Sei sulla pagina 1di 91

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

CAPITULO 1 - INTRODUO 1.1 - CNC Comando Numrico Computadorizado Como definio, pode se dizer que o Comando Numrico Computadorizado um equipamento eletrnico capaz de receber informaes atravs de entrada prpria de dados, compilar estas informaes e transmitilas em forma de comando mquina ferramenta de modo que esta, sem a interveno do operador, realize as operaes na seqncia programada. 1.1.2 - Mquina-Ferramenta O Comando Numrico Computadorizado pode ser utilizado em qualquer tipo de mquina-ferramenta. Sua aplicao tem sido maior nas mquinas de diferentes operaes de usinagem, como Tornos, Fresadoras, Furadeiras, Mandrilhadoras e Centros de Usinagem. Basicamente, sua aplicao deve ser efetuada em empresas que utilizem as mquinas na usinagem de sries mdias e repetitivas ou em ferramentarias, que usinam peas complexas em lotes pequenos. A compra de uma mquina-ferramenta no poder basear-se somente na demonstrao de economia comparado com o sistema convencional, pois, o seu custo inicial ficar em segundo plano, quando analisarmos as vantagens da aplicao de mquinas CNCs em processos de fabricao, como seguem: 1- Maior versatilidade do processo 2- Interpolaes lineares e circulares 34567Corte de roscas Sistema de posicionamento, controlado pelo CNC, de grande preciso. Reduo na gama utilizvel de ferramentas. Compactao do ciclo de usinagem. Menor tempo de espera.

8- Menor movimento da pea. 9- Menor tempo de preparao da mquina. 10-Menor interao entre homem/mquina. As dimenses dependem, quase que somente, do comando da mquina.

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

11-Uso racional de ferramentas, face aos recursos do comando/mquina, os quais executam as formas geomtricas da pea, no necessitando as mesmas de projetos especiais. 12-Simplificao dos dispositivos. 13-Aumento da qualidade de servio. 14-Facilidade na confeco de perfis simples e complexos, sem a utilizao de modelos. 15-Repetibilidade dentro dos limites prprios da mquina. 16-Maior controle sobre desgaste das ferramentas. 17-Possibilidade de correo destes desgastes. 18-Maior amplitude na escolha dos avanos. 19-Profundidade de corte perfeitamente controlvel. 20-Troca automtica de velocidades. 21-Reduo do refugo. 22-Menor estoque de peas em razo da rapidez de fabricao. 23-Maior segurana do operador. 24-Reduo na fadiga do operador. 25-Rpido intercmbio de informaes entre os setores de Planejamento e Produo. 26-Troca rpida de ferramentas. 1.1.3 - Principais recursos do CNC : - Vdeo grfico para o perfil da pea e visualizao do campo de trabalho da ferramenta. - Compensao do raio do inserto. - Programao de reas de segurana. - Programao de quaisquer contornos. - Programao de velocidade de corte constante. - Programao com sub-programas. - Comunicao direta com operador atravs do vdeo. - Sistema de auto-diagnstico. - Programao absoluta ou incremental nos deslocamentos. - Capacidade de memria para armazenamento dos programas. - Monitoramento da vida til da ferramenta. - Programao em milmetros ou polegadas. - Programao em ciclos fixos de usinagem. - PRE-SET realizado na prpria mquina.

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

1.2 - Coordenadas cartesianas Toda geometria da pea transmitida ao comando com o auxlio de um sistema de coordenadas cartesianas. O sistema de coordenadas definido no plano formado pelo cruzamento de uma linha paralela ao movimento longitudinal (Z), com uma linha paralela ao movimento transversal (X). Todo movimento da ponta da ferramenta descrito neste plano X Z, em relao a uma origem preestabelecida (X0, Z0). Lembrar que a maioria dos comandos interpreta X como sendo valor de dimetro. As figuras abaixo ilustram os eixos X e Z nos tornos de torre traseira e torre dianteira, podendo sofrer variaes conforme modelo do equipamento. Torre Traseira

Torre Dianteira

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

1.2.1 - Quadrantes formados pelos eixos de movimento O sinal positivo ou negativo introduzido na dimenso a ser programada dado em funo do quadrante onde a ferramenta est atuando, porm o quadrante normal de trabalho o primeiro, ou seja, o quadrante positivo dos eixos. Torre traseira Torre dianteira

Para outros eixos de avano adicionais, atribuem-se tambm, eixos de coordenadas adicionais com as designaes correspondentes. 1.2.2 - Plano cartesiano ( 2 eixos ) Os movimentos desse tipo de equipamento so programados informando as coordenadas de posicionamento nos eixos X e Z.

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

1.2.3 - Sistema de coordenadas absolutas ( 2 EIXOS ) Neste sistema, a origem preestabelecida como sendo X0,Z0, o ponto X0 definido pela linha de centro do eixo rvore, e Z0 definido por qualquer linha perpendicular linha de centro do eixo rvore. Este processo denominado ZERO FLUTUANTE. Durante a programao normalmente a origem (X0, Z0), preestabelecida no fundo da pea (encosto da castanha), ou na face da mesma, conforme ilustrao abaixo:

Origem (X0, Z0) EXEMPLO:

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

1.2.4 - Sistema de coordenadas incrementais ( 2 EIXOS ) A origem deste sistema estabelecida para cada movimento da ferramenta. Aps qualquer deslocamento haver uma nova origem, ou seja, qualquer ponto atingido pela ferramenta, a origem das coordenadas passar a ser o ponto alcanado. Todas as medidas so feitas atravs da distncia a ser deslocada.

Note-se que o ponto A a origem do deslocamento para o ponto B, e B ser a origem para o deslocamento at o ponto C, e assim sucessivamente.

EXEMPLO:

10

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

1.2.5 Exerccios de fixao Exerccio 1

11

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

Exerccio 2

12

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

1.3 - Introduo a trigonometria 1.3.1 - Teorema de Pitgoras A palavra trigonometria vem do grego e significa tringulo medir, onde, para que seja possvel a aplicao das formulas trigonomtricas precisamos de uma figura muito conhecida, o tringulo retngulo:

Para aplicao do teorema de pitgoras necessrio que se tenha a medida de dois lados do tringulo: Onde:

Hipotenusa = Cateto maior + Cateto menor

13

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

1.3.2 - Frmulas e conceitos trigonomtricos O tringulo retngulo tem como caracterstica um dos ngulos internos medir 90 , o que permite a aplicao de algumas formulas e teoremas para os clculos trigonomtricos.

A somatria dos ngulos internos dos tringulos de 180.

14

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

Podemos tambm utilizar os valores dos ngulos e at calcula-los utilizando frmulas trigonomtricas:

Seno do ngulo = cat oposto / hip Coseno do ngulo = cat adjacente / hip Tangente do ngulo = cat oposto / cat adjacente

15

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

1.4 - REFERNCIA DA MQUINA (TORNO)

Pto de Referenciamento da Mquina

O ponto de Referenciamento uma coordenada definida na rea de trabalho atravs de chaves limites e cames, que servem para aferio e controle do sistema de medio dos eixos de movimento da mquina (fig.4). Tal coordenada determinada pelo fabricante da mquina.

Pto Zero Mquina

O ponto Zero da mquina o ponto Zero para o sistema de coordenadas da mquina (X0, Z0), e tambm o ponto inicial para todos os demais sistemas de coordenadas e pontos de referncia existentes. Geralmente determinado aps o referenciamento da mquina (fig.4).

Pto de Trajetria

O ponto de trajetria N um ponto no espao (fig.5). Porm, uma vez referenciada a mquina suas coordenadas de posicionamento dentro da rea de trabalho so reconhecidas pelo comando, e servir como referncia na obteno dos balanos das ferramentas (bX, bZ), quando montadas na mquina durante a preparao da mesma, (ver ponta til da ferramenta).

Ponta til da ferramenta

o ponto de atuao da ferramenta no perfil programado. Porm para que isso ocorra necessrio definir os valores de balano em X e Z das ferramentas operantes, tendo como referncia nas tomadas de medidas o ponto de trajetria N (fig.6). Tais valores introduzidos no comando durante a preparao da mquina, servem para efetuar os clculos necessrios para que o ponto de trajetria N se d afastado do perfil programado, permitindo assim a atuao da ponta til das ferramentas (P) na usinagem da pea (fig.7).

