Sei sulla pagina 1di 7

Ficha de Informaes de Segurana do Produto Qumico

Dow Brasil Sudeste Industrial Ltda.


Nome do Produto: VORANOL* 3943A POLIOL COPOLIMERO Data de Emisso: 11.12.2007 Data da impresso: 07 Jan 2009

Dow Brasil Sudeste Industrial Ltda. e suas subsidirias incentivam e esperam que toda essa FISPQ seja lida e compreendida, pois contm informaes importantes. Espera-se que as precaues aqui contidas sejam seguidas, a menos que suas condies de uso requeiram mtodos ou aes alternativas apropriadas.

1.

Identificao do Produto e da Empresa

Nome do Produto VORANOL* 3943A POLIOL COPOLIMERO

IDENTIFICAO DA COMPANHIA Dow Brasil Sudeste Industrial Ltda. Uma Subsidiria da The Dow Chemical Company Av. Santos Dumont, 4444 Guaruj - Bairro Conceiozinha, SP 11400-000 Brasil Telefone para informaes: (5511) 5188-9222

NMERO DO TELEFONE DE EMERGNCIA


Contato de emergncia 24 horas: Contato de Emergncia Local: (55 13)3358-8226 (55) 13- 3358-8226

2.

Composio e informaes sobre os ingredientes

Este produto um preparado.

Componente

CAS #

Quantidade

Polmero de glicerol, xido de propileno, xido de etileno, 57913-80-1 >= 35,0 - <= 45,0 % estireno e acrilonitrila Polmero de xido de etileno, xido de propileno e glicerol 9082-00-2 >= 50,0 - <= 60,0 % Para identificar o componente que determina o perigo do produto no critrio de transporte, favor consultar a sua classificao na Seo 14.

3.

Identificao de perigos

Reviso geral de emergncia

(TM)*Marca registrada da The Dow Chemical Company ("Dow") ou de uma afiliada da Dow Pgina 1 de 7

Nome do Produto: VORANOL* 3943A POLIOL COPOLIMERO

Data de Emisso: 11.12.2007

Cor: branco a cinza Estado fsico: lquido Odor: Inodoro Perigos do produto: CUIDADO! Pode causar irritao nos olhos. Isolar a rea. Fumos txicos podem ser liberados em um incndio.

Efeitos potenciais a sade


Contato com os olhos: Pode provocar uma ligeira irritao ocular temporria. Pode causar leso leve e transitria na crnea. Contato com a pele: No provvel que uma exposio prolongada cause irritao significante na pele. Pode causar efeito mais severo se a pele estiver ferida (arranhada ou cortada) Absoro pela Pele: improvvel que o contato prolongado com a pele provoque a absoro de quantidades perigosas. Sensibilizao da Pele: Para esta famlia de materiais, os estudos da sensibilizao realizados em cobaias deram negativo. Inalao: A exposio ao vapor em temperatura ambiente mnima devido a baixa volatilidade; improvvel que uma nica exposio seja perigosa. Ingesto: Reduzida toxicidade se for ingerido. So improvveis leses pela ingesto acidental de pequenas quantidades do produto; entretanto a ingesto de quantidades maiores pode causar leses.

4.

Medidas de primeiros socorros

Contato com os olhos: Irrigar muito bem os olhos com gua durante vrios minutos. Retirar as lentes de contato passados os primeiros 1-2 minutos e continuar irrigando durante alguns minutos mais. Se houver efeitos, consultar um mdico, de preferncia um oftalmologista. Contato com a pele: Lavar a pele com gua abundante. Inalao: Deslocar a pessoa para o ar puro; se houver efeitos, consultar um mdico. Ingesto: Se ingerido, procurar atendimento mdico. No induzir ao vmito a no ser sob orientao mdica. Notas para o mdico: No h antdoto especfico. O tratamento exposio deve ser dirigido para o controle dos sintomas e do estado clnico do paciente.

5.

