Sei sulla pagina 1di 8

DIREITO PENAL

05

A Antijuridicidade

Introduo
Noes Gerais
Antijuridicidade:
A antijuridicidade define a ao contrria ao direito. No suficiente que o comportamento seja tpico, preciso que seja ilcito para que sobre ele incida a reprovao do ordenamento jurdico, e que sobre ele incida a reprovao do ordenamento jurdico, e que o agente o tenha cometido com os requisitos da culpabilidade.

Antijuridicidade Formal e Material:


A antijuridicidade formal e material tem relao com o conceito formal e material do crime. considerado formalmente antijurdico todo o comportamento humano que viola a lei penal; materialmente antijurdica toda a conduta humana que fere o interesse social protegido pela prpria norma.

Carter da Antijuridicidade:
A antijuridicidade deve ser determinada objetivamente (carter objetivo da antijuridicidade), independente da culpa ou da imputabilidade do sujeito.

Excluso da Antijuridicidade:
A antijuridicidade, segundo requisito do crime, pode ser afastada por determinadas causas, denominadas causas de excluso da antijuridicidade ou justificativas. Quando isso ocorre, o fato permanece tpico, mas no h crime: excluindo-se a ilicitude, e sendo ela requisito do crime, fica excludo o prprio delito.
Art. 23 - No h crime quando o agente pratica o fato: I - em estado de necessidade;

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 1

II - em legtima defesa; III - em estrito cumprimento do dever legal ou no exerccio regular de direito.

Causas Supralegais de Excluso da Antijuridicidade:


O direito do Estado, por ser esttico, no esgota a totalidade do direito e a lei no pode esgotar todas as causas de justificativas da conduta humana no plano do ordenamento penal. Assim justificam-se certos fatos que aparentemente no esto regulados no ordenamento jurdico (ex.: o tratamento mdico de um indivduo ao seu colega doente, que seria exerccio ilegal da medicina). Alm dessas hipteses, tambm causa supra-legal de excluso de ilicitude o consentimento do ofendido em crimes contra a honra, por exemplo.

Excesso nas Causas Justificativas:


H excesso nas causas de excluso da antijuridicidade quando o sujeito, encontrando-se inicialmente em hiptese justificativa de excluso, ultrapassa os seus limites. O excesso pode ser doloso ou culposo.
Art. 23 - ........................ Pargrafo nico - O agente, em qualquer das hipteses deste artigo, responder pelo excesso doloso ou culposo. Consciente O sujeito responde pelo fato a ttulo de dolo (art. 23, pargrafo nico) Erro de tipo escusvel: excluso de dolo e culpa (art. 20, 1., 1. parte) inescusvel: excludo o dolo, subsiste a culpa, excesso culposo (art. 23, pargrafo nico, c/c art. 20, 1., 2. parte) Erro de proibio escusvel: excluso da culpabilidade (art. 21, caput, 2. parte) inescusvel: responsabilidade a ttulo de dolo com a pena diminuda (art. 21, caput, parte final)

Inconsciente

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 2

Causas de Excluso da Antijuridicidade


Estado de Necessidade
Conceito:
Estado de necessidade uma situao de perigo atual de interesses protegidos pelo direito, em que o agente, para salvar um bem prprio ou de terceiro, no tem outro meio seno o de lesar o interesse de outrem.
Art. 24 - Considera-se em estado de necessidade quem pratica o fato para salvar de perigo atual, que no provocou por sua vontade, nem podia de outro modo evitar, direito prprio ou alheio, cujo sacrifcio, nas circunstncias, no era razovel exigir-se. 1 - No pode alegar estado de necessidade quem tinha o dever legal de enfrentar o perigo. 2 - Embora seja razovel exigir-se o sacrifcio do direito ameaado, a pena poder ser reduzida de um a dois teros.

Teorias (Quanto ao Bem Jurdico): 1) Teoria Unitria (Brasil):


Todo o estado de necessidade tira o carter ilcito do ato (no se faz valorao). Estado de necessidade justificante: (exclui a antijuridicidade) - o perigo tem que ser lcito.No h uma valorao de bens, mas sim uma ponderao da razoabilidade (aspecto subjetivo).

2) Teoria diferenciadora:
Distingue conforme se trate de bem jurdico de valor igual ou inferior ao ameaado.

Requisitos do Estado de Necessidade: 1) Perigo atual ou iminente: atual quando est acontecendo, iminente quando se encontra prestes a acontecer. 2) Ameaa a direito prprio ou alheio. 3) Situao no causada voluntariamente pelo sujeito. 4) Inexistncia de dever legal de arrostar o perigo. 5) Inevitabilidade do comportamento lesivo: estado de necessidade restrito, se der para fugir, esta fuga obrigatria, se no o fizer passa a agir dolosamente. 6) Inexigibilidade do sacrifcio. 7) Conhecimento da situao de fato justificante.
www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 3

Legtima Defesa
Art. 25 - Entende-se em legtima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessrios, repele injusta agresso, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem.

