Sei sulla pagina 1di 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS FACULDADE DE PSICOLOGIA ESTGIO SUPERVISIONADO I PROFESSOR: SRGIO SCRATES BAAL DE OLIVEIRA ACADMICA: FERNANDA PRISCILLA

PEREIRA DA SILVA

O livro Cartas a um Jovem Terapeuta de autoria de Contardo Calligaris e escrito a partir de correspondncias entre o autor e dois terapeutas iniciantes, disserta acerca de psicoterapia (ou anlise para aqueles que assim preferem denominar), tentando responder questionamentos e trazendo reflexes acerca da profisso de psicoterapeuta e os demais aspectos considerados relevantes na formao e atuao deste profissional, o autor compartilha de sua vivncia profissional no sentido de contribuir para atuao destes aspirantes terapeuta e abrandar algumas de suas dvidas e ansiedades. De tal modo que a obra se constitui como interesse daqueles que j escolheram essa profisso, daqueles que o pretendem fazer ou que sustentem algum tipo de interesse pelo tema. A fim de ilustrar a riqueza do escrito, apresentamse algumas das ideias que merecem destaque no texto:
1. ... o psicoterapeuta no deve esperar a gratido de seus pacientes... (p.5)

O autor inicia a discusso sobre vocao profissional, trazendo que como um trao de carter de algum que deseja ser psicoterapeuta, deve ser o desprendimento relativo ao reconhecimento ou recompensa pelo seu trabalho. O autor deixa claro que para o sujeito terapeuta no deve ser crucial ser objeto de venerao amorosa, que caso assim o seja, o conselho dele que mude de profisso e que encontre algo lhe possa trazer maior felicidade, tendo em vista que a terapia funciona como um remdio que depois de causar o efeito esperado causar uma melhora dos sintomas, esquecido por no ser mais necessrio. O autor critica os terapeutas que de algum modo alimentam o amor e admirao dos pacientes, o que acaba por gerar uma situao de codependncia entre eles, (o terapeuta depende da admirao e o paciente de seu terapeuta). Estes terapeutas podem inclusive ser homens reconhecidos e renomados, lderes de organizaes psicanalticas, mas esto mais preocupados com a sua prpria ferida narcsica do que mesmo com a cura de seus pacientes, ocorrendo, portanto um deslocamento do objetivo central da terapia.

2. Um gosto pronunciado pela palavra e um carinho espontneo pelas pessoas, por

diferentes que sejam de voc [...] Uma extrema curiosidade pela variedade da experincia humana com o mnimo possvel de preconceito [...] Eu gostaria que o futuro terapeuta j tivesse, nessa variedade, uma certa quilometragem rodada [...] Uma boa dose de sofrimento psquico. (p. 10, 12, 14,16) O autor deixa de forma explcita que ser psicoterapeuta uma escolha que perpassa por um modo de vida, um olhar ante a vida e uma postura ante as pessoas de um modo geral, mesmo fora do ambiente teraputico. (1) Neste interim, menciona que importante estabelecer contato com o mais variado tipo de pessoas, principalmente pessoas diferentes das que participam do seu cotidiano e observar que tipo de reao isso desencadeou neles, incmodo ou naturalidade; isso seria uma prova profisso, pois quem deseja ser psicoterapeuta deve se dispor ao contato com os mais estranhos comportamentos, interessando-se de maneira sincera pelo que as pessoas manifestam e trazem. (2) Outro aspecto se relaciona a este, a abertura do terapeuta para os mais diversos tipos de experincias relatadas e vivenciadas pelos pacientes sem nenhum tipo de julgamento ou preconceito, aprovao ou reprovao moral, isso porque o que o paciente menos precisa ao procurar por ajuda de algum que o julgue. E este no a funo de terapeuta, tendo em vista que em seu cotidiano o paciente pode encontrar pessoas que o fazem at excessivamente. Para este profissional, portanto, o bem e o mal devem ser instncias relativas que se definem de acordo com a vida de cada sujeito. (3) Para que o terapeuta no esteja sempre a caracterizar as variadas condutas humanas como desvios, necessrio que ele j tenha vivenciado um nmero considervel de experincias, para que assim, seja capaz de apreciar a variedade das condutas humanas com respeito e afeio, admitindo a variedade, que ao menos em algum momento, j permeou sua prpria vida. (4) desejvel ainda que o terapeuta seja ele mesmo, por um bom tempo, tambm paciente, no que se deva seguir a risca a ideia de anlise teraputica, tendo em vista que esta somente uma simulao de terapia e funciona como um cumprimento de protocolo, o terapeuta deve estar em busca de resolver o (s) conflito (s) que possui.
3. Talvez um terapeuta ou um analista no tenham nunca o que propor a quem consegue

agir e perpetrar pequenos ou grandes horrores sem que sua subjetividade esteja envolvida (p.26)

