Sei sulla pagina 1di 17

PROJETOS DE EXTENSO UNIVERSITRIA CRTICA: UMA

AO EDUCATIVA TRANSFORMADORA.

DANIEL BORTOLOTTI CALIPO


GRADUAO UNICAMP / FE

Campinas, junho de 2009

Resumo
ESTE COM
PRESENTE TRABALHO TEM COMO FINALIDADE QUALIFICAR AS REFLEXES SOBRE AS ATIVIDADES DE EXTENSO UNIVERSITRIA, PRINCIPALMENTE AQUELAS QUE DIZEM RESPEITO AO CARTER EDUCATIVO DESTAS ATIVIDADES FORMAO ACADMICA DOS ESTUDANTES UNIVERSITRIOS. AS PRTICAS EDUCATIVAS DOS PROJETOS DE EXTENSO UNIVERSITRIA CRTICA, PRETENDEMOS DEMONSTRAR UM NOVO PARADIGMA CIENTFICO CONSTRUO DO CONHECIMENTO: A SNTESE DIALTICA ENTRE O SABER ACADMICO E POPULAR, INTEGRANDO ENSINO, PESQUISA E EXTENSO.

PARA O TRILHARESTRIAS, UM PROJETO DE EXTENSO UNIVERSITRIA, INTEGRADO AO MOVIMENTO ESTUDANTIL. ESTUDAMOS UMA DAS TENDNCIAS DESTE MOVIMENTO, NA UNICAMP: O SUBA (SOCIEDADE E UNIVESIDADE EM BUSCA DE ALTERNATIVAS), QUAL FOI ABORDADO SOB OS ENFOQUES HISTRICO E FILOSFICO. O A PRETENSO DESTAS REFLEXES VISAM APONTAR UM VIS CRTICO EXTENSO UNIVERSITRIA, NA UNICAMP.
TANTO, ESTUDAMOS AS CONCEPES POLTICAS E PEDAGGICAS DE UM DESTES PROJETOS:

PALAVRA CHAVE: EXTENSO AO EDUCATIVA.

UNIVERSITRIA

/ MOVIMENTO

ESTUDANTIL

/ PROJETOS

DE EXTENSO

SUMMARY
THE
OBJECTIVE OF THIS WORK IS QUALIFY THE REFLECTIONS ON THE ACTIVITIES OF UNIVERSITARIAN EXTENSION, MAINLY THOSE REFERRING TO THE EDUCATIVE CHARACTER OF THESE ACTIVITIES , FOR THE ACADEMIC DEVELOPMENT OF THE STUDENTS. KNOWLEDGE CONSTRUCTION:

THROUGH

THE EDUCATIVE PRACTICES OF PROJECT OF

CRITICAL STUDENTS EXTENSION, IS INTENDED TO DEMONSTRATE A NEW SCIENTIFIC PARADIGM FOR THE

THE

DIALECTIC SYNTHESIS BETWEEN THE ACADEMIC AND POPULAR

KNOWLEDGE AGGREGATING TEACHING, SEARCH AND EXTENSION.

FOR SO IT WAS STUDIED THE POLITICAL AND PEDAGOGIC CONCEPTIONS FOR ONE OF THESE PROJECTS: THE TRILHARESTRIAS, A PROJECT OF ACADEMIC EXTENSION, INTEGRATED TO THE STUDENTS ACTIVITIES. ONE OF THE TENDENCIES OF THESE ACTIVITIES WAS STUDIED AT UNICAMP: SUBA (SOCIETY AND UNIVERSITY SEARCHING FOR ALTERNATIVES), WHICH WAS BROACHED ON HISTORICAL AND PHILOSOPHICAL ASPECTS. THE PURPOSE OF THESE REFLECTIONS INDICATES TO A CRITICAL BIAS FOR ACADEMIC EXTENSION AT UNICAMP. KEY WORDS: ACADEMIC EXTENSION / ACTING EDUCATIVE ACTION STUDENTS / PROJECTS EXTENSION /

