Sei sulla pagina 1di 6

A ORIGEM E O SENTIDO DA NATUREZA

ARTIGAS, Mariano. Origem e sentido da natureza. Filosofia da natureza. Ed. So Paulo 2005 A natureza uma complexidade tamanha na verdade muito difcil de explic-la Desde a Antiguidade existiram cosmogonias que pretendiam representar a histria do universo, ma s careciam de base cientificam adequadas, que ao mesmo tempo abordavam o problema a cerca da explicao ultima do universo. Na idade moderna se formularam j tais ideias, que teriam sido precursoras das ideias atuais. Kant props que o universo teria se formado a partir de uma nebulosa primitiva. Ideia que foi usada por Laplace, o que o sol teria se originado de uma nebulosa incandescente, e os planetas teria se originados a partir de fragmen tos desprendido do sol e que os satlites preveniam dos planetas. J desde muito tempo at os nossos dias, se discute se existe um sentido no Universo. Os finalistas afirmam que existe um sentido direcional que deve ser interpretado como uma finalidade ; esta posio corresponde atitude natural do homem diante da natureza, e relaciona -se facilmente com a afirmao de uma providncia divina que governa o curso dos fenmenos naturais. Os antifinalistas, por sua vez, negam que exista uma finalidade na natureza ou, ao menos, que possamos conhec -la, e costumam rejeitar a existncia de uma Providncia divina; os seus argumentos pretendem apoiar se, freqentemente, no progresso das cincias. A cosmologia cientifica ramo da cincia que estuda a origem do universo, relativamente recente. O modelo da Grande exploso fundamenta se na teoria da relatividade geral, formulada por Eirnstein em 1964. As equaes desta teoria teria permitido calcular o movimento local da matria sob a ao da gravidade e, por esse motivo, so apropriadas para descre ver o universo em grande escala, sendo o universo um sistema fsico composto por objetos com grande massa as estrelas e as galxias separadas por grande distancias , e a evoluo desse sistema determinada pela for a da gravidade.

A finalidade ope-se ao acaso. Dizemos que algo acontece por acaso quando o resultado de coincidncias acidentais, imprevistas, que no correspondem a uma causa determinada. A finalidade, pelo contrrio, implica que existem causas que explicam os efeitos; o efeito deve-se diretamente a causas prprias, e no h coincida acidental dessas causas. A primeira verso do modelo da grande exploso foi formulada por Georges Lametre, astrnomo e sacerdote catlico belga, em 1927. A sua hiptese supunha que o universo tivesse se formado a partir da exploso de uma espcie de tomo primitivo e coincidia com a lei de Hubble em postular a exploso do universo. Em 1948, Hermann Bondi e Thomas Gold formularam um modelo diferente acerca do universo, a teoria do estacionrio. Segundo essa teoria, o universo apresenta um mesmo aspecto em qualquer poca, e, para explicar a sua expanso havia uma criao continua de matria, de modo que, quando as galxias separam -se forma-se matria nova entre elas. Em 1964, Arno Pensias e Robert Wilson a radia o de fundo de microondas, cujas caractersticas eram congruentes com os prognsticos do modelo da Grande Exploso. Concretamente, o modelo proporciona uma explicao coerente com a expanso do universo, propem uma idade do universo que esta de acordo com os estudos acerca da idade de seus componentes e seus prognsticos que surgiram desse modelo. A existncia de uma finalidade natural encontra tanto desafios como confirmaes em trs mbitos: a cosmologia, a evoluo e a auto-organizao. No terreno da cosmologia, o modelo da grande exploso original (o big bang) e a fsica atual manifestam que o nosso mundo depende de toda uma srie de coincidncias e equilbrios: se a proporo de matria e antimatria no incio do Universo tivesse sido um pouco diferente, ou se a massa do nutron no fosse ligeiramente superior do prton, ou se no houvesse um conjunto de propriedades fsico-qumicas muito especficas tanto no presente quanto no passado, a vida na Terra e nossa prpria existncia no s e teriam produzido. Sobre esta base foi proposto o veio a chamar -se o princpio antrpico.

