Sei sulla pagina 1di 6

Geografia

URBANIZAO BRASILEIRA
1. URBANIZAO E CRESCIMENTO URBANO
Urbanizao: Aumento do nmero de pessoas na cidade em relao ao campo. Urbano: Crescimento Urbano Crescimento do nmero de pessoas na cidade. Esse crescimento pode ser vertical e /ou horizontal. e mdias cidades. Embora a minerao tenha propiciado um crescimento urbano considervel, vrias das cidades formadas entraram em crise com a estagnao da atividade nas minas. Esse fator fez com que no Brasil, nessa poca, no fosse desenvolvida cidades de mdio porte.

Sculo XIX
Com o ciclo do caf houve o retorno do crescimento de cidades de mdio e pequeno porte. Essa atividade tambm proporcionou o crescimento de muitas cidades, principalmente no eixo Rio So Paulo - Paran. Uma das grandes cidades que se desenvolveu nesse perodo foi So Paulo, que hoje maior metrpole brasileira.

Ano 1980 1985 1990 1995

Meio urbano 100 pessoas 110 pessoas 120 pessoas 125 pessoas

Meio rural 50 pessoas 40 pessoas 40 pessoas 42 pessoas

Sculo XX
A urbanizao s se tornou algo significativo no Brasil durante a industrializao. Nesse perodo houve um forte fluxo de pessoas do campo para cidade (xodo rural). Durante as dcadas de 1960 e 1970, o Brasil tornou-se um pas urbano, sendo essa urbanizao caracterizada como uma urbanizao recente.

Dados aleatrios de exemplificao


Segundo os dados da tabela entre os anos de 1980 e 1985 ocorreu o processo de urbanizao, ou seja, transferncia de pessoas do campo para a cidade, nesse mesmo perodo tambm ocorreu o crescimento urbano, que significa crescimento de pessoas na cidade. Entre os anos de 1985 e 1990 ocorreu o crescimento urbano, aumento de pessoas na cidade, contudo no ocorreu a urbanizao, pois no houve sada de pessoas do campo para a cidade. Esse crescimento ocorreu pela natalidade na cidade. Entre 1990 e 1995 ocorreu tanto crescimento urbano quanto rural, pois nas duas reas houve crescimento populacional.

Brasil: Populao Urbana (1872-2000)


% 80 70 60 50 40 30 20 10 5,9%
72 18
6,8% 9,4% 10,7% 31,24% 45,08% 36,16% 56% 75,6% 65,1% 81,2%

Brasil: taxa de urbanizao por regies (%)


Regies Sudeste Centro-Oeste Sul Norte Nordeste Brasil 1950 44,5 24,4 29,5 31,5 26,4 36,2 1970 72,7 48,0 44,3 45,1 41,8 55,9 2000 90,5 86,7 80,5 69,7 69,0 81,2

19

3. CIDADES
Possui vrias denominaes: Segundo o aspecto poltico-administrativo cidade a sede do municpio; Segundo a ONU para ser considerado cidade o local deve possuir mais habitantes do que o anteriormente planejado.

2. HISTRICO DA URBANIZAO BRASILEIRA Sculo XVI


As primeiras cidades brasileiras surgiram ao longo do litoral, pelo fluxo comercial da produo do acar que iria abastecer a metrpole. Embora a produo de cana-deacar se realizasse no campo, a sua comercializao levou ao desenvolvimento de uma atividade urbana. Grande parcela dessas cidades se tornou centros comerciais e polticosadministrativos, como no caso de Salvador. A lavoura canavieira permitiu apenas um pequeno crescimento urbano, fato marcante no Brasil por cerca de dois sculos. Essas poucas cidades localizadas no litoral, tinham como base econmica as exportaes, no sentido de que, o mercado interno era altamente deficiente, pois uma grande parcela da populao (escravos) no possua renda para consumir.