Pto Zero Pea

O ponto zero pea W, o ponto que define a origem (X0,Z0) do sistema de coordenadas da pea. Este ponto definido pelo programador atravs de um cdigo de funo preparatria (G54 ou G55), e determinado na mquina pelo operador na preparao da mesma (Preset), levando em considerao apenas a medida de comprimento no eixo Z (fig.4), tomada em relao ao zero mquina.

16

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

1.4.1 Localizao dos pontos de referncia

(Fig.4) Pontos de Referncia

R Ponto de Referenciamento da mquina M Ponto Zero Mquina N Ponto de Trajetria W Ponto Zero Pea P Ponta til da Ferramenta

17

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

CAPITULO 2 COMANDO FANUC 2.1 Funes preparatrias As funes Preparatrias "G" formam um grupo de funes que definem a mquina o que fazer, preparando-a para executar um tipo de operao, ou para receber uma determinada informao. O formato da funo G2 (dois dgitos numricos), e vai de G00 a G99. Abaixo veremos alguns exemplos de funes preparatrias. 2.1.1 - Funes "G" G00 G01 G02 G03 G04 G10 G11 G20 G21 G28 G33 G37 G40 G41 G42 G53 G54 G55 G56 G57 G58 G59 G63 G70 G71 G72 G74 G75 G76 G77 G78 G79 G80 G83 G84 Interpolao linear rpida Interpolao linear com avano programado Interpolao circular Horria Interpolao circular Anti-horria Tempo de permanncia Ativa gerenciamento de vida de ferramenta Cancela gerenciamento de vida de ferramenta Programao em polegadas (inch) Programao em milmetros (mm) Retorna os eixos para a posio de referncia Interpolao com rosca Compensao automtica de desgaste da ferramenta Cancela compensao do raio da ponta da ferramenta Compensao do raio da ponta da ferramenta ( esquerda) Compensao do raio da ponta da ferramenta ( direita) Cancela todos os deslocamentos de ponto zero (DPZs) Ativa o primeiro deslocamento de ponto zero da pea (1 DPZ) Ativa o segundo deslocamento de ponto zero da pea(2 DPZ) Ativa o terceiro deslocamento de ponto zero da pea(3 DPZ) Ativa o quarto deslocamento de ponto zero da pea(4 DPZ) Ativa o quinto deslocamento de ponto zero da pea(5 DPZ) Ativa o sexto deslocamento de ponto zero da pea(6 DPZ) Zeramento semi-automtico Ciclo de acabamento Ciclo de desbaste longitudinal Ciclo de desbaste transversal Ciclo de desbaste longitudinal ou de furao axial Ciclo de faceamento ou de canais Ciclo de automtico de roscamento Ciclo de desbaste longitudinal ou cnico Ciclo semi-automtico de roscamento Ciclo de desbaste transversal ou cnico Cancela ciclos de furao Ciclo de furao axial Ciclo de roscamento com macho axial

18

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

G90 G91 G94 G95 G96 G97

Programao em coordenadas absolutas Programao em coordenadas incrementais Estabelece a programao em avano por minuto Estabelece a programao em avano por rotao Programao em velocidade de corte constante Programao em RPM direta

2.1.2 Funes miscelneas As funes Miscelneas "M" formam um grupo de funes que abrangem os recursos da mquina no cobertos pelas funes preparatrias, posicionamento, auxiliares e especiais, ou seja, so funes complementares. Estas funes tm formato M2 (2 dgitos), e so determinados de acordo com a mquina. As funes Miscelneas esto definidas de acordo com a norma DIN 66025 dentre as quais podemos destacar as seguintes: M00 M02 M03 M04 M05 M07 M08 M09 M24 M25 M26 M27 M30 Parada programada Fim de programa Sentido horrio de rotao do eixo-rvore Sentido anti-horrio de rotao do eixo-rvore Desliga o eixo-rvore sem orientao (fuso para em qualquer posio) Liga refrigerante de corte (alta presso) Liga refrigerante de corte (baixa presso) Desliga refrigerante de corte Abre a Placa de Fixao Fecha a Placa de Fixao Recua o Mangote da contra ponta Avana o Mangote da contra ponta Fim de programa

19

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

2.2 Funes auxilires As funes auxiliares formam um grupo de funes que completam as informaes transmitidas ao comando atravs das funes preparatrias e funes de posicionamento, principalmente com informaes tecnolgicas. Dentre as funes auxiliares podemos destacar as seguintes:

Funo N Cada bloco ou sentena de informao identificado pela funo "N", seguida de at 4 dgitos. A funo "N" dever ser informada no incio do bloco ou sentena. Se usada esta funo recomenda-se aplicar valores incrementais por exemplo, de 5 em 5 ou 10 em 10, deixando assim espao para possveis modificaes no programa. Exemplo: : N050 G00 X130. Z140. ; N055 G01 X132. Z138. F.2 ; : Funo ; (EOB - END OF BLOCK) A funo auxiliar "EOB", representado pelo caractere ";", e utilizada no final de cada bloco ou sentena com o intuito de finaliza-la para que outra possa ser aberta. Exemplo: : N010 G1 X45. Z66. F.15 ; : Funo S Atravs desta funo o comando recebe informaes quanto ao valor da velocidade de corte de duas maneiras diferentes: Direta

Quando utilizado junto com a funo G96, o valor da funo auxiliar "S", entra como valor de velocidade de corte constante, com o qual o comando executa

os clculos de rpm em funo do dimetro da pea, ocasionando assim uma variao de rotao durante a usinagem.

20

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

Deve-se limitar o rpm mximo alcanado em funo da velocidade de corte requerida, programando-se a funo G92 seguida da funo auxiliar "S", entrando neste caso como valor mximo de rotao atingir. Exemplo: G96 S200. ; (Programao em Vc / Valor da velocidade de corte) G92 S3000 M04 ; (Limitao de rpm mximo e sentido de giro) Indireta

Quando utilizado com a funo G97 o valor da funo auxiliar "S", entra apenas como valor de rotao constante a ser usada da mquina, com um formato de funo S4 (4 dgitos). Exemplo: G97 S3000 M3 ; ( Programao em rpm constante e sentido de giro) Funo T A funo "T" usada para selecionar as ferramentas na torre informando para a mquina o seu zeramento ( PRE-SET ), raio do inserto, sentido de corte e corretores. Exemplo: N40 T 01 01 ; Onde: O primeiro numeral (01), representa qual ferramenta ser usada. O segundo numeral (01), representa o corretor usado para as medidas e desgaste do inserto .

Funo O A funo "O" identifica programas e sub-programas na memria do comando.

21

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

Todo programa ou sub programa existente no comando identificado atravs da funo auxiliar "O" composto por at 4 dgitos, podendo variar na faixa de 0000 at 9999.

Funo F Atravs da funo "F" programa-se a velocidade de avano para o trabalho em usinagem. Este avano poder ser em pol/rot (quando utilizada as funes G20 com G94), ou em mm/rot (quando utilizada as funes G21 com G95). Nota: Na maioria dos comandos, ligou a mquina ela j assume G21 com G95 (mm/rot) como condio bsica de funcionamento. Exemplo: N10 G1 X45. Z66. F.15 ; Funo / (Barra)

Utilizamos a funo ( / ) barra quando for necessrio inibir a execuo de blocos no programa, sem alterar a programao. Se o caractere "/" for digitado na frente de alguns blocos, estes sero ignorados pelo comando, desde que o operador tenha selecionado a opo "BLOCK DELETE" no painel de comando. Caso a opo BLOCK DELETE no seja selecionado, o comando executar os blocos normalmente, inclusive os que contiverem o caractere "/". Exemplo: /N90 M08 ;

22

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

2.3 - Programa CNC A composio de um programa CNC baseia-se nas informaes geomtricas e tecnolgicas necessrias para a execuo de uma determinada pea. Tal composio dever ser estruturada com os seguintes elementos:

Cabealho Atravs do cabealho do programa so introduzidos o nome do programa e as funes que determinam os modos de programao, necessrios a execuo do programa, tais como o sistema de coordenadas empregado, o plano de trabalho desejado, o sistema de medio e etc.

Comentrios O caractere que define um comentrio parnteses ( ). O texto de um comentrio dever estar incluso entre os caracteres "( )" atravs do qual possvel passar instrues ou informaes ao operador.

Chamada de ferramenta A chamada das ferramentas operantes feita atravs da funo auxiliar "T" (formato T4, quatro dgitos), cujos dgitos numricos definem o nmero da ferramenta e corretor, e tambm pelas instrues inerentes a sua utilizao tais como definio de Zero Pea, Definio de rpm e Sentido de giro.

