Sei sulla pagina 1di 5

1 - Introduo

A dermatite de contato uma reao caracterizada pela instalao de um processo inflamatrio da pele, tendo como causa o contato de substancias diretamente com a pele, podendo ser de natureza aguda ou crnica. E pode ser classificada em Dermatite de Contato primria, ou irritativa, aquela causada pelo contato direto pele com substancias qumicas irritantes , seja em pele s ou em tecido epitelial j afetado por dermatite , sendo agentes irritantes leves, os detergentes, os sabes, o cloro, a gua, etc., e irritantes fortes, os cidos, os fenis, etc. E a dermatite de contanto Alrgica, aquela que atinge apenas o individuo que j apresenta uma prvia sensibilidade ao contato com certo agente alrgico, sendo uma reao tardia de hipersensibilidade , e para tal necessitando de um tempo de latncia , horas ou dias , para se manifestar . Podemos relacionar como grupos de agentes irritantes, os produtos qumicos, as plantas, e os agentes tpicos.

2- Sinais e sintomas

A sintomatologia do paciente com dermatite de contato, aguda, poder variar de um paciente para outro. Consiste em eritema, bolhas, prurido, formao de vesculas com eritema em volta, crostas e exsudao e ate mesmo um edema intenso. Na dermatite de contato crnica, o paciente apresenta leses, surgimento das fissuras e descamaes. Dermatite de Contato Aguda: as manifestaes clnicas podero variar de um paciente para outro, eritema, bolhas, prurido, formao de vesculas com eritema em volta, crostas e exsudao, edema intenso. Dermatite de Contato Crnica: leses com uma base eritematosa, espessamento das leses, surgimento de fissuras, descamaes.

3- Diagnstico

O diagnostico da dermatite de contato inicia se com os achados clnicos apresentados pelo paciente, com historia clinica de expresso a agentes alrgenos e com a realizao do exame fsico. O paciente ser questionado para facilitar a identificao do agente causal, levando se em conta fatores com a atividade profissional, o ambiente de trabalho, os locais que frequenta o uso de medicamentos, a alimentao, o uso de produtos cosmticos, perfume e outros. Alm disso, dermatoses relacionadas ao trabalho podem ser provocadas por agentes biolgicos, bactrias, fungos, leveduras e insetos e agentes fsicos como calor, frio, umidade, eletricidade, radiaes, agentes mecnicos, vibrao, laser, etc. So ainda comuns as fito dermatoses, que atingem trabalhadores em contato com substncias provenientes de vegetais como madeiras (jardineiros, carpinteiros,

marceneiros). J as foto dermatoses decorre da reao consequente exposio ao sol de substncias fotossensveis como o caj, caju, umbu, manga, limo e determinadas drogas como a prometazina, podendo levar a mudanas na colorao da pele. O diagnstico estabelecido com base nas queixas (relato de surgimento das leses no trabalho, melhora com afastamento da atividade), no exame clnico (eritema, vesculas, ppulas, lceras, fissuras, prurido), na histria ocupacional e nos resultados dos testes epicutneos (reexposio controlada da pele a substncias qumicas em concentraes no-irritantes), quando for dermatose por sensibilizao. O tratamento exige avaliao da exposio ao agente causal ou do agente suspeito, o que muitas vezes suficiente para a melhora das leses. Pode exigir, ainda, dependendo da gravidade, uso de medicao especfica como corticoides tpicos ou orais, anti-histamcos, antibiticos, soluo de permanganato de potssio, etc. As dermatoses ocupacionais so de expressiva ocorrncia em todo o pas. Contudo, no nosso meio, particularmente em Minas Gerais, outro bloco frequente de doenas relacionadas ao trabalho o das pneumoconioses, particularmente a silicose. A alta ocorrncia dessa doena no estado deve-se atividade de minerao, a qual expe os trabalhadores inalao de poeiras potencialmente lesivas.

4- Tratamento

O tratamento envolve, principalmente, evitar o contato com a substncia que desencadeou a reao, alm de medicamentos que aliviam os sintomas. O quadro inflamatrio deve ser tratado com o uso de corticides tpicos ou sistmico. A aplicao de cremes hidratantes nas peles secas aumenta sua resistncia. Em caso de infeco secundria, faz-se a administrao de antibiticos e para aliviar a pruridermia, anti-histamnicos.

Geralmente a dermatite de contato desaparece depois de duas ou trs semanas, evitado. mas podem recorrer se o antgeno no puder ser identificado ou

5- Preveno

Na preveno, com o uso de EPIs, evitando o contato com a substncia que podem agredir sua pele ou que j desencadeou a reao. Por isso muito importante o uso de luvas de proteo ou outras formas de isolamento. Sempre lavar as mos aps a exposio, a qualquer tipo de material.

Concluso

No Brasil, as dermatoses ocupacionais ocorrem em maior nmero na construo civil e em segundo lugar nas indstrias metalrgicas, sendo que estas tm maiores incidncias em empresas de pequeno porte, onde no so utilizados muitas vezes os EPIs adequados para cada ambiente de trabalho, ou ainda os mesmos so utilizados sem conhecimento de forma errnea.

Potrebbero piacerti anche