Sei sulla pagina 1di 11

Lusadas

Canto I

O poeta indica o assunto global da obra, pede inspirao s ninfas do Tejo e dedica o poema ao Rei D. Sebastio. Na estrofe 19 inicia a narrao de viagem de Vasco da Gama, referindo brevemente que a Armada j se encontra no Oceano ndico, no momento em que os deuses do Olimpo se renem em Conclio convocado por Jpiter, para decidirem se os Portugueses devero chegar ndia. Com o apoio de Vnus e Marte e apesar da oposio de Baco, a deciso favorvel aos Portugueses que, entretanto, chegam Ilha de Moambique para abastecer. A Baco prepara-lhes vrias ciladas para destruir os portugueses e que culmina com o fornecimento de um piloto que recebera ordens para conduzir a nau portuguesa ao perigoso porto de Quloa. Vnus que desco brira a traio de Baco intervm, afastando a armada do perigo com ventos contrrios e fazendo-a retomar o caminho certo at Mombaa. No final do Canto, o poeta reflecte acerca dos perigos que em toda a parte espreitam o Homem.

Canto II

O rei de Mombaa, influenciado por Baco, convida os Portugueses a entrar no porto para os destruir. Vasco da Gama, ignorando as intenes, aceita o convite, porque os dois condenados que mandara a terra colher informaes tinham regressado com uma boa notcia de que aquela ser uma terra de cristos. Na verdade, tinham sido enganados por Baco, disfarado de sacerdote. Vnus apercebe-se do perigo e, com a ajuda das Nereidas, impede os barcos de entrarem no porto. O piloto mouro e os emissrios do rei de Mombaa fugem pensando que os seus objecyivos tinham sido descobertos.

Vasco da Gama agradece a Deus e pede que leh mostre a terra que procura. Vnus comove-se com as palavras de Vasco da gama e vai pedir Jpiter que proteja os Portugueses, ao que ele acede e, para a consolar, profetiza futuras glrias aos Lusitanos. Na sequncia do pedido, Mercrio enviado a terra e, em sonhos, indica a Vasco da Gama o caminho at Melinde onde, entretanto, lhe prepara uma calorosa recepo. A chegada dos Portugueses a Melinde efectivamente saudada com festejos e o Rei desta cidade visita a Armada, pedindo a Vasco da Gama que lhe conte a histria do seu pas.

Canto III

O narrador comea por invocar Calope, musa da poesia pica, para que lhe ensine o que Vasco da Gama contou ao rei de Melinde. Vasco da Gama inicia a narrativa da Histria de Portugal. Comea por referir a situao de Portugal na Europa e a lendria histria de Luso a Viriato. Segue-se a formao da nacionalidade e depois a enumerao dos feitos guerreiros dos Reis da 1. Din astia, de D. Afonso Henriques a D. Fernando. Destacam-se os episdios de Egas Moniz e da Batalha de Ourique, no reinado de D. Afonso Henriques, e o da Formosssima Maria, da Batalha do Salado e de Ins de Castro, no reinado de D. Afonso IV.

Canto IV

Vasco da Gama prossegue a narrativa da Histria de Portugal. Conta agora a histria da 2. Dinastia, desde a revoluo de 1383 -85, at ao momento, do reinado de D. Manuel, em que a Armada de Vasco da Gama parte para a ndia.

Aps a narrativa da Revoluo de 1383-85 que incide fundamentalmente na figura de Nuno lvares Pereira e na Batalha de Aljubarrota, seguem-se os acontecimentos dos reinados de D. Joo II, sobretudo os relacionados com a expanso para frica. assim que surge a narrao dos preparativos da viagem ndia, desejo que D. Joo II no conseguiu concretizar antes de morrer e que iria ser realizado por D. Manuel, a quem os rios Indo e Ganges apareceram em sonhos, profetizando as futuras glrias do Oriente. Este canto termina com a partida da Armada, cujos navegantes so surpreendidos pelas palavras profeticamente pessimistas de um velho que estava na praia, entre a multido. o episdio do Velho do Restelo.

Canto V

Vasco da Gama prossegue a sua narrativa ao Rei de Melinde, contando agora a viagem da Armada, de Lisboa a Melinde. a narrativa da grande aventura martima, em que os marinheiros observaram maravilhados ou inquietos o Cruzeiro do Sul, o Fogo de Santelmo ou a Tromba Martima e enfrentaram perigos e obstculos enormes como a hostilidade dos nativos, no episdio de Ferno Veloso, a fria de um monstro, no episdio do Gigante Adamastor, a doena e a morte provocadas pelo escorbuto. O canto termina com a censura do poeta aos seus contemporneos que desprezam a poesia.

Canto VI

Finda a narrativa de Vasco da Gama, a Armada sai de Melinde guiada por um piloto que dever ensinar-lhe o caminho at Calecut.