OF

OF

INTRODUO

Os projetos de extenso universitria crtica da Unicamp, vinculados ao movimento SUBA (Sociedade Universidade em busca de Alternativas) possuem em suas bases pedaggicas um objetivo comum: desenvolver uma educao que emancipe e liberte. Estes projetos de extenso no tm como princpio resolver os problemas das comunidades populares somente a partir do conhecimento acadmico e de aes pontuais, quando se deslocam a uma comunidade popular, tm como meta compor um novo projeto educativo e emancipatrio. A criao deste novo projeto, composto por integrantes do projeto de extenso e integrantes da comunidade visa, a partir de uma sntese dialtica entre conhecimento acadmico e popular, edificar um novo conhecimento para a resoluo dos problemas especficos de uma realidade. A construo deste conhecimento trs como conseqncia a formao de educadores populares participantes, que possuem propriedade para multiplicar as aes deste projeto educativo na prpria comunidade. Para que esta emancipao se concretize, o compromisso com a transformao da realidade, entre universitrios e comunidade popular, tem de ser estabelecido. As duas partes envolvidas com as atividades de extenso tecem uma prtica poltico-pedaggica, imbuda do objetivo da autogesto. Este objetivo transparece nas metodologias dos projetos de extenso universitria que tentam criar condies libertadoras para a construo de um Conhecimento que a prpria comunidade possa apreender e gerir por si s, apontando resolues para seus problemas peculiares.

Em Paulo Freire, quem se apropria do conhecimento pode apreend-lo:


Por isto mesmo que, no processo de aprendizagem, s aprende verdadeiramente aquele que se apropria do aprendido, transformando-o em apreendido, como o que pode, por isto mesmo, reinvent-lo; aquele que capaz de aplicar o aprendido-apreendido a situaes existenciais concretas. (FREIRE, 1977, p.27.).

Ao contrrio, as aes da extenso assistencialistas so marcadas por intervenes pontuais, desprovidas de um compromisso de transformao social e cientfica. Em FREIRE,

1978, so aes expressas pela transferncia do conhecimento de forma pronto e acabado, concebidas no saber acadmico, como verdades absolutas que devem ser transmitidas de cima para baixo sob as comunidades populares. Paulo freire nos aponta os riscos desta extenso assistencialista, na qual a universidade se julga detentora de um saber superior, que tem de ser transmitida sem indagaes e confronto: Educar e educar-se, na prtica da liberdade, no estender algo desde a sede do saber a sede da ignorncia para salvar, com este saber, os que habitam nesta. (FREIRE, 1977, p.25.). A fonte do conhecimento est no confronto dialtico existente entre os saberes acadmicos e populares. Este conhecimento popular desconsiderado pela universidade e presente nas comunidades em que os projetos de extenso tentam participar base, assim como o conhecimento acadmico, para um novo conhecimento cientfico, com maiores significados e aplicaes realidade, pois surge desta mesma. na realidade mediatizadora, na conscincia que dela tenhamos educadores e povo, que iremos buscar o contedo programtico da educao. (BRANDO, 1981, p.20). Os projetos de extenso universitria crtica facilitam uma aprendizagem de saberes recprocos e devem agregar integrantes da universidade e da comunidade popular, sob uma linha horizontal do conhecimento, abandonando uma viso tecnicista e etnocntrica das prticas de extenso. Ambos os agentes participam de uma educao intercultural e aprendem a se comunicar horizontalmente, desmascarados enquanto grupos culturais hierrquicos. Boaventura Souza e Santos denomina esta viso do conhecimento como Hermenutica diatpica:
O objetivo da hermenutica diatpica maximizar a conscincia da incompletude recproca das culturas, atravs de um dilogo com um p numa cultura e o outro p noutra. Da o seu carter diatpico. A hermenutica diatpica um exerccio de reciprocidade entre culturas que consiste em transformar as premissas de argumentao de uma dada cultura em argumentos inteligveis e credveis noutra cultura. (SANTOS, 1996, p. 31.)

