Sei sulla pagina 1di 9

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DISCIPLINA:FSICA APLICADA

CURSO: MECATRNICA INDUSTRIAL

PRTICA N8: CONFIRMAO DA PRIMEIRA LEI DO MOVIMENTO DE NEWTON E NOES SOBRE FORAS DE ATRITO

INTRODUCO E CONTEXTO

De acordo com a primeira lei de Newton, um corpo tende a permanecer em repouso ou em movimento retilneo uniforme a menos que uma fora externa atue sobre ele, tirando -o de seu estado de equilbrio. Uma dessas foras externas que atuam sobre o corpo a foca de atr ito.

OBJETIVOS

- Confirmar por extrapolao a 1 Lei de Newton, do movimento ; - Concluir que a fora o agente capaz de modificar o estado de repouso ou de movimento de um corpo ; - Concluir sobre a validade da 1 Lei de Newton ; - Comparar atrito esttico e atrito cintico; - Classificar as foras de trito.

FUNDAMENTOS TERICOS

"Todo corpo permanece em seu estado de repouso, ou de movimento uniforme em linha reta, a menos que seja obrigado a mudar seu estado por foras impressas nele" Esse princpio ind ica que a velocidade vetorial de um ponto material, no varia. Se o ponto estiver em repouso permanece em repouso e, se estiver em movimento, permanece com velocidade constante realizando movimento retilne o e uniforme. Na prtica no possvel obter um p onto material livre da ao de foras. A existncia de foras, no equilibradas, produz variao da velocidade do ponto material. Uma dessas foras a fora de atrito. De forma mais resumida possvel, atrito a frico entre duas superfcies. Isso ocasiona uma certa resistncia ao movimento. De uma forma mais completa, o atrito um estado de aspereza ou rugosidade entre dois slidos em contato, que permite a troca de foras em uma direo tangencial regio de contato entre os slidos. O fato de existir atrito entre dois slidos no implica, necessariamente, a existncia de uma fora de atrito entre eles. O sentido da fora de atrito sempre contrrio ao deslizamento ou tendncia de deslizamento entre slidos em contato.

Existem dois tipos diferentes de atrito: o atrito dinmico e o atrito esttico. O atrito esttico ocorre entre dois slidos que existe atrito e, embora no haja movimento relativo entre eles, h uma tendncia de deslizamento, isto , h uma solicitao ao movimento, vai surgir uma fora de atrito no sentido de evitar o deslizamento relativo, que se chamara fora de atrito esttica. No havendo deslizamento a fora de atrito esttica tem intensidade igual da fora que solicitou o sistema a se mover, fora que chamada de fo ra motriz. J no atrito dinmico, Um objeto que recebe uma determinada fora e quando esta fora cessa, a velocidade diminui at parar, considerando uma fora de resistncia oposta ao movimento relativo do corpo, chama -se atrito dinmico. O coeficiente d e atrito dinmico menor do que o coeficiente de atrito esttico, o que significa que, ao iniciar o movimento, a fora de atrito diminui sua intensidade. Durante o deslizamento entre os slidos, se forem iguais as superfcies de contato e que a intensidade da fora normal for constante, a fora de atrito ter intensidade constante, no importando a velocidade relativa entre os slidos, nem a intensidade da fora motriz. A fora de atrito entre uma superfcie e um corpo dada pela expresso f = .N , onde f a fora de atrito, o coeficiente de atrito e N a fora normal. Vale -se lembrar que o valor de varia de acordo com o material e tambm para cada caso do atrito, ou seja, para um mesmo corpo, existe um coeficiente de atrito dinmico e um coeficiente de atrito esttico.

TABELAS E GRFICOS

TABELA 1 Superfcies em contato: Fora aplicada em (N) 0,2 0,4 0,6 0,8 1,0 1,2 1,4 Tampo da mesa e esponja Ocorrncia de movimento (sim) ou (no) NO NO NO SIM SIM SIM SIM

1,6

SIM TABELA 2

Superfcies em contato: Fora aplicada em (N) 0,2 0,4 0,6 0,8 1,0 1,2 1,4 1,6 FIGURA 1

Tampo da mesa e esponja Ocorrncia de movimento (sim) ou (no) NO NO SIM SIM SIM SIM SIM SIM

Sistema de montagem da experincia prtica. FIGURA 2

Grfico da fora de atrito.

DESCRIO DA EXPERINCIA PRATICA

Material necessrio: - Um dinammetro de 2N (1); - Um corpo de prova de madeira (2); - Um anel com fio de poliamida (3); - Um dinammetro de 10N (1). Realizando a montagem como a figura 1, deixando a superfcie com a esponja em contato com a mesa, puxa-se o dinammetro de forma a submeter o corpo a uma fora de 0,2N. Aumentando-se a fora utilizada de 0,2N em 0,2N, observa -se o que aconteceu e registra os resultados na tabela 1 do item tabelas e grficos. Logo em seguida vira-se o corpo de modo que a superfcie de madeira fique em contato com a mesa. Repete-se o procedimento anterior e registra os resultados na tabela 2. Logo em seguida, movimenta-se o corpo de maneira que o movimento se assemelhe a um movimento retilneo uniforme e verifica -se a fora o valor encontrado. Repete-se a operao cinco vezes e anota-se seus resultados.