Baco, vendo que os portugueses esto prestes a chegar ndia, resolve pedir ajuda a Neptuno, que convoca um Concli o dos Deuses Marinhos cuja deciso apoiar Baco e soltar os ventos para fazer afundar a Armada. ento que, enquanto os marinheiros matam despreocupadamente o tempo ouvindo Ferno Veloso contar o episdio lendrio e cavaleiresco de Os Doze de Inglaterra, surge uma violenta tempestade. Vasco da Gama vendo as suas caravelas quase perdidas, dirige uma prece a Deus e, mais uma vez, Vnus que ajuda os Portugueses, mandando as Ninfas seduzir os ventos para os acalmar. Dissipada a tempestade, a Armada avista Calecut e Vasco da Gama agradece a Deus. O canto termina com consideraes do Poeta sobre o valor da fama e da glria conseguidas atravs dos grandes feitos.

Canto VII

A Armada chega a Calecut. O poeta elogia a expanso portuguesa como cruzada, criticando as naes europeias que no seguem o exemplo portugus. Aps a descrio da ndia, conta os primeiros contactos entre os portugueses e os indianos, atravs de um mensageiro enviado por Vasco da Gama a anunciar a sua chegada. O mouro Monade visita a nau de Vasco da Gama e descreve Malabar, aps o que o Capito e outros nobres portugueses desembarcam e so recebidos pelo Catual e depois pelo Samorim. O Catual visita a Armada e pede a Paulo da Gama que lhe explique o significado das figuras das bandeiras po rtuguesas. O poeta invoca as Ninfas do Tejo e do Mondego, ao mesmo tempo que critica duramente os opressores e exploradores do povo.

Canto VIII

Paulo da Gama explica ao Catual o significado dos smbolos das bandeiras portuguesas, contando-lhe episdios da Histria de Portugal nelas representados. Baco intervm de novo contra os portugueses, aparecendo em sonhos a um sacerdote brmane e instigando-o atravs da informao de que vm com o intuito da pilhagem. O Samorim interroga Vasco da Gama, que acaba por regressar s naus, mas retido no caminho pelo Catual subornado, que apenas deixa partir os portugueses depois destes lhes entregarem as fazendas que traziam. O poeta tece consideraes sobre o vil poder do ouro.

Canto IX

Aps vencerem algumas dificuldades, os portugueses saem de Calecut, iniciando a viagem de regresso Ptria. Vnus decide preparar uma recompensa para os marinheiros, fazendo-os chegar Ilha dos Amores. Para isso, manda o seu filho cpido desfechar setas sobre as Ninfas que, f eridas de Amor e pela Deusa instrudas, recebero apaixonadas os Portugueses. A Armada avista a Ilha dos Amores e, quando os marinheiros desembarcam para caar, vem as ninfas que se deixam perseguir e depois seduzir. Ttis explica a Vasco da Gama a razo daquele encontro (prmio merecido pelos longos trabalhos ), referindo as futuras glrias que lhe sero dadas a conhecer. Aps a explicao da simbologia da Ilha, o poeta termina, tecendo consideraes sobre a forma de alcanar a Fama.

Canto X

As Ninfas oferecem um banquete aos portugueses. Aps uma invocao do poeta a Calope, uma ninfa faz profecias sobre as futuras vitrias dos portugueses no Oriente. Ttis conduz Vasco da Gama ao cume de um monte para lhe mostrar a Mquina do

Mundo e indicar nela os lugares onde chegar o imprio portugus. Os portugueses despedem-se e regressam a Portugal. O poeta termina, lamentando -se pelo seu destino infeliz de poeta incompreendido por aqueles a quem canta e exortando o Rei D. Sebastio a continuar a glria dos Portugueses.

O Gnero pico

O gnero pico remonta antiguidade grega e latina sendo os seus expoentes mximos Homero e Virglio. A epopeia um gnero narrativo em verso, em estilo elevado, que visa celebrar feitos grandiosos de heris fora do comum re ais ou lendrios. Tem pois sempre um fundo histrico; de notar que o gnero pico um gnero narrativo e que exige na sua estrutura a presena de uma aco, desempenhada por personagens num determinado tempo e espao. O estilo elevado e grandioso e poss ui uma estrutura prpria, cujos principais aspectos so: PROPOSIO - em que o autor apresenta a matria do poema; INVOCAO - s musas ou outras divindades e entidades mticas protectoras das artes; DEDICATRIA - em que o autor dedica o poema a algum, sendo esta facultativa; NARRAO - a aco narrada por ordem cronolgica dos acontecimentos, mas inicia -se j no decurso dos acontecimentos ( in medias res ), sendo a parte inicial narrada posteriormente num processo de retrospectiva, flash -back ou analepse ;

PRESENA DE MITOLOGIA GRECO-LATINA contracenando heris mitolgicos e heris humanos.