4. FORMAO DAS CIDADES


Cidades Espontneas: Esse constitui o maior grupo de cidades. Essas cidades so formadas a partir de fatores como minerao, desenvolvimento de rodovias, arraiais, bases militares, misses jesuticas, dentre outras. Cidades Planejadas: So cidades formadas a partir de um prvio estudo espacial, so cidades que possuem funes definidas desde sua formao: Braslia-DF, Palmas-TO, Goinia-GO, Aracaju-SE, Belo Horizonte-MG e Washington-EUA.

5. FUNES DA CIDADE
Poltico-administrativas: Cidades Poltico-administrativas Tm como funo principal sediar rgos pblicos, principalmente governos. Exemplo: Braslia-DF, Washington (EUA).

Sculo XVIII
Com a descoberta de ouro na regio central do Brasil, houve a mudana do eixo econmico do litoral para o interior, o que fez surgir uma quantidade significativa de pequenas

Editora Exato

28

19

80 19 91 20 00

90

00

20

60

70 19

40

50

19

18

19

19

19

Geografia
Culturais: Cidades Histricas e Culturais Ligado tambm cidades tursticas, mas com um enfoque mais scio-cultural. Exemplos: Ouro Preto-MG e Pirenpolis-GO Pirenpolis-GO. Militares: Cidades Militares Quando abriga ou abrigou instalaes militares. Exemplos: Resende-RJ, Natal-RN. Tursticas: Cidades Tursticas Quando a cidade vive principalmente em funo do turismo, fato crescente no Brasil. Exemplos: Bonito-MS e Fernando de Noronha-PE. Porturias: Cidades Porturias Destacam-se pela importncia dos seus portos. Exemplos: Santos-SP, Paranagu-PR e Itaqu-MA. Industriais: Cidades Industriais Cidades que possuem como pilar central de desenvolvimento o setor industrial. Exemplos: Cubato-SP, Volta Redonda-RJ, Chicago-USA. Cidades Comerciais: Quando o setor comercial o ponto chave do desenvolvimento da cidade. Exemplos: Caruaru-PE, Campina Grande-PB, Feira de Santana-BA. Religiosas: Cidades Religiosas Quando o destaque maior a presena de aspectos relacionados s religies. Exemplos: Ftima (Portugal), Aparecida do Norte-SP, Meca (Arbia Saudita) e Jerusalm (Oriente Mdio). Universitrias: Cidades Universitrias Cidades que dependem bastante das universidades que atraem um grande nmero de pessoas e movimentam o seu comrcio. Exemplos: CampinasSP e Uberaba-MG Uma cidade de um porte maior normalmente possui uma dinmica espacial muito grande, o que determina que ela possua uma integrao de vrios fatores, ou seja, uma cidade como o Rio de Janeiro, ao mesmo tempo em que uma cidade turstica, se caracteriza como uma cidade comercial e porturia, So Paulo uma cidade industrial, comercial e universitria, dentre outras funes presentes na cidade. gre, Salvador, Recife, Fortaleza so caracterizadas como metrpoles regionais. Uma metrpole regional que possui uma caracterizao diferenciada Braslia que uma metrpole regional incompleta por no possuir um forte parque industrial. Centros Regionais: So centros polarizados das metrpoles nacionais e regionais, contudo participam da influncia regional. So exemplos: Campinas-SP, Curitiba-PR, Goinia-GO. Centros Locais: So centros que atuam sobre as pequenas cidades. Exemplos: Una-MG e Porto Velho-AM.
Relaes entre as cidades em uma rede urbana
Esquema clssico
Metrpole nacional Metrpole regional Centro regional Cidade local Vila Vila
Metrpole nacional

Esquema atual
Metrpole regional

Centro regional

Cidade local

8. CONCEITOS IMPORTANTES
rea metropolitana: Forma-se a partir de um crescimento econmico ou industrial, onde a cidade cresce estendendo seu espao s reas vizinhas, temos como exemplo a Grande So Paulo (SP, o ABCD, mais cidades como Osasco, Guarulhos, dentre outras), o Grande Rio (RJ, Niteri, Baixada Fluminense, Duque de Caxias, So Joo do Meriti, dentre outros). Atualmente o Distrito Federal foi determinado como rea metropolitana (Braslia e o entorno). Essa organizao baseiase em um conjunto de municpios com servios pblicos de infra-estrutura social e econmica comuns. So grandes espaos urbanos integrados seja quanto ao aspecto fsico, seja quanto aos funcionais de uma metrpole que exerce o papel dirigente.

