Sei sulla pagina 1di 9

Ordem Unida

7 Maio 2009

1 OBJETIVOS E BENEFCIOS Fisicamente- Reconhecido como um excelente exerccio fsico; - Ajuda a desenvolver a coordenao dos movimentos do corpo. Mentalmente - Desenvolve a confiana em habilidades de liderana; - Estimula a mente a dar e receber ordens. Psicologicamente - Encoraja um sentimento de trabalho em grupo; - Desenvolve a qualidade inerente de autocontrole e disciplina; - Promove automtico desempenho de obrigaes sob quaisquer circunstncias; - Produz resposta instintiva ao controle e estmulo dos lderes. Ordem conveniente disposio dos meios para obter o fim, arranjo, modo. Unida que se uniu, junto ligado, uniforme, que s tem uma forma. O instrutor da ordem unida, deve observar os seguintes pontos: 1- Quando parar ou andar manter a posio ereta; 2- Explicar os movimentos e dar as ordens exatas; 3- Demonstrar com preciso os movimentos para todos do agrupamento; 4- Dar as ordens distintamente, com devido volume, cadncia e energia, usando o diafragma; 5- Ser paciente, corts e srio, nunca ridicularizando um erro cometido; 6- Buscar a preciso com perfeio; 7- Corrigir imediatamente os erros; 8- Nunca tocar na pessoa quando esta estiver em forma; 9- Antes de mencionar o nome da pessoa, fazer a pergunta, assim no precisar perder tempo, pois todos j estaro prontos; 10- Dar freqente descanso. 2 ORDEM UNIDA E DISCIPLINA A disciplina a fora principal do peloto, o predomnio da ordem e da obedincia, resultante de uma educao apropriada. Ela a obedincia pronta, inteligente, espontnea e entusistica s ordens do superior. Exerccios que exijam exatido e coordenao mental e fsica, ajudam a desenvolver a disciplina. Estes exerccios criam reflexos de obedincia e estimulam os sentimentos de vigor da corporao de tal modo que toda a unidade se impulsiona, conjuntamente, como se fosse uma s pessoa. A Ordem Unida no tem somente por finalidade fazer com que o grupo se apresente em pblico com aspecto enrgico, despertando entusiasmo e civismo nos expectadores, mas, principalmente, a de construir uma verdadeira escola de disciplina e coeso. A

experincia tem revelado que, em circunstncias crticas, as unidades que melhor se portaram foram as que se destacaram na Ordem Unida. Assim, deve ser ministrada com esmero e dedicao, sendo justo que lhe atribua alta prioridade junto aos demais assuntos de instruo. 3 ORDEM UNIDA E CHEFIA Os exerccios de Ordem Unida constituem um dos meios mais eficientes para se alcanar a interao necessria entre o chefe e os comandados. Alm do mais, a Ordem Unida a forma mais elementar de iniciao do desbravador na chefia. comandando que se revelam e se desenvolvem as qualidades do chefe. Os exerccios de Ordem Unida despertam no chefe o apreo s aes bem executadas e ao exame dos pormenores, propiciando ainda o desenvolvimento da capacidade de observar e estimular a unidade. 4 COMANDOS BSICOS Coluna um atrs do outro. Distncia espao entre dois desbravadores. Fileira desbravadores colocados na mesma linha (um ao lado do outro). Fila mesmo que coluna. Intervalo espao entre dois membros na mesma fileira (normal= 80cm e especial= 25 cm) Alinhamento uma fileira alinhada, voltada para a mesma direo. Cobertura um exatamente atrs do outro voltados para a mesma direo. Cerra fila o Conselheiro, o ltimo da unidade. Homem base quando no houver especificao, ser sempre o da direita do peloto e por ele guia-se a marcha, a cobertura e o alinhamento. Fica a testa da coluna base. Coluna base a unidade que est direita do grupamento. Formao a disposio regular dos elementos de um grupo em linha ou em coluna. Cauda o ltimo elemento de uma coluna. Profundidade o espao compreendido entre o primeiro e o ltimo elemento de qualquer formao. Frente o espao, em largura, ocupado por uma tropa em linha ou coluna. Escola ou Grupamento um grupo constitudo para melhor aproveitamento da instruo. Seu efetivo, extremamente varivel no depende do previsto para as diversas formaes regulamentares. 5 COMANDO E MEIOS DE COMANDO Na Ordem Unida, para transmitir sua vontade tropa, o comandante poder empregar os seguintes meios: - Voz Gesto Corneta Apito

