Sei sulla pagina 1di 7

Resumos de Histologia

Tecido Cartilaginoso
- O tecido cartilaginoso um tecido conjuntivo rgido. - Tem funo de suporte tecidos moles, revestimento de superfcies articulares(absorve os choques e facilita o deslizamento sseo nas articulaes). Suas funes dependem do principal componente da matriz, pois existem vrias combinaes diferentes de compostos nela. A consistncia da matriz se deve s ligaes eletrostticas entre as glicosaminoglicanas sulfatadas e o colgeno, e tambm s molculas de gua presas aquelas, o que confere turgidez matriz. - A cartilagem tambm importante no crescimento sseo(ossos longos), tanto no feto, quanto no adulto. - Contm bastante material extracelular, que constituem a matriz, e tambm bastante condrcitos que se encontram em cavidades chamadas Lacunas. - No possui vascularizao, nem inervao e nem vasos linfticos. Sendo assim nutrido pelos capilares do pericndrio(tecido conjuntivo envolvente). As cartilagens que revestem ossos nas articulaes mveis no possuem pericndrio, recebendo assim nutrio apenas no lquido sinovial existente nas cavidades articulares. E por no possuir inervao, no h dor. - O tecido cartilaginoso se origina do mesnquima do embrio, onde o mesnquima superficial vai formar o pericndrio. CLASSIFICAO - O T.C. pode ser subdividido em trs tipos, dependendo das necessidades funcionais. So elas a Cartilagem Hialina, Cartilagem Fibrosa e Cartilagem Elstica, abaixo descrevo rapidamente cada uma.

Cartilagem Hialina
- o mais abundante do corpo humano. - Encontrada principalmente na parede das fossas nasais, traquia, brnquios, extremidade ventral das costelas e recobrindo as superfcies de articulaes com grande mobilidade. - A fresco tem colorao branco-azulada e translcida. - o primeiro esqueleto do embrio, o qual posteriormente substitudo por esqueleto sseo. - Nos ossos longos em crescimento, se encontram entre a difise e a epfise, formando o disco hipofisrio. Este o responsvel pelo crescimento citado. MATRIZ - Formada por bastante fibrilas de colgeno tipo II associadas ao cido hialurnico, proteoglicanos hidratados e glicoprotenas. -- Cada proteoglicano tem um cerne proteico, de onde irradiam vrias molculas no ramificadas e curtas de glicosaminoglicanas sulfatadas(condroitina-4-sulfatada, condroitina-6-sulfatada e queratana sulfatada). A combinao desse cerne com um cido hialurnico forma ao ligar-se com as fibrilas colgenas um acabouo, o qual d a matriz cartilaginosa a capacidade de rigidez. - A capacidade de absoro de impacto se deve ao alto contedo de gua de solvatao de glicosaminoglicanas.. - Outro constituinte importante da matriz a condronectina(glicoprotena estrutural), a qual

possui stios de ligao para condrcitos, fibrilas colgeno II e glicosaminoglicanas. Dessa forma, podemos concluir que a condronectina participa diretamente da associao do arcabouo macromolecular da matriz com os condrcitos. - Ao redor dos condrcitos existem zonas estreitas as quais apresentam basofilia, metacromasia e reao PAS muito intensa, e so chamadas mesmo impropiamente de CPSULAS. PERICNDRIO - Todas as cartilagens hialinas, excetuando-se as articulares, so envolvidas por pericndrio, como j citado na introduo. - Alm da nutrio oferecida cartilagem, o pericndrio tambm uma fonte de novos condrcitos. - O pericndrio consiste em um tecido conjuntivo rico em fibras de colgeno tipo I na superfcie e mais rico em clulas conforme se aproxima da cartilagem. - As clulas dele so semelhantes aos fibroblastos, mas na regio em contado com a cartilagem, suas clulas se assemelham aos condroblastos, pois possuem capacidade de realizar mitoses formando assim condrcitos. CONDRCITOS - Possuem forma alongada na superfcie e na regio mais profunda so arredondados e aparecem em grupos de at 8 clulas, formando os chamados grupos isgenos, pois estas so originadas de um nico condroblasto. - So clulas secretoras de colgeno, principalmente o II, proteoglicanas e glicoprotenas como a condronectina. - Tem a forma com reentrncias para aumentar a superfcie para as trocas com o meio extracelular, pois esto em uma rea de baixo suprimento nutrcio. - A glicose na cartilagem geralmente degradada anaerobicamente, formando cido lctico como produto final. - A difuso a forma da qual os nutrientes provenientes do pericndrio vo para os condrcitos, e a gua de solvatao que facilita essa difuso. - Seu bom funcionamento est ligado intrssecamente um balano hormonal adequado. - A sntese de proteoglicanas acelerada por tiroxina e testosterona e diminuda pela cortisona, hidrocortisona e estradiol. J o GH promove a sntese de somatomedina C pelo fgado, esta aumenta a capacidade sinttica dos condroblastos e tambm sua multiplicao, estimulando assim o crescimento das cartilagens. CRESCIMENTO - Deve-se 2 processos: crescimento intersticial, por diviso mittica dos condrcitos j existentes; e o crescimento aposicional, o qual se faz a partir das clulas do pericndrio. - O crescimento intersticial menos importante e praticamente s ocorre nas primeiras fases da vida da cartilagem, da este tipo de crescimento torna-se invivel e a partir da o cescimento quase 100% aposicional.

