Sei sulla pagina 1di 40

Princpios de medicina tradicional chinesa

Diego Luiz Silva de Castro

Conceitos fundamentais
Yin Yang Cinco elementos Substncias fundamentais

Yin - yang
Oposio Interdependncia Consumo mtuo Intertransformao Infinita divisibilidade Clique para editar o texto mestre
Segundo nvel

Terceiro nvel
Quarto nvel Quinto nvel

Yin yang no corpo humano


Estrutura morfolgica
Yin Parte inferior do corpo Interior Regio ventral Zang (rgos) Aspecto medial dos membros Exterior Regio dorsal Fu (vsceras) Aspecto lateral dos membros Yang Parte superior do corpo

O homem tem uma forma fsica que inseparvel de yin e yang

Yin yang no corpo humano


Funes fisiolgicas

YIN
Substncias nutrientes

YANG
Atividades funcionais

Produo de mais substncias que iro suprir as atividades funcionais do corpo humano.

Quando o yin est estabilizado e o yang bem conservado, o esprito estar em harmonia; a separao do yin e yang causar

Yin - yang no corpo humano


Mudanas patolgicas no corpo humano

O surgimento de fenmenos fisiopatolgicos no corpo humano segundo a medicina tradicional chinesa so gerados por desequilbrio de yin e yang. Um desequilbrio entre yin e yang leva a um padro de excesso ou deficincia de um dos dois.

Yin yang no corpo humano


Yin e yang no diagnstico clnico
Uma das principais formas de diagnstico na MTC a diferenciao entre os 8 princpios, e esta totalmente baseada nos princpios yin e yang. Yin Interior Frio Deficincia Exterior Calor Excesso Yang

Aps a anlise desses seis fatores os dois ltimos so avaliados, estes so o yin e yang, assim um tratamento mais preciso e eficaz.

Os cinco elementos
A partir da anlise observacional da natureza o homem passou a perceber que tudo estava inter-relacionado. Os cinco elementos marca o incio da medicina cientfica. Os cinco elementos esto relacionados tanto no macrocosmo (natureza) quanto no microcosmo (homem)

Os cinco elementos O ciclo de gerao (relao me-filho)


Fogo

Madeira

Terr a

gua

Metal

Os cinco elementos ciclo de controle e ciclo de excesso de trabalho


Fogo

Madeira

Terr a

gua

Metal

Os cinco elementos ciclo de leso (relao av-neto)


Fogo

Madeira

Terr a

gua

Metal

Os cinco elementos
5 elementos rgos gua Madeira Fogo Terra Metal Rim Fgado Corao Bao P. Pulmo Vsceras Bexiga Vescula Biliar I.Delgado Estmago I.Grosso O.Sentidos Ouvidos Olhos Lngua Boca Nariz Tecidos Ossos Tendes e ligamentos Vasos Msculos Emoes Medo Raiva Alegria Som Gemido Grito Riso Choro

Preocupao Gemido

Pele e pels Melancolia

MADEIRA
Sabor: cido Direo: Leste Perodo do dia: Manh Perodo do ano: Primavera Clima: Vento Meridianos: do Fgado e da Vescula Biliar Horrio privilegiado: das 23 s 3:00 rgos: Fgado e Vescula Biliar rgo Sensvel: Olhos Glndulas endcrinas: Gnadas (testculos e ovrios) Partes governadas: Tendes, ligamentos Orifcios: dos Olhos

FOGO
Sabor: Amargo Direo: Sul Perodo do dia: Meio-dia Perodo do ano: Vero Clima: Quente Meridianos: Pericrdio e Triplo Aquecedor Horrio privilegiado: das 11 s 15:00 / 19 s 23:00 rgos: Corao e Intestino Delgado rgo Sensvel: Lngua Glndula endcrina: Pituitria (Hipfise) Partes governadas: Vasos Sangneos Orifcios: Ouvidos

TERRA
Sabor: Doce Direo: Centro Perodo do dia: Comeo da tarde Perodo do ano: Final do Vero Clima: mido Meridianos: Estmago e Bao-Pncreas Horrio privilegiado: das 7 s 11:00 rgos: Estmago, Bao e Pncreas rgo Sensvel: Boca Glndula endcrina: Timo Parte governada: Lbios Orifcios: Boca

METAL
Sabor: Picante, Acre Direo: Oeste Perodo do dia: Anoitecer Perodo do ano: Outono Clima: Seco Meridianos: Pulmo e Intestino Grosso Horrio privilegiado: das 3 s 7:00 rgos: Pulmo e Intestino Grosso rgo Sensvel: Nariz Glndula endcrina: Tireide Parte governada: Pele Orifcios: Nariz

GUA
Sabor: Salgado Direo: Norte Perodo do dia: Noite Perodo do ano: Inverno Clima: Frio Meridianos: Rins e Bexiga Horrio privilegiado: das 15 s 19:00 rgos: Rins e Bexiga rgo Sensvel: Orelhas Glndulas endcrinas: Adrenais Partes governadas: Osso, Medula, Crebro Orifcios: Genitais, Uretra, nus

FOGO:
Face avermelhada, cabea pontuda e pequena ou queixo proeminente, cabelos ondulados ou pouco cabelo, mos pequenas e andar rpido.