O autor disserta sobre limites no aceite de pacientes e tem postura bastante sincera ao implicar-se em sua fala. E traz que o limite pessoal dele pode mesmo coincidir com um limite universal, qual seja, a impossibilidade de terapia queles sujeitos que no reconhecem a autoria de seus atos quando esto em grupos ou so levados por ideais de uma classe, no sentido de que essas pessoas funcionam como meros objetos cumpridores de ordens. Estes acontecimentos no so vivenciados nestes casos, como decises pessoais e estes sujeitos no conseguem, portanto, se reconhecer em suas atitudes e agem como se esse mundo em que cometem os horrores em nome da classe por que lutam fosse um mundo a parte que no fizesse parte de sua vida. Neste caso, a terapia no pode oferecer nenhum benefcio, tendo em vista que o objetivo principal da anlise que o sujeito se implique em suas atitudes e lute por uma tica do desejo, e isto no possvel quando se assume comportamentos em que o desejo anulado em nome da classe.
4. por isso que uma terapia leva tempo, porque antes de empurrar, preciso que esse

desejo consiga se manifestar um pouco (...) por isso bom que o terapeuta ou analista no tenha uma grande paixo pedaggica (p. 28) O autor evidencia que o aspecto mais importante de uma terapia deve ser o caminho em direo ao desejo do paciente, por isso, o terapeuta deve tentar da forma mais intensa quanto possvel, renunciar seus impulsos pedaggicos e deixar que o paciente manifeste livremente seu desejo, para evitar o risco de empurrar o paciente a escolher o caminho que seria o mais adequado de acordo com os valores e preceitos do profissional, o que no contribui em nada com a cura do sujeito. Neste sentido, mais do que a vontade de ensinar, o importante a aceitao carinhosa da variedade dos comportamentos e das vidas com todas as suas diferenas permitindo que o paciente alcance o seu desejo e a cura da forma que lhe for mais caracterstica, bem como a pacincia para esperar que isso ocorra de acordo com o tempo de cada sujeito.
5. Se um terapeuta no enxergasse (mais) a intensidade e a originalidade do drama e da

tragdia por trs da eventual banalidade de cada vida que lhe contada, ele estaria precisando de reciclagem urgente (p. 39)

Tal citao se refere a postura que o terapeuta deve sempre ter em relao ao paciente. Evidencia que a experincia ajuda em muitos aspectos, mas interessante conservar alguns aspectos do esprito iniciante, como a ateno verdadeiramente direcionada e a considerao da intensidade e originalidade de cada tragdia e histria que se apresenta para ele dentro do espao teraputico, mantendo a curiosidade, a vontade de escutar e o carinho verdadeiro por cada sujeito em atendimento. Para que desta forma se possa construir o relacionamento de confiana entre o paciente e o terapeuta, o que se constitui, de forma espontnea no ser verdadeiro do terapeuta.
6. ... o afeto que uma paciente pode sentir por seu terapeuta fruto de uma espcie de

qiproc. (p.45) O autor traz neste item denominado Amores teraputicos o conceito de amor de transferncia, em que diz que o termo sugere que o afeto, por mais que seja genuno, sincero e, s vezes, brutal, teria sido transferido, transplantado. Nestes casos, o terapeuta jamais deve alimentar este sentimento j que trata-se de um grande engano, tendo em vista que a paciente se apaixona pela idealizao do terapeuta, vendo este como nico capaz de transform-la e faz-la feliz, um afeto que se enderea ao terapeuta por procurao, enquanto seu verdadeiro alvo estaria alhures, na vida ou na lembrana do paciente. E sabemos que o terapeuta no quem a paciente imagina, e este sentimento pode ento conduzir a uma profunda decepo. No caso do terapeuta aceitar vivenciar o amor de um paciente, o autor supe trs explicaes (1) uma fantasia de abuso, onde ele detm o poder sobre a paciente e no analisa nem aconselha, mas dirige, manda e goza com seu poder; (2) trata-se de terapeuta que se apaixone pela paciente por estar seduzido pela idealizao de sua pessoa, na verdade uma vtima de uma obstinada esperana de voltar a ser o nen que no passado teria feito sua me absurdamente feliz e (3) a terceira possiblidade seria a nica que no resultaria em tragdia, seria o caso do terapeuta se apaixonar por sua paciente e ela por ele (sem aquele ocupar o lugar idealizado de remdio para todos os males e esta ser a vtima ante o poder do mestre), mas esses encontros so to raros que quando passam a acontecer em srie, sugerem que o terapeuta esteja precisando de terapia.