Cartilagem Elstica
- Encontrada no pavilho auditivo, conduto auditivo externo, tuba auditiva, epiglote e laringe. - Semelhante Hialina, s que possui alm das fibrilas de colgeno, uma abundante rede de fibras elsticas contnuas com as do pericndio. A presena da elastina contnua o que confere a esse tipo de cartilagem uma cor amarelada, quando fresco.

- Pode estar isolada ou formar pea cartilaginosa junto Hialina. - menos sujeita degenerao do que a Hialina. - Possui pericndio. - Como a Hialina cresce principalmente por aposio.

Cartilagem Fibrosa
- Com caractersticas intermdias entre um Conjuntivo Denso e a Cartilagem Hialina, - Encontrada nos discos invertebrais, snfise pubiana e pontos que alguns tendes e ligamentos inserem nos ossos. - Est sempre associada Conjuntivo Denso. - A Matriz desta acidfila, por conter muitas fibras colgenas bem identificveis ao microscpio ptico. - Escassa Substncia Fundamental Amorfa, limitada s proximidades das Lacunas. - Rica em fibrilas colgenas tipo I em feixes irregulares ou paralelos, tal orientao influenciada pelas foras que atual sobre a fibrocartilagem. Os feixes ficam paralelos Pas traes exercidas. - No possuem pericndrio.

Discos Intervertebrais
- Situados entre os corpos das vrtebras e unido a elas por ligamentos. - Formado por: Anel fibroso e Ncleo pulposo. - Anel fibroso formado por T.C.Denso e fibrocarilagem & Ncleo pulposo: parte central com clulas arredondadas no interior do lquido viscoso rico em cido hialurnico. - Funcionam como coxins amortecedores lubrificados, previnem desgaste dos ossos das vrtebras durante movimentos da coluna. - Ruptura do anel fibroso > expulso do ncleo pulposoe achatamento do disco > comprime nervos. = Hnia do Disco Intervertebral.

Referncias: - Wheater Histologia Funcional - 5a ed. - YOUNG - 2007 - HISTOLOGIA BSICA - 10a ed. - Junqueira, Luiz Carlos Uchoa - 2004

Tecido sseo
Caracterizao geral:
O osso formado por tecido conjuntivo especializado e sua matriz extracelular calcificada. Apesar da dureza , um tecido dinmico , pois troca constantemente de forma. Suas funes bsicas: Estrutura bsica de sustentao e proteo de muitos rgos, como o encfalo, corao, pulmes; serve tambm,de alavanca para os msculos. Constitui um reservatrio de minerais (como clcio, potssio) do corpo. Tem funo de hematopoiese, j que dentro dos ossos fica abrigado a medula ssea vermelha que produz clulas vermelhas do sangue (hemcias).

- Obs. O clcio fundamental na manuteno de inmeras atividades de enzimas, na permeabilidade de membranas, coagulao sangnea, por exemplo. Para cumprir seus papis, a concentrao de clcio no sangue deve estar entre 9 e 11 mg/dl.

Tecido conjuntivo sseo:


Formado por clulas e matriz intercelular.

Matriz ssea: Substncia extracelular calcificada que banha os ostecitos. Possui


constituinte orgnico e inorgnico. A matriz tem extrema importncia, pois nela esto contidas substncias que atuam nutrindo e ligando as clulas.

Clulas dos ossos:


Osteoprogenitoras: localizam-se na camada celular interna do peristeo, revestindo os canais de Havers e o endsteo. Derivadas do mesnquima embrionrio, podem diferenciarse em osteoblastos e em clulas condrognicas. Morfologia: fusiformes, ncleo oval ,reticulo endoplasmtico rugoso escasso e Complexo de Golgi pouco desenvolvido, abundancia de ribossomos. So ativas no perodo de crescimento sseo. Osteoblastos: Localizam-se na superfcie do osso. Funo: Sintetizar componentes orgnicos da matriz ssea (colgeno, proteoglicanos, glicoproteinas).

