Sei sulla pagina 1di 4

Curso: Tecnologia na Educao: Ensinando e Aprendendo com as TIC Unidade: 2 Atividade: 4 Cursista: Maria Jos Lopes da Silva: Data:

28/05/2010 Nvel de Ensino: Ensino Fundamental Inicial Componente Curricular: Lngua Portuguesa Tema: lngua oral: valores, normas e atitude Dados da aula: O que os alunos podero aprender com esta aula: A importncia de se viver com as diferenas. Incentivar o gosto pela leitura de histria narradas. Interpretar fatos da histria a partir de perguntas sugeridas. Respeitar as diferenas Desenvolver e potencializar a criatividade Perceber-se e perceber o outro como diferente; Identificar as diferenas e semelhanas existentes entre seus colegas; Localizar a frica do sul; Durao da aula: 2 aulas de 50 minutos Levantamento dos conhecimentos prvios Apresentao da msica: Somos todos iguais do clube da Cristina Mel no link do vdeo: http://www.youtube.com/watch?v=HBOU4dWWT2w Link da letra da msica: http://letras.terra.com.br/clube-da-cristina-mel/1670832/ Depois organizar questionamentos como: Com quem a gente se parece? Todas as pessoas so iguais? Uma pessoa pode mudar de cor, quando quiser? Imagine a confuso que seria... Nessa histria tem uma personagem que tentou fazer de tudo para ficar de outra cor. Vocs acham que ele conseguiu? Estratgias e recursos da aula As estratgias a serem utilizadas sero: Aula interativa Uso da sala do laboratrio de informtica Primeiro momento: Hora da histria: Menina bonita do lao de fita, da autora Ana Maria Machado. Link do texto em: http://anjinhosdepijama.blogspot.com/2008/05/menina-bonita-dolao-de-fita.html Apresentao da histria em Datas Show disponvel em: http://www.slideshare.net/mariajoselpoes/historia-da-menina-do-lao-de-fita O professor poder tambm apresentar o vdeo da histria disponvel em: http://www.youtube.com/watch?v=2G9P_u28EXA&feature=relted Segundo momento: Organizar uma rodinha de conversa com as crianas sobre a histria:

Levantar algumas questes para que as crianas possam pensar e verbalizar suas opinies. Reler o trecho da histria O coelho achava a menina a pessoa mais linda que ele j rinha visto toda a vida! E pensava: Ah, quando eu casar quero ter uma filhinha pretinha e linda que nem ela!. Questionar com as crianas: O que ser bonito? Como uma pessoa deve ser para ser bonita? Ir enfatizando a importncia de respeitar as diferenas. Destacar para a turma que o importante ser diferente, indagando: J pensou se todos ns fossemos iguais? Terceiro momento: Aproveitar a descoberto do coelho de que a gente se parece sempre com os pais, os tios, os avs e at com os parentes tortos e perguntar s crianas com quem elas se acham que se parecem. Para completar essa discusso, pedir que as crianas olhem para as outras e observarem as diferenas e semelhanas do ser humano. Pedir os alunos para pesquisarem vrios tipos humanos (brancos, negros, ndios, orientais etc..) em revista compondo um painel de fotos com a frase: Diferenas: no basta reconhece-las preciso valoriz-las.Exemplo:

Conversar com as crianas sobre as famlias (povo) que formaram o Brasil, sobre os ndios, o negro, o colonizadores europeu, os imigrantes italianos etc.. Quarto momento: Mostrar, num mapa-mndi, os cincos continentes: Amrica, a Europa, sia, a frica e a Oceania, ressaltando que eles so divididos em pases, cada um seus costumes e tradies, suas festas, msicas e danas, suas religies e seu jeito de ser, pois ningum igual a ningum e isso que d graa vida. Destacar o pas africano, enfatizando onde vai ser realizar a copa do mundo que vai estrear no dia 11 de junho.

Quinto momento: Atividade 1 O coelho fez vrios tentativos para conseguir ficar na cor da menina. Cole as fichas na ordem dos acontecimentos. Entregar as fichas abaixo separadas, e pedir que os alunos coloquem na ordem dos fatos.

Atividade 2 Pedir as crianas que desenhem: a) A menina b) O coelho e sua nova famlia c) Sua famlia d) Voc tambm se parece com algum de sua famlia? Faa um desenho bem bonito, com as semelhanas entre voc e essa pessoa e mostre para os seus colegas. Atividade 3 Distribuir uma cpia do texto para os alunos. Mesmo quando entendemos o texto, sempre h algumas palavras que no conhecemos. Rene-se com um colega e preencham o quadro: Palavras O que voc acha Procure o desconhecidas que elas sentido no querem dizer dicionrio

procurando no dicionrio ou no site: http://pt.wikipedia.org/wiki/P %C3%A1gina_principal Avaliao Por meio das respostas, poder perceber se houve uma sensibilizao desejada para o estudo do tema. Esta sensibilizao essencialmente necessria para motivar a construo de valores; Observar o envolvimento e a participao dos alunos nas resposta s questes colocadas; Se compreenderam a seqncia dos fatos ocorridos com o personagem ( momento 5) Verificar o nvel de compreenso da histria e da importncia de valorizar as diferenas.

Potrebbero piacerti anche