Medidas de combate a incndio

Meios de extino: gua nebulizada ou "spray" fino. Extintores de incndio de p qumico seco. Extintores de gs carbnico. Espuma. No usar gua em jato slido. Pode espalhar o fogo. So preferidas as espumas resistentes a lcool (tipo ATC). As espumas sintticas de uso geral (incluindo AFFF) ou espumas de protena podem funcionar, mas sero menos eficazes. Neblina de gua aplicada suavemente, pode ser usada como uma almofada para extinguir o incndio. Procedimentos de combate ao incndio: Mantenha as pessoas afastadas. Isole a rea de riscos e impea a entrada desnecessria. Utilize gua nebulizada para resfriar recipientes expostos ao fogo e s zonas afetadas pelo incndio at que o fogo e o perigo de reignio estejam extintos. Combata o incndio de local protegido ou a uma distncia segura. Considere o uso de mangueiras controladas a distncia. Retirar imediatamente todo pessoal da zona em caso de som proveniente do dispositivo de alvio ou descolorao do recipiente. No use um jato pleno de gua. Pode alastrar o fogo. Mova o container da rea de fogo se isso puder ser feito sem perigo. Para proteger pessoal e minimizar danos, os lquidos inflamados podem ser removidos atravs de lavagem com gua. Neblina de gua aplicada suavemente, pode ser usada como uma almofada para extinguir o incndio. Equipamento de proteo especial para bombeiros: Usar aparelho autnomo de respirao de presso positiva e vesturio de proteo de combate a incndios (incluindo capacete de combate a incndio, casaco, calas, botas e luvas). Se o equipamento de proteo pessoal no estiver disponvel ou no puder ser usado, combater o incndio de um local protegido ou de uma distncia segura. Pgina 2 de 7

Nome do Produto: VORANOL* 3943A POLIOL COPOLIMERO

Data de Emisso: 11.12.2007

Perigos incomuns de incndio e exploso: O recipiente pode sofrer ruptura devido gerao de gases numa situao de incndio. A aplicao direta de um jato d' gua em lquidos quentes pode gerar vapor de forma violenta ou sua erupo. Produz-se um fumo denso durante a combusto deste produto. Produtos de combusto perigosos: Durante um incndio, o fumo pode conter o material original alm dos produtos de combusto de composio diversa que podem ser txicos e/ou irritantes. Os produtos de combusto podero incluir, no estando limitados a: xidos de nitrognio. Monxido de Carbono. Dixido de carbono. Produtos da combusto podem conter traos de: Estireno. Cianeto de hidrognio. Acrilonitrilo.

6.

Medidas de controle para derramamento ou vazamento

Aes a serem tomadas em caso de vazamento ou derramamento: Conter o material derramado se possvel. Absorva com materiais tais como: Terra. Areia. Serragem. Recolher em recipientes adequados e devidamente rotulados. Lavar o local do derramamento com gua. Consultar Seo 13, Consideraes de Eliminao, para informao adicional. Remoo de Fontes de Ignio: Afastar de fontes de ignio. Controle de Poeira: No aplicvel. Precaues pessoais: Isolar a rea. Utilizar equipamento de segurana apropriado. Para mais informao deve-se consultar a Seo 8, Controle de Exposio e Proteo Individual. Consultar a Seo 7, Manuseio, para precaues adicionais. No permitir que pessoas desnecessrias e no protegidas entrem na zona. O material derramado pode causar um perigo de queda. Precaues ambientais: Evitar a entrada no solo, valas, esgotos, cursos de gua e/ou gua subterrnea. Consultar Seo 12, Informaes Ecolgicas.

7.

Manuseio e armazenamento

Manuseio
Manuseio geral: Evitar contato com os olhos. Lavar bem aps o manuseio. Manter o recipiente fechado. Esse material higroscpico por natureza. Outras precaues: Os vazamentos desses materiais orgnicos em isolamentos fibrosos quentes podem levar diminuio das temperaturas de auto-ignio, possivelmente resultando em combusto espontnea.