7. Uma pea-chave da formao de um psicoterapeuta o tratamento ao qual ele mesmo

se submete. (...) uma formao policiada para ficar circunscrita a uma prtica s e ao ensino que lhe corresponde est levando geraes de terapeutas e analistas a valorizar no o compromisso com os pacientes, mas a reproduo e a preservao da doutrina na qual se formaram (p.55) No que se refere formao, o autor afirma que o essencial desta se dar depois da faculdade ou fora dela, nos estudos, alm do prprio tratamento a que se submete, que deve ter objetivo de levar o terapeuta a se deparar com a complexidade de suas motivaes, sintomas e fantasias conscientes e inconscientes, fazendo uma crtica a cultura de formao em que se enfatiza a terapia didtica para fins nicos de reproduo doutrinria, deixando a segundo plano o cuidado e a ateno aos pacientes.

8. ... para curar direito, o terapeuta no deve se apressar... (p. 73)

No que se refere cura, o autor evidencia que importante que o terapeuta respeite o tempo do paciente, entendendo a singularidade de sua experincia, comenta sobre o caminho traioeiro da impacincia e das percepes precipitadas que muitas vezes os psicoterapeutas possuem. Define ainda, o que seria a cura para a psicanlise, que nos se trata de ao fim do tratamento ser a mesma pessoa sem o sintoma inicial, mas que se constri um novo sujeito, ao fim do tratamento, -se um sujeito diferente daquele que entrou em terapia e que normalidade o sujeito ter a possibilidade de desenvolver suas potencialidades e que no tenha impedimentos de viver plenamente. O fim da terapia, o fim da dor, a dita cura isso tudo tem um preo, cujo valor real a mudana e muitas vezes ainda, a mudana que a terapia demanda por parte do sujeito pode ser desencadeadora de algum sofrimento ou desprendimento a qual o paciente no est inteiramente disposto a enfrentar, fato que o terapeuta deve respeitar, levando em conta o tempo e funcionamento de cada sujeito.

9. Uma prtica e uma disciplina tm seus dias contados se perdem o rumo de sua

utilidade social para se preocuparem apenas com sua prpria reproduo (p.97)

Neste comentrio, o autor levanta uma crtica mais uma vez ao modo como se acostumou a vivenciar a formao de terapeutas. Mencionando que a ideia de que qualquer pessoa que terminasse a anlise seria uma analista foi a soluo para diversos problemas, pois assim, aumentou em muito o numero de pacientes, que tambm tornaram-se alunos das escolas, provendo o seu sustento; criou-se a possibilidade de uma profisso para os estudantes de humanas que estavam prometidos ao desemprego. Mas que isso afastou a psicanlise de seu projeto teraputico, assumindo o curar um papel suprfluo e acessrio no caminho de reproduo da prpria psicanlise, isso se refletiu tambm nas produes exacerbadas e muitas vezes incompreensveis sobre temas repetidos e debatidos. O autor faz questo de enfatizar mais uma vez que o compromisso da clnica psicanaltica no deve ser com a psicanlise, nem com nenhum terico, mas com as pessoas que confiam e trazem suas queixas para o consultrio.
10. Para estabelecer sua clnica, vale esta mxima: se seu compromisso for com os

pacientes, no se preocupe, eles vo acabar sabendo. (p. 98) No que se refere a questo do que fazer para que os pacientes cheguem ao seu consultrio, o autor refora que se o terapeuta vivenciar a profisso movido pela considerao principalmente pelo paciente isso acontecer naturalmente, tendo em vista que assim se constitui uma prtica diferenciada e chegar ao conhecimento daqueles que buscam um atendimento respeitoso. Vale aqui ressaltar que a clnica deve ser pautada na tica do desejo, que o terapeuta deve ser um profissional que preze pelo desejo de seu paciente, sem contundo implicar-se nesse desejo.

