Sei sulla pagina 1di 3

I Justificativa A Escola Estadual Thom Ferreira Santiago, est situada na sede do Municpio de CareiroCastanho.

. Funciona nos trs turnos oferecendo curso regular do Ensino Fundamental e mdio. A Escola hoje o centro de referncia do municpio, muitos alunos aqui formados j ocuparam ou ocupam cargos de destaque, ( prefeitos, diretores de escolas, secretrios de educao e outros), alm disso, 98% do quadro de professores do municpio fez o curso de Magistrio nesta escola. Atualmente nossos alunos pertencem a todos os nveis sociais, desde o filho do simples agricultor ao filho do empresrio. No turno vespertino nossa clientela em sua maioria oriunda do interior, chegam at a escola nos mais diversos meios de transporte: canoas, barcos, carroas e nibus. O turno noturno o perodo em que acontece o maior ndice de desistncia, pelos mesmos motivos de sempre: falta de estrutura familiar e conseqentemente a falta de planejamento, desemprego, falta de sonhos, objetivos e motivao. Observamos que a leitura dos nossos alunos feita apenas de maneira obrigatria e em sala de aula, tornando-se algo chato e desinteressante . notrio que isso acontece no porque os alunos no gostam de ler, mas sim porque no lhes dado a oportunidade de ler por prazer, sem cobranas ou obrigaes, da a criao do nosso projeto. Essa pode ser a nica oportunidade para se ter contato com esse tipo de leitura. Durante a Semana Literria o aluno ter oportunidade de manusear os mais diversos tipos de literatura, desde a literatura de cordel at os clssicos literrios, biografia de grandes vultos histricos, discursos de polticos e o Livro de Ouro onde consta histrias produzidas pelos prprios alunos da escola. Neste perodo os alunos so levados a este espao, motivados para a leitura e depois em sala de aula instigados a falar sobre suas descobertas atravs do que leram tudo de forma muito espontnea. Assim pretende-se mostrar ao educando e a nossa comunidade a grande descoberta de um novo mundo atravs do ato de ler. O Plano Poltico Pedaggico da escola ainda est em fase de concluso, reavaliado em 2008, o projeto SEMANA LITERRIA est inserido neste plano. IV Objetivos Geral: .Proporcionar a leitura prazerosa, fazendo com que os estudantes sejam leitores autnomos e busquem nos livros o prazer de viajar em sua pginas. Especficos: . Estimular a leitura de maneira espontnea, ldica e afetiva; . Proporcionar um ambiente agradvel e propcio leitura: . Envolver alunos e comunidade com os livros, incentivando-os prtica da leitura.

V Metodologia Fazemos a cada ano, na ultima semana do ms de julho, uma exposio de livros literrios de gneros variados, envolvendo os trs turnos da Escola. Cada ano temos um tema com um nome de um escritor brasileiro, previamente proposto pela coordenao e escolhido pelas turmas. Por exemplo, este ano estamos propondo o tema: Tenrio Teles. O espao ser o ptio coberto da escola, faremos um cercado com plstico ou TNT medindo dois metros de altura e vinte metros quadrados. Improvisaremos as estantes com tbuas e tijolos, os estandes sero separados por rea de interesse: Infantil, literatura brasileira, literatura internacional, crnicas, contos, poesia, quadrinhos, biografias, cordel e outros. Colocaremos em uma rea destinada somente para leitura, almofadas e cochonetes (parceria com a creche Bom Pastor), para que a leitura seja feita de forma bastante confortvel. Ser feito um cronograma de visitao das turmas com seus devidos professores (Exemplo do cronograma de 2008 em anexo), a turma permanecer na rea de leitura por volta de uma hora e meia, tempo em que os leitores ficaro livres para escolher o livro que quiser para iniciar a leitura, depois podero fazer o registro do livro que interessar com uma das coordenadoras do horrio, e quando terminar a exposio voltar a l-lo ou emprest-lo na Biblioteca. Ns professoras coordenadoras nos revezaremos nos trs turnos e tambm contaremos com a ajuda de colaboradoras (profa. Nelcilene e Rejane). Alm disso, convidaremos a comunidade para prestigiar o evento. Os livros sero os da biblioteca da escola; e para aquisio de mais livros faremos parcerias com as editoras (tica Moderna, FTD...), a livraria Valer e com a SEDUC. VI Avaliao Comprovamos se o projeto obteve o objetivo esperado, observando o envolvimento e interesse do pblico para com os livros. A partir disso podemos avaliar os pontos positivos e negativos, procurando melhorar a cada exposio dos anos seguintes. Temos observado que ao longo dos trs anos de Amostra Literria, a freqncia biblioteca tem aumentado significativamente e j comum encontrar nossos alunos e jovens do municpio com livros de leitura diria.

Coordenadora: Professora Maristela Martins de Melo Professora: M do Perpetuo Socorro Leite Castanho, 13 de julho de 2009.

PROFESSORA: MARISTELA MARTINS DE MELO M DO PERPETUO SOCORRO LEITE

PROJETO: SEMANA LITERRIA ESCOLA ESTADUAL THOM FERREIRA SANTIAGO

Careiro Castanho 2009

Potrebbero piacerti anche