Sei sulla pagina 1di 9

APOSTILA DE AUTOCAD 3D (RASCUNHO DA APOSTILA)

Visualizao em 3D Existem duas maneiras de iniciar interao em 3D no AutoCAD. 1- Altera-se o workspace para 3D modeling (clique na poro inferior direita num cone em forma de roda dentada. 2 - Habilitamos as barras correspondentes s aes em 3D.

Lista de Barras necessrias para uso em 3D somente se o usurio escolher trabalhar com o AutoCAD Clssico: (Boto direito do mouse sobre qualquer cone) Porm no se aconselha trabalhar desta maneira. - 3D orbit - Modeling - Rendering - Visual Style - View - Rendering - Lights - Mapping As barras view, (ambiente classic), apresenta as mesmas opes de visualizao que automaticamente so oferecidas quando o 3D modeling acionado (no menu superior do AutoCAD 201/2011, ou no tool palette, que aparece na lateral do AutoCAD 2008).

Visualizao em 3D
Para alterar o ngulo de viso de um objeto tridimensional podemos fazer de duas maneiras principais

1. 3D Orbit
1 -Acione 3Dorbit ou digite 3DO. 2 - Coloque o mouse na poro interior, clique e arraste para esquerda ou para a direita para girar o modelo lateralmente. Arraste para cima ou par abaixo para observar o objeto verticalmente. Obs.: 1 Caso objeto esteja desenvolvendo uma rotao de maneira tal que saia da tela em alguns momentos, antes de aplicar o 3DO orbit selecione os objetos a serem visualizados antes de aplicar o comando. 2 Atalho prtico para 3D orbit: Segure o <shift> e aperte a roda central do mouse.

2. Vistas predefinidas
Quando escolhemos nos ambientes do AutoCAD o ambiente 3D modeling automaticamente aparecer entre os campos disponveis uma lista com as vistas predefinidas. Para facilitar encontrar este campo observe que normalmente aparecer escrito no rosto da lista desta maneira: Unsaved Current View Nesta lista as opes mais usadas sero: Top (para visualizar em planta baixa), as vistas com final isometric (para observar em perspectiva) , Front (para visualizar em vista frontal)

3. Visual Styles
Depois de escolhida uma vista necessrio escolher o tipo de acabamento ou estilo visual para os objetos 3D na tela. Prximo ao campo de vistas predefinidas poderemos ter acesso aos estilos visuais. Normalmente no rosto desta lista fica escrito o nome do ultimo estilo usado. Para facilitar sua identificao procure pelo nome de um dos estilos visuais mais usados: - 2D WIREFRAME (Serve para visualizar os objetos em 2D ou como se fossem invisveis aparecendo somente suas arestas). No suporta perspectivas deformadas - 3D WIREFRAME (Serve para visualizar os objetos em 2D ou como se fossem invisveis aparecendo somente suas arestas). Suporta perspectivas deformadas e apresenta cones tridimensionais na sua manipulao (X,Y,Z do UCS por exemplo) - REALISTIC (Os objetos aprecem coloridos, preenchidos e com pequenos efeitos de realismo como efeito da luz e textura de maneira ainda pouco realista (no renderizado) - CONCEPTUAL (No tem inteno de apresentar realismo, mas distingue bem a viso dos volumes e das arestas, deforma as cores intencionalmente, pois uma boa opo para apresentar esboos)

4. Cmera
a maneira mais fcil de visualizar o interior de um ambiente. Dependendo da verso do AutoCAD ela pode estar em diversos locais diferentes. Na verso 2011 ela j aprece diretamente sobre os ribbons superiores. Nas verses mais antigas as cmeras aparecem no tool palletes. Ou na barra view (boto direito do mouse sobre outros cones e escolhe a barra view na lista). Normalmente faz-se uso da cmera de maneira mais pratica atravs do seu atalho cam.