Armazenamento
Proteger da umidade atmosfrica. Armazenar em local seco. Evite exposio prolongada ao calor e ao ar. Utilize os seguintes materiais para armazenar: Ao carbono. Ao inoxidvel. Polipropileno. Container revestido de polietileno. Teflon. Container revestido de vidro. Alumnio. Recipiente revestido com Plasite 3066. Recipiente revestido com Plasite 3070. Ao inoxidvel 316. Consultar a seo 10 para mais informaes especficas. Prazo de validade: use Temperatura de dentro de armazenagem: 24 Meses 15 - 35 C

8.

Controles de exposio e proteo individual

Limites de exposio
No estabelecido.

Proteo individual
Proteo dos olhos/face: Utilize culos de segurana. Proteo da pele: Utilize vesturio limpo para o corpo inteiro com mangas compridas. Proteo das mos: Se as mos forem cortadas ou arranhadas, usar luvas quimicamente resistentes a este material, mesmo no caso de exposies curtas. Usar luvas quimicamente Pgina 3 de 7

Nome do Produto: VORANOL* 3943A POLIOL COPOLIMERO

Data de Emisso: 11.12.2007

resistentes a este material quando houver a possibilidade de um contato prolongado ou frequentemente repetido. Entre os exemplos de materiais de barreira preferidos para luvas incluem-se: Borracha de butila. Polietileno. Neopreno. Borracha natural ("latex"). Policloreto de vinila ("PVC" ou "vinil"). Borracha de Nitrila/butadieno ("nitrlica" ou "NBR"). lcool polivinlico ("PVA"). lcool etil vinlico laminado ("EVAL"). NOTA: a escolha de uma luva especfica para aplicao e durao particulares de uso em local de trabalho tambm deve levar em considerao todos os fatores do local de trabalho relevantes, tais como, mas no limitado a: outros agentes qumicos que podem ser manuseados, requerimentos fsicos (proteo contra cortes/ perfurao, destreza, proteo contra calor / frio), potencial de reao do corpo aos materiais da luva, bem como as instrues/especificaes fornecidos pelo fornecedor da luva. Proteo Respiratria: No necessria proteo respiratria. Ingesto: Pratique a boa higiene pessoal. No consuma ou armazene comida na rea de trabalho. Lave as mos antes de fumar ou comer.

Medidas de controle de engenharia


Ventilao: Na maioria das vezes, uma boa ventilao geral deve ser suficiente. Para algumas operaes pode ser necessrio um sistema de ventilao local.

9.

Propriedades Fsicas e Qumicas


lquido branco a cinza Inodoro > 169 C Copo Fechado (PMCC) Inferior: Os dados do teste no esto disponveis Superior: Os dados do teste no esto disponveis Os dados do teste no esto disponveis Bibliografia desprezvel na temperatura ambiente Bibliografia se decompe antes da ebulio. >1 Bibliografia > 1,00 Bibliografia Os dados do teste no esto disponveis Os dados do teste no esto disponveis Bibliografia insolvel No aplicvel. Os dados do teste no esto disponveis

Estado fsico Cor Odor Ponto de fulgor - Copo Fechado Limites de inflamabilidade no ar Temp. de auto-ignio: Presso de vapor: Ponto de ebulio (760 mmHg) Densidade vapor (ar=1): Densidade especfica (H2O = 1) Ponto de congelamento Ponto de fuso Solubilidade na gua (por peso) pH: Viscosidade cinemtica

10.

Estabilidade e Reatividade

Estabilidade/instabilidade
Estvel sob condies de armazenagem recomendadas. Veja Armazenagem, Seo 7. Condies a evitar: O produto pode oxidar a temperaturas elevadas. A gerao de gases durante a decomposio pode causar presso em sistemas fechados. Materiais incompatveis: Evite contato com materiais oxidantes. Evitar o contato com: cidos fortes. Evite contato acidental com isocianatos. A reao de poliis e isocianatos gera calor.

Polimerizao Perigosa
No ocorrer por si mesmo.

Pgina 4 de 7

Nome do Produto: VORANOL* 3943A POLIOL COPOLIMERO

Data de Emisso: 11.12.2007

Decomposio trmica
Os produtos da decomposio dependem da temperatura, fornecimento de ar e presena de outros materiais. Os produtos da decomposio podem incluir, mas no esto limitados a: Dixido de carbono. lcoois. teres. Hidrocarbonetos. Cianeto de hidrognio. Cetonas. cidos orgnicos. Fragmentos de polmero. Estireno.

