Sei sulla pagina 1di 6

DO PRECONCEITO SALVAO

"Imaginemos um marginal que agride fsica e sexualmente uma mulher e depois a mata. Voc acha que existe salvao para uma pessoa de sentimentos to endurecidos? Voc conhece algum que j desceu to baixo na vida que as possibilidades de recuperao so completamente remotas? Quer saber o que diz a Bblia a respeito?

No livro de So Joo lemos o seguinte: "Deixou a Judia, e foi outra vez para a Galilia. E era-lhe necessrio passar por Samaria" (Joo 4:3 e 4).

A Judia ficava ao sul, a Galilia na parte norte, e entre ambas estava localizada Samaria. Qualquer pessoa que quisesse fazer esse trajeto deveria ir em linha reta.

Os judeus tinham uma atitude estranha. Desviavam-se para o lado oeste, atravessavam o rio Jordo e subiam pelo deserto. Quando percebiam que j tinham passado Samaria, saiam do deserto e entravam na Galilia. Com isso, andavam vrios quilmetros a mais.

Por que faziam isso? Por que gastavam tanto tempo e energia andando pelo deserto?

A razo era simples: no queriam passar pela terra maldita dos samaritanos. Na opinio deles, o povo de Samaria no era digno da salvao. Numa ocasio um discpulo sugeriu que seria bom que casse fogo do cu e consumisse aquela gente.

Na opinio dos judeus, os samaritanos eram pessoas que tinham brincado demais com as oportunidades divinas, tinham endurecido tanto o corao que para eles j no restava esperana de salvao.

Mas o texto diz que era necessrio que Jesus fosse Samaria, porque para Ele no existe gente sem esperana, para Ele no existe caso perdido.

Ns, os seres humanos, perdemos as esperanas facilmente. Com freqncia, sou procurado por pais aflitos expressando a tragdia de seus filhos:

- Pastor, j fiz de tudo para ajudar meu filho. So anos de escravido nas garras do vcio. A droga tem acabado com todos os seus sonhos, ideais e valores. Acho que para ele j no h mais soluo.

Existem esposas que perderam a alegria da vida porque o esposo tem sido infiel aos votos matrimoniais. De nada adianta as promessas e decises que o marido

toma. Na opinio da esposa, j no existe mais esperana de recuperao para esse homem.

Devemos ser cuidadosos ao rotular as pessoas pensando que no existe sada para elas, porque para Jesus no existe um caso perdido. Por isso, era necessrio que Ele fosse para Samaria.

Naquela regio, especificamente na cidade de Siqum, vivia uma mulher, que na opinio dos samaritanos, no tinha mais recuperao. Jesus a conhecia muito bem; Jesus conhecia o vazio do corao daquela mulher. Tinha ouvido seu clamor silencioso nas noites interminveis de insnia que vivia atormentada pelo peso da culpa. Por isso era-lhe necessrio passar por Samaria. Jesus nunca permanece indiferente diante das necessidades do ser humano.

O mundo cristo conhece a mulher samaritana como a pecadora que andava roubando o marido de todas as mulheres da cidade. Mas poucos se detiveram a pensar nas razes do problema daquela mulher.

Ela no tinha nascido adltera. Era uma mulher sonhadora que desde jovem experimentara o vazio do corao humano. Era uma mulher sincera a procura de um sentido para a vida. Andou por muitos caminhos, alguns deles escabrosos, a procura de algo concreto, mas tudo o que achava, depois de tanto esforo, durava pouco tempo.

Casara-se muito jovem pensando que o casamento preencheria aquela sensao horrvel de vazio que doa dentro do corao, mas o casamento no durou muito. Outra pessoa em seu lugar abandonaria esse caminho. Ela no. Ela no se dava por vencida facilmente.

Tentou de novo outros casamentos. Tambm no deram certo. A histria bblica diz que ela tentou 5 vezes, mas o fim de todas essas tentativas foi o fracasso. A samaritana continuava sendo uma mulher vazia. Os minutos de alegria lhe escapavam como areia por entre os dedos.

O fato de passar de mo em mo pelos homens da cidade, era o grito desesperado de seu corao procurando um sentido para a sua existncia.

Pensemos um pouco na situao desta mulher. Todos os dias ela acordava, corria ao banheiro procurando gua e encontrava o cntaro vazio, apesar de t-lo enchido no dia anterior. Ento pegava o cntaro vazio e dirigia-se ao poo de Jac para buscar mais gua. Essa gua s lhe duraria 24 horas. No dia seguinte ela teria que retornar ao poo. Essa rotina era massacrante em sua vida: sempre procurando alguma coisa e o que achava durava pouco tempo. No era uma simples leviandade que a levara a ter a fama de adltera inveterada.