6. REDE URBANA BRASILEIRA


A relao de cidades ou regies dentro de um sistema poltico, econmico, cultural e social caracteriza a rede urbana, que se integra dentro de uma hierarquia de desenvolvimento das cidades. A rede urbana possui como centro polarizador uma grande cidade, com economia mais desenvolvida e diversificada. O processo de urbanizao intensiva no Brasil bastante recente, e marcado pela industrializao. Essa caracterizao fez com que a rede urbana se tornasse concentrada no eixo So Paulo Rio de Janeiro. Atualmente essas cidades so os grandes centros da dinmica poltico-econmica do Brasil.

7. HIERARQUIA DAS METRPOLES


Nacionais: Metrpoles Nacionais: As duas metrpoles nacionais brasileiras so o Rio de Janeiro e So Paulo. Essas duas cidades possuem o ditame de serem metrpoles nacionais por possurem uma grande dinmica de prestao de servios especializados (instituies financeiras, laboratrios, universidades, recursos mdicos avanados). No Brasil alguns dos servios mais modernos e os produtos industrializados de maior tecnologia so encontrados nessas metrpoles. So Paulo, que a maior metrpole do pas, destacada como uma cidade que no dorme, tal a dinmica espacial presente nessa metrpole. Metrpoles Regionais: As metrpoles regionais possuem uma influncia sobre outras cidades da regio. Cidades como Belo Horizonte, Porto Ale-

Editora Exato

29

Geografia
So Paulo - Regio Metropolitana
Francisco Morato Franco da Rocha Caieiras Guarulhos Santa Isabel Aruj Guararema Itaquaquecetuba Po Moji das Cruzes Salespolis Biritiba-Mirim
Okayama Hiroxima Kobe Osaka Hamamatsu Kiakiushu Fukuoka Oceano Pacfico O S
2

Megalpole japonesa
Iwaki

Pirapora do Bom Jesus

Cajamar

Mairipor

Santana do Parnaba Barueri Osasco Jandira Carapicuba Itapevi Cotia Vargem Grande Taboo Paulista da Serra Embu Itapecerica da Serra Embu-Guau So Loureno da Serra Juquitiba

Mar do Japo

Kanazawa

Tquio

So Paulo

Diadema

Suzano Ferraz de Vasconcelos So Caetano do Sul Santo Andr

Kawasaki Kioto Nagia Yokohama N L

Mau Ribeiro Pires So Bernardo Rio Grande da Serra do Campo

Capital de estado Sede de municpio Limite de municpio

Nagasaki Kumamoto 0 Escala 85 170km

Densidade demogrfica superior a 500 hab./km Ferrovia de alta velocidade (Shinkansen)

Nota: o tamanho do crculo varia de acordo com o nmero de habitantes.

Rio de Janeiro - Regio Metropolitana

Historie/Geographie 5. Paris, Hachette, 1997

Guapimirim Paracambi Japeri Seropdica Itagua Mangaratiba Rio de Janeiro Nova Iguau Duque de Caxias Mag

Megalpole em formao
Moji-Guau Resende MINAS GERAIS Cruzeiro Americana Campos do Jordo Gragana Paulista SO PAULO Jundia Atibaia So Jos dos Campos Lorena Guaratinguet Pindamonhagaba Taubat Parati Angra dos Reis Itagua Nilpolis Volta Redonda Petrpolis Barra do Pira RIO DE JANEIRO Nova Iguau Terespolis Moji-Mirim