Com isso, pretenderemos demonstrar como as aes educativas dos projetos de extenso universitria crtica, na Unicamp, podem estar fundamentadas a partir dos pensamentos de Paulo Freire, Boaventura Sousa e Santos e Carlos Rodrigues Brando. Cada pensador em seu campo de conhecimento e terminologia, porm, todos os trs apontando-nos a um mesmo objetivo: valorizar os diferentes saberes existentes nas

culturas, como base epistemolgica de um Novo Conhecimento. Capaz de transformar nossa cincia e sociedade.

Movimento SUBA e a Extenso Crtica


1.1 Meu primeiro contato com a extenso universitria.
Logo que ingressei na Universidade Estadual de Campinas/Unicamp, no ano de 2003, fui contemplado com uma bolsa-trabalho oferecida pelo SAE (Servio de Apoio aos Estudantes da Universidade), ativa durante os quatro anos de minha graduao. Cumpri esta bolsa junto aos projetos de extenso universitria crtica. Mas nem sempre os estudantes da Unicamp tiveram esta oportunidade, pois como mostra os documentos da poca, nesta ocasio a Unicamp respondia a um processo judicial, por empregar irregularmente os estudantes contemplados com a bolsa-trabalho em servios gerais, como restaurante universitrio, bibliotecas, almoxarifado, secretrias e precisava aloc-los em outra instncia de trabalho. Esta atitude poltica da universidade, dos anos antecedentes a 2003, reproduzia as desigualdades sociais dentro da Unicamp. Os estudantes que historicamente no podiam custear os seus estudos antes do ingresso na universidade, tendo de trabalhar ao invs de estudar, dentro desta, continuavam marginalizados. O tempo que poderiam dispor para pesquisar e qualificar sua formao acadmica tinha de ser empregado em servios estritamente manuais, distanciados de seus interesses de pesquisa. Em 2003, quando comecei a participar dos projetos de extenso universitria, no tinha a compreenso poltica destas atividades de extenso, da qual muitos de meus companheiros j estavam imersos. Minhas reflexes e participaes estavam limitadas a uma experincia individual, de transformao pessoal. Naquela ocasio era um membro ativo do Projeto Mano a Mano, que ainda hoje atua na extenso universitria da Unicamp, construindo uma relao entre universitrios e crianas e adolescentes de rua, de Campinas. Neste mesmo perodo os estudantes da Unicamp retomavam o movimento estudantil pela extenso, na busca da institucionalizao dos projetos de extenso universitria crtica que, at ento, atuavam de forma marginal na Universidade.

O Movimento SUBA (Sociedade e Universidade em Busca de Alternativas), assim denominado pelos estudantes, possua um carter revolucionrio e teve como marco inicial a ocupao de um espao privado e desativado dentro do campus universitrio, ocorrida em 21 de outubro de 2003, tendo como trmino a data de 04 de dezembro de 2003. O deferimento de um termo de compromisso acordado por ambas as partes (PREAC e Movimento SUBA), que atendia parcialmente as reivindicaes do movimento, a saber, um espao institucional, na Unicamp, munido de infra-estrutura bsica para o desenvolvimento dos projetos de extenso universitria, finaliza a ocupao. Uma conquista do SUBA para a institucionalizao dos projetos de extenso universitria crtica.

1.2 A origem histrica do SUBA


A origem histrica do Movimento SUBA marca o ano de 1999 quando a Moradia Estudantil, espao conquistado pelo movimento estudantil da Unicamp, comea a sofrer presses pela privatizao de alguns de seus servios de manuteno gerais. Contra este processo, os estudantes se organizam para encontrar formas de legitimar a gratuidade do espao moradia, criando os cinco primeiros projetos de extenso universitria crtica: MAP (projeto de alfabetizao para todas as idades), VEJA (educao de jovens e adultos), CURSINHO MORADIA (cursinho prvestibular), VIVEIRO GUAPURUVU (reflorestamento nativo e agroecologia) e CIO DA TERRA (projeto educacional em assentamentos rurais), sendo estes dois ltimos associados ao Assentamento Rural II de Sumar (MST). Estes projetos teriam a responsabilidade de praticar a extenso universitria, desde daquele espao at a comunidade externa, como mostra, posteriormente o Programa de Moradia Estudantil: possibilitar a integrao entre os estudantes e a comunidade externa. Simultneo a estes acontecimentos, cria-se o AFIM1, um grupo cientficocultural que abre portas para a introduo dos pensamentos de Paulo Freire nas metodologias dos projetos de extenso.
1