Vozes de comando a maneira padronizada, pela qual o instrutor de uma frao exprime verbalmente a sua vontade. A voz constitui o meio de comando mais empregado na Ordem Unida. Dever ser usada, sempre que possvel pois permite execuo simultnea e imediata.

As vozes de comando contam geralmente de:

Voz de advertncia um alerta que se d ao grupamento, prevenindo-a para o comando que ser enunciado. Exemplos: PELOTO! ou DESBRAVADORES! ou ATENO!. Comando propriamente dito tem por finalidade indicar o movimento a ser realizado pelos executantes. Exemplos: DIREITA!, ACELERADO!, CINCO PASSOS EM FRENTE! MEIA VOLTA!. necessrio que o instrutor enuncie os comando de maneira enrgica, definindo com exatido o momento do movimento e dando o tempo suficiente para realizar este movimento, ficando o grupamento em condies de receber a voz de execuo. Voz de execuo determina o exato momento em que o movimento deve comear ou cessar. Ela deve ser curta, viva enrgica e segura. Tem de ser mais breve que o comando propriamente dito e mais incisiva. Quando a voz de execuo for constituda por uma palavra oxtona, aconselhvel um certo alongamento na enunciao da slaba inicial, seguido de uma enrgica emisso da slaba final Exemplos: CO-BRIR!, VOL-VER!, DES-CAN-SAR!.

Quando, porm a tnica da voz de execuo cair na penltima slaba, imprescindvel destacar esta tonicidade com preciso. Nestes casos, a(s) slaba(s) final(ais) praticamente no se pronuncia(m). Exemplos: MAR-CHE!, AL-TO!, EM FREN-TE!, OR-DI-N-RIO!. Uma voz de comando emitida com indiferena s poder ter como resultado uma execuo displicente. As vozes de comando devem ser rigorosamente padronizadas, para que a execuo seja sempre uniforme. Para isto, necessrio que os instrutores de Ordem Unida pratiquem individualmente, antes de comandarem uma tropa. Comando de Ordem Unida por Gestos O Comando por Gestos substituiro as vozes de comando quando a distncia, ou qualquer outra circunstncias no permitir que o comandante se faa ouvir. Os comandos por gestos, convencionados para tropa a p, so os seguintes:

Ateno levantar o brao direito na vertical, mo espalmada, palma da mo voltada para a frente. Todos os gestos de comando devem ser precedidos por estes. Aps o elemento a quem se destina a ordem acusar estar atento, levantando tambm o brao direito at a vertical; o instrutor da frao baixa o brao e inicia a transmisso da ordem. Alto - colocar a mo direita aberta, dedos unidos, altura do ombro com a palma para frente; em seguida, estender o brao vivamente na vertical. Diminuir o passo da posio de ateno, baixar lateralmente o brao direito estendido (palma da mo voltada para o solo) at o prolongamento da linha dos ombros e a oscil-lo para cima e para baixo. Apressar o passo (acelerado) com o punho cerrado, altura do ombro, erguer e baixar o brao direito vrias vezes, verticalmente. Direo esquerda em seguida ao gesto de ateno, baixar o brao direito frente do corpo at altura do ombro e faze-lo girar lentamente para a esquerda

(direita), acompanhando o prprio movimento do corpo na converso. Quando j estiver na direo desejada, elevar ento vivamente o brao e estend-lo na direo definitiva. Em forma da posio de Ateno, com o brao direito, descrever crculos horizontais acima da cabea; em seguida, baixar este brao na direo da marcha ou do ponto para o qual dever ficar voltada a frente da unidade. Coluna por um (ou por dois) na posio de ateno, fechar a mo, conservando o indicador estendido para o alto (ou o indicador e o mdio, formando um ngulo aberto, no caso de coluna por dois).