Queimados

Belford Roxo So Joo Nilpolis de Meriti

Itabora Ilha do So Governador Gonalo Niteri

Tangu

Limeira

Maric

Campinas

Mag Duque de Caxias So Itabora S. Joo Gonalo do Meriti Niteri RIO DE JANEIRO

Capital de estado Sede de municpio Limite de municpio

Itu

Sorocaba

Jacare Guarulhos SO PAULO Moji das Cruzes Osasco So Caetano do Sul Santos Andr Diadema Mau So Bernardo do Campo Cubato So vicente So Sebastio Santos

Ubatatuba

Populao das Cidades

OCEANO ATLNTICO
Caraguatatuba

10.000.000 hab. 5.000.000 1.000.000 500.000

Macrocefalismo: Crescimento rpido e exagerado das cidades, gerando problemas da estrutura urbana e espacial. Megalpole: Megalpole Unio de grandes metrpoles formando verdadeiras reas superurbanizadas. O termo megalpole, significa grande cidade. Temos como exemplo Washbost (EUA), Tokaido (Japo). O Brasil ainda no apresenta uma megalpole, contudo caminha a passos largos no eixo Rio-So Paulo-Belo Horizonte.

30km

IBGE, Estimativa populacional 1998

Megalpole atlntica dos Estados Unidos

Boston Nova York Baltimore Washington Filadlfia

ESTADOS UNIDOS

Oceano Atlntico
0 Escala 480 960km

Cortio: Muito presente em grandes cidades, se tornou uma grande sada para a populao de baixa renda que busca moradia em um local no centro. Os cortios normalmente esto localizados em reas considerados decadentes pelo mercado imobilirio. Esses prdios, galpes e edifcios, na sua maioria sem infra-estrutura, so divididos por vrias famlias, que no possuem renda para adquirir um imvel ou para pagar um aluguel. Suburbanizao: Suburbanizao condomnios residenciais em reas perifricas. Periferizao: Concentrao de pessoas em reas perifricas, nem sempre pessoas de baixa renda. Cornubao: Crescimento de uma grande cidade que pode gerar o encontro de espaos urbanos.
O eixo Rio - So Paulo
Volta Redonda

Oceano Pacfico
O

Monji-Guau Monji-Mirim Limeira Americana

Cruzeiro Cachoeira Paulista Lorena

Resende

Barra Mansa

N L S

rea de megalpole atlntica As maiores cidades Gographie terminales. Paris, 1995


Indaiatuba Itu Salto

Campinas Valinhos

Taubat

Guaratinguet Aparecida Pindamonhangaba Angra dos Reis

Terezpolis Barra do Pira Petrpolis Maj Duque de Caxias Itabora Nova Iguau So Gonalo Itaguai Nilpolis S. Joo do Meriti Niteri

Caapava Jundia Parati So Jos dos Campos Vrzea Francisco Morato Jacare Ubatuba Guarulhos Sorocaba Osasco So Caetano do sul So Roque Cotia Santo Andre Caraguatatuba Mau So Sebastio So Bernado Itapecerica Cubato Bertioga I. de So Sebastio da Cerra So Vicente Santos Guaruja Praia Grande

Oceano Atlntico

Urbanizao Anterior a 1980 Aps 1980 Rodovia

Fonte: IBGE, Atls nacional do Brasil. p.XV2

9. CAUSAS DA URBANIZAO
No Brasil, o desenvolvimento da urbanizao obteve grande fora a partir da dcada de 1930, quando o desenvolvimento industrial se intensifica, acarretando o crescimento rpido das cidades, principalmente do Sudeste por receberem