PARA COLOCAR E REGULAR UMA CAMERA


1 Digite cam <ENTER> 2 Clique na posio onde a cmera dever ficar 3 Clique na posio par aonde a cmera dever olhar (target) <ENTER> 4 Selecione a cmera e no se incomode se aparecer sua janela auxiliar 5 Com o mouse ao lado da cmera pressione o boto direito e escolha propriedades (ou simplesmente d um duplo-clique sobre a cmera) 6 Altere a altura da cmera (Cmera Z) para 170<ENTER> 7 Altere a altura do local a ser visualizado (Target Z) para 170 <ENTER> 8 Altere o ngulo de abertura da viso da cmera (Lens lenght mm) para um valor em torno de 20 <ENTER> obs.: Se o ambiente for menor reduza este valor.

OBSERVAR O RESULTADO VISUAL DE UMA CMERA:


1 - Ao selecionar a cmera o resultado dela aparece automaticamente numa janela de visualizao. Caso ela no aparea aps selecionar um objeto, clique com o boto direito e escolha View cmera preview. 2 Caso voc queira visualizar o resultado visual de uma cmera dentro da prpria janela de trabalho de AutoCAD escolha a opo que aparece logo abaixo desta ultima Set Camera View

5. Animaes
Assunto ainda pendente, devido ao alto grau de complexidade e ao baixo grau de necessidade especfica par maioria dos usurios.

Modelagem 3D
- Antes de levantar os volumes precisamos ter cuidado, com a organizao dos layers.

- Normalmente os objetos devem, estar em polyline para que ao serem extrudadas consigam ser transformadas em slidos, caso sejam ainda linhas, a melhor maneira de subir volumes atravs do presspul. - Estas novas polylines podem ser organizadas em layers que tem relao com a possvel textura a ser aplicada no futuro, as cores no so mais aplicadas pensando em espessuras de linhas. Pensamos sempre, ou na semelhana desta cor com a textura real ou nas cores que nos permitiro visualizar melhor os objetos. Exemplo de utilizao de cores: LAYER 3D parede 3D forro 3D granito 3D janela 3D Madeira 3D Metal 3D Piso 3D Porta COR 51 255,255,255 251 123 46 253 43 46

3D Telhado 3D Vidro

13 123

6. Comandos de modelagem
A barra superior das novas verses do AutoCAD apresenta os comandos acumulados numa lista que se acumula ao clicar na seta ao lado dos comandos BOX ou do Extrude Podemos iniciar uma modelagem tpica de arquitetura, fazendo o desenho de paredes utilizando o comando polysolid.

POLYSOLID
1 Acione polysolid 2 Boto direito e escolha Height (desta forma regulamos sua altura) 3 Digite a altura desejada ex.: 280 <ENTER> 4 Boto direito e escolha Width (desta forma regulamos sua espessura) 5 Digite a espessura desejada ex.: 15 <ENTER> 6 Boto direito e escolha Justify (desta forma regulamos a posio da parede em relao ao clique do mouse) 7 Boto direito e Right ou left de acordo com o caso prtico a ser desenhado. 8 Clique na extremidade interna ou externa da parede e v clicando para estabelecer o seu permetro, antes de finalizar pressione <ENTER> caso no seja um permetro fechado. Caso seja, pressione boto direito e escolha close. Obs.: Depois de configurado esta opo ao se repetir o comando novamente no ser mais necessrio configurar a largura, altura e a justificao.

BOX
1 Acione Box 2 Clique em algum lugar desejado e digite @largura,comprimento,altura <ENTER> Ou Clique no 2D no local que determinada o retngulo da base, e logo em seguida digite a altura<ENTER> Podemos ainda iniciar uma modelagem utilizando o comando presspull, pois desta maneira somente precisaremos utilizar o comando Box para complementar os vos acima das esquadrias. Em algumas situaes no possvel usar presspull, e torna-se necessrio desenhar polylines por cima das linhas existentes, ou mesmo desenhar polylines atravs de um mtodo mais rpido, como o que segue:

7. Como gerar slidos a partir da planta baixa


Se as paredes foram transformadas em polyline pelo mtodo boundary ou por outro mtodo use EXTRUDE, caso sejam ainda linhas use presspull.

