Sei sulla pagina 1di 5

30 - Limitaes quanto aos parmetros de desempenho trmico e estratgias bioclimticas recomendadas pela norma brasileira de desempenho trmico de habitaes

de interesse social Limitations Related to the Parameters of Thermal Performance and Bioclimatic Strategies Recommended by the Brazilian Norm for Thermal Performance in LowCost Housing Projects.

BOGO, Amilcar Jos (1) (1) Arquiteto e Urbanista, Doutor em Engenharia Civil, Professor do Quadro, Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Laboratrio de Conforto Ambiental LACONFA/Grupo de Estudo e Pesquisa do Hbitat GEPHabitat, Universidade Regional de Blumenau - FURB, Rua Antnio da Veiga, 140 Victor Konder, CEP 89012-900, Blumenau-SC, E-mail: arqbogo@furb.br.

Resumo
Este artigo apresenta uma anlise de limitaes de desempenho trmico e diretrizes bioclimticas da Norma recm aprovada NBR15220 - Desempenho trmico de edificaes - Parte 3: Zoneamento Bioclimtico Brasileiro e Diretrizes Construtivas para Habitaes Unifamiliares de Interesse Social. Dentre estas limitaes identificadas est a ausncia de diretrizes construtivas visando o controle solar no vero para a zona bioclimtica 3, que engloba 62 cidades; observa-se tambm a ausncia de recomendao de valores mximos de fator solar para elementos transparentes da edificao, e a definio de valores mximos admissveis de transmitncia trmica para coberturas. Palavras-chave: Desempenho Trmico; Norma; Habitao Social.

Abstract
This paper presents an analysis of the thermal performance and bioclimatic guidelines restrictions of the recently enacted standard NBR 15220 - Thermal performance in buildings Brazilian Bioclimatic Zones and Building Guidelines for Low-cost Housing Part 3. Amongst these identified restrictions, building guidelines are lacking with regards to solar control in the bioclimatic zone 3, that includes 62 cities; also, the absence of recommended maximum values for the solar heat factor in windows, and recommended for thermal transmittance in ceilings is observed. Keywords: Technical Performance; Standard; Low-cost Housing. the maximum values

Introduo
O desenvolvimento da normalizao de produtos em geral colabora para a melhoria da qualidade dos mesmos, com a uniformizao de processos de fabricao e de avaliao, possibilitando melhorias destinadas ao consumidor final. Isto vale tambm para as edificaes, seus materiais e sistemas construtivos, como j existente em diferentes reas da construo civil, como o caso da normalizao sobre desempenho trmico de edificaes.

O desempenho trmico caracteriza-se como o comportamento trmico mnimo esperado das edificaes e/ou seus componentes (janelas, coberturas, paredes), visando melhores condies de conforto trmico interior e melhor racionalizao energtica nos equipamentos de climatizao artificial. Para o Brasil, segundo a NBR 15220 (ABNT, 2005) - Norma Brasileira sobre Desempenho Trmico de Edificaes, Parte 3 - Zoneamento Bioclimtico Brasileiro e Diretrizes Construtivas para Habitaes Unifamiliares de Interesse Social, existem os tipos bioclimticos 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, identificados segundo caractersticas prprias e adiante apresentados.

Figura 1 - Zoneamento bioclimtico brasileiro / Fonte: ABNT, 2005

A norma brasileira recentemente aprovada em 2005, em parte tem limitaes por no contemplar algumas diretrizes construtivas e estratgias de condicionamento trmico passivo para cidades com clima subtropical, com exigncias de desempenho trmico de controle solar para o vero; por definir como um dos parmetros de diretrizes construtivas (no anexo informativo) o fator de calor solar somente de elementos opacos (paredes; coberturas) para cada uma das zonas bioclimticas, sem meno ao fator de calor solar de elementos transparentes (janelas), em geral mais importante para o estudo dos ganhos de calor numa edificao; a definio de altos valores mximos admissveis de transmitncia trmica para coberturas, no representativos de situaes de coberturas com isolamento trmico.