Editora Exato

30

Geografia
a populao do campo, atrada pela indstria e pela possibilidade de novas oportunidades. Outro fator de grande importncia para o processo de urbanizao foram as transformaes ocorridas no campo, como a mecanizao que tambm determinam o xodo rural. xodo Rural Busca de melhores condies de vida Os conseqncias da urbanizao: plica por que, ali, os traficantes encontram tanta mo-deobra. Como So Paulo, Nova York recebe o choque das novas tecnologias, reduzindo a necessidade de tantos trabalhadores; a indstria perdeu importncia e muitas fbricas mudaram-se para outras regies. Esse coquetel jogou na desesperana os operrios que, por falta de qualificao, no conseguiram se reciclar; o sentimento de marginalidade transformou os bairros em cenrios de guerra. A populao carcerria bate recorde. Nunca tanta gente esteve presa na cidade. O medo sobre o futuro de So Paulo ocorre no por causa das semelhanas com Nova York, mas pela diferena. Em Nova York, para amortecer o impacto do desemprego, 1,5 milho de pessoas numa cidade de 7 milhes de habitantes recebe diariamente ajuda assistencial do governo; ganham renda mensal de, no mnimo, US$ 600, alm de comida, sem contar assistncia mdica e odontolgica gratuita-( ) Se Nova York, com toda essa rede de proteo social, tem dificuldades para reduzir a pobreza, imagine So Paulo.
(Gilberto Dimenstein, Folha de S.Paulo,14/8/96.)

Problemas Sociais
- Violncia Urbana; - Moradia (crescimento de favelas, invases e reas perifricas); - Desemprego e crescimento do subemprego; - Diminuio da qualidade dos servios pblicos.

10. CONSEQNCIAS DA URBANIZAO


Recentemente o processo de urbanizao abrange quase todas as partes do pas, contudo o processo de urbanizao brasileira foi acelerado e catico, proporcionando grandes problemas sociais e econmicos. As cidades atualmente atravessam graves problemas como a falta de moradia, o amplo desemprego, a violncia urbana, a diminuio da qualidade dos servios pblicos o que acaba desencadeando uma m qualidade de vida.

A coleta de lixo em Tquio


Tquio, a maior cidade do mundo, tambm a primeira produtora mundial de lixo (...). Desde 1950 um mtodo especial de coleta foi colocado em prtica: o lixo dividido em duas partes, sendo que a triagem incumbncia dos cidados. Os detritos combustveis so recolhidos trs vezes por semana e queimados em 12 usinas de incinerao espalhadas pela cidade (j se faz necessrio construir a 13); os nocombustveis, recolhidos uma vez por semana, so usados para preencher os plderes da baa de Tquio. Como o regulamento para triagem no foi totalmente respeitado, uma deciso da municipalidade de 1 de janeiro de 1994 determinou o uso de sacos transparentes para o lixo destinado incinerao. Foi uma maneira de fazer o japons sentir sua responsabilidade na soluo dos problemas municipais!
(J. Beaujeu-Garnier, Gographie urbaine, Armand Colin, Paris, 1995.)

11. OUTROS ASPECTOS


O processo de urbanizao geral no Brasil, contudo no se apresenta de maneira uniforme. Do ponto de vista regional se apresentam fortes diferenas no ritmo da transferncia de pessoas do campo para a cidade. As desigualdades no ritmo da urbanizao refletem as disparidades econmicas regionais e a prpria insero diferenciada de cada regio na economia nacional. O Brasil atualmente apresenta uma forte processo de interiorizao, as cidades de mdio porte esto apresentando um ndice de crescimento populacional superior s grandes metrpoles, o que tem determinado alteraes na poltica de planejamento urbano. A partir de 1971, todas as cidades brasileiras com mais de 20.000 habitantes ficaram obrigadas a criar uma Lei de Zoneamento Urbano, para organizar o uso do solo no municpio. Muitas vezes essa lei desrespeitada, seja por suborno ou alteraes feitas pelas cmaras municipais. Quando isso ocorre so inseridos mecanismos como shoppings, prdios diferenciados, casas noturnas em zonas residenciais, alm de outras infraes que comprometem a qualidade de vida da populao local. No mbito mundial, o processo de urbanizao mais acelerado nos pases subdesenvolvidos, ainda assim a populao mundial ainda se concentra no campo.

