Sei sulla pagina 1di 16

Metodologia

Prof. Prof Antnio Luiz Arquetti Faraco Jr Jr.


Mestre em Cincia Poltica (UFMG), especialista em Cincia Poltica (UFMG), especialista em Sociologia (UFJF), atualmente cursando o mdulo de Metodologia Quantitativa em Cincias Humanas vinculado aos cursos d mestrado e d de d doutorado em S i l i e Ci i P l i d Sociologia Cincia Poltica da UFMG. Scio efetivo da Associao Brasileira de Cincia Poltica (ABCP). Coordenador do Centro de Pesquisa e Extenso (Faculdade Pitgoras Divinpolis). Professor com passagem na graduao e/ou ps-graduao d seguintes i tit i d das i t instituies: UFMG FUMEC UFMG, FUMEC, Faculdades Santa Marcelina, FADOM, UNIFOR, Universidade de Itana, Faculdade Pitgoras. Ex-bolsista do CNPq e da CAPES. Excoordenador do Departamento da Biblioteca e Arquivo Municipal de Muria, MG. C M i MG Consultor Poltico. P lt P lti Pesquisador. E i d Ex-assessor parlamentar. Secretrio Municipal de Planejamento e Gesto de Divinpolis, MG.

O que mtodo?
O mtodo o conjunto das atividades

sistemticas e racionais que, com maior i t ti i i i segurana e economia, permite alcanar o objetivo ( bj ti (conhecimentos vlidos e h i t lid verdadeiros) traando o caminho a ser seguido, d t t d erros e auxiliando id detectando ili d as decises do cientista.

Prof. Antnio Luiz Arquetti Faraco Jr.

A metodologia como parte do projeto de pesquisa


Na metodologia deve-se procurar responder a pergunta:

Como se pretende fazer a p q p pesquisa?

O pesquisador dever anunciar o tipo de pesquisa

(formulador, descritivo ou exploratrio) que empreender e as ferramentas que mobilizar para tal (Cf. Moraes, 1998, p. 8-10 ). "Trata-se de explicitar aqui se se trata de pesquisa emprica, emprica com trabalho de campo ou de laboratrio de laboratrio, pesquisa terica ou de pesquisa histrica ou se de um trabalho que combinar, e at que ponto, as varias formas de pesquisa. Diretamente relacionados com o tipo de pesquisa sero os mtodos e tcnicas a serem adotados." (Severino, 1996, p. 130)
Prof. Antnio Luiz Arquetti Faraco Jr. 3

A metodologia como parte do projeto de pesquisa


O pesquisador dever esboar a

trajetria que seguir ao longo de sua atividade de pesquisa. Para tanto dever destacar:

1) os critrios de seleo e a localizao ; das fontes de informao; 2) os mtodos e tcnicas utilizados para a coleta de dados; 3) os testes previamente realizados da tcnica de coleta de dados.
Prof. Antnio Luiz Arquetti Faraco Jr. 4

Tipos de estudos
Na metodologia voc dever definir seu tipo de estudo: Estudos exploratrios, quando no se tem informao sobre determinado tema e se deseja conhecer o fenmeno. Estudos descritivos, quando se deseja descrever as caractersticas de um fenmeno. Estudos explicativos, quando se deseja p ,q j analisar as causas ou conseqncias de um fenmeno.
Prof. Antnio Luiz Arquetti Faraco Jr. 5

Pesquisa quantitativa x pesquisa qualitativa

Quantitativa

Qualitativa

+ objetivo e rigoroso (procedimentos estatsticos); presena de mecanismos de controle durante o processo investigatrio; regras de p g procedimento q que possibilitam a previso das etapas da investigao; representatividade estatstica amplia credibilidade; concluses permitem l it generalizao dos resultados; resultados alcanados suportam a formulao de leis, explicaes gerais, em funo da regularidade do fenmeno investigado. Ex: survey. y

rejeitam quantificao procurando entender o fenmeno em sua especificidade; nfase na interpretao e na compreenso, pautados pela observao e d b descrio i densa; valoriza a intensidade em detrimento da idia de quantidade. quantidade Ex: abordagem qualitativa idealista, abordagem fenomenolgica hermenutica, mtodo etnogrfico, monogrfico, funcionalista, estudo de caso, pesquisa-ao.

Prof. Antnio Luiz Arquetti Faraco Jr.

Dados dependem do tipo de pesquisa e da tcnica empregada


Ao contrrio do que geralmente se pensa, dados no so

necessariamente expressos em nmeros e processados estatisticamente. estatisticamente O tipo de dados coletados durante a pesquisa depende do tipo de estudo realizado. Eles tanto podem ser o resultado de: 1 pesquisa experimental; 1. 2. pesquisa bibliogrfica; 3. pesquisa documental; 4 estudos de campo; 4.

entrevista; questionrios e formulrios; observao sistemtica;

7. estudo de caso; 8. relatrios de estgio.