Limitaes identificadas na norma: diretrizes construtivas e estratgias de condicionamento trmico passivo


Analisando-se as zonas bioclimticas existentes no texto da norma, identificou-se que para a zona 3 e respectivas cidades que fazem parte, no existe a recomendao de sombrear as aberturas no vero (controle solar), conforme abaixo identificado: Zona Bioclimtica 3: Vero Ventilao cruzada; Inverno Aquecimento solar; inrcia trmica; (condicionamento passivo insuficiente durante perodo mais frio do ano);

A ausncia da estratgia de controle solar em parte isto se deve ao fato de que na formulao do zoneamento bioclimtico brasileiro, baseado no Mtodo de Givoni (GIVONI, 1992), no existe a estratgia de controle solar, conforme adiante identificado. As zonas da carta de Givoni adaptada, adotadas na formulao da norma, correspondem s seguintes estratgias:

Figura 2 Diagrama psicromtrico com a zonas de conforto de Givoni / Fonte: ABNT, 2005

Tabela 1 Identificao das zonas de conforto de Givoni A Zona de aquecimento artificial (calefao) B Zona de aquecimento solar da edificao C Zona de massa trmica para aquecimento D Zona de Conforto Trmico (baixa umidade) E Zona de Conforto Trmico F Zona de desumidificao (renov. do ar) * Ausncia da estratgia de controle solar. O quesito controle da insolao direta (controle solar) no contemplado nas estratgias de condicionamento trmico recomendadas para a Zona Bioclimtica 3 visando melhoria das condies internas. Analisando as estratgias para uma cidade localizada nesta zona 3 de acordo com a norma, (ATEM e BASSO, 2005) afirmam que a mesma somente cita a necessidade de entrada de sol para aquecimento dos ambientes, mostrando-se um pouco superficial, pois trata somente do perodo frio, sem falar da necessidade de sombreamento nos perodos de calor (controle solar). Neste mtodo adotado para elaborao da norma, sobre a carta psicromtrica so definidas zonas, uma de conforto e outras de estratgias de condicionamento trmico visando o conforto. A ausncia de estratgia de controle solar uma situao inadequada, pois uma das principais estratgias para melhoria do desempenho trmico das edificaes, que afeta o conforto trmico dos ocupantes o controle da insolao direta, tanto para as cidades com maior rigor climtico de calor, assim como para as demais no perodo de vero. Neste sentido (BRUAND, 1999) apresenta quatro preocupaes que o arquiteto brasileiro necessita ter quanto ao projeto de arquitetura no clima brasileiro: 1) combater o calor e excesso de luminosidade provenientes de uma insolao intensa; 2) circulao do ar (ventilao); 3) proteo contra a chuva; 4) conservao dos materiais. G + H Zona de resfriamento evaporativo H + I Zona de massa trmica de refrigerao I + J Zona de ventilao K Zona de refrigerao artificial L Zona de umidificao do ar

Ao mesmo tempo, a estratgia de controle solar (sombrear as aberturas) apresentada nas zonas bioclimticas 4, 5, 6, 7 e 8, mesmo no existindo no Mtodo de Givoni esta estratgia. Adotando-se outro mtodo de avaliao climtica, o Mtodo das Tabelas de Mahoney implementado no Programa ARQUITROP (RORIZ e BASSO, 1995), identificou-se que o rigor trmico de calor existe na seguinte quantidade do ano (dia e noite, de janeiro a dezembro), para algumas cidades identificadas para a zona bioclimtica 3:

Tabela 2 Rigor trmico de acordo com o Mtodo das Tabelas de Mahoney. Santa Catarina: Florianpolis; Cambori; Blumenau: 6 perodos; So Paulo: So Paulo: 4 perodos; Campinas; Sorocaba: 5 perodos; Ubatuba: 6 perodos. Minas Gerais: Belo Horizonte: 3 perodos; Lavras: 8 perodos.
Fonte: RORIZ e BASSO (1995)

Rio Grande do Sul: Ira: 6 perodos; Porto Alegre: 4 perodos; Rio Grande: 5 perodos. Rio de Janeiro: Rezende: 8 perodos; Vassouras: 4 perodos. Paran: Paranagu: 6 perodos.