Como a cidade de Tquio resolveu o problema da coleta de lixo? Como este problema resolvido em So Paulo?

EXERCCIOS
1 O que urbanizao? E quais so as causas desse processo? _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ Destaque quais so os fatores para determinar que uma cidade seja considerada metrpole nacional. _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________

12. LEITURA COMPLEMENTAR So Paulo d medo


Nova York me ensinou a sentir medo do futuro de So Paulo -medo porque as duas cidades so muito parecidas. (...) So Paulo reproduz com semelhana a experincia de Nova York. Apesar do notvel crescimento da economia americana acompanhada de inflao baixa (...), o desemprego na cidade tem quase o dobro da taxa nacional, hoje em 5,3%. Nova York salpicada de bolses de misria e violncia. O bairro do Harlem, por exemplo, tem 30% de desempregados. Entre jovens, a porcentagem sobe para espantosos 60%, o que ex2

Editora Exato

31

Geografia
3 Interessantes solues habitacionais tm surgido nas cidades brasileiras. Em Porto Alegre, sete garotos compartilham um novo tipo de condomnio. () diferente de outros condomnios do gnero, este central, est a um passo dos bancos, lojas, escritrios.
(Moacyr Scliar, Folha de So Paulo, 08/05/1999)

e) Fortaleza. 3 Sobre a rede urbana brasileira incorreto afirmar que: a) uma rede extremamente bem organizada, possuindo uma integrao dos vrios tipos de transporte, como o rodovirio, ferrovirio, hidrovirio e o areo. b) Concentra-se na regio centro-sul. c) marcado por uma hierarquia de importncia econmica e poltica. d) A rede urbana possui como centro polarizador uma grande cidade, com economia mais desenvolvida e diversificada. e) O processo de urbanizao intensiva no Brasil bastante recente, e marcado pela industrializao. Essa caracterizao fez com que a rede urbana se tornasse concentrada no eixo So Paulo Rio de Janeiro. No Sudeste brasileiro, no Vale do Paraba, entre as metrpoles de So Paulo e Rio de Janeiro, encontra-se uma extensa rea urbanizada que se estende tambm para o noroeste de So Paulo, abrangendo Campinas e Limeira. A concentrao descrita corresponde ao processo de formao do que se costuma denominar: a) enclave urbano; b) cornubao; c) terceirizao urbana; d) rede urbana; e) megalpole. No que se refere formao, existem as cidades classificadas como espontneas e as classificadas como planejadas; dentre as opes abaixo, qual no classificada como planejada: a) Braslia-DF; b) Goinia-GO; c) Aracaju SE; d) Palmas-TO; e) So Paulo-SP.

Esse texto faz referncia a alguns garotos que vivem nos esgotos de Porto Alegre os ninjas do esgoto. Compare a soluo habitacional encontrada pelos meninos com os condomnios de alto padro. a) Explique o porqu da presena nas grandes cidades, de solues habitacionais to diferenciadas. _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ b) Por que os condomnios de alto padro, muitas vezes fora do centro scio-econmico da cidade, tm-se apresentado como opo de moradia para uma parcela da populao? _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ 4 Interprete a frase: A urbanizao um fenmeno mundial, contudo ele no aconteceu ocorreu em todos os pases na mesma poca. _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ 5 Quais so as principais conseqncias de um amplo e acelerado processo de urbanizao. _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________

GABARITO
1 2 3 4 5 D B A B E

MLTIPLA ESCOLHA
1 Dentre as opes abaixo quais so as cidades classificadas como metrpoles nacionais: a) Belo Horizonte e Manaus; b) Recife e Olinda; c) Porto Alegre e Goinia; d) Rio de Janeiro e So Paulo; e) Teresina e Belm. As cidades possuem determinadas funes que as caracterizam. Dentre as cidades abaixo qual possui funo poltico-administrativa: a) So Paulo; b) Braslia; c) Ouro Preto; d) Santos; 32

QUESTES OBJETIVAS
1 Com relao ao processo de urbanizao brasileiro, julgue os itens em V ou F: A partir da dcada de 60, a integrao do territrio pelas redes de transportes e comunicaes e pelo mercado permitiu que a urbanizao brasileira se tornasse, espacialmente, um fenmeno generalizado. Entre as dcadas de 60 e 80, a urbanizao alcanou o estgio de metropolizao, com o aumento do nmero de cidades com mais de 1 milho de habitantes.