Prof. Antnio Luiz Arquetti Faraco Jr. 7

Tipos de mtodos
Comparativo;

Histrico; Hi t i Tipolgico;

Estatstico (anlise de dados); Experimental; Anlise de contedo; Estudo de caso; Observao participante; Survey.
Prof. Antnio Luiz Arquetti Faraco Jr. 8

Mtodos que proporcionam as bases lgicas da investigao (mtodos de abordagem)


Indutivo: parte do particular para o geral, das

constataes mais particulares s leis e teorias; Dedutivo: parte do geral para o particular, ou das teorias e leis explicao de fenmenos particulares; Hipottico-dedutivo: Inicia pela percepo de uma lacuna Hipottico dedutivo: nos conhecimentos. Formulao de hipteses para explicao de problemas. Testes das hipteses pelo p ocesso processo de inferncia dedut a Enquanto o mtodo e c a dedutiva. qua to todo dedutivo tenta a todo custo confirmar a hiptese, o mtodo hipottico-dedutivo procura evidncias empricas q podem derrubar as hipteses. que p p

Prof. Antnio Luiz Arquetti Faraco Jr.

Dialtico: Aplicada aos fenmenos

historicamente produzidos, a dialtica cuida de produzidos apontar as contradies constitutivas da vida social que resultam na negao de uma q g determinada ordem. Os defensores da perspectiva dialtica vem nas contradies o motor da mudana social e da histria. Para estes, um fenmeno social deve ser submetido crtica de modo que suas potencialidades possam ser reveladas e, assim, atualizadas numa forma mais evoluda.
Prof. Antnio Luiz Arquetti Faraco Jr. 10

Dialtica idealista (Hegel)

Dialtica materialista (Marx e Engels)

Hegel, sendo um idealista, considera que so as A importncia primeira dada matria: o mudanas do esprito que provocam as da matria. pensamento e o universo esto em perptua Existe primeiramente o esprito que descobre o mudana mas no so as mudanas das idias que mudana, universo, pois este a idia materializada. O determinam as das coisas. As idias modificam-se esprito e o universo esto em perptua mudana, porque as coisas se modificam. mas as mudanas do esprito que determinam as da matria.

Prof. Antnio Luiz Arquetti Faraco Jr.

11

Fenomenolgico: no se preocupa com algo

desconhecido que se encontre atrs do fenmeno; s visa o dado sem querer decidir se este dado uma dado, realidade ou uma aparncia: haja o que houver, a coisa est a. Consiste em mostrar o que dado e em esclarecer esse dado. No explica mediante leis nem deduz a partir de p c p os, as considera ed ata e te princpios, mas co s de a imediatamente o que est presente conscincia, o objeto. A fenomenologia ressalta a idia de que o mundo criado pela conscincia, o que implica o reconhecimento da importncia d sujeito no processo d construo d d i i do j i da do conhecimento.

Prof. Antnio Luiz Arquetti Faraco Jr.

12

Mtodos que indicam os meios tcnicos da investigao


Experimental: submete os objetos de estudo a condies de

controle para que as variveis possam ser mensuradas, conhecidas e/ou evidenciadas considerado o mtodo evidenciadas. cientfico por excelncia; Observacional: baseia-se na observao do fenmeno. Podese afirmar que este mtodo muito utilizado em conjunto com outros mtodos; t t d Comparativo: baseia-se em comparaes de todo tipo (de indivduos, classes, fenmenos, pases, etc...) no tempo e no espao; p ; Estatstico: aplicao da estatstica e da probabilidade na explicao cientfica; Monogrfico: o estudo de um caso em profundidade pode ser considerado representativo d muitos outros ou mesmo d id d t ti de it t de todos os casos semelhantes. Esses casos podem ser indivduos, instituies, grupos, comunidades, etc.; Tipolgico: cria tipos ideais p p g p para explicao da realidade. p
Prof. Antnio Luiz Arquetti Faraco Jr. 13

Teorias de referncia (exemplos)


Funcionalismo; Estruturalismo; Materialismo histrico; ; Etnometodologia; Individualismo metodolgico (escolha

racional, teoria das oportunidades, etc.); B h i i Behaviorismo; Interacionismo simblico, entre outras.
Prof. Antnio Luiz Arquetti Faraco Jr. 14

Tipos de tcnicas de coleta de dados


Estatstica; Observao; Entrevista; ; Questionrio/Formulrio; Escalas; Testes; Utilizao de documentos; Entre outros.
Prof. Antnio Luiz Arquetti Faraco Jr. 15

Variveis Quantitativas e Qualitativas


Quantitativas:

Discreta: nmeros inteiros, sem fraes, como em contagens. Constituem um conjunto finito. Ex.: nmero t C tit j t fi it E de filhos, idade em anos completos. Contnua: nmeros que podem assumir valores fracionrios. fracionrios Normalmente tm intervalo de valores conhecido, mas um conjunto infinito de valores possveis. Ex.: estatura, peso. Categrica nominal: categorias, sendo que cada categoria independente, sem relao com as outras. Ex.: raa, nacionalidade, religio. Categrica di l C t i ordinal: categorias, sendo que cada t i d d categoria mantm uma relao de ordem com as outras que pode ser ou no regular. Ex.: escolaridade, classe social.
Prof. Antnio Luiz Arquetti Faraco Jr. 16

Qualitativas:

Potrebbero piacerti anche