Clique para editar o texto mestre Segundo nvel Terceiro nvel Quarto nvel Quinto nvel

FOGO: Fina e longa, elstica, dedo em gatilho, unhas de secretria (comprida e alongada).

Caracterizadas por um extraordinrio entusiasmo, por uma imensa autoconfiana e, acima de tudo, por uma inacreditvel reserva de energia empreendedora. Necessitam de muita liberdade de ao para que possam direcionar suas poderosas foras de forma construtiva. So essencialmente movidas por emoes e idias, detestam ser contestadas pelo uso da razo e do bom senso. No seu aspecto mais negativo, tendem a ser criaturas exageradamente autocentradas e egostas. Raramente so mal-intencionadas, mas a falta de autocontrole pode lev-las a causar danos s pessoas mais sensveis ou vulnerveis.

Dinmicas e impacientes, fazem o possvel e o impossvel para que seus planos pioneiros dem certo, e no medem esforos para que seus desejos sejam satisfeitos. Essas pessoas transmitem alegria de viver e energia luminosa a todos sua volta, o que acaba fazendo com que sejam sempre o centro das atenes. Caso no se envaideam com isso, so capazes de ajudar muito queles que necessitam de motivaes exteriores. Possuem um incontestvel poder de cura, principalmente quando aprendem a valorizar a vida alheia, assim como valorizam a prpria, quando desenvolvem, pela maturidade, a compreenso e a pacincia to necessria no relacionamento cotidiano.

TERRA
Compleio escura e corpo obeso, cabea e barriga grandes, coxas fortes e mandbula larga. Andam sem levantar muito o p.

Clique para editar o texto mestre Segundo nvel Terceiro nvel Quarto nvel Quinto nvel

TERRA: Mo curta, unha curta e triangular, dedos curtos, 1 linha na falange, forma de pera (gordinha), rosto quadrado, risada forte.

O elemento Terra confere s pessoas uma personalidade bastante firme e constante. So pessoas capazes de planejar, organizar e administrar, com muita eficincia, todas as reas que lhe tragam segurana afetiva e material. Tanto os assuntos de dinheiro como aqueles relacionados com a famlia e com as prprias razes so tratados com inigualvel prudncia e bom senso pelos nativos de Terra. A exemplo da gua, a Terra de natureza passiva. Mas nem por isso mais frgil e delicada. Pelo contrrio, ela d as pessoas sob sua influncia uma rara persistncia e capacidade de ao. Baseando-se mais nos "fatos" e nas "formas", so capazes de desenvolver uma incrvel autodisciplina, usada na luta por seus objetivos de forma prtica e concreta.

Srios,cautelosos e um tanto convencionais, sentem-se seriamente ameaados pelas mudanas, sejam elas em nvel fsico, intelectual ou social. Preferem viver dentro de uma rotina programada, onde tudo possa ser previamente analisado e controlado, o que resulta num dos traos mais negativos desse elemento: a falta de imaginao e de espontaneidade. Quando aprendem a abrir-se para realidades menos concretas e cotidianas e quando valorizam os aspectos mais sentimentais e afetivos da vida, estes indivduos desenvolvem um extraordinrio esprito cooperativista e uma profunda percepo das necessidades bsicas das pessoas sua volta. Tornam-se, assim, criaturas inquestionavelmente amigas e confiveis.

METAL
Ombros largos e quadrados, face plida, triangular, corpo de constituio forte, andar lento e deliberado, voz forte.

Clique para editar o texto mestre Segundo nvel Terceiro nvel Quarto nvel Quinto nvel

METAL: Mais comprida na palma do que nos dedos, unhas mais quadradas, pouca flexibilidade, patologias osteomioarticulares, temperamento contido, rgido. (fase anal controle).

As pessoas do elemento Metal possuem uma personalidade vigorosa e audaz. Seus fortes sentimentos fazem com que vivam vrias experincias e aventuras. So criaturas empreendedoras, que no medem esforos para atingir seus objetivos. Exageradamente obstinadas, raramente admitem estar erradas. Detestam mudar de opinio, mesmo quando intimamente reconhecem no estar com a razo. Senhora de seus destinos, gostam de lutar por sua independncia. Mesmo os mais intricados problemas so resolvidos de forma pessoal e, muitas vezes, incrivelmente criativa. So pessoas que seguem seu prprio caminho em direo aos seus prprios objetivos e da sua prpria maneira.