No mbito da biologia, embora o progresso dessa cincia nos permita conhecer cada vez melhor as dimenses finalistas da natureza, uma das principais objees contra a finalidade natural provm da teoria da evoluo. O problema formulado pelo evolucionismo consiste em que, segundo essa teoria, a existncia dos organismos vivos poderia ser explicada a partir da sua origem de formas menos organizadas, atravs de caus as naturais; ou, segundo a sntese neodarwinista, como resultado da combinao de variaes aleatrias (ao a caso) e seleo natural. o novo paradigma da auto -organizao, amplamente difundido na atualidade, abrange um conjunto de teorias relativas aos diversos nveis da natureza. A idia bsica que estados mais ordenados se formariam espontaneamente a partir de estados menos ordenados, e da vem o nome de auto-organizao. Esse pressuposto pode ser sintetizado em poucas palavras: a matria possui um dinamismo prprio que, em con dies adequadas, d lugar a fenmenos sinrgicos ou cooperativos, e, atravs destes, forma -se espontaneamente uma ordem de tipo superior. Esta seria a origem da a formao do universo e de suas partes.

A auto-organizao entendida, por vezes, como um pan-darwinismo naturalista que eliminaria definitivamente o problema do fundamento radical da natureza: a natureza seria auto -suficiente. No entanto, toda a reflexo rigorosa sobre a cosmoviso atual demonstra que ela nada tem a ver com esse naturalismo. A cincia experimental deve o seu grande progresso ao fato de ter adotado um mtodo que tem limites precisos: no se prope estudar filosoficamente a natureza como um todo, mas pressupe a dimenso filosfica e proporciona elementos para aprofundar nela. somente a dimenso filosfica que levanta a questo do fundamento radical da natureza. A ordem seria o resultado de combinaes aleatrias de processos e a finalidade seria apenas aparente. Sob esta perspectiva, e partindo da oposio entre acaso e finalidade, quanto mais se sublinha o papel do acaso, menos espao h para a finalidade. Contudo, a oposio entre acaso e finalidade m

no absoluta, pois o acaso exige a finalidade. Com efeito, no poderamos sequer falar de acaso se no existisse um sentid o de direo, como tambm no teria sentido falar de desordem se no existisse uma certa ordem. Neste sentido Sublinha-se, em primeiro lugar, a racionalidade da natureza, ao identificar a natureza com o plano de uma arte. Com efeito, o progresso cientfico manifesta at extremos antes insuspeitados a eficincia e sutileza da natureza. O sucesso da cincia amplia cada vez mais o conhecimento da racionalidade na natureza. Embora os produtos da tecnologia superem a natureza em alguns aspectos, sempre se baseiam nos materiais e nas leis que a natureza pe nossa disposio; e, evidentemente, a natureza sempre leva vantagem sobre ns em diversos aspectos de grande importncia. Em segundo lugar, a conexo da natur eza com o plano divino expressa o fundamento radical da sua racionalida de intrnseca: a natureza uma manifestao do plano divino, e portanto de um plano sumamente sbio. Alm do mais, a ao divina no se limita a dirigir de fo ra a atividade natural: o plano divino est inscrito nas coisas. O natural possui modos de ser prprios, com as tendncias correspondentes, que por sua ve z conduzem a resultados timos. Compreende-se, portanto, que no existe oposio entre a ao natural e o plano divino; pelo contrrio, o plano divino inclui o dina mismo tendencial.

Em terceiro lugar, refere-se auto-organizao como uma caracterstica bsica da natureza. O exemplo muito grfico: como se se pudesse outorgar movimento prprio aos pedaos de madeira que constituem uma nave. Esta idia corresponde, de um modo que no se podia suspeitar h sete sculos (quando foi escrita), aos conhecimentos atuais de auto -organizao da natureza, que implicam um enorme nvel de cooperao entre os seus componentes, as suas leis e os diversos sistemas que se produzem nos sucessivos nveis de organizao.

INSTITUTO CATLICO DE ESTUDOS SUPERIORES DO PIAU LICENCIATURA PLENA EM FILOSOFIA

Osvaldo dos Santos

CAPTULO 11, LIVRO FILOSOFIA DA NATUREZA. ORIGEM E SENTIDO DA NATUREZA. (RESENHA)

TERESINA 2011

Osvaldo dos santos

APRESENTAO

Trabalho apresentado ao Professor Gerson na disciplina de Filosofia da natureza. Este referido trabalho, a elaborao de uma resenha sobre origem e sentido da natureza do capitulo XI do livro filosofia da natureza de Mariano Artigas .

TERESINA 2011

Potrebbero piacerti anche