Origem: provenientes de clulas osteoprogenitoras (clulas do mesenquimal indiferenciada). Morfologia: Abundncia de reticulo endoplasmtico granuloso e vesculas de secreo, Complexo de Golgi bem desenvolvido. Obs. A sua forma e composio do citoplasma est associada sua funo. Desta forma, o REG bem desenvolvido devido a sua funo de sntese protica, por exemplo. Seu citoplasma basfilo, quando est ativamente secretando matriz extracelular. Prolongamentos curtos: possibilitam comunicao com os osteoblastos vizinhos. Prolongamentos curtos: possibilita a comunicao com os ostecitos (que tambm possui prolongamentos). Em sua membrana possui receptores para o hormnio paratireoidiano: quando o hormnio se liga ao receptor, estimula os osteoblastos a secretarem o ligante osteoprotegerina e o fator osteoclastoestimulante. Ligante osteoprotegerina: induz a diferenciao de pr-osteoclastos em osteoclastos. Fator osteoclastoestimulante: ativa os osteoclastos a reabsorverem osso. Obs. Quando os osteoblastos deixam de produzir matriz passam a ser denominadas clulas de revestimento sseo. Aps a exorcitose de substancias que compem a matriz ssea , os osteoblastos ficam banhados e aprisionados nesta matriz passando a serem chamados de osteocitos, e o espao que ocupa , de lacuna. Osteide: delgada camada no-calcificada que separa os ostecitos e osteoblastos da substancia calcificada. PS: A membrana dos osteoblastos tambm rica em fosfatase alcalina. Os altos nveis desta enzima so observados durante a formao dos ossos, desta forma o acompanhamento dos ndices de fosfatase alcalina no sangue nos indica se h crescimento ou no dos ossos. Ostecitos: localizam-se em lacunas dentro da matriz ssea calcificada. Origem: So clulas maduras derivadas dos osteoblastos. Morfologia: Ncleo achatado, citoplasma pobre em organelas, REG escasso e Complexo de Golgi muito reduzido.das suas lacunas irradiam canalculos . So prolongamentos

citoplasmticos que matem contato com prolongamentos de clulas vizinhas, estabelecendo junes comunicantes. Estas possibilitam o movimento de ons, molculas, hormnios e produtos do catabolismo entre clulas. Nutrio: atravs do fluido dos canalculos que transportam nutrientes aos ostecitos. Funo: secretar substncias para manuteno do osso e liberao de substncias para o recrutamento de pr-osteoblastos para remodelao do osso. Osteoclastos: ( do grego klastos, quebrar , destruir) Localizam-se nas lacunas de Howship (regio de reabsoro ssea) Origem: derivadas de progenitores granulcitos macrfagos (medula ssea). Funo: so responsveis pela reabsoro ssea, aps isso sofrem apoptose. Morfologia: clulas grandes,mveis e multinucleadas (podem ter at 50 ncleos), citoplasma acidfilo . Os osteoclastos possuem um precursor em comum com moncitos, a clula progenitora granulcitos macrfago. Esta estimulada pelo ligante osteoprotegerina (OPET) para entrarem em mitose.Na presena de osso, esses precursores se fundem , produzindo osteoclastos multinucleados. Sua atividade coordenada pelos hormnios calcitonina e paratormnio e por citocinas.A Zona basal circundada com prolongamentos vilosos da superfcie dos osteoclastos ,contm a maior parte das organelas, mas contem muitos filamentos de actina. o local de adeso do osteoclasto com a matriz ssea.

Estrutura do osso:
Podem ser classificados de acordo com sua forma em: Ossos longos: mais compridos do que largos, um exemplo o mero. Ossos curtos: aproximadamente a mesma largura e comprimento (ex: carpo) Ossos planos: achatados, delgados (ex.esterno) Ossos irregulares: formas variadas que no se encaixam em nenhuma das classificaes anteriores. (ex:esfenide) Ossos Sesamide: formam-se dentro de tendes (ex:patela).

Observaes Macroscpicas
Difise: corpo do osso coberta pelo peristeo. Formada por um cilindro oco compacto que rodeia a cavidade medular. Obs. No h peristeo em superfcies com cartilagem articular. Epfise: So extremidades articulares. Suas regies centrais so formadas por placas de osso esponjoso e sua superfcie externa por osso compacto, e na cavidade entre placas de ossos esponjoso h uma membrana revestora, o endsteo. Obs. No osso esponjoso da epfise de alguns ossos fica a medula ssea vermelha _ responsvel pela produo de clulas do sangue (funo hematopoitica). Placa epifisria: separa a difise da epfise .Responsvel pelo crescimento do osso em comprimento. No momento do desenvolvimento cartilaginoso, aps o crescimento torna-se ossificado. Peristeo: Dupla camada de tecido conjuntivo fibroso que reveste os ossos. A camada fibrosa externa suprida por vasos sanguneos e nervos, e a camada mais interna fixada ao osso a partir das fibras de Sharpey. Endsteo: tecido conjuntivo delgado especializado, que reveste a cavidade central do osso, composto por uma camada de osteoblastos e osteoprogenitoras. Cavidade medular: abriga a medula ssea amarela, usada como reserva de gordura.