Comando por Corneta Os toques de corneta sero empregados de acordo com o respectivo MANUAL DE TOQUES. Quando uma unidade atingir certo progresso na instruo individual, devero ser realizadas sesses curtas e freqentes de Ordem Unida com os comandos executados por meio de toques de corneta. Consegue-se, assim, familiariza-los com os toques mais simples, de emprego usual. Comando por Apito Os comando por meio de apitos sero dados mediante o emprego de silvos longos e curtos. Os silvos longos sero dados como advertncia e os curtos, como execuo. Precedendo os comandos, os juvenis devero ser alertados sobre quais movimentos e posies sero executados; para cada movimento ou posio, dever ser dado um silvo longo, como advertncia, e um ou mais silvos breves, conforme seja a execuo a comando ou por tempo. * Ateno estando a frao fora de forma, a um silvo longo, todos voltar-se-o para o instrutor espera de seu gesto, voz de comando, ordem ou outro sinal. Estando em forma, vontade, a um silvo longo, os desbravadores retomaro a posio de descansar. * Apressar o passo (acelerado) silvos curtos repetidos, utilizados durante os exerccios de vivacidade, entrada em forma e outras situaes em que o desbravador deva atender a um chamado com presteza.

6 EXECUO POR TEMPOS


Todos os movimentos podero se subdivididos e executados em partes ou tempos. Aps a voz de execuo, os diversos tempos dos movimentos sero executados aos comandos intercalados: TEMPO1!, TEMPO 2 !, TEMPO 3 !, etc. Para a realizao de movimentos por tempos, a voz de comando dever ser precedida da advertncia POR TEMPOS!. Aps esta voz, todos os comandos continuaro a ser executados por tempos, at que seja dado um comando precedido pela advertncia A COMANDO!. 7 INSTRUO SOBRE POSIES Posies:

SENTIDO nesta posio, o juvenil ficar imvel e com a frente voltada para o ponto indicado. Os calcanhares unidos, pontas dos ps voltadas para fora, de modo que formem um ngulo de aproximadamente 60 graus. O corpo levemente inclinado para a frente com o peso distribudo igualmente sobre os calcanhares e as plantas dos ps e os joelhos naturalmente distendidos. O busto aprumado, com o peito saliente, ombros na mesma altura e um pouco para trs, sem esforo. Os braos cados e ligeiramente curvos, com os cotovelos um pouco projetados para a frente e na mesma altura, As mos espalmadas, colocadas parte exterior das coxas, dedos unidos e distendidos. Cabea erguida e o olhar fixo frente.

Para tomar a posio de Sentido, o juvenil unir os calcanhares com energia e vivacidade, de modo a se ouvir esse contato, ao mesmo tempo, trar as mos diretamente para os lados do corpo, batendo-as com energia ao col-las s coxas. Durante a execuo deste movimento, afastar os braos cerca de 20 centmetros do corpo, antes de colar as mos s coxas. O calcanhar esquerdo dever ser ligeiramente levantado para que o p no arraste no solo. O homem tomar a posio de Sentido ao comando do SENTIDO!.

