Sei sulla pagina 1di 3

Logo | Hospedagem de sites | Registro de domnios | Crie seu site | Crie sua loja virtual | Crie seu blog |

Parceiros:

DevASP.NET

Darr & Bueno Marcas


R e gistros de Marcas e Pate nte s. F 11 3129- 4363. Busca s grtis d b b

Principal Enviar artigo Cadastrar-se Desenvolvimento Criao, solues e etc Sistemas Operacionais Informe-se Cursos, apostilas e livros Cartilhas e manuais Servios Interatividade Parceiros Contato

Voc est em: Home > GNU/Linux > Visualizando artigo


Instalando Wine no Fedora sem mistrio

Autor/fonte: Daniel Viana Auler Plebeuz E-mail/Url: http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=8425 Tags: [ wine ] [ fedora ]

A instalao do Wine abaixo foi feita para Fedora, mas nada impede de voc qualquer Linux de sua preferncia, basta utilizar os mesmos pacotes que des artigo. Os seguintes pacotes sero necessrios para nossa instalao: wine-tools; wine-capi; wine-core; wiwine-nas; wine-twain; wine-nas; wine-cms; wine-jack; wine-ldap; wine.

Os segredos do Javascript

Achou complicado? Discordo de voc, pois para instalarmos no Fedora basta


# yum install wine

Pronto! Instalamos o melhor software para rodar aplicativos do Windows em existe. Aplicativos bsicos do Wine Agora que j instalamos o Wine, vamos conhecer um pouco dele. Abaixo um comandos principais e suas funes: wineconsole cmd - Simula o cmd do Windows, com os comandos bsic wineboot - Simula um "reboot" do Wine, programas que dependem de re por exemplo, voc poder utilizar o wineboot; winecfg - So as configuraes do Wine, onde voc pode facilmente ma configurar aplicativos para emular em um certo Windows (ex. voc pode te aplicao sendo simulada como Windows 98 e outra como XP com o mes mesmo Linux); wine - o aplicativo principal, o qual utilizamos para executar os program Windows.

Inicializando o Wine pela primeira vez (first boot) Para inicializarmos o Wine pela primeira vez, devemos digitar "wineboot". Est criar o nosso "c:\", por padro o Wine criar uma pasta oculta dentro da pas usurio com o nome ~/.wine/drive_c. Todos os programas feitos para Window utilizarmos entendero este local como "c:\". Dentro de .wine encontramos trs arquivos: system.reg - onde o Wine armazena o registro do Windows. Aqui dent HKLM(HKEY_LOCAL_MACHINE). Mais adiante veremos como abrir o regis user.reg - Aqui onde fica salvo o HKCU(HKEY_CURRENT_USER). Re configuraes do usurio atual do Windows; userdef.reg - Aqui onde o Wine salva a chave HKEY_USERS.

Instalando o BDE e rodando aplicaes Delphi Vamos ento instalar o BDE. Primeiramente faremos o download do BDE. A disponibiliza o software gratuitamente no site: http://info.borland.com/devsupport/bde/bdeupdate.html Em seguida vamos instalar, se voc estiver utilizando KDE ou Gnome (a inte que j vem habilitada por padro no Fedora), basta dar dois cliques no arquivo Caso esteja com algum outro gerenciador de janelas ou queira fazer via linha basta digitar:
$ wine BDE.exe

Agora s seguir o padro do Windows de Next > Next e Finish. Pronto! J p aplicaes Delphi e conectar nos bancos de dados padres do BDE. Para rodarmos algum programa desenvolvido em Delphi basta dar dois clique programa ou ento entrar no console, ir na pasta onde est o programa e dig

$ wine programa.exe

No meu caso utilizo aplicaes em Delphi que se conectam a um banco de d sem problemas. Configurando o BDE e o registro Para utilizarmos certas aplicaes de Delphi, podem ser necessrias alguma configuraes de drivers, assim como no Windows. Para faz-las no Linux d o seguinte comando:
$ wine control

Quando digitarmos o comando ele abrir uma tela com o utilitrio de configur o mesmo que fica no painel de controle do Windows. Agora basta configurar as instrues do software. Em alguns softwares tambm pode ser necessrio editar o registro, para faz basta digitar:
$ wine regedit

E pronto! Ali est o registro do Wine, onde possvel editar as informaes d rodarmos nossa aplicao. Concluso com grande satisfao que escrevo um artigo como este, pois o Linux est robusto e simples. Este artigo no somente mostra como configurar e instalar programas de Wi Linux, como tambm mostra como fcil para qualquer um utilizar o Linux e programa de Windows favorito. Espero que tenham gostado!

Hospedado por Hostnet Hospedagem de Sites. Design: willpower.art.br 2001-2010 htmlstaff.org. Poltica de privacidade. Contedo sob licena Creative Common

Potrebbero piacerti anche