Origem Zero pea Atravs das funes preparatria de G54 a G59, define-se a origem zero (X0, Z0), do sistema de coordenadas da pea. Ateno: Este um dado muito importante, pois caso queira iniciar uma usinagem no meio do programa, por exemplo para uma correo de medida, na falta da origem a ferramenta procura o zero mquina, e ai a coliso inevitvel. Definio do RPM e Sentido de giro Na definio da rotao a funo preparatria G96 dever ser utilizada, quando se deseja promover a variao do rpm dentro de uma determinada faixa de rotao, caso contrrio, deve-se usar a funo G97 ou seja rpm direto. Aplicando-se a funo G96, atravs da funo auxiliar "S" determina-se o valor de Vc utilizado, com o qual o comando far os devidos clculos de

23

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

variao de rpm, de acordo com os dimetros usinados. Caso tenha sido feito o uso da funo G97, a funo auxiliar "S" determina apenas o valor de rpm a ser utilizado. A funo G92 dever ser utilizada sempre que for feita a programao usando a funo G96, pois ela tem por finalidade limitar a rpm mxima aplicada, indiferente do dimetro usinado. J a funo miscelnea M03 (sentido anti-horrio de giro) ou M04 (sentido horrio de giro) definem o sentido de giro da placa, visto frontalmente.

Blocos de Usinagem Um bloco de usinagem contm todas as informaes necessrias execuo de uma etapa do programa. Est limitado em 43 caracteres por linha e pode ser subdividido em vrias linhas de programao. O nmero do bloco pode ser escolhido livremente, obedecendo a uma ordem de aparecimento na programao, porm, no dever haver mais de um bloco com o mesmo nmero. permitida a programao sem numerao de bloco, porm, neste caso no ser possvel o adiantamento do programa para um bloco intermedirio nem a utilizao de instrues de salto. Ponto de troca O ponto de troca um posicionamento definido na programao para promover as trocas de ferramentas necessrias execuo da pea. Final de Programa O final do programa ser representado por uma funo miscelnea especfica entendida pelo comando, e tal instruo dever estar sozinha na sentena e na ltima linha de programao, a qual promover o retorno ao incio do programa.

24

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

2.3.1 - Exemplo

O001 (nome do programa); - Nmero do programa sem numerao do bloco precedido pela letra O. N010 G21 G40 G90 G95; - Bloco de segurana, s no incio do programa. N020 G54; - Busca ponto 0 pea. N030 G00 X___ Z___T00; - Ponto de troca definido na preparao e zeramento de corretores. N040 T__ __ __ __; - Chamada da ferramenta com dimenses e corretores. N050 M11 OU M12; - Faixa de rotao de acordo com esforo de corte. Opo velocidade constante. N060 G96 S___; N070 G92 S___ M03 ou M04; Opo rotao fixa. N060 G97 S___; N080 G00 X___Z___M08; - Aproximao inicial ligando refrigerao. N0 ... PROGRAMAR CONFORME PROCESSO SELECIONADA. DA FERRAMENTA

N200 G00 X___Z___M09; - Afastamento desligando a refrigerao. N210 G00 X___Z___T00; - Afastamento para o ponto de troca. N220 M02 ou M30; - Final de programa.

25

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

2.4 - PROGRAMAO CONVENCIONAL LINEAR PONTO A PONTO 2.4.1- Interpolao linear com posicionamento rpido G00 A funo G00 realiza movimentos nos eixos da mquina com a maior velocidade de avano disponvel, portanto, deve ser utilizada somente para posicionamentos sem nenhum tipo de usinagem. A velocidade de avano pode variar para cada modelo de mquina, e determinada pelo fabricante da mesma.
G00 X___ Z___ (M___ ) ;

onde: X - Definio de posicionamento final no eixo X (dimetro) Z - Definio de posicionamento final no eixo Z (comprimento) (M) - Definio de Funo Miscelnea ; - Fim de bloco ou sentena Exemplo: : N10 G00 X95. Z70. M08; : Observaes: -A funo G00 Modal portanto cancela (G01,G02,G03). - Graficamente representada por linhas tracejadas e dada em metros por minuto.

26

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

2.4.2 - Interpolao linear G01 A funo G01 realiza movimentos retilneos com qualquer ngulo, calculado atravs das coordenadas de posicionamento descritas, utilizando-se de uma velocidade de avano (F) pr-determinada pelo programador. G01 X___Z___F___ (M___) ; Onde: G01 - Chamada da funo de Interpolao linear X... - Definio de posicionamento final no eixo X (dimetro) Z... - Definio de posicionamento final no eixo Z (comprimento) F... - Avano programado (mm/rot) (M...) - Definio de Funo Miscelnea (opcional) ; - Fim de bloco ou sentena : Exemplo: N25 G01 X20. Z42. F.1; : Observaes: - O avano um dado importante de corte e obtido levando-se em conta o material, a ferramenta e a operao a ser executada. - Geralmente nos tornos CNC utiliza-se o avano em mm/rotao, mas tambm pode ser utilizado mm/min. - A funo G01 Modal, portanto cancela (G00,G02,G03) . - A funo Miscelnea "M..." opcional .

27

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

Exemplo de interpolao linear utilizando G00, G01. Dados

- Desbastar a pea com passes de 5 mm no dimetro. - Deixar um sobremetal para acabamento de 1 mm no dimetro e 0,2 mm na face. - Efetuar o desbaste e o acabamento com a mesma ferramenta. - Material: Ao 41mm X 35 mm

Desenho

28

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

Programa

O0001 (EIXO) ; G21 G40 G90 G95; G54; G00 X150. Z200. T00; T0101 ; G96 S180; G92 S1000 M03 ; G00 X36. Z37. M08 ; G01 X36. Z20.2 F.25 ; G00 X41. Z 37. ; G00 X31. Z37. ; G01 X31. Z20.2 ; G00 X36. Z37. ; G00 X26. Z37. ; G01 X26. Z20.2 ; G00 X31. Z37. ; G00 X21. Z37. ; G01 X21. Z20.2 ; G00 X26. Z37. ; G00 X0 G01 X0 Z37. ; Z35. F.15 ;

( Chamada de programa ) (Bloco de segurana) (Origem Zero pea) (Ponto de troca) (Chamada da ferramenta e Corretores) (Prog. em Vc constante / Valor de Vc) (Limite mximo de rpm e sentido de giro) (Posicionamento para o 1 passe e liga refrigerante) (Primeira passada) (Recuo angular) (Posicionamento para o 2 passe) (Segunda Passada) (Recuo angular) (Posicionamento para o 3 passe) (Terceira Passada) (Recuo angular) (Posicionamento para o 4 passe) (Quarta Passada) (Recuo angular) (Posicionamento para incio do acabamento) (Aproximao da ferramenta) (Faceamento) (Torneamento do rebaixo) (Faceamento do rebaixo) (Torneamento do dimetro externo) (Afastamento da ferramenta / Desliga refrigerante)

G01 X20. Z35. ; G01 X20. Z20. ; G01 X41. Z20. ; G01 X41. Z12. ; G01 X45. Z12. M9 ;

G00 X300. Z250. T00 ; (Ponto de troca final) M30 ; (Final de Programa)

29

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

2.4.3 - EXECICIOS Exerccio 1 Programar utilizando G00 e G01.

30

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

Exerccio 2 Programar utilizando G00 e G01.

31

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

Exerccio 3 Programar utilizando G00 e G01.

32

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

Exerccio 4 Programar utilizando G00 e G01.

33

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

Exerccio 5 Programar utilizando G00 e G01.

34

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

Exerccio 6 Programar utilizando G00 e G01.

35

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

Exerccio 7 Programar utilizando G00 e G01.

36

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

2.5 - Programao convencional circular ponto a ponto G02 e G03 Nas interpolaes circulares a ferramenta deve deslocar-se entre dois pontos, executando a usinagem de arcos pr-definidos, atravs de uma movimentao apropriada e simultnea dos eixos. A interpolao circular regida pela regra da mo direita e deslocar a ferramenta da seguinte forma: Ao longo de uma circunferncia, definida pelo tipo de torre utilizada (dianteira ou traseira) e pelo sentido de corte da usinagem. - No sentido horrio G02 - No sentido anti-horrio G03

2.5.1- Interpolao circular atravs da definio do raio Atravs da definio do valor do raio, utilizando a funo "R" de forma Absoluta. G01 X___ Z___ ; (Ponto inicial P1) G02 / G03 X___ Z___ R___ (F___); (Ponto final P2) Onde: X - Definio do posicionamento final no eixo X (dimetro). Z - Definio do posicionamento final no eixo Z (comprimento). R - Raio F - Valor de avano ; - Final de sentena

37

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

Exemplo: : N20 G01 X30. Z35. ; (Ponto inicial P1) N25 G03 X40. Z30. R5. ; (Ponto final P2) : Obs: As funes G02 e G03 no so modais, e aps sua utilizao, devemos confirmar o prximo cdigo "G" para movimentos subseqentes.