DESCANSAR estando na posio de Sentido, ao comando de DESCANSAR!, deslocar o p esquerdo cerca de 30 centmetros para a esquerda, elevando ligeiramente o corpo sobre a planta do p direito, para no arrastar o p esquerdo. Simultaneamente, a mo esquerda segura o brao direito pelo pulso, a mo direita fechada s costas, pouco abaixo da cintura. Nesta posio, as pernas ficaro naturalmente distendidas e o peso do corpo igualmente distribudo sobre os ps, que permanecero num mesmo alinhamento. Esta a posio do desbravador ao entrar em forma, onde permanecer em silncio e imvel. VONTADE o comando de VONTADE! dever ser dado quando os juvenis estiverem na posio de Descansar. Achando-os na posio de Sentido, dever ser dado primeiro o comando de DESCANSAR! e, em seguida, o de VONTADE!. A este comando, manter o seu lugar em forma, de modo a conservar o alinhamento e a cobertura. Poder mover o corpo, falar, beber, etc. Para cessar a situao vontade! o instrutor dar uma voz ou sinal de advertncia: ATENO! CESSAR O VONTADE!. Ento, individualmente, tomaro a posio de Descansar. O instrutor poder de acordo com a situao, introduzir restries que julgue necessrias ou convenientes, antes de comandar `A VONTADE!. Tais restries, porm no devem fazer parte da voz de comando. EM FORMA ao comando de COLUNA POR UM, ou FRENTE PARA TAL PONTO seguido da voz de execuo EM FORMA!, cada um deslocar-se- rapidamente para o seu lugar e, com o brao esquerdo distendido para a frente, tomar a distncia regulamentar. Depois de verificar se est corretamente coberto e alinhado, tomar a posio de Descansar. FORA DE FORMA ao comando de FORA DE FORMA, MARCHE!, rompero marcha e sairo de forma com rapidez. Quando necessrio, o comando ser precedido da informao NAS PROXIMIDADES, a qual no far parte da voz de comando. Neste caso, os desbravadores devero manter a ateno no seu instrutor, permanecendo nas imediaes.

8 PASSOS - Cadncia - o nmero de passo executados por minuto, nas marchas em passo ordinrio e acelerado. Os deslocamentos podero ser feitos nos passos : ordinrio, sem cadncia, de estrada e acelerado. - Passo Ordinrio o passo com aproximadamente 75 centmetros de extenso, calculado de um calcanhar a outro e numa cadncia de 116 passos por minuto. Neste passo, o desbravador conservar a atitude marcial. - Passo sem cadncia o passo executado na amplitude que convm ao desbravador, de acordo com a sua conformao fsica e com o terreno. No passo sem cadncia obrigado a conservar a atitude correta, a distncia e o alinhamento. - Passo-de-estrada o passo sem cadncia em que no h a obrigao de conservar a mesma atitude do passo sem cadncia, embora tenha de manter seu lugar em forma e a regularidade de marcha. - Passo Acelerado o passo executado com a extenso de 75 a 80 centmetros, conforme o terreno e numa cadncia de 180 passos por minuto.

Marcha em Passo Ordinrio

Rompimento ao comando de ORDINRIO, MARCHE!, levar o p esquerdo frente, com a perna naturalmente distendida, batendo no solo toda a planta do p, com energia, levar tambm frente o brao direito, flexionando-o para cima, at a altura da fivela do cinturo, com a mo espalmada (dedos unidos) e no prolongamento do antebrao. Simultaneamente, elevar o calcanhar direito, fazendo o peso do corpo recair sobre o p esquerdo e projetar para trs o brao esquerdo, distendido, mo espalmada e no prolongamento do antebrao, at 30 centmetros naturalmente, batendo fortemente com a planta do p no solo, ao mesmo tempo em que inverter a posio dos braos. Deslocamento avanando em linha reta, perpendicularmente linha dos ombros. A cabea permanece levantada e imvel. Os braos oscilam, transversalmente no sentido do deslocamento. A amplitude dos passos de aproximadamente 40 centmetros para o primeiro e de 75 centmetros para os demais. A cadncia de 116 passos por minuto, marcada pela batida de toda a planta dos ps no solo. Alto o comando de ALTO!, deve ser dado quando o juvenil assentar o p esquerdo no solo; ele dar, ento, mais dois passos, um com o p direito e outro com o p esquerdo, unido a seguir com energia, o p direito ao esquerdo, batendo fortemente os calcanhares, ao mesmo tempo em que, cessando o movimento dos braos, ir colar as mos s coxas, com uma batida, conforme prescrito para a tomada de Sentido. Marcar Passo o comando de MARCAR PASSO! dever ser dado nas mesmas condies que o comando de ALTO!. O desbravador executar o alto e, em seguida, continuar marchando no mesmo lugar, elevando os joelhos at que os ps fiquem altura de 20 centmetros do solo, mantendo a cadncia do passo ordinrio. Os braos devero oscilar ligeiramente. As mos ficam espalmadas, como durante o deslocamento. O movimento de Marcar passo