Cabe destacar novamente que uma das principais estratgias de condicionamento trmico adotadas para minimizar os problemas de calor, a de proteger as aberturas, ou seja, o controle da insolao. Outra limitao que foi identificada se deve ao fato de serem classificadas numa mesma zona bioclimtica cidades com altitudes bastante diversas, como Cambori no litoral de Santa Catarina com 8 m de altitude e Chapec 400 km do litoral em direo ao oeste com 679 m de altitude, ambas enquadradas na zona bioclimtica 3, (BOGO e PEREIRA, 2003); outra classificao questionvel a de Petrpolis - RJ com 895 m de altitude (2 perodos de calor) e Rezende com 439 m de altitude (8 perodos de calor), ambas tambm na zona bioclimtica 3. A classificao de cidades numa mesma zona bioclimtica com altitude e rigor trmico dspares, em parte devido a falta de refinamento do zoneamento bioclimtico, pela falta de dados climatolgicos ou sua considerao para um maior nmero de cidades do territrio brasileiro. O parmetro recomendado de transmitncia trmica para coberturas, categorizado como leve isolada (U menor ou igual a 2 W/m K) para algumas zonas bioclimticas, um valor alto, pois utilizando-se isolamento trmico numa cobertura, o valor de U reduz a cerca de 1,18 a 0,62 W/m K, conforme apresentado no anexo D informativo, com avaliao da transmitncia trmica U; da capacidade trmica Ct, e do atraso trmico de coberturas com uso de isolamento do tipo radiativo (lmina de alumnio) e do tipo resistivo (l de vidro). Outra questo que merece ser melhor abordada e destacada a do Ganho de Calor Solar atravs de elementos opacos (paredes, coberturas), comparativamente aos elementos transparentes (envidraados: janelas e porta-janelas). Uma estimativa do ganho de calor solar de 1 m de cobertura (telha cermica + tico + laje pr-moldada) comparado com 1 m de uma janela comum (com transmitncia radiao solar de 0,85: vidro comum) permite a clara compreenso da necessidade de solues arquitetnicas para as
2 2 2 2

janelas, que dependendo da latitude e clima da cidade, da poca do ano e da orientao solar, caracterizamse como o local de maior entrada de calor solar para o interior da edificao, ao lado da cobertura.

Concluses
O mtodo de formulao adotado no projeto de norma para a definio do zoneamento bioclimtico, baseado no Mtodo de Givoni, por no contemplar o quesito controle da insolao direta, apresenta uma falha importante quanto definio das estratgias de condicionamento trmico recomendadas, pois o controle solar um dos principais pontos para se obter melhorias no desempenho trmico da edificao, com melhorias no conforto trmico interior para os perodos de calor. O Mtodo das tabelas de Mahoney, com diagnstico do rigor climtico para o clima local das cidades analisadas, assim como a definio de recomendaes de projeto em nvel de implantao da edificao no terreno, espaamento, movimento do ar, tamanho e posio das aberturas, proteo das aberturas para Sol e chuva, diretrizes construtivas para paredes e coberturas, consiste num mtodo de apoio ao desenvolvimento do projeto de arquitetura de grande valia, pois trabalha claramente com as varveis de concepo da arquitetura, sendo de fcil aplicao a partir de dados simplificados do clima local. O aprimoramento da norma, a partir do texto inicial um segundo passo, a partir da reflexo, refinamento a atualizao daquelas informaes, ao qual em pequena parte este artigo pretende contribuir.

Referncias bibliogrficas
ABNT - ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS (2005). NBR 15220-3 - Desempenho trmico de edificaes Parte 3: Zoneamento bioclimtico brasileiro e diretrizes construtivas para habitaes unifamiliares de interesse social. Rio de Janeiro. ATEM, Camila Gregrio, BASSO, Admir. Apropriao e eficincia dos brisesoleil: o caso de Londrina PR). Ambiente Construdo, Porto Alegre, v. 5, n. 4, p. 29-45, out./dez. 2005. BOGO, Amilcar J., PEREIRA, Fernando O. R. (2003). Consideraes bioclimticas para o projeto de habitaes no estado de Santa Catarina. Anais do CTHAB BRASIL I Congresso Brasileiro sobre Habitao Social Cincia e Tecnologia. Florianpolis. BRUAND, Yves (1999). Arquitetura contempornea no Brasil. 3 edio. So Paulo: Perspectiva. GIVONI. B. (1992). Comfort, climate analysis and building design guidelines. Energy and Building. Vol.1, pp. 11-23. MAHONEY, C. (1971). Climate and house design. Department of economic and social affairs. New York. United Nations, 93 p. RORIZ, Maurcio e BASSO, Admir (1995). Arquitrop: Conforto Trmico e Economia de Energia nas Edificaes. Verso 3. 0 . So Carlos SP.

Potrebbero piacerti anche