Editora Exato

Geografia
Durante as dcadas de 60 e 70, a acelerao do ritmo de urbanizao demonstrou que os setores industrial e financeiro subordinaram e transformaram a agricultura, integrando-a s necessidades do mercado urbano. A partir da dcada de 80, o ritmo de expanso populacional das metrpoles nacionais diminuiu, devido tendncia de relocalizao das empresas, o que estimulou o crescimento das cidades mdias. possibilitou uma melhoria das condies de vida da populao. Com o projeto Avana Brasil do governo Fernando Henrique Cardoso, o governo buscam erradicar totalmente as favelas e cortios que esto se proliferando nas grandes metrpoles brasileiras.

Sobre a hierarquia das metrpoles, julgue os itens: Quanto maior a dinmica espacial, a diviso do trabalho e o fluxo econmico, maior ser a rea de influncia da metrpole. Atualmente as reas que mais se urbanizam so as grandes metrpoles. O Brasil apresenta uma hierarquia urbana onde a concentrao de cidades mais importantes ocorre na regio geoeconmica do Centro-Sul. Braslia caracterizada como uma metrpole regional completa. As capitais regionais tm que ser necessariamente capitais poltico-administrativas dos Estados.

A urbanizao um fenmeno espacial que tem como causas transformaes sociais e econmicas. Sendo assim, julgue os itens a seguir: Quando a porcentagem da populao urbana em relao populao total de um pas ou de uma regio aumenta, verifica-se a ocorrncia do processo de urbanizao. A cornubao no um fenmeno ligado a urbanizao. Uma rede urbana bem estruturada decorrente do processo de urbanizao com industrializao. As mecanizaes do campo aliadas existncia de grande oferta de empregos na indstria so apontadas como as principais causas da urbanizao nos pases subdesenvolvidos.

Sobre os conhecimentos sobre o processo de urbanizao do Brasil, julgue os itens propostos: O processo de urbanizao brasileiro foi extremamente descentralizador. A metropolizao foi a forma bsica da urbanizao brasileira. Nas metrpoles nacionais, Rio de Janeiro e So Paulo, no ocorreu a cornubao. A crescente urbanizao do pas inviabilizou as migraes pendulares. O objetivo da criao das regies metropolitanas foi ordenar o crescimento das metrpoles. Nas cidades brasileiras, a populao vive em situao de misria, definida pelo conjunto de pessoas com renda inferior a 275 dlares anuais por habitante (segundo a ONU), elevando-se de 9,4%, em 1980, para 14,8%, em 1990. Com relao s condies de vida nas cidades do Brasil, julgue os itens abaixo. Verifica-se a existncia de dois circuitos econmicos: parte da populao urbana participa das atividades do setor formal da economia, enquanto a maioria vive das atividades relacionadas a um setor tercirio informal. Os bens e servios urbanos, que tm seus custos pagos pela coletividade, com o recolhimento de impostos, so desigualmente distribudos no espao das cidades, existindo zonas extremamente carente desses bens e servios. A especulao imobiliria um processo scioespacial resultante do mecanismo de valorizao da terra privada, a qual incorporam ao seu valor os benefcios da instalao de infra-estrutura realizados pelo poder pblico. O crescimento populacional um fator que aumenta o nvel de misria da populao. Nas ltimas dcadas a taxa de crescimento brasileira diminuiu muito, o que 33

GABARITO
1 2 3 4 5 V, V, V, V V, F, V, F, V F, V, F, F, V V, V, V, V, F V, F, F, F

Editora Exato

Potrebbero piacerti anche