RESULTADOS OBTIDOS

Os resultados obtidos com o experimento foram a confi rmaes da Lei da inrcia, de que um corpo continua em repouso ou em movimento retilneo uniforme a menos que uma fora externa atue sobre ele, identificou -se uma dessas foras: O atrito. Observou-se tambm, que existem duas foras de atrito, uma dinmica e outra esttica, e que para diferentes materiais os coeficientes de atrito no so os mesmos. Outras observaes podem ser vistas no item tabelas e grficos.

CONCLUSES E COMENTRIOS

Conclui-se atravs do experimento, a existncia de uma fora que impede que o corpo continue em movimento constante e at mesmo que impede o comeo do movimento: O atrito. Concluiu-se tambm as diferenas entre atrito dinmico e esttico, que eles podem mudar com a alterao do material, da superfcie e at mesmo com a mudana nas condies climticas.

QUESTIONRIO

1. Qual foi o valor aproximado da menor fora capaz de iniciar o movimento entre as superfcies esponja (do bloco) e a do tampo da mesa? R. 0,7N. 2. Determine o valor aproximado da menor fora capaz de iniciar o movimento entre as superfcies de madeira (do bloco) e a do tampo da mesa? . R. 0,5N. 3. Compare as respostas dos itens acima e procure justificar a diferena. R. a superfcie da esponja mais enrugada que a da madeira . 4. Como voc justifica o fato de as foras externas iniciais (dentro de certo limite) no terem conseguido movimentar o bloco? R. Porque a fora aplicada igual a fora de atrito da superfcie de contato. 5.segundo suas observaes, o que voc deve admitir para justificar uma resultante externa nula no intervalo em que a fora aplicada no foi capaz de mover o bloco?

R. Porque a fora aplicada igual a fora de atrito da superfcie de contato. 6. Determine o valor da fora N que atua sobre o corpo de prova utilizado . R. 2N. 7. Com base na tabela 2, determine o valor mdio de f e mxima entre a superfcie de contato de madeira e a da mesa. R. 0,5N. 8.Determine o valor (aproximado) de e entre as superfcies de madeira (do corpo de prova) e a da mesa . R. 0,25 9. vlido afirmar que o valor de e, entre duas superfcies acima fixo e pode, com toda certeza, ser tabelado? Justifique sua resposta . R. Sim, desde que se mantenha as mesmas condies ambientais e os mesmos materiais. 10.Caso dssemos um empurro no bloco, com a parte esponjosa com contato com a mesa, e, depois, com a superfcie de madeira para baixo, em qual das situaes o bloco pararia primeiro?Justifique sua resposta . R. A superfcie esponjada pararia primeiro, por sua fora de atrito maior que a da superfcie de madeira. 11. Extrapole sua resposta anterior, para o caso ideal de no existir qualquer tipo de atrito entre as superfcies. R. Elas nunca parariam. Que tipo de movimento o mvel executaria nesse caso ideal? R. M.R.U (Movimento Retilneo Uniforme). 12. Comparando suas respostas, discuta a validade da seguinte afirmao. Um corpo em repouso ou em Movimento Retilneo Uniforme assim permanecer a menos que uma fora resultante externa venha a atuar sobre ele. R. A afirmativa verdadeira. 13. Durante o deslocamento do corpo de prova pea a um colega para anotar o valor da fora aplicada. Refaa 5 vezes a operao e, para cada caso, anote o valor encontrado. R. 1) 0,44N ; 2) 0,42N ; 3) 0,42N ; 4) 0,44N ; 5) 0,42N.

14. Procure justificar as diferenas encontradas. R. A superfcie da mesa no igual e o movimento apenas uma aproximao do movimento uniforme, no o movimento em si. 15. Calcule a mdia dos valores encontrados no item anterior. R. 0,43N. 16. A expresso f = .N vincula a fora de atrito cintico com a fora normal s superfcies em movimento relativo. Identifique cada termo da equao. R. f c Fora de atrito. c Coeficiente de atrito. N Fora normal. 17. determine o valor mdio da f c e, a partir desta, calcule o valor provvel de c entre as superfcies da mesa e da esponja. R. ; ; .

18. vlido se afirmar que o valor do c entre os pneus de um carro e o asfalto fixo e pode, com toda certeza, ser tabelado? Justifique sua resposta. R. No. Porque as condies do asfalto no so as mesmas em todo o caminho. Este valor seria o mesmo em dias chuvosos? Justifique sua resposta. R. No. Porque a gua diminui o atrito. 19. Comente duas vantagens da presena do atrito. (exemplo: nos permite mexer o alimento no interior de uma panela, etc). Justifique cada caso. R. Ns andamos por causa do atrito. Se no houvesse atrito entre nosso ps e a superfcie do solo, ns nunca andaramos. Frear um carro. O atrito entre os pneus e o solo,permite que o carro ande, mas tambm permite que ele pare. 20. Cite duas desvantagens da presena de atrito. Justifique cada caso. R. Ao empurrar um bloco, por exemplo, para que ele se mexa preciso primeiro vencer a fora de atrito entre o solo e o bloco. Sem o atrito nesse caso, mexer o bloco precisaria de menos fora. Outra desvantagem do atrito o desgaste que ele causa no material.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

http://www.colegioweb.com.br/fisica/principio -da-inercia-ou-primeira-lei-denewton.html - acesso em 12 de junho de 2011 s 12:46 http://www.coladaweb.com/fisica/mecanica/atrito - acesso em 12 de junho de 2011 s 12:47

Potrebbero piacerti anche