EXTRUDE
1 Selecione a polyline a ser extrudada 2 Acione extrude ou digite ext<ENTER>

3 Digite a altura desejada <ENTER>

PRESSPULL
2 Acione presspull ou digite presspull<ENTER> 1 Clique no interior da rea a ser extrudada 3 Digite a altura desejada <ENTER>

8. Como transformar lines em polylines (Mtodo Boundary) para gerar slidos com extrude.
1 Certifique-se de que a rea esteja totalmente fechada. 2 Digite BO <ENTER> 3 Clique em Pick point 4 Clique no desenho, no meio da rea onde a polyline dever ser criada <ENTER> 5 Clique no contorno para certificar-se de que a polyline foi criada. Alguns objetos so gerados em 3D a partir da sua vista frontal, e, portanto so gerados como se estivessem deitados no cho, e em certos momentos se faz necessrio coloc-los em p:

9. Para rotacionar objetos em 3D:


1 Selecione o objeto desejado 2 Clique no ponto que servir como eixo de rotao. 3 Verifique que o cone X,Y,Z sua direita indica as cores do eixo a ser usado como referncia para a rotao, olhe para o desenho de rotao que est no objeto.

Gerao de objetos complexos a partir de perfis em 2D


Observe que todos os comandos 2D encontram-se na barra central do AutoCAD, alguns apresentam uma setinha ao seu lado, isto quer dizer que estes botes do acesso a alguns comandos, entre a caso no encontre o comando desejado.

Para fazer objetos 3D a partir de perfis sobrepostos (Vaso irregular por exemplo)
1 Desenhe os objetos em 2D um por cima do outro, preferencialmente com dimenses diferentes 2 Clique no contorno de uma das peas 3 Acione MOVE. 4 Clique em qualquer lugar da tela 5 Puxe o mouse para cima de maneira que o AutoCAD avise que est usando o eixo Z (Se o ORTHO estiver desligado, ligue antes de faz-lo) . 6 Digite a distncia da altura em Z desejada. 7 Repita o procedimento para cada uma das peas, mas atribua alturas diferentes 8 Acione LOFT 9 Clique em cada uma das peas de forma ordenada sem pular o sentido de crescimento da pea.

10 Aplique <ENTER> 2X e na caixa de dilogo que aparece pressione OK.

10.

Para fazer perfil a partir de uma seo e percorrendo sobre um caminho

1 Desenhe o perfil a percorrer usando polylineou polyline3D (atalho: 3dpoly). (Menu draw na opo AutoCAD classic ou na rea superior do AutoCAD 2010 / 2011) 3 Posicione o perfil na posio em que ele deve percorrer. 4 Aplique rotate3D caso seja necessrio. 5 Acione Sweep 6 Clique no perfil que ir percorrer o caminho<ENTER> 7 Clique sobre o caminho a ser percorrido. Obs.: Provveis causas de insucesso na aplicao do comando: a) Polyline do perfil no est fechada b) Caminho (polyline 3D) foi feito com cliques sobrepostos de polyline (clicar duas vezes por cima do mesmo lugar)

11.

Para transformar objetos slidos em caixas ocas

1 Acione Shell 2 Selecione o objeto slido clicando em qualquer lugar deste objeto <No d ENTER> 3 Clique na regio central da face onde o buraco ser aberto <ENTER> 4 Digite a espessura da camada externa da caixa <ENTER 3 vezes>

Operaes Booleanas
12. Unir Slidos

1 Acione union 2 Selecione todos os objetos de uma s vez <ENTER>

13.

Subtrair Slidos

1 Acione Subtract 2 Selecione todos o(s) objetos que iro permanecer, ou seja, de onde o buraco ser retirado <ENTER> 3 Selecione o objeto que representa o buraco a ser retirado <ENTER>

14.

Criar objetos baseado em interseco de Slidos

1 Acione intersect 2 Selecione todos os objetos de uma s vez <ENTER>

15.

Para fazer modelagem complexa editando ou deformando partes dos slidos

1 Aproxime o mouse do objeto a ser editado 2 Pressione a tecla <CONTROL> 3 Aproxime-se da poro a ser editada (arestas, face ou vrtice) 5 Clique sobre um dos GRIPS(Ns azuis) e estique-o puxando o mouse para o lado, e digitando a distncia para determinar o quanto o objeto ser deformado.