AFIM: A Fim do Mundo, um grupo de discusso cientfico-cultural, formado por professores e estudantes

universitrios, regressos do programa Universidade Solidria, com propsitos de fundamentar uma crtica as aes assistencialistas contidas nos projetos do governo federal para a educao, objetivando valorizar as expresses culturais e intelectuais dos povos construo do conhecimento cientfico.

Entre o final de 2002 e comeo de 2003, os estudantes realizaram dois seminrios e um congresso de extenso, fomentando a criao de novos projetos de extenso junto a uma ampla discusso entorno da comunidade estudantil sobre as diferentes concepes de extenso universitria realizadas na Unicamp. A poltica das reitorias e pr-reitorias de extenso, claramente coloca o desenvolvimento da tecnologia como norte para suas atividades, comprometendo-se com os setores privados da sociedade. Uma dicotomia instaurada s atividades de extenso universitria na Unicamp, com uma srie de cursos pagos de extenso, de altocusto, criada pela PREAC (Pr-Reitoria de Extenso E Assuntos Comunitrios), no destinados populao de baixa renda. Mediante esta conjuntura, no ano de 2003 os projetos de extenso universitria crtica se renem entorno do Movimento SUBA e buscam para si um princpio comum regente s suas aes de extenso, a saber: uma ao educativa emancipada, pautada por um paradigma cientfico horizontalizado entre comunidade cientfica e popular.

1.3 Conjuntura atual do Movimento SUBA


A partir de 2003, ps-ocupao, o movimento SUBA comea a atuar no espao concedido pela Pr-Reitoria de Extenso. Este, concedido pela PREAC, no era de uso exclusivo quele movimento, sendo que qualquer projeto de extenso, de sentido comunitrio, da Unicamp podia dele se beneficiar. Esta Pr-reitoria rotula-o como Sala de Apoio Aos Projetos de Extenso e Assuntos Comunitrios. Desta forma, o espao conquistado atravs do Movimento SUBA, tanto podia agregar os projetos de Extenso Universitria Crtica, como projetos de outras perspectivas de extenso universitria. Contudo, esta heterognea formao, composta por diferentes perspectivas de projetos e proposta de extenso e sociedade favoreceram a criao de um amplo espao de formao no campo da extenso universitria. A presena poltica do Movimento SUBA dentro da Sala de Apoio Aos Projetos de Extenso Comunitria faz-se de suma importncia, pois a institucionalizao dos Projetos de Extenso Universitria Crtica no est completamente realizada na Unicamp, pelo contrrio, ainda falta muito a se fazer. A prpria natureza da Extenso Crtica os impe demandas essenciais, tais como transportes de idas a campo, materiais didticos especficos e estudos sobre extenso universitria. Seus integrantes carecem de tempo para disporem a estas atividades, uma

vez que os crditos curriculares atribudos s atividades de extenso, na Unicamp, no so institucionalizados. Fato que, impossibilita principalmente os estudantes de graduao de entrarem em contato com a riqueza acadmica destas atividades de extenso universitria. Por fim, em ltima anlise, os projetos de extenso universitria crtica pretendem, atravs de suas prticas, realizarem uma atuao coerente da Unicamp, ao verdadeiro sentido da extenso universitria.

