA NUCCI. -> Durao: de 6 a 8 semanas aps o parto. Graus: sero analisados por percia - Mximo: gera a inimputabilidade da me. (26, CAPUT, CP) (esta sob domnio) - Mdio: gera a semi-imputabilidade da me. (26, nico, CP) responde por infanticdio (influncia) - Mnimo: responde por homicdio 4.2- Logo aps (elemento temporal) Durante o parto ou logo aps: - Durante o parto: antes do fim do parto - Logo aps o parto: principio da razoabilidade (Greco) primeiro momento que viu a criana pode ser considerado como logo aps o parto, mas no se tem um tempo certo, depende de cada doutrinador. Obs. Se a me estiver influenciada pelo estado puerperal e no caso concreto no se respeita o elemento temporal (4.2), ela responde por homicdio como semi-imputvel (diminuio de pena do 26 nico CP) Crime tentado aplicado tambm no infanticdio. 5- Elemento subjetivo Dolo podendo ser direto ou eventual. No existe previso para a modalidade culposa, no existe infanticdio culposo. Se a me, influenciada pelo estado puerperal, mata o prprio filho logo aps o parto por culpa responder: - primeira corrente: fato atpico - segunda corrente: homicdio culposo (121,3CP) 1 a 3 anos 1/3 a 2/3 (26, nico) 6- Consumao e tentativa Idem homicdio. ABORTO 1- Conceito:

crime e no h objees quanto a isso, apenas os que constam na lei. a interrupo da gravidez, com a destruio do produto da concepo (ovulo, embrio ou feto). 2- mbito de proteo da lei penal Protege a nidao at o inicio do parto, aps o parto homicdio ou infanticdio, dependendo dos requisitos. A nidao a instalao do vulo fecundado no tero materno demora 14 dias. Todos os remdios que so tomados em 14 dias antes da nidao, no considerado aborto, antes da nidao no se fala em aborto. Tem que ser gravidez ultra uterina, pois no se considera fora do tero como gravidez. 14 dias aborto I-----------------------I-------------------------------------------------I Nidao inicio do parto gravidez ultra uterina 3- Espcies de aborto a) Natural (espontneo): no crime, no se tem nem discusso b) Acidental (culposo): no crime tambm, mas se analisa cada caso, pois se uma gestante no 7 ms de gravidez, anda a cavalo, caso ela cair no cho, culposo, no houve inteno da vitima c) Criminoso (doloso): crime, art.124 a 127 d) Legal: no crime, art. 128 CP e) Eugnico: em razo dos defeitos do feto, embries anencfalos*, outros defeitos crime. f) Miservel ou econmico: crime, pois se a famlia no tem condies de colocar um filho no mundo, o Estado dever arcar com essas condies. g) Aborto honoris causa: crime, em proteo a honra. 4Aborto criminoso Art. 124

Sujeito passivo 1 auto-aborto: Gestante Ovulo, embrio ela ira fazer 1 a 3 anos de ou feto sozinha deteno Ou 2 consentir Exceo a que 3 pessoa teoria monista provoque o aborto Art. 126 Provocar aborto com o consentimento da gestante Qualquer Ovulo, embrio pessoa que no ou feto seja a gestante 1 a 4 anos recluso

Conduta(s)

Sujeito ativo

Concurso de agentes Admite participao Caso tiver coautoria ai vai para o 126

Art. 125

Admite coautoria e participao Ex. enfermeira que ajuda o mdico que fez o aborto (coautor) Assistente que passa o bisturi (participe) Provocar Qualquer coGestante E Admite aborto sem o pessoa que no ovulo, embrio autoria e

consentimento da gestante

seja a gestante e feto Pena de 3 a 10 anos de Obs.: nico, recluso 126, hipteses de consentimento invalido a mesma pena do 125.

participao

Aborto provocado pela gestante ou com seu consentimento Art. 124 - Provocar aborto em si mesma ou consentir que outrem lho provoque: Pena - deteno, de um a trs anos. Aborto provocado por terceiro Art. 125 - Provocar aborto, sem o consentimento da gestante: Pena - recluso, de trs a dez anos. Art. 126 - Provocar aborto com o consentimento da gestante: Pena - recluso, de um a quatro anos. Pargrafo nico. Aplica-se a pena do artigo anterior, se a gestante no maior de quatorze anos, ou alienada ou debil mental, ou se o consentimento obtido mediante fraude, grave ameaa ou violncia