devem ser de curta durao. Ser empregado com finalidades variadas, tais como: retificar o alinhamento e a cobertura de uma frao, antes de se lhe dar o comando do ALTO!, etc.. Em frente o comando de EM FRENTE! dever ser dado quando o p esquerdo assentar no solo, o juvenil dar, ainda, um passo com o p direito, rompendo, em seguida, com o esquerdo, a marcha no passo ordinrio. Trocar Passo ao comando de TROCAR PASSO!, o juvenil levar o p, que est atrs, para a retaguarda do que acabar de tocar o solo e, dando logo em seguida um pequeno passo com o que estava frente, prosseguir naturalmente a marcha. Este movimento dever ser feito com vivacidade e executado independentemente de ordem e sempre que for necessrio acertar o passo com o demais. Este comando ser dado somente a ttulo de aprendizagem.

Marcha em Passo sem Cadncia

Rompimento em marcha ao comando de SEM CADNCIA, MARCHE!, romper a marcha em passo sem cadncia, devendo conservar-se em silncio durante o deslocamento. Passagem do Passo Ordinrio para o Passo sem Cadncia estando em marcha no passo ordinrio, ao comando de SEM CADNCIA, MARCHE!, iniciar a marcha em passo sem cadncia. A voz de execuo dever ser dada quando o p esquerdo tocar o solo, de tal forma que a batida seguinte do calcanhar esquerdo no solo seja mais acentuada, quanto ento, iniciar o passo sem cadncia. Para voltar ao passo ordinrio, bastar comandar ORDINRIO, MARCHE!. Ao comando de ORDINRIO!, o homem-base iniciar a marcha no passo ordinrio e os demais iro acertando o passo por este. Aps um pequeno intervalo de tempo, ser dada a voz de MARCHE!, quando o p esquerdo tocar no solo. Alto estando em passo sem cadncia, ao comando de ALTO! (com a voz alongada), o grupo dar mais dois passos e unir o p que est atrs ao da frente, voltando a posio Sentido.

Marcha em Passo de Estrado


Em estradas e fora de localidades, para proporcionar maior comodidade tropa, permitido marchar em passo de estrada. Ao comando de PASSO-DE-ESTRADA, MARCHE!, o juvenil marchar no passo sem cadncia podendo, no deslocamento, falar, cantar, beber, e comer. Para fazer com que a tropa retome o passo ordinrio, dado primeiro o comando de SEM CADNCIA, MARCHE! e ento se comandar ORDINRIO, MARCHE!. Os passos sem cadncia ou de estrada no tem amplitude e cadncia regulares, devendose, porm, evitar o passo muito rpido e curto, que fatigante. O aumento da velocidade dever ser conseguido com o aumento da amplitude do passo e no com a acelerao da cadncia, ou no passo de estrada, dever percorrer 80 metros por minuto, ou seja, cerca de 106 passos de 75 centmetros. Estando a tropa em Passo-de-estrada, comandar-se SEM CADNCIA, MARCHE!, antes de comandar ALTO!.

Marcha em Passo Acelerado

Rompimento da marcha, partindo da posio de Sentido ao comando de ACELERADO, o juvenil levar os antebraos, encostando-os com energia ao corpo formando com o braos ngulos aproximadamente retos; as mos fechadas, sem esforo e naturalmente voltadas para dentro, com o polegar para cima, apoiado sobre o indicador. voz de MARCHE!, levar o p esquerdo com as pernas ligeiramente curva para frente, o corpo no prolongamento da perna direita correr cadenciadamente, movendo os braos naturalmente para a frente e para trs sem afasta-los do corpo. A cadncia de 180 passos por minuto. Em Acelerado, as pernas se dobram, como na corrida curta. Passagem do Passo Ordinrio para o Passo Acelerado estando a tropa marchando no passo ordinrio, ao comando de ACELERADO!, levantar os antebraos como no item acima; a voz de MARCHE!, dever ser dada ao assentar o p esquerdo ao solo; dar mais trs passos, iniciando, ento, o acelerado com o p esquerdo, de acordo com o que est prescrito para o incio do Acelerado, partindo da posio de Sentido. Passagem do Passo sem cadncia para o Passo Acelerado se a unidade estiver marchando no passo sem cadncia, antes do comando de ACELERADO, MARCHE!, comandar-se ORDINRIO, MARCHE!. Alto o comando dever ser dado quando assentar o p esquerdo no solo; dar mais quatro passos em acelerado e far alto, unindo o p direito ao esquerdo e, baixando os antebraos, colar as mos s coxas com uma batida. Passagem do Passo Acelerado para o Passo Ordinrio estando em acelerado, a voz de comando deve ser dada quando o p esquerdo assentar no solo; dar mais trs passos acelerado, iniciando, ento, o passo ordinrio com a perna esquerda.