Projeto Trilharestrias e a ao educativa transformadora


2.1 O que o projeto Trilharestrias. O Projeto Trilharestrias um dos projetos de extenso universitria crtica que procura desenvolver vivncias educativas em comunidades populares e movimentos sociais. Para tanto cria junto a este pblico, projetos educativos emancipatrios. Em sua trajetria, o Trilharestrias edificou uma ao educativa transformadora, a partir de atuaes autnomas para o desenvolvimento da educao. Esta transformao educativa e social tem por base os fundamentos da extenso universitria crtica, da qual discorremos inicialmente. A ao do projeto se inicia com a busca de um movimento social ou comunidade popular que tenha como preceito poltico a transformao social e, queira com o Trilharestrias formar um novo projeto educativo. A partir destas partes imbricadas, nasce o processo de elaborao do planejamento deste novo projeto, visando estabelecer um compromisso poltico com a comunidade em que se est atuando. Para o Trilharestrias, os propsitos educativos contidos no planejamento poltico-pedaggico do novo projeto sero desenvolvidos no interior dos movimentos sociais, por seus prprios representantes, de modo que este planejamento deva ser construdo apenas em potencial pelo Trilharestrias, com uma mnima indagao hipottica sobre as relaes e interesses do grupo a se interagir. Somente aps o contato direto com a realidade dos sujeitos das comunidades e movimentos sociais, em suas relaes sociais e cultura que poderemos determinar e concluir o planejamento em conjunto; Trilharestrias e grupo de educao do movimento social.

A autonomia educativa das educadoras e educadores da comunidade, em formular os prprios objetivos do novo projeto, d conscincia aos seus participantes do processo de objetivao e, com isso, maiores chances de realizao dos objetivos propostos. Ao contrrio de um planejamento determinado por terceiros, distantes dos problemas e possibilidades reais do movimento social ou comunidade. O projeto tem em sua metodologia atividades estticas, ldicas e dilogos verbais para promover uma esfera espontnea, na qual decidem atravs do dilogo verbal os contedos a serem desenvolvidos nas aes no decorrer do novo projeto. Geralmente este contedo expresso por um tema base, do qual se desmembraro sub-temas, dando consistncia s atividades. na realidade mediatizadora, na conscincia que dela tenhamos educadores e povo, que iremos buscar o contedo programtico da educao. (BRANDO, 1981, p.20). As atividades artsticas do Ttrilharestrias englobam aspectos da literatura, contao de histrias, danas, escultura, msica e do desenho. Assim, pode-se inferir que em uma atividade de desenho temtico, por exemplo, que as crianas conseguem expressar suas necessidades e anseios educativos, as quais sero sistematizadas pelo grupo de educadores, no planejamento do novo projeto, conferindo a cara das crianas ao processo educativo como um todo. 2.2 Objetivos e Campo de Atuao do Trilharestrias. O projeto tem por objetivo geral a promoo de atividades artsticas, polticas e pedaggicas, capazes de trazer aos sujeitos da ao educativa, a tomada de conscincia de sua prpria realidade e desenvolver um conhecimento que diz respeito ao seu meio social. O objetivo ltimo do Trilharestrias, enquanto projeto de extenso universitria crtica, formar espaos educativos auto-gestionados, no interior de movimentos sociais, como se denomina, no MST (Movimento Dos Trabalhadores Sem Terra), as Cirandas educativas. Como prope o texto do Instituto IDAC (1991) e afirma o Trilharestrias, a finalidade de uma ao educativa construir, junto comunidade em que se prope atuar, um novo conhecimento que d a esta, conscincia de sua realidade e capacidade para transformar suas relaes sociais, modificando e potencializando sua cultura.

O campo de atuao do projeto Trilharestrias pode ser fundamentado a partir do seguinte conceito de movimento social: ... movimentos sociais que, ao tentarem se reapropiar de sua identidade e autonomia questionam o modo de organizao social dominante e inventam novos contextos de vida, de trabalho e de produo de conhecimento (BRANDO, 1981, p. 21). Ao longo de seu histrico, o Trilharestrias travou dois contatos com movimentos sociais brasileiros: Com o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) partilhamos uma experincia educativa no acampamento Chico Mendes, em Taboo da Serra, grande So Paulo. Estabelecemos vivncias mtuas de educao popular, nas quais aprendemos com os acampados Sem Teto prticas de organizao de cirandas infantis, em acampamentos urbanos, trocando nosso conhecimento sobre aes educativas em reas rurais. Como MST, conseguimos realizar um compromisso constante de trabalho, realizando com sucesso um planejamento poltico-pedaggico de um novo projeto educativo com o acampamento Terra Sem Males, em ITU2.