2.5.2- Interpolao circular atravs do centro do arco Atravs das coordenadas do centro do arco de forma Incremental, pelas funes "I" e "K", a partir do posicionamento inicial da interpolao (P1) . As funes I e K so programadas tomando-se como referncia distncia entre o ponto de incio do arco (P1) ao centro do arco (CC), de forma incremental, dando o sinal correspondente ao movimento. G01 X___ Z___ ; G02 / G03 X___ Z___ I___ K___ ; Onde: G02 ou G03 - Chamada da funo X - Definio do posicionamento final no eixo X (dimetro). Z - Definio do posicionamento final no eixo Z (comprimento). I - Coordenada do centro do arco, paralela ao eixo X. (incremental) K- Coordenada do centro do arco, paralela ao eixo Z. (incremental) ; - Fim de bloco. Exemplo: : N20 G01 X30 Z35 ; (Ponto inicial P1) N25 G03 X40 Z30 I0 K- 5 ; (Ponto final P2) : Notas: Caso o centro do arco ultrapasse a linha de centro deveremos dar o sinal correspondente ao quadrante. O sentido de execuo da usinagem do arco define se este horrio ou anti-horrio. Observaes: No caso de termos ferramentas trabalhando em quadrantes diferentes, no eixo transversal (quadrante negativo), devemos inverter o cdigo de interpolao circular ( G02 e G03 ) em relao ao sentido da ferramenta. (Ponto inicial P1) (Ponto final P2)

38

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

2.5.3 - Funes de compensao do raio da ponta da ferramenta G41, G42 e G40. As funes de compensao G41 e G42, se baseiam na regra da mo direita, e selecionam o valor do raio da ponta da ferramenta, estando ela esquerda ou direita da pea a ser usinada, vista em relao ao sentido do avano de corte da ferramenta, para os devidos clculos de compensao, devendo aps sua utilizao ser canceladas pela funo G40. 2.5.3.1- Compensao do raio da ferramenta G41 ( esquerda) A funo G41 Modal, portanto cancela G40 e seleciona o valor do raio do inserto para os clculos de compensao, estando esquerda da pea a ser usinada, vista em relao ao sentido de avano de corte. A funo da compensao deve ser programada em um bloco separado e ser seguido por um bloco de aproximao em movimento linear G01, para que o comando possa fazer a compensao de raio da ferramenta dentro deste movimento, onde se recomenda que no haja nenhum tipo de usinagem. Exemplo: N35 G41 ; N40 G01 X___ Z___ F___ ; (Este bloco ser utilizado para a compensao) 2.5.3.2 - Compensao do raio da ferramenta G42 ( direita) A funo G42 Modal portanto cancela G40 e implica em compensao similar a G41, exceto que a direo de compensao direita da pea a ser usinada, vista em relao ao sentido de avano de corte. Como na funo G41 a funo G42 dever ser programada em um bloco separado e ser seguido por um bloco de aproximao. Exemplo: N35 G42 ; N40 G01 X___ Z___ F___ ; (Este bloco ser utilizado para a compensao) Observaes: 1.A escolha do cdigo G41 ou G42 adequado para cada caso, ser feito em funo do sentido longitudinal de corte na usinagem. 2.Alguns comandos no permitem usar o cdigo G00 (avano rpido) quando se estiver compensando o raio da ferramenta. 3.Os ciclos fixos no so possveis quando estiver compensando o raio da ferramenta. 4.A funo "L" (lado de corte da ferramenta para compensao), e "R" (raio do inserto), dever ser informado ao comando pelo operador no Pre-Set da mquina.

39

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

2.5.3.3 - Cancela a compensao do raio da ferramenta G40 A funo G40 Modal e cancela as funes de compensao previamente solicitadas G41 ou G42, e esta ativa quando a mquina ligada. A funo G40 deve ser programada em um bloco separado, e quando solicitada pode utilizar o bloco posterior com avano linear G01 para efetuar a descompensao, onde se recomenda que no haja nenhum tipo de usinagem. Exemplo: N35 G40 ; N40 G01 X... Z... F... ; (Este bloco ser utilizado para a descompensao) 2.5.3.4 - Cdigos de compensao do raio da ponta ferramenta Torre traseira:

40

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

Torre dianteira:

2.5.3.5 Exerccios Exerccios 8, 9 e 10, pginas 47, 48 e 49.

41

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

2.6 - TEMPO DE PERMANNCIA G04 A funo G04 a funo que determina um tempo de permanncia da ferramenta parada. Com esta funo entre um deslocamento e outro da ferramenta, pode-se programar um determinado tempo para que a mesma permanea sem movimento. A funo G04 executa essa permanncia parada, cuja durao definida por um valor "P", "U" ou "X" associado, que define o tempo em segundos, como segue: G04 X___; (Segundos) EX.: G04 X1.5 ou G04 U___; (Segundos) EX.: G04 U1.5 ou G04 P___; (Milsimos de segundos) EX.: G04 P1500

Exemplo: : N30 G00 N35 G01 N40 G04 N45 G00 N50 G00 :

X29. Z-20. M08 ; X20. Z-20. F .05 ; X1. ; (1 segundo) X29. Z-20. ; X150. Z50. M09 ;

42

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

2.7 CICLOS AUTOMTICOS 2.7.1- Ciclo de desbaste longitudinal G71 Este ciclo permite a usinagem de desbaste completa da pea, utilizandose apenas de dois blocos de programao, contendo os parmetros necessrios para sua execuo. G71 U___ R___; G71 P___ Q___ U___ W___ F___; Onde: G71 U___ R___; U - Valor da profundidade de corte durante o ciclo (raio). R - Valor do afastamento no eixo transversal para retorno ao Z inicial (raio). Onde: G71 P___ Q___ U___ W___ F___; P - Nmero do bloco que define o inicio do perfil acabado da pea. Q - Nmero do bloco que define o final do perfil acabado da pea. U - Sobremetal para acabamento no eixo "X"(positivo para externo e negativo para interno). (no dimetro) W - Sobremetal para acabamento no eixo "Z" (positivo para sobremetal direita e negativo para usinagem esquerda). F - Avano de trabalho.

Observao: Aps a execuo do ciclo, a ferramenta retorna automaticamente ao posicionamento inicial do ciclo (Ponto de aproximao). No permitida a programao da funo "Z" na 1 linha definida como incio do perfil acabado da pea.

43

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

2.7.2 - Ciclo de acabamento G70 Este ciclo utilizado aps a aplicao de ciclos de desbaste G71, G72 para dar o acabamento final sem a necessidade de repetio de toda a seqncia do perfil a ser executado. G70 P___ Q___; Onde: P - Nmero do bloco que define o incio do perfil acabado da pea. Q - Nmero do bloco que define o final do perfil acabado da pea. Observao: Aps a execuo do ciclo G70 a ferramenta retorna automaticamente ao posicionamento utilizado para o ponto de aproximao. No permitida a programao da funo Z na 1 linha definida como inicio do perfil acabado da pea.

44

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

Exemplo de aplicao das funes G71 e G70:

PROGRAMA : O001 (EIXO) G21 G40 G90 G95 G00 X300 Z250 T00 T0101 (DESBASTE E ACABAMENTO) G54 G96 S200 G92 S6000 M04 G00 X85 Z70 M08 G01 X-1 Z70 F.1 G01 X-1 Z72 G00 X80 Z72 G71 U2.5 R2 G71 P100 Q190 U1 W.3 F.25 N100 G00 X16 G42 G01 X16 Z70 F.15 G01 X20 Z68 G01 X20 Z55 G02 X30 Z50 R5 G01 X50 Z50 G01 X50 Z40 G01 X80 Z25 N190 G40 G70 P100 Q190 G00 X300 Z250 T00 M30

45

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

2.7.3 - CICLO DE DESBASTE TRANSVERSAL G72 Este ciclo permite a usinagem de desbaste completa da pea, utilizandose apenas dois blocos de programao, contendo os parmetros necessrios para sua execuo. G72 W___ R___; G72 P___ Q___ U___ W___ F___; Onde: G72 W___ R___; W - Profundidade de corte durante o ciclo. R - Afastamento no eixo longitudinal para retorno ao "X" inicial. Onde: G72 P___ Q___ U___ W___ F___; P - Nmero do bloco que define o inicio do perfil acabado da pea. Q - Nmero do bloco que define o final do perfil acabado da pea. U - Sobremetal para acabamento no eixo "X"(positivo para externo e negativo para interno). W - Sobremetal para acabamento no eixo "Z" (positivo para sobremetal direita do perfil ou negativo para sobremetal esquerda do perfil). F - Avano de trabalho. Observao: Aps a execuo do ciclo , a ferramenta retorna automaticamente ao posicionamento inicial do ciclo. No permitida a programao da funo "X" no 1 bloco que define o perfil a ser usinado. O ciclo efetua automaticamente o pr-alisamento do material. Importante: A programao do perfil acabado da pea, dever ser definido da esquerda para a direita.