11.

Informaes toxicolgicas

Toxicidade aguda
Ingesto O DL50 por ingesto de uma nica dose oral no foi determinado. Estimado DL50, Rato > 2.000 mg/kg Absoro pela Pele A dose letal DL50 de absoro por via cutnea no foi determinada. Estimado DL50, Coelho > 2.000 mg/kg

Sensibilizao
Pele Para esta famlia de materiais, os estudos da sensibilizao realizados em cobaias deram negativo.

Toxicidade de Doses Repetidas


Com base nos dados disponveis, no esperado que exposies repetidas causem quaisquer efeitos adversos significativos.

Toxicidade gentica
Um material desta famlia testado foi negativo no teste Ames.

12.

Informaes ecolgicas

DISPOSIO QUMICA Mobilidade e bioacumulao


Para o(s) principal(ais) componente(s): No se espera haver bioconcentrao devido ao elevado peso molecular (PM maior que 1000).

Persistncia e degradabilidade
Para o(s) principal(ais) componente(s): Baseado nos guias do teste OECD limitado, este material no pode ser considerado como sendo de biodegradabilidade imediata; entretanto, esses resultados no significam, necessariamente, que o material no biodegradvel em condies ambientais.

ECOTOXICIDADE
Para o(s) principal(ais) componente(s): O material praticamente no txico para organismos aquticos em uma base aguda (CL50/EC50 > 100 mg/l nas espcies mais sensveis testadas).

13.

Consideraes sobre tratamento e disposio

NO DESCARREGAR EM ESGOTOS, NO SOLO OU EM QUALQUER CURSO DE GUA. Todas as prticas de disposio devem estar de acordo com todas as leis e regulamentos local, estadual/municipal e federal. Os regulamentos podem variar de localidade para localidade. A caracterizao do resduo e o cumprimento com leis aplicveis so de total responsabilidade do agente gerador do resduo. A DOW NO TEM CONTROLE SOBRE AS PRTICAS DE GERENCIAMENTO OU OS PROCESSOS DE MANUFATURA DE OUTROS MANUSEANDO OU USANDO ESTE MATERIAL. A INFORMAO APRESENTADA NESTE DOCUMENTO REFERE-SE AO PRODUTO ORIGINAL CONFORME DESCRITO NA SEO DE COMPOSIO. PARA PRODUTO NO UTILIZADO OU NO CONTAMINADO, a opo preferida inclui o envio a um local licenciado e permitido para: Reciclador. Recuperador. Incinerador ou outro dispositivo de destruio Pgina 5 de 7

Nome do Produto: VORANOL* 3943A POLIOL COPOLIMERO

Data de Emisso: 11.12.2007

trmica. Para informaes adicionais, consulte: Informaes sobre manuseio e armazenamento, Seo 7 da FISPQ. Informaes de estabilidade e reatividade, Seo 10. Informao de Legislao, seo 15 da FISPQ Como um servio aos seus clientes, a Dow pode oferecer nomes de companhias que gerenciam resduos e outras instalaes que reciclam, reprocessam ou gerenciam qumicos ou plsticos e tambores usados.

14.

Informaes sobre transporte

REGULAMENTAES NACIONAIS E INTERNACIONAIS


TRANSPORTE TERRESTRE (US DOT): A regulamentao de Transporte Terrestre de Produtos Perigosos no Brasil segue as regulamentaes do Departamento de Transportes dos Estados Unidos (US DOT) com algumas excees.

Transporte Terrestre - Brasil


Conforme a Resoluo ANTT 420 de 12/2/2004 publicada a 31/5/2004, que complementa os regulamentos de Transporte Rodovirio e Ferrovirio de Produtos Perigosos aprovados pelos Decretos 96.044 de 18/5/88 e 98.973 de 21/2/90, este produto No considerado perigoso para transporte.