(Planejamento pedaggico entre o Projeto Trilharestrias e MST. Maro de 2004)

Referncias deste trabalho do Trilharestrias so encontradas em: Carolina Costa e Silva: Trilhando Outros Caminhos. Monografia graduao, Unicamp, 2005.

No ano de 2006 o projeto Trilharestrias formou outro novo projeto educativo, emancipatrio, com o pr-assentamento3 do MST Milton Santos, localizado em Americana, na regio metropolitana de Campinas. As dificuldades encontradas para a realizao das aes educativas estiveram em torno do deslocamento dos estudantes da universidade at esta rea rural, da extensa rea do pr-assentamento, que dificultava o acesso das crianas Ciranda e de outras questes estruturais do pr-assentamento, como falta de gua, luz e rede de esgoto.

Extenso para um novo conhecimento

3.1 Princpio fundamental Para Paulo freire, (1981) o ser humano est, por princpio inacabado, em busca de uma tica que fundamente suas aes. Consciente de sua incompletude em todos os campos do conhecimento se torna um ser ativo no respeito s diferenas, sejam estas entre educadores e educandos, mulheres e homens, conhecimentos cientficos e populares. O princpio da autonomia nos inspira a buscar junto ao diferente, a legitimidade deste, enquanto sujeito de identidade e conhecimentos. Segundo FREIRE, (1996), a tomada de conscincia do ser humano, quanto a sua incompletude, impulsiona-o a buscar a educao. O ponto de partida do Trilharestrias nossa eminente aspirao por aprender. A liberdade e a necessidade do discernimento nos inspiram a uma formao tica. A compreenso de nossa incompletude se amplia inconcluso de nosso prprio conhecimento cientfico. Por isto, para conseguirmos uma transformao social, do ponto de vista da extenso universitria, almejamos um projeto que vise construo de um conhecimento novo, resultante da interao entre universidade e Movimento social (projeto Trilharestrias e MST): Pensamos que a finalidade de qualquer ao educativa deva ser a produo de novos conhecimentos que aumentem a conscincia e

Um assentamento ainda no regularizado enquanto o nmero de famlias que o compem e sua precria formao estrutural.

a capacidade de iniciativa transformadora dos grupos com quem trabalhamos (BRANDO, 1981, p.19). Desta forma, a partir da conscincia da realidade em que estamos nos inserindo e da necessidade de construirmos um conhecimento emancipatrio, compromissado e articulado com os atores sociais envolvidos, que se instaura uma viso polticopedaggica ao projeto educativo. Assim, entendemos que as atividades de extenso universitria crtica, preocupadas com a educao do estudante universitrio e a transformao social do pas, s podem ocorrer fora da academia, em uma relao de compromisso social, poltico e cientfico com a comunidade interagida.

3.2 Formao para o estudante Para o projeto Trilharestrias, a universidade no promove, dentro de seu currculo, todas as relaes necessrias para a transformao social e formao de seus estudantes. A idia por uma interao entre ensino, pesquisa e extenso, no acontece na prtica. Segundo o Plano Nacional de Extenso Universitria de 2001, estas transformaes de ordem acadmica e social viriam atravs das atividades de extenso universitria: ... A produo do conhecimento, via extenso, se faria na troca de saberes sistematizados, acadmico e popular, tendo como conseqncia a democratizao do conhecimento, a participao efetiva da comunidade na atuao da universidade e uma produo resultante do confronto com a realidade.(FORUM DE PRREITORES DE EXTENSO DAS UNIVERSIDADES PBLICAS BRASILEIRAS E SESU / MEC. 2001/2002, P. 04). O estudante universitrio da extenso crtica, participante do projeto Trilharestrias tem a oportunidade de se inserir em um movimento social, articulando neste, um projeto educativo emancipatrio, vivenciar experincias imprescindveis de formao humana e social, complementando sua formao acadmica.