5- Consumao e tentativa Consumao quando h destruio do produto da gravidez Se o feto expulso com vida, mas logo aps no resiste e morre devido ao fim da gravidez, aborto consumado. Tentativa quando aps a interrupo da gravidez, o feto expulso com vida e permanece com vida. nico, art.14 Se o feto esta vivo e a gestante procura meio de mat-lo homicdio. Art. 127: aborto majorado (causas de aumento de pena)
Forma qualificada Art. 127 - As penas cominadas nos dois artigos anteriores so aumentadas de um tero, se, em conseqncia do aborto ou dos meios empregados para provoc-lo, a gestante sofre leso corporal de natureza grave; e so duplicadas, se, por qualquer dessas causas, lhe sobrevm a morte.

S ser aplicado se houver culpa. Leso corporal grave para a gestante +1/3 Morte da gestante: pena duplicada - aplica-se apenas ao art. 125 e ao 126 => crime preterdoloso: - dolo no antecedente - culpa no subsequente A questo mais importante que aqui o crime preterdoloso. O preterdolo se divide em dolo no antecedente (dolo de abortar, dolo inicial) e culpa no subsequente (culpa na morte ou na leso corporal grave) Ex. o medico por inegligencia, teve que tirar o tero, art. 127, agora se ele tirar o tero porque ele quis, art. 126 e concurso de crimes Ex: 129, 2, III: uma gestante que queira praticar um aborto, ela vai em uma clinica e paga o medico, e durante o aborto o mdico tira o tero dela. Ela sofrer Leso corporal grave, pois a princpio ela no queria tirar o tero, s o beb. Obs.: se o mdico tirar em ato doloso, ele apresenta pelos dois crimes, o art.126 e o art. 129;

Dolo no aborto: concurso material de crimes ou formal imprprio Dolo na leso grave ou na morte: concurso material de crimes ou formal imprprio Ambos as causas, soma-se as penas. Ex. gestante e algum quer destruir o nenm e d um tiro na cabea na gestante Pode ser que acontea Dolo na leso: art. 129, 2, V cp Culpa no aborto: crime preterdoloso (leso grave) Ex. chute na barriga da grvida ART.128 Hipoteses de aborto legal
Art. 128 - No se pune o aborto praticado por mdico: Aborto necessrio I - se no h outro meio de salvar a vida da gestante; Aborto no caso de gravidez resultante de estupro II - se a gravidez resulta de estupro e o aborto precedido de consentimento da gestante ou, quando incapaz, de seu representante legal.

Aborto necessrio: previlegiou a vida de quem j esta vivo Requisitos: a) Praticado por medico: Porem, a terceira pessoa que no seja medico pode praticar esse aborto pois trata-se de hiptese de estado de necessidade do art. 24 CP b) Perigo de vida para a gestante: ex. a mulher esta na fazenda, a parteira salva a vida da gestante c) Impossibilidade do uso de outro meio para salva-la: a pessoa no tem como viver se no perdendo o bebe. Obs.: - No precisa de autorizao judicial - No precisa do consentimento da gestante - Natureza jurdica do inciso I: estado de necessidade (exclui a ilicitude) IIgravidez resultante de estupro - humanitrio, sentimental ou tero Requisitos: a) praticado pelo medico: no se admite outra pessoa b) grande resultante de estupro: precisa de provas mnimas c) consentimento da gestante (ou da representao legal)

I-

Conflitos de interesses, sempre vai ser quem tem interesse de ter a criana, pai por exemplo. NO PRECISA DE AUTORIZAAO JUDICIAL: Precisa de provas mnimas que houve estupro. Na pratica, muitos mdicos falam que precisa, mas na real, no necessita. - natureza jurdica: causa de excluso da culpabilidade (inexigibilidade de conduta diversa) FETO ANENCFALO No previsto em lei, STF: ADPF n 54-> CNTS Para aqueles que defendem o aborto: - inexigibilidade de conduta diversa (Bitencourt) - art. 3, Lei 9.434/97 -> a morte se consuma com o fim da atividade cerebral Bebes sem crebro no vive muitos minutos,

Materia da Prova 121 ao 128 Incio at Aborto!!

Potrebbero piacerti anche