Classificao Macroscpica:
Osso compacto = denso (no h cavidades visveis)

Osso esponjoso= poroso (distribuio irregular de fibras)

Desenvolvimento do osso:
Sua formao pode ocorrer de duas maneiras: intramembranosa ou endocondral, porm o osso e sua composio a mesma para ambos.

- Ossificao Intramembranosa: (basicamente, ossos do crnio e da face)


Ocorre, em sua maioria, em ossos chatos, nos tecidos mesenquimatoso (do mesoderma) que altamente vascularizado e suas clulas mantm contato por prolongamentos. Primeiro ocorre a formao de uma matriz orgnica (atravs dos fibroblastos) que tem fibras colgenas. Ocorrem dentro do tecido mesenquimatoso, suas clulas (osteoprogenitoras) diferencia-se em osteoblastos, que secretam a matriz ssea e cobrem a superfcie de espculas e trabculas. As espculas so formadas a partir da calcificao de substncia intersticial entre fibrilas. esta regio chamada de centro primrio de ossificao. Muitas camadas de osso vo sendo depositadas , tornando as espculas mais densas , e prendem os osteoblastos em lacunas. Aps seu aprisionamento, h uma reduo da atividade mittica e formao de um sistema de comunicao entre as clulas, que agora so denominadas ostecitos (clulas maduras). Obs. O tecido conjuntivo vascularizado, nos interstcios, transforma-se em medula ssea, aps a formao de uma rede de trabculas. Trabculas so espculas bem desenvolvidas que se irradiam em todas as direes, unindo-se e formando uma rede, o osso esponjo. Se continuarem a se espessar e depositar osso forma-se o osso compacto, aps todos os espaos entre s trabculas serem substitudos por osso. As superfcies externas so recobertas por peristeo, camada de clulas osteoprogenitoras, seu aumento na atividade provoca o aumento no osso em espessura.

- Ossificao Endocondral:
As clulas mesodrmicas se transformam em clulas produtoras de cartilagem antes da formao do osso. Ocorre a ossificao de modelos de cartilagem hialina que so formados nos estgios iniciais do embrio. O Pericndrio uma membrana de tecido conjuntivo fibroso que reveste este modelo que dar forma ao futuro osso. O inicio da ossificao se d com a transformao deste pericndrio num peristeo, isto se deve ao acumulo de osteoblastos na sua superfcie interna. Ento, as clulas do peristeo comeam a depositar osso compacto na periferia da difise, encasulando a sua cartilagem. Enquanto isso, as clulas do interior da difise aumentam e a matriz de cartilagem reduzida a finos tabiques e espculas que comeam a se calcificar. Isto prejudica a nutrio das clulas cartilaginosas, provocando sua morte e degenerao, deixando espaos ocos na matriz calcificada. Da, alas capilares so formadas a partir dos vasos sangneos do peristeo que transportam clulas osteoprogenitoras para os espaos deixados na matriz calcificada. A regio da difise onde ocorre esse processo chamada de centro primrio de ossificao e forma-se nos estgios primrios do embrio. Os centros secundrios de ossificao aparecem nas epfises quando as clulas cartilaginosas aumentam de tamanho e a matriz se calcifica, formado pouco tempo aps o nascimento. As nicas cartilagens que permanecem so: uma camada delgada que d origem a cartilagem articular, e outra mais espessa, a cartilagem ou disco epifisrio.

Crescimento e reparao ssea:


Est associada com a reabsoro do osso j formado,mantendo a forma enquanto crescem.

Papel metablico do tecido sseo:


Valor normal de clcio no sangue (calcemia): entre 85 e 110 mg/l O esqueleto o reservatrio de clcio do corpo, cerca de 99% do clcio do corpo encontra-se nos ossos. Para manter a homeostase, o sangue e os ossos deve estar em freqente troca desse on, mantendo constante esta taxa. H um mecanismo de transferncia puramente fsico, em que os ons do cristal de hidroxiapatita so passados para o liquido intersticial, e da para o sangue. Outro mecanismo a partir da ao do hormnio paratormnio sobre o tecido sseo, aumentando a quantidade de osteoclastos e conseqente reabsoro da matriz ssea. A calcitonina inibe a reabsoro da matriz ssea.

Referncias: - Wheater Histologia Funcional - 5a ed. - YOUNG - 2007 - HISTOLOGIA BSICA - 10a ed. - Junqueira, Luiz Carlos Uchoa - 2004 - GARTNER, Leslie P; HIATT, James L; VUGMAN, Ithamar. Tratado de histologia em cores. 2. ed Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.

Potrebbero piacerti anche