46

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

2.7.4 - EXECICIOS Exerccio 8 Efetuar programao de contorno utilizando as funes G00, G01, G02/G03 ligando e desligando a compensao do raio da ponta da ferramenta (caderno). Exerccio 11 Programar utilizando ciclo de desbaste G71.

47

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

Exerccio 9 Efetuar programao de contorno utilizando as funes G00, G01, G02/G03 ligando e desligando a compensao do raio da ponta da ferramenta (caderno). Exerccio 12 Programar utilizando ciclo de desbaste G71 e ciclo de acabamento G70.

48

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

Exerccio 10 Efetuar programao de contorno utilizando as funes G00, G01, G02/G03 ligando e desligando a compensao do raio da ponta da ferramenta (caderno). Exerccio 13 Programar utilizando ciclo de desbaste G71, ciclo de acabamento G70 e ciclo de furao G74.

49

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

2.7.5 - CICLO DE FURAO AXIAL G74 A aplicao da funo G74 como ciclo de furao, realiza furaes com quebra de cavacos, evitando com esse procedimento uma possvel quebra da broca utilizada. G74 R___; G74 Z___ Q___ F___; Onde: R Z Q F - Retorno incremental para quebra de cavaco no ciclo de furao. - Posio final (absoluta). - Valor do incremento no ciclo de furao (milsimo de milmetro). - Avano de trabalho.

Observao: Aps a execuo do ciclo a ferramenta retorna automaticamente ao ponto posicionado. Quando usamos a funo G74 como ciclo de furao, no poderemos informar a funo "X" e "U" no bloco.

50

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

EXEMPLO DE FIXAO

Objetivo: Programao da funo G74 ( como ciclo de furao) DESENHO DA PEA:

Observao: No ltimo passe de penetrao, a broca retorna ao ponto inicial. FERRAMENTAS:

Broca de centro Broca Helicoidal 12 mm PROGRAMAO:

O0002 (BUCHA) ; : Operao anterior G00 X300 Z250 T00 ; T0202 (BROCA D12); G54; G96 S240 ; G92 S3500 M03 ; G00 X0 Z75 ; Ponto de aproximao G74 R2 ; G74 Z- 5 Q15000 R1 F.15 ; G00 X300 Z250 T00; M30 ; Fim de programa

51

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

2.7.6 - EXERCICIOS Exerccio 14 Programar utilizando ciclo de desbaste G71, ciclo de acabamento G70 e ciclo de furao G74.

52

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

Exerccio 15 Programar utilizando as funes necessrias.

53

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

2.7.7 - CICLO DE CANAIS G75 Este ciclo permite o sangramento de canais eqidistantes, com quebra de cavacos, programados com apenas dois blocos de programao. G75 R___; G75 X___ Z___ P___ Q___ F___; Onde: G75 - Chamada do ciclo X - Dimetro final do canal. (absoluto) Z - Posio final. (absoluto) P - Incremento de corte por passada. (raio / milsimo de mm) R - Retorno incremental para quebra de cavaco. (raio) Q - Distncia entre os canais. F - Avano de trabalho. Observaes: Neste ciclo os canais devero ser eqidistantes, com exceo do ltimo. Para a execuo deste ciclo, devemos posicionar a ferramenta no comprimento do primeiro canal. Aps a execuo do ciclo a ferramenta retorna automaticamente ao ponto posicionado (Ponto de aproximao).

54

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

Exemplo:

PROGRAMAO (somente os canais) O0002 (EIXO COM CANAIS) ; G00 X300 Z250 T00 ; T0303 ; G54; G96 S130 ; G92 S4500 M04 ; G00 X75 Z67 ; Ponto de aproximao G75 R1 ; G75 X40 Z25 P2500 Q14000 F.15 ; G00 X350 Z300 T00; M30 ; Fim de programa

55

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

2.7.8 - CICLO DE ROSCAMENTO PASSO A PASSO G33. Esta funo executa o roscamento no eixo X e Z onde cada profundidade programada explicitamente em bloco separado. Existe a possibilidade de abrir-se roscas em dimetros internos ou externos, sendo paralelas ou cnicas, simples ou de mltiplas entradas, progressivas, etc. G33 X___ Z___ F___ (Q___) (R___) ; Onde: G33 Chamada do ciclo X Dimetro final do roscamento. Z Posio final do comprimento da rosca (absoluta). F Passo da rosca (milmetro ou polegada) (incremental). Q ngulo do eixo rvore para a entrada da rosca (milsimos de graus) R Valor da conicidade incremental do eixo "X". Observaes: - No h necessidade de repetirmos o valor do passo (F) nos blocos posteriores de G33. - Recomenda-se deixar no ponto de aproximao, uma folga mnima de duas vezes o valor do passo da rosca no eixo "Z". - A funo G33 modal. - Funes entre parnteses so opcionais. Frmulas: P = ALTURA DO FILETE P = (0,65 x Passo) X = DIMETRO FINAL X = Dimetro inicial (P x 2) Pn = PENTRAO POR PASSADA O valor de penetrao quem estipula o programador.

56

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

Exemplo: OBSERVAES: - O posicionamento inicial em Z recomendado, o comprimento da pea mais 2 vezes o passo da rosca e em X o dimetro inicial da rosca mais 5 mm. CLCULOS: H = Altura do Filete H = ( 0.65 x P ) H = ( 0.65 x 1.5 ) H = 0.975 (em dimetro)

X = Dimetro Final X = Dimetro inicial (P x 2) X = 30 - 1.95 X = 28.05 ROSCAR COM 5 PASSADAS Pn = Penetrao por passada estipulada pelo programador Exemplo: 1 passada = 0,65 -------------------- 29.35 2 passada = 0,4 3 passada = 0,4 4 passada = 0,4 5 passada = 0,1 ---------------------------------------------------------------------------- 28.95 28.55 28.15 28.05

57

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

Programa de Execuo: O 0001 : (Usinagem anterior) G0 X300 Z200 T00 ; Ponto de troca T0404 (ROSCA); G54 ; G97 S1000 M3; G0 X35. Z83. M8 ; Ponto de aproximao X29.35 ; Penetrao da 1 passada G33 Z48.5 F1.5 ; 1 Passada G0 X35. ; Z83. ; X28.95 ; Penetrao da 2 passada G33 Z48.5 ; 2 Passada G0 X35. ; Z83. ; X28.55 ; Penetrao da 3 passada G33 Z48.5 ; 3 Passada G0 X35. ; Z83. ; X28.15 ; Penetrao da 4 passada G33 Z48.5 ; 4 Passada G0 X35. ; Z83. ; X28.05 ; Penetrao da 5 passada G33 Z48.5 ; 5 Passada G0 X35. ; Z83. M9; G0 X300 Z200 T00 ; Ponto de troca M30 ;

58

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

2.7.9 - CICLO DE ROSCAMENTO AUTOMTICO G76 Esta funo executa o roscamento automtico, atravs de duas linhas de programao. G76 P(m) (s) (a) Q... R...; G76 X___ (U___) Z___ (W___) R___ P___ Q___ F___; Onde: G76 P(m) (s) (a) Q___ R___; G76 - Chamada do ciclo P - Chamada dos parmetros m..; s..; a.. . m - Nmero de repeties do ltimo passe. (2 dgitos) s - Sada angular ((r : passo) x 10). (2 dgitos) Tal que r o comprimento da sada angular da rosca. a - ngulo da ferramenta da rosca (0, 29, 30, 55, 60 e 80). (2 dgitos) Q - Mnima profundidade de corte (raio / milsimos de milmetro). R - Profundidade do ltimo passe (raio). G76 X... (U...) Z... (W...) R... P... Q... F...; Onde: G76 - Chamada do ciclo X - Dimetro final do roscamento. U - Distncia incremental do dimetro posicionado at o dimetro final da rosca (raio). Z - Comprimento final do roscamento. W - Distncia incremental do ponto posicionado ("Z" inicial) at a coordenada final do eixo longitudinal ("Z" final). R - Valor da conicidade incremental no eixo "X" (raio/negativo para externo e positivo para interno). P - Altura do filete da rosca (raio/milsimos de milmetro). P = (0.65 x P) Q - Profundidade do 1 passe (raio/milsimos de milmetro).