11. [Essas so] Questes que, quase sempre, embora sejam objetos de reflexes tericas

complexas, merecem ser resolvidas com uma dose certa de bom senso (p.105) No tpico relativo a questes prticas da terapia o autor mostra que antes de mais nada, o terapeuta deve ter bom senso na resoluo de problemas que muitas vezes podem ser simples, mas que se forem extremamente racionalizados e teorizados, tornam-se dilemas interminveis. importante deixar claro que o atendimento psicoterpico de orientao psicanaltica

vivenciado de acordo com a estilstica de cada terapeuta, de modo tambm, que a forma como se fecha o contrato e outras questes mais da terapia deve ser construdo e vivenciado de acordo com a relao estabelecida entre paciente e terapeuta, pautado sempre no bem estar do paciente e no bom andamento da terapia.
12. A descrio neurocientfica de nossa atividade cerebral no altera nem um pouco as

condies de nossa experincia(p.131) No que se refere disputa entre psicoterapia ou psicanlise e a biopsiquiatria ou neurocincias, o autor menciona ser um embate intil, visto que os dois conhecimentos devem se somar e o saber de um no anula a validade do outro. E modo que os dois tipos de conhecimentos deveriam convergir na busca pela cura. Pode-se descrever a atividade neuronal de uma experincia e at mesmo encontrar um neurnio da subjetividade, mas isso no modifica a experincia e vivncia subjetiva. Assim, a associao entre estas descries e clnicas seria de grande benefcio para o tratamento dos pacientes.
13. Os fatos de nossas vidas agem em ns pela histria em que se integram ou, melhor,

pela histria em que conseguimos ou no integr-lo (p.138) O autor menciona a ideia de trauma e a sua repercusso na clnica, de modo a dar importncia aos eventos da infncia ou do passado de modo geral na psicoterapia. Assim, define que a clnica tem duas faces, uma demolidora e outra construtora. A face demolidora desta cura se constitui na desconstruo de convices cristalizadas da histria que aprisiona o paciente em sintomas, que se mostram imbatveis. A face construtiva por sua vez, d conta de reinventar ou modificar um pouco a histria do paciente. Ou seja, importante evocar o passado em cada cura pois isso favorece a ressignificao de uma histria e porque os fatos atuais tomam sentido e relevncia a partir do passado dos sujeitos, o que serve tambm para amenizar a carga do futuro.
14. Prezo a qualidade da experincia vivida... (p. 152)

Calligaris faz meno qualidade da experincia vivida sem nenhum tipo de julgamento moral, mas sim funo da veemncia com a qual nos permitimos viver, ou seja, o importante no que os momentos doloridos sejam evitados, mas que sejam vivenciados em todos seus aspectos. O terapeuta no deve ver seu trabalho como uma forma de autoanlise referente a uma queixa pessoal, mas antes precisa ter o intuito de ajudar o paciente a viver todos os momentos e deguste da vida intensamente, para que ao fim, consiga dizer que a trajetria foi boa.
15. Voc me pergunta qual seria minha ltima recomendao. Aqui vai: seja humilde.

(p. 154) Ao finalizar o livro, Calligaris responde a um ltimo questionamento. Como concluso, ele traz para aqueles que desejam tornarem-se psicoterapeutas ou que j atuam na rea da clnica psicanaltica o conselho de ser sempre humilde. Esta humildade no se refere as possibilidades de cura e resultados esperados do trabalho, mas antes o desprendimento de seus valores e opinies pessoais em prol das condies trazidas por seus pacientes. Ainda que se pense que o paciente ao procurar ajuda tem que estar disposto a mudar, a mudana decorrente de um longo processo, deve ser construda nas relaes do paciente nos mais diversos contextos, alm de ser, muitas vezes desencadeadora de algum sofrimento, por isso no deve haver imposio. Cada paciente sujeito com sua historia e todas suas peculiaridades, frente as quais o terapeuta deve adotar uma postura respeitosa e humilde, buscando sempre a melhor forma de cura para ele, da a relevncia da psicanlise em curar sofrimentos e transformar pessoas.

Potrebbero piacerti anche