Sei sulla pagina 1di 6

Tcnica das Construes 1.

Estrutura da cobertura

Edmundo Rodrigues 180

As telhas que compem o telhado necessitam de uma estrutura que as suportem, fornecendo as condies de estabilidade cobertura. A estrutura composta por uma trama de elementos estruturais, mais ou menos complexa, de acordo com o tipo de telha que tenha que suportar. A estrutura de um telhado pode ser executada com diversos materiais, tais como: madeira; concreto (normalmente pr-moldado); metlica (ao, alumnio); sem estrutura (cobertura auto-portante).

A maioria das coberturas executada no Brasil em estrutura de madeira, porm coberturas em estrutura metlica ou pr-moldadada de concreto tm grande aplicao em obras de galpes industriais. Cobertura com telhas autoportante so normalmente usadas em obras industriais que requerem grandes vos livres. Na figura 6.7 so apresentados diversos exemplos de solues estruturais de coberturas.

(estrutura de madeira)

(estrutura de concreto pr-moldado)

(estrutura metlica)

(estrutura auto-portante)

Figura 6.7: Solues estruturais para coberturas.

Tcnica das Construes

Edmundo Rodrigues 181

Vigas e tesouras treliadas (figura 6.8 (a,b)) so os elementos estruturais que compem a cobertura funcionando sujeitos a esforos de trao, compresso, cisalhamento e flexo. Em coberturas que no h necessidade da existncia de vos livres, o uso de pontaletes para suporte da cobertura tem se mostrado uma soluo econmica (figura 6.8 (c)).

(a)

(b)

(c) Figura 6.8: Suporte de cobertura em viga (a), em trelia (b) e em pontaletes.

Tcnica das Construes 1.1. A trelia

Edmundo Rodrigues 182

Sob o ponto de vista estrutural, a trelia ou tesoura o elemento mais importante da cobertura, considerando-se que ele tem a responsabilidade de vencer o vo livre que se deseja ter na edificao. A trelia se compe de diversas peas consideradas rotuladas nas extremidades, que funcionam tracionadas ou comprimidas, que recebem os nomes relacionados a seguir e podem ser observados na figura 6.9, onde so apresentadas trelias para coberturas de fibro-cimento e com telhas cermica, bem como e na 6.10 so apresentados detalhes do beiral e da regio da cumeeira com um melhor detalhamento. 1. 2. 3. 4. 5. linha, tirante, ou banzo inferior (normalmente tracionada); asna, perna ou banzo superior (normalmente comprimida); montante ou suspensrio (normalmente tracionada); montante principal ou pendural; diagonal ou escora (normalmente comprimida). perna

escora

tirante

pendural

montante

lanternin

Tcnica das Construes

Edmundo Rodrigues 183

Figura 6.9: Exemplos trelias para telhas de fibro-cimento e cermica, com e sem lanternin.

Tcnica das Construes

Edmundo Rodrigues 184

Figura 6.10: Componentes de uma trelia.

Tcnica das Construes 1.2. A trama do telhado

Edmundo Rodrigues 185

Alm da trelia, tambm fazem parte da estrutura do telhado, outros componentes que visam suportar as telhas, sendo nomeados a seguir e apresentados na figura 6.11.

ripas peas que apiam as telhas e so suportados pelos caibros; caibros peas que suportam as ripas e se apiam nas teras; teras peas que suportam os caibros e transmitem o carregamento para as trelias; cumeeira a tera colocada no ponto mais alto do telhado; frechal a tera colocada no topo das paredes que sustentam a cobertura; chapuz calo de madeira que serve de apoio lateral para a tera.

(a)

(b)

Figura 6.11: Componentes da trama do telhado para telha cermica (a) e para fibrocimento (b).

Potrebbero piacerti anche