Noes Iniciais:
Na legtima defesa o agente aquele que revida a ofensa, desde que imputvel. A reao do louco, embora defensiva, no pode ser considerada legtima defesa. E o revide ao ataque do inimputvel justifica-se pelo estado de necessidade.

Atualidade:
A agresso tem de ser atual (o revide a um ataque passado vingana ou represlia). A iminncia do ataque: iminente a agresso prestes a desencadear, assim no preciso aguardar o desfecho do ataque para se defender.

Ofendculos: Questo controvertida o tratamento jurdico dado aos ofendculos aparatos utilizados para a proteo de um bem. Ex.: cacos de vidro no muro, armadilhas em forma de alapo, arame farpado na cerca, etc. A maioria da doutrina inclina-se, no sentido de reconhecer como legtima defesa, quando os ofendculos esto colocados em parte interna da propriedade, s podendo produzir leses naqueles que j tivessem invadido o local. preventiva e justificvel desde que no haja excesso. H tambm, a despeito da no atualidade da agresso, a classificao como exerccio regular de direito (Mirabete e Anbal Bruno consideram os ofendculos como exerccio regular de direito).

Ao Injusta:
A agresso ou ofensa qualquer ataque ao patrimnio de uma pessoa. No ser mister que seja grave a agresso, basta que seja injusta, que a ofensa praticada sine jure.

! !

Legtima Defesa Sucessiva: No se concebe legtima defesa de legtima defesa, ou a legtima defesa recproca, como das pessoas que rebatem em duelo. Se uma agresso injusta, a outra no o ser. Porm cabe legtima defesa contra o excesso da legtima defesa. Se o proprietrio do automvel, que est sendo furtado para transportar um ferido grave, reagir a tiros, no age em legtima defesa, porque a agresso ao patrimnio alheio no era injusta; tambm ter o agente atuado ao abrigo do estado de necessidade, porque o bem posto em perigo (vida) era de muito maior valia que o bem defendido (patrimnio).

Direito Prprio ou Alheio:


A agresso, atual ou iminente e injusta, dever desencadear-se contra direito prprio ou alheio. A lei no distinguiu nem restringiu os direitos que podem ser defendidos, o que poder levar o intrprete a admitir a legtima defesa da honra (marido surpreende mulher em flagrante adultrio).

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 4

Moderao:
A repulsa ao ataque haver de ser moderada e necessria, ou seja, dever ser o mnimo possvel para impedir o acontecimento. Embora no haja na legtima defesa, como no estado de necessidade, o balanceamento de bens interesses, no se pode admitir a moderao quando se pratique o homicdio para defender bem patrimonial de escasso valor.

Necessidade:
A defesa dever ser alm de moderada, necessria. A necessidade ao contrrio da injustia que sempre valorada objetivamente, poder ser apreciada de um ngulo subjetivo. Desse modo, aquele que imaginar estar correndo um perigo atual, ainda que este no encontre eco na realidade fenomnica, estar escudado na legtima defesa putativa, que o exime de culpa.

Se o nufrago procurar afogar o companheiro, retirando-lhe a tbua de salvao, este, ao reagir, no agir em estado de legtima defesa, mas em estado de necessidade. Poder-se- conceber, somente, a legtima defesa real de legtima defesa putativa.

Legtima Defesa Subjetiva:


uma legtima defesa real seguida por uma legtima defesa putativa ( o excesso por erro de tipo invencvel ou escusvel). Ex.: A, aps revidado agresso injusta de B, pensa que B, que estava cado no cho indefeso, iria sacar ainda uma arma, quando na verdade iria colocar a mo no peito, e dispara mais uma vez contra B.

Hipteses Variadas de Admissibilidade de Legtima Defesa:

Contra agresso acobertada por excluso de culpabilidade; Legtima defesa putativa de legtima defesa putativa; admissvel: Legtima defesa real de legtima defesa putativa; Legtima defesa real contra legtima defesa subjetiva; Contra agresso dolosa ou culposa; Legtima defesa putativa contra legtima defesa real;

Contra agresso passada ou futura; Legtima defesa real contra legtima defesa real; No admissvel: Legtima defesa real contra estado de necessidade; Legtima defesa real contra exerccio regular de um direito; Legtima defesa real contra estrito cumprimento de um dever legal.