Possuem um entusiasmo inabalvel e nunca se do por vencidas. No hesitam em seduzir as pessoas para que suas metas sejam alcanadas. Seu otimismo e coragem no raro causam transformaes muito positivas nas pessoas que com elas convivem. O amor pelo conforto, pelo luxo e pelo poder, motiva-as ainda mais na conquista de sua independncia, e no se importam muito em fazer pequenos sacrifcios e economias iniciais.

GUA
Face e corpo arredondados, face branca e macia. Adoram o movimento e sua espinha mais longa do que o normal.

Clique para editar o texto mestre Segundo nvel Terceiro nvel Quarto nvel Quinto nvel

GUA: Mo curta e encharcada, unha francesinha (meia-lua), ao puxar a pele do dedo a mesma demora a voltar, falange plana e edemaciada.

As pessoas de gua so dotadas de profunda sensibilidade e de uma extraordinria comunicabilidade. Altamente perceptivas, moldam suas idias e palavras s necessidades do momento. Com simpatia e estmulo, conseguem persuadir os outros a satisfazerem seus prprios desejos. Do mesmo modo como podem ser sensveis de forma simptica e positiva, podem tambm ser exageradamente vulnerveis. Neste caso, so muito influenciveis e magoam-se com tal facilidade que acabam transformando-se em criaturas instveis, inconstantes e inseguras. Todavia, esta predisposio no sinal de fraqueza. Possuem, mesmo assim, fora e capacidade de penetrao. Segundo um ditado chins: "A gua conquista pela docilidade; nunca ataca mas acaba sempre vencendo todas as batalhas".

Detestam as brigas e os ambientes onde reine a desarmonia. Procuram conciliar suas emoes internas ao meio ambiente. Por isso preferem a companhia de pessoas calmas, que transmitam uma sensao de confiana e proteo. Em geral, os devaneios ocupam grande parte do seu tempo, o que impede a realizao prtica de seus objetivos. Essa tendncia, no final, resulta em frustraes, pois as pessoas deste elemento sentem uma forte necessidade de segurana afetiva e material, que, quando no satisfeita, causa desequilbrios e tempestades emocionais.

MADEIRA
Face escura, corpo alto e esbelto, ombros largos. Caracterizados por ossos e tendes fortes. Devem apresentar costas retas e fortes.

Clique para editar o texto mestre MADEIRA: Segundo nvel Proporcional, rica em Terceiro nvel estrias e/ou linhas, Quarto nvel articulaes em forma Quinto nvel de n (do tronco da rvore), unhas proporcionais.

Elevado senso moral e de tica, tm facilidade em unir, de modo justo e sensato, as foras das outras pessoas em direo a um objetivo comum. Por essa razo, so em geral queridas e admiradas. Possuem uma habilidade prpria de expandir-se em vrias reas ao mesmo tempo. Graas sua personalidade executiva e organizada, so capazes de se dedicar s mais diversificadas atividades. As chances de serem bem-sucedidas so grandes, pois, alm de generosos e humanitrias, so expansivas, com tendncia ao pioneirismo e ao inusitado. Apreciam tudo o que estiver relacionado com a renovao e o progresso.

Diplomatas por natureza, so capazes de compreender e valorizar os esforos das outras pessoas, desde que estejam voltados para um bem comum e que tragam vantagens materiais a todos. Isto faz com que possam realizar projetos sociais e cientficos de grande vulto. A grande dificuldade encontrada pelas pessoas de Madeira reside no fato de que nem sempre conseguem direcionar seus objetivos de forma constante e precisa. Tendem expanso exagerada, esquecendo-se de pequenos detalhes prticos, o que acaba impedindo a realizao final dos seus projetos iniciais. Otimistas por natureza, no hesitam em superar os fracassos e em comear tudo de novo. Talvez at com mais entusiasmo do que antes.

Os cinco elementos e as relaes fisiopatolgicas no corpo


excesso

Metal
Leso

Madeira

Terra
Excesso de trabalho

Aplicao dos cinco elementos na MTC


Inter-relao entre os rgos e vsceras. Relaes patolgicas Diagnstico e tratamento

Os cinco elementos
As relaes fisiolgicas e fisiopatolgicas entre as estruturas corporais so todas baseadas nos cinco elementos, um sistema que pode ter um difcil entendimento mas quando utilizado de maneira eficaz muito til no diagnstico e tratamento.

Potrebbero piacerti anche