Amigo querido, perigoso julgar as pessoas simplesmente pelos seus atos. Voc pode ver um bbado jogado na sarjeta e pensar que um pobre homem sem fora

de vontade, mas no se apresse a conden-lo. Voc no conhece os motivos que o levaram a essa situao.

- Como? - voc diz, - a Bblia no ensina que as pessoas so conhecidas pelos seus frutos?

verdade, mas verdade tambm que precisamos entend-las pelas razes.

O que leva um jovem a usar drogas? Sem dvida nenhuma, a droga uma fuga, e quando a pessoa fica viciada fcil cair no crime para sustentar o vcio. Mas qual foi o incio de tudo isso? O que essa pessoa buscava nas sensaes alucinantes dos efeitos passageiros da droga?

Voc j foi trado alguma vez? No condene o amigo que o traiu. Tente entend-lo. O que o levou traio? Que complexos esconde esse pobre homem por trs de sua atitude covarde?

Todos temos uma herana gentica, cultural, social e familiar que de alguma forma influi em nossos atos. Todos temos motivaes inconscientes que nos assustariam se as entendssemos completamente. Ento, por favor, sejamos misericordiosos com a samaritana. Vamos tentar compreend-la antes de conden-la.

Naquele dia, a samaritana saiu de casa com o cntaro nos ombros para cumprir a rotina da sua vida. Mas aquele dia seria diferente; Jesus seria a diferena. Ele sempre a diferena entre o fracasso e o sucesso, entre as trevas e a luz, entre o desespero e a esperana, entre o vazio e a plenitude.

O texto bblico diz que Jesus estava sentado perto do poo, cansado da viagem.

Como? Jesus era Deus. Deus no se cansa. Mas na pessoa de Jesus, Deus se fez homem para poder alcanar o pobre homem condenado morte. Emociona-me pensar em Jesus cansado. Pergunto-me s vezes, o que Ele viu em mim para deixar a glria celeste e se fazer homem para me buscar? Nunca O entenderei! Mas o que teria sido de voc e de mim se Ele no tivesse vindo nos buscar?

O encontro com Jesus mostrou quela mulher que alm de vazia por dentro, era um ser humano cheio de preconceitos.

Nunca saberemos na realidade quem somos at que nos encontremos face a face com Jesus. Separados dEle, seremos incapazes de conhecer a ns mesmos. Separados dEle, seremos vtimas fceis do complexo de superioridade ou de inferioridade. Jesus o nico capaz de mostrar-nos uma imagem equilibrada de ns mesmos.

Analisemos o encontro. Jesus que inicia o dilogo. A iniciativa da salvao sempre divina. No o homem que quer ser salvo; Deus que quer salvar o homem. A nossa aceitao simplesmente a resposta ao trabalho que o Esprito est realizando em nosso corao. A iniciativa da salvao sempre divina. "... D-me de beber" (Joo 4:7).

Por que o Rei do Universo, o Criador do Cu e da Terra, o Dono de todas as fontes de gua, pede de beber?

"Se eu tivesse fome, no to diria, pois meu o mundo e a sua plenitude" (Salmo 50:12). Diz Davi. Por que ento Ele pediu gua a samaritana?

Aqui, h algo que precisamos compreender. Deus nunca nos pede algo porque precisa do ser humano. Ele pede porque tem algo maior para nos oferecer.

"D-me, filho meu, o teu corao..." (Provrbios 23:26).

Para que Deus precisa deste corao egosta que temos? Ele pede porque tem algo maior para nos oferecer. No esquea disso!

Voltemos aos preconceitos da samaritana. Ela no sabia que era preconceituosa. Seus preconceitos se revelaram na presena de Jesus: "... Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus no se comunicam com os samaritanos)" (Joo 4:9).

Pobre mulher! Durante toda sua vida tinha carregado um vazio interior em seu corao. Tentando preencher esse vazio, tinha andado por caminhos estranhos, tinha se machucado e machucado muita gente. Tinha descido a um poo de angstia e desespero. Sua vida no tinha brilho, nem alegria, nem maiores perspectivas. Tudo era uma grande rotina que a asfixiava.

Agora estava ali, diante de sua grande oportunidade. Jesus tinha deixado tudo de lado e dirigido-Se a Siqum para transformar sua vida, mas o preconceito quase pe tudo a perder.

O preconceito tem trazido tanta dor nossa vida! No feche seus ouvidos Palavra de Deus simplesmente porque nasceu "samaritano". No permita que tradies e preconceitos o impeam de analisar por voc mesmo o plano que Deus deixou para voc na Sua Palavra.