RODOVIA E FERROVIA Embalado


NO REGULAMENTADO

RODOVIA E FERROVIA Granel


NO REGULAMENTADO

TRANSPORTE MARITIMO - CONFORME IMO/IMDG (GRANEL)


NO REGULAMENTADO

TRANSPORTE AEREO - ICAO/IATA


NO REGULAMENTADO

Esta informao no pretende cobrir todos os requisitos/informaes operacionais ou regulatrias deste produto. Informao adicional do sistema de transporte pode ser obtida com o representante de vendas autorizado ou atendimento ao cliente. responsabilidade da organizao transportadora seguir todas as leis, regulamentos e regras aplicveis relacionadas com o transporte do material.

15.

Regulamentaes

Regulamentao Americana de Controle das Substncias Txicas Todos ingredientes desse produto constam da Relao do TSCA ou esto isentos de seus requisitos sob a lei 40 CFR 70.30 Inventrio Europeu de Substncias Qumicas Comerciais Existentes (EINECS) Os componentes deste produto esto listados no inventrio EINECS ou so isentos dos requerimentos de inventrio. recomendado ao cliente verificar se no local de uso deste produto existe regulamentao especfica para aplicaes de uso humano ou veterinrio, tais como aditivos ou embalagens para alimentos, frmacos, produtos domissanitrios ou cosmticos, ou ainda se o produto controlado por ser considerado precursor fabricao de entorpecentes, armas qumicas ou munies.

16.

Outras informaes

Pgina 6 de 7

Nome do Produto: VORANOL* 3943A POLIOL COPOLIMERO

Data de Emisso: 11.12.2007

Literatura do Produto
Informaes adicionais sobre esse produto podem ser obtidas contatando a rea de vendas ou o servio a clientes da Dow Chemical Company.

Sistema de classificao de perigo


NFPA Sade 1 Fogo 1 Reatividade 0

Recomendaes de usos e restries


Componente(s) na fabricao de polmeros de uretano. A Dow recomenda que esse produto seja aplicado de acordo com o uso prescrito. Se o seu uso pretendido no for consistente com a aplicao prescrita pela Dow, por favor contate o Grupo de Servio aos Clientes da Dow.

Reviso
Nmero de Identificao: 50863 / 5042 / Data de Emisso 11.12.2007 / Verso: 5.0 As revises mais recentes esto marcadas em negrito e com barras duplas na margem direita do documento.

Legenda
N/A P/P OEL STEL TWA ACGIH DOW IHG "WEEL" HAZ DES No disponvel. Peso/peso Limite de Exposio Ocupacional Limite de Exposio Ocupacional de Curta Durao Limite de Tolerncia (parmetro de exposio ponderado no tempo) American Conference of Governmental Industrial Hygienists, Inc. Recomendao de Higiene Industrial da Dow "Workplace Environmental Exposure Level" Designao dos Perigos

Dow Brasil Sudeste Industrial Ltda. recomenda a cada cliente ou usurio que receber esta FICHA DE INFORMAES DE SEGURANA DE PRODUTO (FISPQ) que a estude cuidadosamente e, se necessrio ou apropriado, consulte um especialista a fim de conhecer os perigos associados ao produto e entender os dados contidos nessa FISPQ. As informaes aqui contidas so meramente orientadoras e so dadas de boa f, sem que incorra em responsabilidade, expressa ou implcita. Exigncias regulamentares esto sujeitas a mudanas e podem diferir de uma regio para outra. responsabilidade do usurio assegurar que suas atividades estejam de acordo com a legislao local, federal, estadual, e municipal. As informaes aqui apresentadas so pertinentes apenas ao produto em seu recipiente original. Uma vez que as condies de uso do produto no esto sob o controle do fabricante, responsabilidade do usurio determinar as condies necessrias para o uso seguro do mesmo. Devido proliferao de fontes de informao, como as FISPQ's obtidas de outros fornecedores, no somos, nem podemos nos responsabilizar por uma FISPQ que no seja nossa. Se uma FISPQ for obtida de outra fonte ou no houver certeza de que esta seja a verso mais atual, entre em contato conosco e pea a FISPQ mais atualizada.

Pgina 7 de 7

Potrebbero piacerti anche