59

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

F - Passo da rosca. No caso de rosca em polegada F = 1" / nmero de fios Observao: Para programao do ciclo de roscamento deve-se utilizar a funo G97 para que o rpm fique constante. RPM mximo = RPM mximo da mquina / passo Em caso de rosca cnica converter a inclinao para um valor em centsimo de grau. O ponto de aproximao um ponto obrigatrio antes da chamada do ciclo. O Rosca externa: X = Dimetro externo (P x 2) O Rosca interna: X = Dimetro do furo (P x 2)

60

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

G76 P(m)(s)(a) Q ___ R ___ G76 X ___ (U ___) Z ___ (W ___) R ___ P ___ Q ___ F ___

Onde: P = Parmetros: m = Nm. de repeties do ltimo passe (2 dgitos). s = Sada angular = (r / passo) x 10 (2 dgitos). r = comprimento da sada angular da rosca. a = ngulo de penetrao da ferramenta, 0, 29, 30, 55, 60 e 80 (2 dgitos). Q = Mnima profundidade de corte (raio / em milsimos). R = Profundidade do ltimo passe (raio). X = Dimetro final do roscamento. U = Distncia incremental do posicionamento inicial at a coordenada final da rosca no eixo X (raio / opcional). Z = Comprimento final do roscamento.

W = Distncia incremental do posicionamento inicial at a coordenada final da rosca no eixo Z (opcional).

61

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

R = Valor da conicidade incremental no eixo X para roscas cnicas (raio / negativo para rosca externa e positivo para roscas internas). Obs.: Converter em centsimos de grau. P = Altura do filete da rosca (raio / em milsimos). Q = Profundidade do 1 passe (raio / em milsimos). F = Passo da rosca. Obs.: Para roscas em polegada: F = 25,4 / nmero de fios por polegada.

62

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

Exemplo de roscamento paralelo

Programa: 00001 G0 X300 Z200 T0 T404 (Rosca M25x2) G54 G97 S1000 M3 G0 X29 Z85 M8 G76 P010060 Q100 R0.1 G76 X22.4 Z48.5 P1300 Q392 F2 G0 X55 Z90 M9 G0 X300 Z250 T0 M30

63

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

Clculos:
Altura do filete = P = ( 0.65 x passo ) Dimetro final = Dimetro nominal ( passo x 2 ) Profundidade do 1 passe: Q nm. passes (num. Passes = 11)
P

64

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

Exemplo de roscamento cnico

65

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

CLCULOS: F = Passo da rosca F = 25,4 / 11.5 F = 2.209 X = Dimetro Final X = Dimetro inicial (P x 2) X = 33.4 - (1.913 x 2) X = 29.574 P = Altura do Filete P = ( 0.866 x P ) P = ( 0.866 x 2.209 ) P = 1.913

66

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

Programa: O0001 G0 X300 Z200 T0 T0101 (ROSCA NPT 11.5 fpp) G54 G97 S1200 M3 G0 X35. Z55. M8 (Ponto de aproximao) G76 P011560 Q150 R0.12 G76 X29.574 Z30 P1913 Q479 R-0.778 F2.209 G0 X300. Z250. M9 T0 M30

67

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

2.7.10 - CLICLO DE ROSCAMENTO COM MACHO G84

2.7.10.1 - Ciclo G84 com macho flutuante

A aplicao da funo G84 permite abrir roscas com macho, utilizando suporte flutuante. M60 ou M61; G84 Z___ F___; Onde: M60 ou M61 = rosca direita (M60) ou rosca esquerda (M61) Z = Posio final da rosca. F = Passo da rosca. PROGRAMAO : T0505 ; G54; G97 S500 M3 ; G00 X0 Z74 ; Ponto de aproximao M60 ; G84 Z40 F2 ; G80 ; Cancela ciclo G00 X350 Z300 T00; M30 ; Fim de programa

68

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

2.7.10.2- Ciclo G84 com macho rgido A aplicao da funo G84 permite abrir roscas com macho, utilizando fixao rgida, ou seja, sem suporte flutuante. M60 ou M61; M29 S...; G84 Z___ F___; Onde: M60 ou M61 = rosca direita (M60) ou rosca esquerda (M61). M29 = ativa roscamento com macho rgido S = Rotao para roscamento Z = Posio final da rosca. F = Passo da rosca. PROGRAMAO (somente o roscamento) : T0404 ; G54; G97 M5 ; G00 X0 Z74 ; Ponto de aproximao M61 ; M29 S600 ; G84 Z40 F2 ; G80 ; Cancela o ciclo G00 X350 Z300 T00; M30 ; Fim de programa

69

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

2.7.11 - EXERCICIO

70

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

CAPITULO 3 - COMANDO SINUMERIK 3.1 - FUNES PREPARATRIAS As funes Preparatrias "G" formam um grupo de funes que definem a mquina o que fazer, preparando-a para executar um tipo de operao, ou para receber uma determinada informao. O formato da funo G2 (dois dgitos numricos), e vai de G00 a G99. Abaixo veremos alguns exemplos de funes preparatrias.

3.1.1-Funes "G" G00 G01 G02 G03 G04 G09 G11 G22 G23 G25 G26 G33 G40 G41 G42 G54 G55 G56 G57 G70 G71 G90 G91 G94 G95 G96 G97 Interpolao linear rpida Interpolao linear com avano programado Interpolao circular Horria Interpolao circular Anti-horria Tempo de permanncia Paradas precisas Cancela gerenciamento de vida de ferramenta Coordenadas em raio Coordenadas em dimetro Limite inferior de rotao Limite superior de rotao Interpolao de rosca passo a passo Cancela compensao do raio da ponta da ferramenta Compensao do raio da ponta da ferramenta ( esquerda) Compensao do raio da ponta da ferramenta ( direita) Ativa o primeiro deslocamento de ponto zero da pea (1 DPZ) Ativa o segundo deslocamento de ponto zero da pea(2 DPZ) Ativa o terceiro deslocamento de ponto zero da pea(3 DPZ) Ativa o quarto deslocamento de ponto zero da pea(4 DPZ) Dimenses em polegada Dimenses em milmetro Programao em coordenadas absolutas Programao em coordenadas incrementais Avano em milmetros por minuto ou graus por minuto Avano em milmetros por rotao ou polegadas por rotao Programao em velocidade de corte constante Programao em RPM direta

71

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

3.1.2 CICLOS FIXOS DE USINAGEM CYCLE 83 CYCLE 93 CYCLE 95 CYCLE 97 Furao profunda Usinagem de canais Ciclo de desbaste Usinagem de roscas

3.1.3 -FUNES MISCELNEAS As funes Miscelneas "M" formam um grupo de funes que abrangem os recursos da mquina no cobertos pelas funes preparatrias, posicionamento, auxiliares e especiais, ou seja, so funes complementares. Estas funes tm formato M2 (2 dgitos), e so determinados de acordo com a mquina. As funes Miscelneas esto definidas de acordo com a norma DIN 66025 dentre as quais podemos destacar as seguintes: M02 ou M30 Final do programa M03 Sentido horrio de rotao do eixo-rvore M04 Sentido anti-horrio de rotao do eixo-rvore M05 Desliga o eixo-rvore sem orientao (fuso para em qualquer posio) M07 Liga refrigerante de corte (alta presso) M08 Liga refrigerante de corte (baixa presso) M09 Desliga refrigerante de corte M10 Acionar freio M11 Desacionar freio M12 Desacionar pino de trava do fuso M17 Final de subprograma M22 Avanar mangote M23 Recuar mangote M69 Abre a Placa de Fixao M68 Fecha a Placa de Fixao

72

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

3.2 - FUNES AUXILIARES As funes auxiliares formam um grupo de funes que completam as informaes transmitidas ao comando atravs das funes preparatrias e funes de posicionamento, principalmente com informaes tecnolgicas. Dentre as funes auxiliares podemos destacar as seguintes:

Funo N Cada bloco ou sentena de informao identificado pela funo "N", seguida de at 4 dgitos. A funo "N" dever ser informada no incio do bloco ou sentena. Se usada esta funo recomenda-se aplicar valores incrementais por exemplo, de 5 em 5 ou 10 em 10, deixando assim espao para possveis modificaes no programa. Exemplo: : N050 G00 X130. Z140. ; N055 G01 X132. Z138. F.2 ; : Funo ; (EOB - END OF BLOCK) A funo auxiliar "EOB", representado pelo caractere ";", e utilizada no final de cada bloco ou sentena com o intuito de finaliza-la para que outra possa ser aberta. Exemplo: : N010 G1 X45. Z66. F.15 ; : Funo S Atravs desta funo o comando recebe informaes quanto ao valor da velocidade de corte de duas maneiras diferentes:

Direta

Quando utilizado junto com a funo G96, o valor da funo auxiliar "S", entra como valor de velocidade de corte constante, com o qual o comando executa os clculos de rpm em funo do dimetro da pea, ocasionando assim uma variao de rotao durante a usinagem.