No dilogo com o grupo social oprimido, mas organizado, o estudante amplia e d sentidos s teorias acadmicas, confrontando-as com os saberes prticos populares. Um saber complementa o outro e se cria um novo conhecimento, resultado desta dialtica entre os saberes. Este novo conhecimento ser utilizado com propriedade por seus autores, pois sero conscientes do processo epistemolgico e autnomos de sua criao. O novo conhecimento reflete internamente aos projetos de extenso universitria crtica. A ausncia de valores hierrquicos e a presena de valores ticos e polticos, sendo objetivos nestes projetos, orientam as metodologias de organizao interna de seus participantes. Um exemplo a igualdade de direitos e deveres no cumprimento das tarefas. A autogesto do projeto outra tendncia metodolgica, na qual os estudantes aprendem a organizar as prprias aes de extenso universitria, tais como: elaborao de projetos de extenso articulados com reitorias universitrias e movimentos sociais, escolha de bibliografias para formao de grupos de estudos, avaliao do projeto e participao no movimento estudantil. Os estudantes aprendem a somar experincias, saberes e conhecimentos dos prprios participantes da extenso, pois os projetos so compostos por estudantes de distintos campos do conhecimento. Uma experincia transdiciplinar aparece, contribuindo, fundamentalmente, para a formao integral do estudante universitrio.

3.3 Paralelo Epistmico Nosso estudo buscou fundamentar as aes da extenso crtica a partir de trs autores principais, a saber, Paulo Freire, Carlos Rodrigues Brando e Boaventura de Sousa Santos. A compreenso destes trs autores nos levou a traar um paralelo epistemolgico, complementar entre seus pensamentos. Para SANTOS, (2001), uma sobreposio do conhecimento emancipao ao conhecimento regulao deve ser feita de forma radical. Este mesmo autor estabelece o conhecimento regulao a partir de dois pressupostos chaves: colonialismo e ordem. Por colonialismo, entendemos haver uma desconsiderao dos saberes constitudos por grupos culturais sul-americanos, estes interpretados pelo conhecimento moderno, como detentores do caos. O caos tem de ser regulado e por isto deve ser negado enquanto

conhecimento. Deste modo, o modelo cientfico da modernidade o grande julgador do que pode ou no, ser configurado como conhecimento. Se remontarmos os pressupostos filosficos da extenso universitria crtica, iremos perceber como a valorizao dos saberes no cientficos, principia as atividades de extenso, por uma construo coletiva do conhecimento. Em contraposio ao modelo cientfico da modernidade, SANTOS, (2001), prope o conhecimento emancipao, este erguido sob os pilares do caos e da solidariedade. Deste modo, legitima a aceitao do caos como conhecimento e converge para solidariedade a responsabilidade de aceitar os saberes existentes como conhecimentos. Para alm, funde-os como forma vlida construo de um novo conhecimento cientfico. A mesma relao intercultural que a antropologia sugeriu, para pautar nossas diferenas sociais e humanas, Santos a preconiza como princpio espitemolgico: Saber enquanto solidariedade visa substituir o (objeto-para-o-sujeito) pela reciprocidade entre sujeitos (SANTOS, 1996, p.83). As conseqncias deste novo olhar epistmico trs para cincia uma nova interpretao relao entre sujeito e objeto. Como dizem os trs autores, nesta nova tica, no h mais sentido em uma relao entre sujeito-objeto. Passamos, por princpio, a sermos s sujeitos. O objeto de conhecimento, comum aos sujeitos de diferentes comunidades e distintas razes epistemolgicas percebido, nesta perspectiva crtica e antropolgica da teoria do conhecimento, pelo olhar investigativo de uma cincia essencialmente coletiva: A relao gnosiolgica, por isto mesmo, no encontra seu termo no objeto conhecido. Pela intersubjetividade, se estabelece a comunicao entre sujeitos a propsito do objeto. (FREIRE, 1986, p.65). A inexistncia da relao epistmica entre sujeito e objeto nos d a compreenso do objeto como uma extenso do sujeito. No h separao destes dois seres passveis de conhecimento. percebendo a rvore que me conheo enquanto sujeito especfico. Eu sou sujeito porque a rvore outro sujeito, no um objeto. Segundo BRANDO, (1981), no se constri cincia isolando o sujeito pesquisador do objeto pesquisado, pois sendo o objeto a sociedade e o sujeito um ser social, ambos coexistem inseparavelmente. A pesquisa participante permeada pela