16. Para alterar partes dos slidos que sofreram operaes booleanas (que foram unidos, subtrados ou interseccionados)
1 Aproxime o mouse do objeto a ser editado 2 Pressione a tecla <CONTROL> 3 Clique sobre a aparte desejada da operao booleana anteriormente realizada 4 Se a inteno apagar esta parte, simplesmente aplique <DELETE> 5 Se a inteno editar uma das partes, clique sobre um dos GRIPS(Ns azuis) e estique-o puxando o mouse para o lado, e digitando a distncia para determinar o quanto o objeto ser deformado.

17.

Para arredondar quinas em 3D

1 Acione Fillet. 2 Clique sobre a aresta a ser arredondada 3 Digite o valor do raio <ENTER> 4 Clique nas demais arestas a serem arredondadas <ENTER>

18.

Para mover objetos no espao tridimensional

Obs.: antes de qualquer procedimento verifique se o ORTHO est ligado 1 Selecione o objeto 2 Acione Move 3 Clique em qualquer lugar da rea de trabalho 4 Puxe o mouse para cima de maneira que o mouse indique uma movimentao em Z 5 Digite a distncia a ser percorrida <ENTER>

19. Para fazer cpias consecutivas no sentido da altura indicando o espaamento entre os objetos (Fazer uma persiana por exemplo)
1 No caso especfico de uma persiana voc dever ter desenhado um Box inicial com as dimenses desejadas. 2 Digite 3DArray 3 Selecione o objeto desejado <ENTER> 4 O AutoCAD sugere o mtodo retangular, pressione <ENTER> para aceitar 4 O AutoCAD ir perguntar na seqncia o nmero de linhas, colunas e de nveis (neste caso s nos interessa os nveis, portanto iremos responder 1 para todas as outras perguntas) como segue abaixo: a) Enter the number of rows (---) <1>: Pressione ENTER sem digitar nada b) Enter the number of columns (|||) <1>: Pressione ENTER sem digitar nada c) Enter the number of levels (...) <1>: Digite aqui quantos objetos voc deseja acumular na vertical (ou seja, em Z) e pressione <ENTER> d) Specify the distance between levels (...): Especifique aqui a distncia entre as peas Obs.: Para especificar a distncia entre as peas, considere a altura da pea + o espaamento entre uma pea e outra.

Iluminao
Para inserir luzes de efeito realista
1 No Ribbon (guia superior) de nome Render clique em ou Create light Point (clique no desenho da lmpada e no no nome). 2 Clique num local da tela, preferencialmente no meio do ambiente a ser iluminado <ENTER> 3 Com o mouse ao lado da cmera, pressione o boto direito e escolha propriedades (ou simplesmente d um duplo-clique sobre a luz) 4 Nesta janela procure por um campo chamado Lamp intensity. Altere a sua intensidade para valores prximos de 1500 ,porm, depois, na etapa de renderizao, v alterando conforme a renderizao v indicando um ambiente bem iluminado ou no. 5 No campo Position Z alrere o valor para algo 10 cm abaixo da parte mais baixa do teto, sugesto inicial 230. 6 Desa a barra de rolagem lateral ao mximo e abaixo de rendered shadow details, entre no campo Type, e mude de hard para soft sampled. 7 Desa novamente a barra de rolagem e mude o shape para rectangle. 8 Desa novamente a barra de rolagem e altere a largura e o comprimento (lenght e width) para valores que faam esta luz ficar com tamanho um pouco menor que o ambiente em questo. 9 Sempre aplique <ENTER> ao terminar de preencher algum valor.

Renderizao
1 Crie uma cmera usando os passos constantes do item PARA COLOCAR E REGULAR UMA CAMERA e aplique a segunda opo do item OBSERVAR O RESULTADO VISUAL DE UMA CMERA. 2 No Ribbon (guia superior) de nome Render clique Ao lado de um bule numa setinha ao lado de um escrito (provavelmente medim, draft, low, high, ou presentation) e escolha manage render presets e preencha os dados apresentados conforme segue:

3 No menu inferior clique em uma setinha ao lado do escrito Render 4 Para obter uma resoluo um pouco maior, clique ao lado de um campo que apresenta 640x480, e para conseguir uma resoluo um pouco melhor troque para 1024x768

5 Clique no bule acima do escrito Render. 6 Na janela que aparece ao final do render, caso queira salvar o arquivo de imagem, clique em File>Save e em save files of type altere para jpeg.

Potrebbero piacerti anche