73

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

Exemplo: G96 S200 M04; (Programao em Vcc e sentido de giro) LIMS=2500; (Limitao de RPM)

Indireta

Quando utilizado com a funo G97 o valor da funo auxiliar "S", entra apenas como valor de rotao constante a ser usada da mquina, com um formato de funo S4 (4 dgitos). Exemplo: G97 S3000 M03 ; ( Programao em rpm constante e sentido de giro) Funo T A funo "T" usada para selecionar as ferramentas na torre informando para a mquina o seu zeramento ( PRE-SET ), raio do inserto, sentido de corte e corretores. Exemplo: N40 T 01 D1 ; Onde: O primeiro numeral (01), representa qual ferramenta ser usada. E a letra D seguido do numeral (1), representa o corretor usado para as medidas e desgaste do inserto .

Funo F Atravs da funo "F" programa-se a velocidade de avano para o trabalho em usinagem com unidades programadas com G94 ou G95.

Exemplo: N10 G01 X45. Z66. F.15 ;

74

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

Funo /

(Barra)

Utilizamos a funo ( / ) barra quando for necessrio inibir a execuo de blocos no programa, sem alterar a programao. Se o caractere "/" for digitado na frente de alguns blocos, estes sero ignorados pelo comando, desde que o operador tenha selecionado a opo "BLOCK DELETE" no painel de comando. Caso a opo BLOCK DELETE no seja selecionado, o comando executar os blocos normalmente, inclusive os que contiverem o caractere "/". Exemplo: /N90 M08 ;

75

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

3.3 - PROGRAMA CNC SINUMERIK A composio de um programa CNC baseia-se nas informaes geomtricas e tecnolgicas necessrias para a execuo de uma determinada pea. Tal composio dever ser estruturada com os seguintes elementos: Cabealho Comentrios Chamada de ferramenta Origem Zero pea Definio do RPM e Sentido de giro Blocos de Usinagem Ponto de troca Final de Programa Observaes: Esses elementos devem ser introduzidos conforme o comando, mas sempre com informaes suficientes para que possa ser de fcil leitura e entendimento. No caso do comando Siemens o exemplo que segue ilustra sua estrutura.

76

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

3.3.1- Exemplo ; - Nmero do programa sem numerao do bloco precedido pela letra O. N010 G00 G53 X___ Z___ D00; - Ponto de partida e troca. N020 G54; - Busca ponto 0 pea. N030 T01 D01 G95 S___ M03 OU M04; - Chamada da ferramenta 01 com corretor, avano em mm/rot, rotao e sentido de giro.

Opo velocidade constante G96. N060 G96 S___ lims=___; - VCC em metros / minuto, valor e limite de rotao.

Opo rotao fixa G97. Neste comando no h necessidade de programar G97 uma vez informado o RPM na chamada da ferramenta. N060 G97 S___ M03 OU M04; N070 G00 X___Z___M08; - Aproximao inicial ligando refrigerao. N0 ... PROGRAMAR CONFORME PROCESSO SELECIONADA. DA FERRAMENTA

N200 G00 X___Z___M09; - Afastamento desligando a refrigerao. N210 G00 G53 X___ Z___ D00; - Afastamento para o ponto de troca. N220 M02 ou M30; - Final de programa.

77

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

3.4 - PROGRAMAO CONVENCIONAL LINEAR PONTO A PONTO

3.4.1 - Interpolao linear com posicionamento rpido G00 Podemos observar abaixo que a funo G00 no muda no comando Siemens 810, e seu objetivo continua sendo de aproximao ou recuo da ferramenta, basta informar as coordenadas de posicionamento.
G00 X___ Z___ (M___ ) ;

onde: X - Definio de posicionamento final no eixo X (dimetro) Z - Definio de posicionamento final no eixo Z (comprimento) (M) - Definio de Funo Miscelnea ; - Fim de bloco ou sentena Observaes: -A funo G00 Modal portanto cancela (G01,G02,G03). - Graficamente representada por linhas tracejadas e dada em metros por minuto.

78

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

3.4.2 - Interpolao linear G01 A funo G01 realiza movimentos retilneos com qualquer ngulo, calculado atravs das coordenadas de posicionamento descritas, utilizando-se de uma velocidade de avano (F) pr-determinada pelo programador. G01 X___Z___F___ (M___) ; Onde: G01 - Chamada da funo de Interpolao linear X... - Definio de posicionamento final no eixo X (dimetro) Z... - Definio de posicionamento final no eixo Z (comprimento) F... - Avano programado (mm/rot) (M...) - Definio de Funo Miscelnea (opcional) ; - Fim de bloco ou sentena Observaes: - O avano um dado importante de corte e obtido levando-se em conta o material, a ferramenta e a operao a ser executada. - Geralmente nos tornos CNC utiliza-se o avano em mm/rotao, mas tambm pode ser utilizado mm/min. - A funo G01 Modal, portanto cancela (G00,G02,G03) . - A funo Miscelnea "M..." opcional .

79

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

3.5 - Programao convencional circular ponto a ponto G02 e G03 A regra para aplicao do comando G02 / G03 no muda para o comando Sinumerik. A interpolao circular regida pela regra da mo direita e deslocar a ferramenta da seguinte forma:

3.5.1 - A Interpolao circular atravs da definio do raio Atravs da definio do valor do raio, utilizando a funo "CR" de forma Absoluta. G01 X___ Z___ ; (Ponto inicial P1) G02 / G03 X___ Z___ CR___ (F___); (Ponto final P2) Onde: X - Definio do posicionamento final no eixo X (dimetro). Z - Definio do posicionamento final no eixo Z (comprimento). CR - Raio F - Valor de avano ; - Final de sentena Exemplo: : N20 G01 X30. Z35. ; (Ponto inicial P1) N25 G03 X40. Z30. CR5. ; (Ponto final P2) : Obs: As funes G02 e G03 no so modais, e aps sua utilizao, devemos confirmar o prximo cdigo "G" para movimentos subseqentes.

80

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

3.5.2 - Funes de compensao do raio da ferramenta G41, G42 e G40. As funes de compensao G41 e G42, se baseiam na regra da mo direita, e selecionam o valor do raio da ponta da ferramenta, estando ela esquerda ou direita da pea a ser usinada, vista em relao ao sentido do avano de corte da ferramenta, para os devidos clculos de compensao, devendo aps sua utilizao ser canceladas pela funo G40.