ao educativa, compromissada com as necessidades concretas da comunidade ou movimento social. Esta ao educativa se constitui a partir de uma comunicao horizontal entre os sujeitos, sem uma distribuio hierrquica do saber. Os progenitores da ao educativa, no caso os pesquisadores/educadores da extenso universitria, no se opem aos sujeitos das comunidades populares como superiores e no esto, a estes, determinados a demonstrar posse alguma de verdades polticas ou cientficas: A pesquisa como itinerrio poltico-didtico, no deve ser a oportunidade para o pesquisador fazer o seu discurso, impor suas idias, conduzir o grupo a posio que ele estima correta (BRANDO, 1981, p.33). Esta postura de pesquisador/educador participante, objetiva, como fim, propiciar uma slida construo coletiva de um conhecimento novo e especfico realidade em que se encontram todos os agentes gnosiolgicos da extenso: sujeitos da comunidade, estudantes e pesquisadores dos projetos de extenso universitria crtica. Objetivo este que se inicia a partir de uma profunda e compromissada comunicao tica e poltica. A educao comunicao, dilogo na medida em que no transferncia de saber, mas um encontro de sujeitos interlocutores que buscam a significao dos significados (FREIRE, 1977, p.69). Para ns, Carlos Rodrigues Brando, com a pesquisa participante e, Boaventura de Sousa Santos, com o mtodo diatpico convergem para a mesma compreenso de inacabamento da realidade e incompletude do ser humano, encontrada no pensamento de Paulo Freire. Sem uma viso coletiva, compromissada com as classes populares e suas demandas sociais, a construo da cincia continuar a legitimar o poder das classes dominantes, naturalizando a sobreposio do conhecimento cientfico sobre os demais saberes da sociedade, mantendo as desigualdades sociais do pas e mundo.

Bibliografia
BRANDO, R. C. Pesquisa Participante. 4a ed. So Paulo: Brasiliense, 1984. GOHN, G. M. da G. Educao No-formal e Cultura Poltica: impactos sobre o associativismo do terceiro setor. 2a ed. So Paulo: Cortez, 2001. FREIRE, P. Extenso ou comunicao. 8a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985. ________, P. Pedagogia do Oprimido. 14a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. SANTOS, C.C. Trilhando outros caminhos. Monografia-graduao, Unicamp, 2005. ________, C. C. Relatrio de Estgio: Trilharestrias. Disciplina de Educao NoFormal - Unicamp, 2005. SANTOS, AZEVEDO, SILVA, H. L. ( orgs.). Novos Mapas Culturais, Novas Perspectivas Educacionais. Porto Alegre: Editora Sulina, 1996. SANTOS, S. B. A Crtica da Razo Indolente: contra o desperdcio da experincia. 4a ed. So Paulo: Cortez, vol. 2001. HARPER, B. Cuidado Escola: desigualdades, domesticao e algumas sadas. So Paulo: Brasiliense, 1980. FORUM DE PR-REITORES DE EXTENSO DAS UNIVERSIDADES PBLICAS BRASILEIRAS E SESU / MEC. Plano Nacional de Extenso, 2000 / 2001.

Potrebbero piacerti anche