Estrutura Externa d'Os Lusadas


A obra divide-se em dez partes, s quais se chama cantos. Cada canto tem um nmero varivel de estrofes (em mdia de 110). O canto mais longo o X, com 156 estrofes. As estrofes so oitavas, portanto constitudas por oito versos. Cada verso constitudo por dez slabas mtricas; nas sua maioria, os versos so hericos (acentuados nas sextas e dcimas slabas). O esquema rimtico o mesmo em todas as estrofes da obra, sendo portanto, rima cruzada nos seis primeiros versos e emparelhada nos dois ltimos (AB -AB-AB-CC). Esta estrutura externa semelhante das epopeias clssicas.

Estrutura Interna d'Os Lusadas

na sua estrutura interna, isto , no desenvolvimento do assunto, que Os Lusadas se revelam mais claramente como uma epopeia clssica apresentando a seguinte estrutura: Proposio Canto I, est. 1-3, em que Cames proclama ir cantar as grandes vitrias e os homens ilustres - as armas e os bares assinalados ; as conquistas e navegaes no

Oriente (reinados de D. Manuel e de D. Joo III); as vitrias em frica e na sia desde D. Joo a D. Manuel, que dilataram a f e o imprio ; e, por ltimo, todos aqueles que pelas suas obras valorosas se vo da lei da morte libertando , todos aqueles que mereceram e merecem a imortalidade na memria dos homens. A proposio aponta tambm para os ingredientes que constituram os quatro planos do poema: Plano da Viagem - celebrao de uma viagem: "...da Ocidental praia lusitana / Por mares nunca de antes navegados / Passaram alm da Tapobrana..."; Plano da Histria - vai contar-se a histria de um povo: "...o peito ilustre lusitano..."."...as memrias gloriosas / Daquel es Reis que foram dilatando / A F, o imprio e as terras viciosas / De frica e de sia..."; Plano dos Deuses (ou do Maravilhoso) - ao qual os Portugueses se equiparam: "... esforados / Mais do que prometia a fora humana..."."A quem Neptuno e Marte obedeceram..."; Plano do Poeta - em que a voz do poeta se ergue, na primeira pessoa: "...Cantando espalharei por toda a parte. / Se a tanto me ajudar o engenho e arte..."."...Que eu canto o peito ilustre lusitano...". Invocao Canto I, est. 4-5, o poeta pede ajuda a entidades mitolgicas, chamadas musas. Isso acontece vrias vezes ao longo do poema, sempre que o autor precisa de inspirao:

Tgides ou ninfas do Tejo (Canto I, est. 4 -5); Calope - musa da eloquncia e da poesia pica (Canto II, est. 1-2); Ninfas do Tejo e do Mondego (Canto VII, est. 78 -87); Calope (Canto X, est. 8-9); Calope (Canto X, est. 145). Dedicatria Canto I, est. 6-18, o oferecimento do poema a D. Sebastio, que encara toda a esperana do poeta, que quer ver nele um monarca poderoso, capaz de retomar a dilatao da f e do imprio e de ultrapassar a crise do momento. Termina com uma exortao ao rei para que tambm se torne digno de ser cantado, prosseguindo as lutas contra os Mouros. Narrao Comea no Canto I, est. 19 e constitui a aco principal que, maneira clssica, se inicia in medias res , isto , quando a viagem j vai a meio, J no largo oceano navegavam , encontrando-se j os portugueses em pleno Oceano ndico. Este comeo da aco central, a viagem da descoberta do caminho martimo para a ndia, quando os portugueses se encontram j a meio do percurso do canal de Moambique vai permitir: A narrao do percurso at Melinde (narrador heterodiegtico intervem na aco) A narrao da Histria de Portugal at viagem (por Vasco da Gama narrador heterodiegtico); A narrao da viagem ( aco central) por Vasco da Gama, este narrador 3 pessoa, no

homodiegtico (personagem participante). A narrativa organiza-se em quatro planos: o da viagem, e o dos deuses, em alternncia, ocupam uma posio importante. A Histria de Portugal est encaixada na viagem. As consideraes pessoais aparecem normalmente nos finais de canto e constituem, de um modo geral, a viso crtica do poeta sobre o seutempo.

Os Planos Temticos da Obra

Plano da Viagem A narrao dos acontecimentos durante a viagem entre Lisboa e Calecut: Plano da Histria de Portugal Em Melinde, Vasco da Gama narra ao rei os acontecimentos de toda a nossa histria, desde Viriato at ao reinado de D. Manuel I. Em Calecut, Paulo da Gama apresenta ao Catual os episdios e as personagens representados nas bandeiras das naus. A histria posterior viagem de Vasco da Gama -nos narrada em prolepse, atravs de profecias. Plano da Mitologia A mitologia permite a evoluo da aco (os deuses assumem-se como adjuvantes ou como oponentes dos portugueses) e constitui, por isso, a intriga da obra. Plano do Poeta Consideraes e opinies do autor, expresses nomeadamente no inicio e no fim dos cantos.

Potrebbero piacerti anche