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 5

Estrito Cumprimento do Dever Legal


Nessa hiptese, um fato considerado crime perde sua ilicitude, quando o atuante age cumprindo um dever legal, determinado pela norma. A sua conduta tem de pautar-se, estritamente, dentro dos limites impostos pela lei, e o sujeito tem de ter conhecimento do dever e vontade de cumpri-lo. Essa excludente no aplicvel em delitos culposos, pois o agente tem de proceder querendo o resultado ou assumindo o risco de produzi-lo. Tambm, no caso de estrito cumprimento do dever legal, a ocorrncia de policiais que ao terem de prender um indiciado de m fama, no usam a fora ou astcia, mas logo atiram contra ele, matandoo (RT 482/398).

Entende-se que reconhecido o estrito cumprimento do dever legal em favor do autor, essa excludente comunica-se a co-autores e partcipes.

Exerccio Regular de Direito


Noes Iniciais:
Como o direito tem de ser harmnico, temos que se um comportamento aprovado por um outro ramo do direito (administrativo, civil, comercial, etc), o Direito Penal no pode elenc-lo como antijurdico. nesse esprito que baseia-se o exerccio regular de direito.

Violncia Esportiva:
Havendo leses ou morte, no ocorrer crime por ter o agente atuado em exerccio regular de direito, pois o Estado autoriza a prtica de esportes socialmente teis; haver crime apenas quando ocorrer excesso do agente, desobedecendo as regras jurdicas esportivas, causando resultados lesivos.

Intervenes Mdicas e Cirrgicas:


Apontam-se tambm como exerccio regular de direito as intervenes mdicas e cirrgicas, pois autorizada pelo Estado, desde que seja consentida pelo paciente. A interveno mdica ou cirrgica no exclui o crime quando houver impercia negligncia ou imprudncia do agente, respondendo este por delito culposo, se no for erro profissional.

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 6

Questes de Concursos
01 - (Ministrio Pblico/SP 81) Na hiptese de legtima defesa,
( ( ( ( ( ) ) ) ) ) a) possvel seu reconhecimento em favor de quem atua contra excesso de outra legtima defesa, praticado pelo oponente. b) exigvel que a pessoa que se defende tenha antes procurado evitar a situao de confronto. c) necessria a conscincia da injustia da agresso por parte do agressor. d) a sua modalidade chamada putativa constitui excludente de ilicitude. e) quando resultar a morte do agressor, o excesso doloso que eventualmente lhe deu causa implica automaticamente na configurao do homicdio privilegiado.

02 - (Magistratura/RS 2000) O agente que, para salvar a si e a seu filho, de naufrgio acidental,
( ( ( ( ( ) ) ) ) ) corta a corda que segurava a nica bia salva-vidas ao barco que afundava, enquanto sua esposa, que nela se agarrava, afoga-se, comete ilcito? a) No. Encontrava-se em estado de necessidade. b) Sim. Responde por homicdio preterdoloso. c) No. Encontrava-se em legtima defesa prpria e de terceiro. d) Sim. Responde por homicdio culposo. e) No. Encontrava-se em exerccio regular de seu direito vida.

03 - (Ministrio Pblico/MG 40) Antunes, um rico empresrio, contratou os servios do segurana

( ( ( ( (

) ) ) ) )

Pedro para proteger seu patrimnio e integridade fsica. No contrato firmado entre ambos destacava-se a clusula que obrigava Pedro a expor-se ao limite, arriscando a prpria vida, para salvar o patro de perigo direto e iminente. Todavia, durante uma viagem de rotina, o monomotor particular do empresrio, pilotado por ele prprio, sofreu uma pane e os dois passaram a disputar o nico pra-quedas existente na aeronave. Valendo-se de seu vigor fsico, o segurana contratado imps-se facilmente frente a seu opositor e logrou xito em abandonar o aparelho, determinando, em conseqncia, a morte trgica do contratante. A conduta de Pedro: a) embora tpica, no ilcita, tendo ele agido sob o amparo da excludente do estado de necessidade; b) tpica, ilcita e culpvel, devendo responder pelo crime de homicdio uma vez que sua posio de garantidor impede a alegao de qualquer justificativa legal; c) embora tpica, no ilcita, tendo ele agido sob o amparo da excludente da legtima defesa; d) atpica, pois falta o elemento subjetivo do crime de homicdio, que o dolo especfico de matar; e) tpica, ilcita e culpvel, devendo responder pelo crime de homicdio porque tinha o dever contratual de enfrentar o perigo.

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 7

Gabarito
01.A 02.A 03.A

Bibliografia
Direito Penal Damsio E. de Jesus So Paulo: Editora Saraiva, 9 ed., 1999. Manual de Direito Penal Jlio Fabbrini Mirabete So Paulo: Editora Atlas, 9 ed., 1995.

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 8

Potrebbero piacerti anche