Torre traseira:

81

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

Torre dianteira:

A diferena que no comando Siemens 810 podemos ativar e desativar a CRC (compensao do raio de corte) juntamente com funes de movimentos, como G00 ou G01. Exemplo: : G00 X16. Z2. M08; G01 G42 X15. Z1. F.5; G01 X20. Z-1. F.15; :

82

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

3.6 - TEMPO DE PERMANNCIA G04 A funo G04 a funo que determina um tempo de permanncia da ferramenta parada. Com esta funo entre um deslocamento e outro da ferramenta, pode-se programar um determinado tempo para que a mesma permanea sem movimento. A funo G04 executa essa permanncia parada, cuja durao definida por um valor "F" associado, que define o tempo em segundos, como segue: G04 F___; (Segundos) EX.: G04 X1.5 Exemplo: : N30 G00 N35 G01 N40 G04 N45 G00 N50 G00 :

X29. Z-20. M08 ; X20. Z-20. F .05 ; X1. ; (1 segundo) X29. Z-20. ; X150. Z50. M09 ;

83

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

3.7 Ciclos de usinagem 3.7.1 - Ciclo de desbaste CYCLE 95 No comando Sinumerik, com este ciclo podemos efetuar desbastes automticos internos e externos, devendo respeitar a ordem de programao dos endereos. CYCLE 95 (NPP,MID,FALZ,FALX,FAL,FF1,FF2,FF3,VARI,DT,DAM,VTR) onde: NPP - Nome do subprograma que contm as definies de contorrno MID - Profundidade de corte FALZ Sobremetal no eixo longitudinal Z. FALX Sobremetal no eixo transversal X. FAL - Sobremetal ao longo do contorno. FF1 - Avano de desbaste. FF2 - Avano de desbaste para situaes de mergulho em X / Z. FF3 - Avano de acabamento. VARI Tipos de usinagem com faixa de valores de 1 a 12. DT - Tempo de permanncia para quebra do cavaco durante a usinagem. DAM - Distncia em que o corte interronpido para quebra do cavaco. VTR - Valor incremental de recuo do ciclo. VARI (tipos de usinagem): 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Longitudinal Transversal Longitudinal Transversal Longitudinal Transversal Longitudinal Transversal Longitudinal Transversal Longitudinal Transversal Externo Externo Interno Interno Externo Externo Interno Interno Externo Externo Interno Interno Desbaste Desbaste Desbaste Desbaste Acabamento Acabamento Acabamento Acabamento Usinagem Completa Usinagem Completa Usinagem Completa Usinagem Completa

84

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

Exemplo: : G00 X60. Z2. M08; CYCLE 95 ( EXTERNO, 5. , .2 , .5 , 0 , .2 , 0 , 0 , 1 , 0 , 0 , 0 ) ; G00 X60. Z5. M09; : Subprograma: ;EXTERNO X15. Z1. ; Z-20. F.4; X20. Z-28. ; G03 X40. Z-38. CR=10.; Z-50.; X60. Z-55.; X61.; M17; Observaes: - Se no houver a necessidade de colocar alguns dos endereos, teremos que deixar seu espao entre vrgulas. - O subprograma s ser utilizado para a operao de desbaste, sendo que teremos que repetir o perfil completo de acabamento dentro do programa principal. - O ciclo ser executado conforme informaes contidas em um perfil de acabamento externo ou interno, e se houver erros de programao, o ciclo no ser executado. - A funo M17 representa final do subprograma.

85

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

3.7.2 - EXERCICIO Exerccio: - Programar utilizando ciclo de desbaste CYCLE 95

86

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

3.7.3 - Ciclo de furao CYCLE 83 Este ciclo permite executar furaes, com o mesmo critrio de programao do ciclo anterior. CYCLE 83 (RTP,RFP,SDIS,DP,DPR,FDEP,FDPR,DAM,DTB,DTS,FRF,VARI) onde: RTP - Recuo da face (ponto de partida). RFP - Plano de referncia em modo absoluto. SDIS Recuo para quebra do cavaco. DP Profundidade final do furo. DPR - Profundidade final do furo em relao ao plano de referncia. FDEP Primeira profundidade do furo. FDPR- Primeira profundidade do furo em relao ao plano de referncia. DAM Incremento de penetrao. DTB Tempo de permanncia na profundidade final do furo. DTS - Tempo de permanncia para remoo do cavaco durante a usinagem. FRF - Avano da primeira profundidade do furo. VARI Tipos de usinagem com parmetros 0 ou 1, onde: 0 = quebra de cavaco 1 = remoo de cavaco

Exemplo: : G00 X0. Z5. M08; CYCLE 83 ( 5. , 0. , 2. , -70. , 0 , 15. , 0 , 10 , 0 , 0 , 1 , 1 ) ; G00 Z10 M09; : Observaes: - Se no houver a necessidade de colocar alguns dos endereos, teremos que deixar seu espao entre vrgulas.

87

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

3.7.4 - Ciclo de roscamento passo a passo G33 Esta funo executa o roscamento no eixo X e Z onde cada profundidade programada explicitamente em bloco separado. Existe a possibilidade de abrir-se roscas em dimetros internos ou externos, sendo paralelas ou cnicas, simples ou de mltiplas entradas, progressivas, etc. G33 Z___ K___ ; Onde: G33 Chamada do ciclo Z Posio final do comprimento da rosca (absoluta). K Passo da rosca (milmetro ou polegada) (incremental). Observaes: - Recomenda-se deixar no ponto de aproximao, uma folga mnima de duas vezes o valor do passo da rosca no eixo "Z". - A funo G33 modal. Frmulas: H = ALTURA DO FILETE H = (0,65 x Passo) X = DIMETRO FINAL X = Dimetro inicial (P x 2) Pn = PENTRAO POR PASSADA O valor de penetrao quem estipula o programador.

88

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

Exemplo: OBSERVAES: - O posicionamento inicial em Z recomendado, o comprimento da pea mais 2 vezes o passo da rosca e em X o dimetro inicial da rosca mais 5 mm. CLCULOS: H = Altura do Filete H = ( 0.65 x P ) H = ( 0.65 x 1.5 ) H = 0.975 (em dimetro)

X = Dimetro Final X = Dimetro inicial (P x 2) X = 30 - 1.95 X = 28.05 ROSCAR COM 5 PASSADAS Pn = Penetrao por passada estipulada pelo programador Exemplo: 1 passada = 0,65 -------------------- 29.35 2 passada = 0,4 3 passada = 0,4 4 passada = 0,4 5 passada = 0,1 ---------------------------------------------------------------------------- 28.95 28.55 28.15 28.05

89

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

Programa de Execuo: : G0 X35. Z83. M8 ; Ponto de aproximao X29.35 ; Penetrao da 1 passada G33 Z48.5 K1.5 ; 1 Passada G0 X35. ; Z83. ; X28.95 ; Penetrao da 2 passada G33 Z48.5 K1.5 ; 2 Passada G0 X35. ; Z83. ; X28.55 ; Penetrao da 3 passada G33 Z48.5 K1.5 ; 3 Passada G0 X35. ; Z83. ; X28.15 ; Penetrao da 4 passada G33 Z48.5 K1.5; 4 Passada G0 X35. ; Z83. ; X28.05 ; Penetrao da 5 passada G33 Z48.5 K1.5; 5 Passada G0 X35. ; Z83. M9; :

90

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

3.7.5 - EXECICIO

91

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

3.7.6 - Ciclo de roscamento automtico CYCLE 97 No comando Sinumerik, com este ciclo automtico podemos efetuar roscas internas e externas, devendo respeitar a ordem de programao dos endereos. CYCLE 97 (PIT,MPIT,SPL,FPL,DM1,DM2,APP,ROP,TDEP,FAL,IANG,NSP,NRC,NID,VA RI,MUMTH) onde: PIT - Passo MPIT - Passo da rosca como tamanho (sempre zero). SPL FPL DM1 DM2 APP Coordenada inicial da rosca no eixo longitudinal. Coordenada final da rosca no eixo longitudinal. Dimetro da rosca no ponto inicial. Dimetro da rosca no ponto final. Distncia de aproximao. Distncia de sada. Altura do filete. Sobremetal para acabamento. ngulo de penetrao.

ROP TDEPFAL IANG -

NSP - Ponto de incio radial da rosca. NRC - Nmero de passadas de desbaste. NID - Nmero de passadas no vazio. VARI - Tipo de Usinagem da rosca (faixa de valores de 1 a 4). MUMTH Nmero de entradas. VARI (tipos de usinagem):
Valor Externa ou interna Profundidade constante ou rea de corte constante

1 2 3 4

Externa Interna Externa Interna

Profundidade Profundidade rea Area

92

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

Exemplo: : G00 X44. Z7.5 ; CYCLE 97(2.5 , 0 , 0 , -29.5 , 40 , 40 , 7.5 , 0 , 1.625 , .02 , 30 , 0 , 12 , 2 , 3 ,1 ) G00 X50. Z10. M09; :

Observaes: - Para rosca cnica informar dimetro inicial e final conforme conicidade.

93

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

3.7.7 - Exerccio:

94

Programao de Torno CNC Comando Fanuc / Sinumerik

4 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS SILVA, S. D. Programao de Comandos Numricos Computadorizados Torneamento 7 ed. So Paulo: Erica, 2007. NATALE, F. Automao Industrial. So Paulo: rica, 2001. MARIM, H. A. Programao de Torno CNC. So Paulo: Senai, 2004 Manuais: Manual de utilizao do Simulador CNC Programmer 2D comando Fanuc. Manual de Programao SIEMENS. Manual de Programao ROMI.

95

Potrebbero piacerti anche