Sei sulla pagina 1di 4

Baleia na Rede

ISSN: 1808-8473

Revista online do Grupo de Pesquisa e Estudos em Cinema e Literatura

Carolina de Jesus: a beleza de ser diferente


Nathrcia SILVESTRE1

Mulher negra, naturalmente, cozinheira, faxineira, servente, trocadora de nibus ou prostituta. Basta a gente ler jornal, ouvir rdio e ver televiso. Eles no querem nada. Portanto tem mais que ser favelados. Llia Gonzales

Falar sobre o no-lugar de Carolina significa falar, especificamente, sobre o seu lugar. Carolina sempre foi especial porque foi diferente. O outro: sempre foi o outro. E, por isso, muito incompreendida e, muitas vezes, rejeitada. Parafraseando Caetano, que Narciso acha feio o que no espelho e mente apavora o que ainda no mesmo velho. E Carolina era nova porque trazia o novo: era surpreendente! E nova porque ainda nos surpreende. Porque Carolina atual! E atual porque tambm nos remete a problemas to velhos... Carolina o outro porque bela. Enquanto os vrios outros afirmavam sua feira, ela nos mostrava sua beleza. Porque Carolina POETA! E o poeta o outro por excelncia! Carolina a personificao de vrios outros: mulher, negra, pobre. O pobre do campo e da cidade. E, ao mesmo tempo, se negou a ocupar o lugar que se

Ps-Graduanda junto FFC/UNESP, membro do NUPE Ncleo de Pesquisadores Negros da UNESP, pesquisa os remanescentes quilombolas.

Pg. 65

Baleia na Rede

ISSN: 1808-8473

Revista online do Grupo de Pesquisa e Estudos em Cinema e Literatura esperava dela enquanto algum que suportava tantos estigmas! Ela a contestao e o extico! Quando, na verdade, apenas requeria o direito de ter sua prpria identidade. Vera da Silva Telles, em seu trabalho Pobreza e Cidadania, argumenta que:
[...] os pobres so aqueles que no tm nome, no tm rosto, no tm identidade, no tm interioridade, no tm vontade e so desprovidos de razo. (TELLES, 2001:42)

Ou seja, os pobres, enquanto fazendo parte dos excludos da sociedade brasileira, so relegados a um status de animalizao e coisificao. Mas Carolina negava tudo isto enquanto buscava ser protagonista da prpria histria. Mesmo sabendo que era vtima de um estado de coisas alheio sua prpria vontade: a situao scioeconmica do pas, por exemplo, que colocava os pobres e favelados na categoria de excluso. Pois Carolina tinha a literatura como sua aliada e era atravs da escrita que procurava marcar sua identidade e seu olhar crtico sobre tudo que vivia. Carolina era pobre, era negra e era mulher. Mas, mesmo assim, contrariando todas as expectativas que se tem sobre tais pessoas em situao de excluso, pensava. E, mesmo sendo uma catadora de lixo para poder sobreviver e alimentar seus filhos, no se confundia com o lixo que catava. E manteve sua identidade de poeta embora a sociedade brasileira tenha a tendncia de olhar a si mesma com um olhar dicotmico: de um lado, os pobres, sujos e ameaadores; de outro, os homens de bem, honestos e respeitveis. Mas Carolina dizia: Se estou suja, porque no tenho dinheiro para comprar sabo. Segundo Jos Carlos Rodrigues, em seu trabalho sobre o lixo como invento social, na sociedade brasileira se opera uma lgica binria, onde a relao com o lixo expressa a diviso da sociedade em classes sociais:

[...] uma sociedade higienizada uma sociedade hierarquizada e quanto mais prximo do centro do poder, mais distante da sujeira, e quanto mais perifrica em relao ao centro, tanto mais ntima com a sujeira. (RODRIGUES, 1995: 75)

Pg. 66

Baleia na Rede

ISSN: 1808-8473

Revista online do Grupo de Pesquisa e Estudos em Cinema e Literatura Carolina, alm de pobre, era negra. E, em vrios momentos de sua escrita, nos relata situaes onde fica clara a discriminao racial sofrida por ela em seu cotidiano. Nilma Lino Gomes, quando discute educao e identidade negra, nos adverte:

Essa perspectiva que prima pela excluso e trata as diferenas como deficincias transforma as desigualdades raciais construdas no decorrer da histria, nas relaes polticas e sociais, em naturalizaes. As desigualdades construdas socialmente passam a ser consideradas como caractersticas prprias do negro e da negra. Dessa maneira, um povo cuja histria faz parte da nossa formao cultural, social e histrica passa a ser visto atravs dos mais variados esteretipos. Ser negro torna-se um estigma. (GOMES, 2002:42)

A personagem Carolina Maria de Jesus, enquanto protagonista da prpria histria, nos mostrou, e nos mostra at hoje, que, mesmo vivendo vrias situaes de excluso, os sujeitos podem ter voz ativa e colocar-se enquanto detentores de uma corporeidade que tem identidade e memria.

O exemplo de Carolina Maria de Jesus inibe o pensamento racista de associar homens e mulheres negras apenas a trabalho domstico, maternidade solitria, pobreza e ignorncia. Pelo contrrio, seus escritos so um exemplo de criao, autonomia, saber, beleza e poder. (SANTOS, 2002:100)

E por isso que ela tem sido porta-voz de tantos outros que vivem as mesmas situaes de marginalidade, de excluso e no-lugar.

Referncias Bibliogrficas:

ALETRIA: revista de estudos de literatura, v. 6, 1998/99 Belo Horizonte: POSLIT/CEL, Faculdade de Letras da UFMG. DE JESUS, Carolina Maria de Jesus. Quarto de despejo: dirio de uma favelada. So Paulo: Editora ano...... GOMES, Nilma Lino. Educao e identidade negra. IN: ALETRIA: revista de estudos de literatura, v. 6, 1998/99 Belo Horizonte: POSLIT/CEL, Faculdade de Letras da UFMG, p.38-47.

Pg. 67

Baleia na Rede

ISSN: 1808-8473

Revista online do Grupo de Pesquisa e Estudos em Cinema e Literatura GONZALEZ, Llia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. IN: Movimentos sociais urbanos, minorias tnicas e outros estudos/ por Luiz Antonio Machado da Silva e outros Braslia: ANPOCS, 1983. 303 p. (Cincias sociais hoje; v. 2), p. 223-244. RODRIGUES, Jos Carlos. Higiene e iluso: o lixo como invento social. Rio de Janeiro: NAU, 1995. SANTOS, Jean Carlos Ferreira. Saber, beleza e arte em Carolina Maria de Jesus. IN: REVISTA Palmares cultura afro-brasileira, ano 1 nmero 2 dezembro 2005. p. 96100. TELLES, Vera da Silva. Pobreza e cidadania. So Paulo: Editora 34, 2001.

Pg. 68

Potrebbero piacerti anche