9 DESLOCAMENTOS CURTOS
Podero ser executados ao comando de TANTOS PASSOS EM FRENTE! MARCHE!. O nmero de passos ser sempre mpar. voz de MARCHE!, romper a marcha no passo ordinrio, dando tantos passos que tenham sido ordenados e far alto, sem que para isso seja necessrio novo comando.

10 VOLTAS
Todos os movimentos sero executados na posio Sentido, mediante os comandos abaixo:

DIREITA! ESQUERDA! VOLVER! - voz de execuo VOLVER!, o desbravador voltar-se- para o lado indicado, de um quarto de crculo, sobre o calcanhar do p direito (esquerdo) e a planta do p esquerdo (direito) e, terminada a volta, assentar a planta do p direito (esquerdo) no solo; unir depois o p esquerdo (direito) ao direito (esquerdo), batendo energicamente os calcanhares. MEIA-VOLTA. VOLVER! ser executada com Esquerda Volver, sendo a volta de 180 graus.

Em campanhas e nas situaes em que seja difcil tropa executar voltas a p firme, dever ser comandado FRENTE PARA A DIREITA (ESQUERDA, RETAGUARDA)!, para que seja mudada a frente de uma frao. A este comando,

volver a frente para o lado indicado com energia e vivacidade. Tal comando dever ser dado com a unidade na posio de Descansar. EM MARCHA as voltas em marcha s sero executadas nos deslocamentos no passo ordinrio.

DIREITA (ESQUERDA). VOLVER! a voz de execuo VOLVER! dever ser dada no momento em que o juvenil assentar no solo o p direito (esquerdo); com o p esquerdo (direito), ele dar um passo mais curto e volver direita (esquerda) sobre a planta do p esquerdo (direito), prosseguindo a marcha com o p direito (esquerdo) na nova direo. MEIA VOLTA! VOLVER! a voz de execuo VOLVER! dever ser dada ao assentar o p esquerdo no solo; o p direito ir um pouco frente do esquerdo, girando vivamente pela esquerda sobre as plantas dos ps, at mudar a frente para a retaguarda, rompendo a marcha com o p direito e prosseguindo na nova direo.

Estando a unidade em passo sem cadncia e sendo necessrio mudar a sua frente, o comandante da frao poder comandar FRENTE PARA A DIREITA (ESQUERDA, RETAGUARDA)!. A este comando, voltaro rapidamente para frente indicada, prosseguindo no passo sem cadncia. O comando por apito, se d com o uso de silvos longos para advertncia e silvos curtos para a execuo. usado principalmente para comandos de Marcha. Nota: Silvo= Som que sai do apito. ATENO- Um silvo longo. ORDINRIO, MARCHE- Um silvo longo, acompanhado de outro curto. (A execuo no silvo curto) Nota: O termo Ordinrio: Refere-se ao tipo de passo; que pode ser, ordinrio ou acelerado. ALTO- O mesmo tipo de silvo de Ordinrio Marche. APRESSAR PASSO- Silvos curtos e repetidos. SEM CADNCIA- Dois silvos curtos. PASSO DE ESTRADA (Passo livre)- Trs silvos longos. Outros comando podero ser combinados com o Clube. Pode ser combinado ainda para fins de exibio, Marcha com Evoluo, e outras execues combinadas por tempo ou nmero de passos.

Potrebbero piacerti anche