Quer ver outro preconceito da samaritana? "... Senhor, tu no tens com que a tirar, e o poo fundo; onde pois tens a gua viva?" (Joo 4:11)

No havia lgica na promessa de Jesus. Do ponto de vista humano, a mulher estava certa. O poo era fundo e Jesus no tinha corda e nem balde para tirar a gua. Como podia oferecer algo que humanamente era impossvel conseguir?

pensando deste modo que muita gente sincera hoje fica carregando dentro de si a sede permanente da insatisfao:

- Como pode Jesus resolver o meu problema? D-me uma explicao lgica. Explique-me como isso se encaixa nos princpios da psicologia. Apresente-me argumentos razoveis; no me diga que tenho simplesmente que acreditar.

A resposta de Jesus no apresentou nenhum argumento que satisfizesse a curiosidade lgica da samaritana. Ele se limitou a falar dos benefcios daquilo que estava oferecendo. "... Qualquer que beber desta gua tornar a ter sede; mas aquele que beber da gua que eu lhe der nunca ter sede, porque a gua que eu lhe der se far nele uma fonte d'gua que salte para a vida eterna" (Joo 4:13 e 14).

Era disso que ela estava precisando. Uma gua cujos efeitos no acabassem nunca. Estava cansada de solues passageiras. Precisava de algo duradouro. Em sua vida tinha tentado analisar as coisas logicamente, sempre tinha aceitado um argumento depois de raciocinar muito em torno dele, mas de que tinha servido? Quanto tempo tinham durado suas solues lgicas? Por que no dar quEle estranho um voto de confiana? "... Senhor, d-me dessa gua, para que no mais tenha sede, e no venha aqui tir-la" (Joo 4:15).

Mas agora Jesus a confronta com o seu passado. Ela no podia continuar fugindo dele e fingindo que estava tudo bem. Por mais doloroso que fosse, devia reconhecer quem era. O mdico s pode curar algum que reconhece que est doente e que quer ser curado. "Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido, e vem c. A mulher respondeu, e disse: No tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: No tenho marido; Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens no teu marido; isto disseste com verdade" (Joo 4:16-18).

Ser que Jesus gosta de atormentar uma pessoa lembrando-a de seu passado? No, claro que no. Mas Ele sabe que para curar uma ferida, preciso limp-la, embora isso possa doer. No existe presente sadio sem um passado limpo. No ignorando o passado e fingindo que nunca existiu que poderemos construir um presente sadio. preciso reconhecer o passado, a culpa e os erros para ento levlos a Jesus. Nada de explicaes. Ningum precisa justificar seus erros. Erros precisam ser perdoados e corrigidos, no explicados.

Conheci um jovem aparentemente fracassado na vida. Iniciara vrios cursos universitrios e no conclura nenhum deles. Tinha fracassado em dois casamentos e os filhos no queriam ficar com ele. No conseguia manter-se empregado e qualquer empreendimento prprio terminava em falncia.

Quando o conheci, ficou muito tempo tentando explicar seu insucesso. Jogava a culpa nas ex-esposas, dizia que os filhos no queriam v-lo porque "elas faziam a cabea das crianas". Queixava-se da falta de oportunidade, criticava os expatres, jogava a culpa no governo por causa da situao que o pas vivia e que no lhe permitia prosperar em seus empreendimentos. Enfim, todo mundo era culpado. O fato de estar experimentando drogas era seu grito de protesto contra a famlia e a sociedade.

Gastamos muito tempo conversando. Tentei confront-lo carinhosamente com sua prpria realidade. Nada mudaria se ele no limpasse a ferida infeccionada. Teria que limpar o passado purulento, mas antes era preciso reconhecer que o passado existia e estava cheio de erros.

Chorou, chorou porque doa sem dvida. Mas caiu aos ps de Jesus e clamou:

- Senhor, d-me de beber desta gua para que nunca mais tenha sede.

E o Senhor abriu os braos e o recebeu.

O tempo passou. Hoje as coisas so diferentes. Reconstruiu o lar com uma das exesposas, um pai querido, um esposo feliz e um profissional realizado.

Esse Jesus maravilhoso est neste momento perto de voc com os braos abertos. No permita que seus preconceitos o impeam de abrir o corao e dizer:

- Senhor, d-me dessa gua para que nunca mais tenha sede.

Se voc j correu muito por essa vida, procurando um sentido para sua existncia, experimente Jesus. Com Ele, a cultura, o dinheiro, o poder e a fama ganham maior brilho. Tudo se encaixa, tudo tem razo de ser.

Potrebbero piacerti anche